Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é a melhor cx velocidades sequencial ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual é a melhor cx velocidades sequencial ?

    Já estou um pouco perdido sobre este tema.

    Refiro-me a cx de carros de venda ao público e não de competição.

    Há uns anos quando conduzi uma da BMW (335d) achei essa muito boa, algum tempo depois conduzi uma DSG (Q5) pareceu-me ainda melhor.

    Creio que terá havido uma altura em que a DSG era ou a melhor ou próximo, entretanto andei com uma PDK e achei excelente, enfim ....

    Mas sei que a DKG da BMW nos M3 também é muito boa e que agora têm uma nova de 8 velocidades ....

    Por outro lado a mercedes é tradicionalmente boa também em cx autos e creio que será em sequenciais !?

    E algumas marcas como a Ferrari creio que são também excelentes.

    Qual é a melhor ou as melhores têm ideia ?

    #2
    No que toca a caixas penso que a Ferrari tem do que melhor se faz no mercado.

    As PDK da porsche também foram muito elogiadas.

    Comentário


      #3
      Dou o meu pequeno contributo das "mais" conhecidas do mercado que experimentei:

      7G-Tronic: experimentei num MB E320 CDI; muito suave; por vezes um pouco hesitante (é algo que se consegue contornar com alguma habituação); boa nas reduções em travagem;

      DKG: experimentei num Z4 35i; muito boa nas passagens e na forma como antecipa as intenções do condutor; não a achei particularmente suave numa condução mais descontraída (no meu caso, 99% do tempo);

      PDK: experimentei num Carrera 4S; comportamento muito semelhante à DKG;

      DSG: experimentei num Golf VI 2.0 TDI 140cv; para mim foi a melhor de todas . Excelente na suavidade e numa condução mais empenhada; advinha sempre a intenção do condutor (mesmo em modo normal);

      Auto 5 velocidades da Mercedes: experimentei num C220 CDI avantgarde de 2009 e num E250 CDI de 2010; numa palavra, um terror. Nunca confia no binário do motor, mantendo quase sempre o regime de funcionamento em RPM's elevadas; em AE, em velocidades cruzeiro elevadas, o motor vai sempre em rotações muito elevadas, o que, aliado ao "ronronar" do 4 cilindros da Mercedes, diminui e muito o conforto de rolamento; muito hesitante mesmo em situações urbanas (exemplo, chegar a um cruzamento em 2.ª, querer arrancar rapidamente e a caixa fica a pensar se mantém 2.ª ou mete 1.ª);

      Steptronic: experimentei num BMW 520i E39; as versões mais recentes deverão ser bastante mais evoluidas, porque achei esta lenta e hesitante. Ainda assim, melhor que a da MB de 5 velocidades;

      Auto dos Smart ForTwo: um terror . Sempre que ando com um smart ForTwo auto, uso só sistema sequencial.


      Conclusão: para mim a que gostei mais até hoje foi a DSG.
      Finalmente a MB decidiu aplicar a 7G-Tronic aos 4 cilindros; falta só a BMW aplicar a DKG também aos 6 cilindros diesel e aos 4 cilindros.
      Esperemos que o próximo A4 também dê para montar a S-Tronic (DSG da Audi).

      Comentário


        #4
        É difícil comparar porque estás a misturar caixas de dupla embraiagem com caixas automáticas com conversor de binário e outros tipos.

        São conceitos diferentes para coisas diferentes.

        De qualquer forma, essa resposta nunca será muito simples, pois depende sempre do motor e de afinações específicas. Falando na muito conhecida DSG, é excelente na versão de 6 velocidades e apenas razoável na de 7.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
          É difícil comparar porque estás a misturar caixas de dupla embraiagem com caixas automáticas com conversor de binário e outros tipos.

          São conceitos diferentes para coisas diferentes.

          De qualquer forma, essa resposta nunca será muito simples, pois depende sempre do motor e de afinações específicas. Falando na muito conhecida DSG, é excelente na versão de 6 velocidades e apenas razoável na de 7.
          É assim tão diferente (para pior) a de 7

          Das poucas que experimentei, a da bmw 6v, mercedes de 5v e a dsg 6v, sem dúvida que a dsg foi a melhor, em todos os aspectos. A da mercedes foi o oposto... A da bm cumpre a sua função, e pelo menos montada num 2.0 de 177cv confia e bem na dísponibilidade do motor ; )


          Cump.

          Comentário


            #6
            Alguém já experimentou a caixa sequencial da Fiat/Alfa, a mais recente de dupla embraiagem. Opiniões?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              É difícil comparar porque estás a misturar caixas de dupla embraiagem com caixas automáticas com conversor de binário e outros tipos.

              São conceitos diferentes para coisas diferentes.

              De qualquer forma, essa resposta nunca será muito simples, pois depende sempre do motor e de afinações específicas. Falando na muito conhecida DSG, é excelente na versão de 6 velocidades e apenas razoável na de 7.
              Podes explicar o porquê da diferença entre a de 6v e de 7v, JGTB?

              Rapidez, escalonamento, o que a faz pior ao teus olhos?

              Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
              Alguém já experimentou a caixa sequencial da Fiat/Alfa, a mais recente de dupla embraiagem. Opiniões?
              Se procurares ''Alfa TCT review'' ou coisa assim, és capaz de encontrar alguns testes

              Pelo que li, está dentro do expectável tendo como termo de comparação a DSG. Se realmente ao nivel ou não... não sei.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                Conclusão: para mim a que gostei mais até hoje foi a DSG.
                Finalmente a MB decidiu aplicar a 7G-Tronic aos 4 cilindros; falta só a BMW aplicar a DKG também aos 6 cilindros diesel e aos 4 cilindros.
                Esperemos que o próximo A4 também dê para montar a S-Tronic (DSG da Audi).
                DKG nos 4 cilindros diesel? Eu não percebo nada dessas designações, mas então o 20d, 30d e por aí fora não têm a Steptronic 8 disponível?

                Quanto ao A4, devido à orientação longitudinal do motor, duvido que venhas a ver a DSG no modelo, o que é mau, já que poderia ser um mais argumento, assim como o é no irmão Passat.

                Também gostava de ler o porquê da inferioridade da DSG7 em relação à DSG6.

                Comentário


                  #9
                  A melhor é difícil de dizer, pois depende se valorizamos mais o conforto ou a rapidez, mas a que mais me deixou de boca aberta (enquanto passageiro) foi a E-Gear, principalmente em modo Corsa. Não é a mais rápida do segmento mas é a minha favorita. Cada mudança é um evento só por si, mas que não seja pelo abanão que acompanha.

                  A nível de rapidez gostei bastante de conduzir com uma PDK.
                  Por outro lado para o conforto ainda sou dos que vai pela escolha segura, uma automática da Mercedes.

                  Agora acho também importante reservar uns kudos para a DSG. Facilmente acessível e muito competente quer em conforto quer em rapidez. Deve ter a melhor relação preço/qualidade.
                  Editado pela última vez por TripleT; 08 March 2011, 02:28.

                  Comentário


                    #10
                    Ja que ninguem falou desta caixa e é a unica que conduzi, falo da Easytronic da Opel.

                    Tenho no meu Corsa e é uma excelente caixa para o tipo de carro que é, mesmo em modo automatico, trocas de mudanças certas, nao eleva a rotaçao, nao tem hesitaçoes do outro mundo, o pior é em travagem que reduz a maluca mesmo, entao em descidas... Acho uma boa caixa para carros de Segmento B e C.

                    Ah claro, nao é a melhor bem longe disso, mas acho uma boa caixa para um citadino e vendo que é uma caixa ja com 10 anos em cima considero-a bastante evoluida para a altura.

                    Comentário


                      #11
                      Conheço a powershift (actual) da ford e está muito bem conseguida. A melhor não sei qual será, se é que haverá a melhor...

                      Comentário


                        #12
                        Eu sempre gostei da DuaLogic da Fiat. Suave e rápida a responder às necessidades do pé direito.

                        Já a MMT da Toyota...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                          A melhor não sei qual será, se é que haverá a melhor...
                          Aqui até concordamos !

                          Poderá não haver uma melhor. Umas serão melhor numa coisa e outras noutra.

                          Mas quando fiz o tópico estava a pensar mais em termos de tirar o máximo rendimento do carro.

                          Para pelo menos 95% dos casos, falamos de carros normais, para viajar e utilizar em várias situações é tão importante a suavidade como a rapidez.

                          Mas por exemplo a DSG combina magistralmente estas duas componentes.

                          Comentário


                            #14
                            Penso que chamar a estas caixas "sequenciais" é um erro, pois não o são.

                            Uma caixa sequencial é algo bastante diferente, normalmente é utilizada em veículos de competição(p.ex Rally;LM;SBK) ou então nas motos. São normalmente bastante ruidosas e "eficazes"

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                              Penso que chamar a estas caixas "sequenciais" é um erro, pois não o são.

                              Uma caixa sequencial é algo bastante diferente, normalmente é utilizada em veículos de competição(p.ex Rally;LM;SBK) ou então nas motos. São normalmente bastante ruidosas e "eficazes"
                              Eu chamei-lhe assim para as destinguir das mais antigas cx auto.

                              Mas percebo o que queres dizer.

                              Já andei num Porsche GT3 de competição com uma cx sequencial e é uma coisa muitíssimo diferente das cx auto de que fala aqui.

                              Até por isso fiz uma ressalva no post inicial.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                Penso que chamar a estas caixas "sequenciais" é um erro, pois não o são.

                                Uma caixa sequencial é algo bastante diferente, normalmente é utilizada em veículos de competição(p.ex Rally;LM;SBK) ou então nas motos. São normalmente bastante ruidosas e "eficazes"
                                O termo certo para muitas caixas é Robotizadas Pilotadas. Mas da para perceber o que se esta a falar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                  É assim tão diferente (para pior) a de 7
                                  Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                                  Podes explicar o porquê da diferença entre a de 6v e de 7v, JGTB?

                                  Rapidez, escalonamento, o que a faz pior ao teus olhos?
                                  O escalonamento está sempre muito virado para os consumos, mesmo quando associada a versões um pouco mais desportivas. Não sei se será por isso ou por alguma questão técnica, mas parece sempre mais lenta que a versão de 6 velocidades.

                                  Ainda assim, para a maioria dos condutores, a DSG é sempre preferível às versões manuais.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X