Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa correcta ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multa correcta ou não?

    Então é assim: um familiar meu tem um VW Golf. No outro dia, roubaram-lhe o simbolo da traseira. Foi a uma oficina e, como lhe rasparam a traseira para levar o simbolo, mandou pintar a mala e colocar o simbolo. Passados 2 dias, voltaram a roubar o simbolo. Mais uma vez, mandou pintar a mala e, desta vez não colocou o simbolo. Passado uns dias é mandado parar numa operação stop e, é multado pela falta do simbolo. Explicou, argumentou... de nada valeu. É claro que não pagou a multa (que não posso precisar de quanto é), esta a deixar correr, até onde for preciso.

    Gostava de ter aqui vossas opiniões.

    #2
    Segundo sei os carros têm mesmo de ter o símbolo... haverá os que não têm de origem, outros andaram há anos sem simbolo como deve ser, mas penso que é obrigatório. Portanto haverá pouco a fazer. São os reflexos de um país falido... há que ir buscar a guita a tudo o que mexe.

    Ainda no AHO desta semana se fala da caça à multa desenfrada.

    Comentário


      #3
      O quê??? O símbolo da marca é obrigatório???

      Tá tudo perdido!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        O quê??? O símbolo da marca é obrigatório???

        Tá tudo perdido!

        Não sabia dessa implicância...mas hoje já nada me surpreende. Tudo o que for para cobrar o pobre...


        Eu andei com o Astra H mais de 8 meses sem símbolo...NUNCA me disseram nada. E tive carros da bófia atrás do meu. E aliás ao vendê-lo o comprador até fico contente por não ter o símbolo. Disse que ficava mais giro. Pois por isso tirei o mesmo.

        Comentário


          #5
          Qual é o Golf?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
            Então é assim: um familiar meu tem um VW Golf. No outro dia, roubaram-lhe o simbolo da traseira. Foi a uma oficina e, como lhe rasparam a traseira para levar o simbolo, mandou pintar a mala e colocar o simbolo. Passados 2 dias, voltaram a roubar o simbolo. Mais uma vez, mandou pintar a mala e, desta vez não colocou o simbolo. Passado uns dias é mandado parar numa operação stop e, é multado pela falta do simbolo. Explicou, argumentou... de nada valeu. É claro que não pagou a multa (que não posso precisar de quanto é), esta a deixar correr, até onde for preciso.

            Gostava de ter aqui vossas opiniões.

            Podes escrever qual a descrição sumária e legislação aplicada ao teu familiar?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              Qual é o Golf?
              Golf 5

              Comentário


                #8
                A obrigatoriedade, poderá resultar do facto de na ausência de simbolo pode ser mais dificil às autoridades identificar o carro, caso seja suspeito de estar envolvido nalgum acto menos lícito.

                Há muitas pessoas incluindo policias que não conhecem patavina de carros.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                  Podes escrever qual a descrição sumária e legislação aplicada ao teu familiar?
                  Neste momento não sei.

                  Comentário


                    #10
                    Na IPO penso que o carro leva anotação/chumba por não ter identificação de marca/identificação errada ( por exemplo um BMW com simbolo Mercedes)


                    Agora multa? Muito estranho.
                    Era o xôr polícia que estava de mau humor

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dreamer Ver Post
                      A obrigatoriedade, poderá resultar do facto de na ausência de simbolo pode ser mais dificil às autoridades identificar o carro, caso seja suspeito de estar envolvido nalgum acto menos lícito.

                      Há muitas pessoas incluindo policias que não conhecem patavina de carros.
                      Não é para isso que servem as matriculas?

                      É com cada lei mais estúpida que nós temos

                      Comentário


                        #12
                        Como o símbolo é também o botão para abrir a bagageira (se não estou em erro), poderá ser considerado modificação das características do carro?

                        Comentário


                          #13
                          Gostava de saber qual o artigo em que se basearam para passar a multa.

                          Comentário


                            #14
                            A minha irmã andou anos com um AX sem o símbolo da frente (já foi comprado assim), vendeu-o e ele ainda anda aí, ia todos os anos à inspecção, eu próprio fui mandado parar (2 vezes) pela polícia nesse carro e nunca ninguém disse nada do símbolo.

                            Comentário


                              #15
                              Então e os Mercs que ficam sem estrela porque as arrancaram? São aos pontapés

                              Comentário


                                #16
                                Efectivamente é verdade. É considerado alteração ou, neste caso, ocultação de identificação do veículo. Dá multa e chumbo na inspecção.

                                Claro que agora vocês dizem, "Áh e tal, eu andei anos sem simbolo e nunca fui multado", ok, tal como tudo a regra existe, agora cabe a cada agente de autoridade ou inspector do centro de inspecções reparar nesses pormenores todos ou até saber de cor tuda a legislação, mas que é assim, é

                                E então por exemplo aquele caso do registo da cor dos smart no documento único, a bronca que deu, e tudo começou com um agente de autoridade que reparaou nesse pormenor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso é completamente ridículo, mas vou procurar onde diz no código da estrada q um carro tem de ter o símbolo da marca respectiva, quem sabe me depare com a surpresa de q é mesmo assim

                                  Mas já não digo nada, no outro dia um amigo foi multado por mau estacionamento de um Peugeot 406 e na multa puseram q era um 407, portanto ter os símbolos nem adianta muito

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um agente de autoridade não tem a obrigação de conhecer todo o parque automóvel, a sua função é saber a legislação a agir em conformidade.
                                    Para nós, que gostamos de automóveis, é relativamente fácil distinguir os vários modelos existentes mas para um cidadão que não ligue tanto a isto, as designações dos Peugeot, por exemplo, podem e levam a muita confusão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Daqui a bocado é obrigatório andar com as especificações todas do carro na mala

                                      Símbolo da marca, nome do modelo, motorização, número de portas, cor exterior e cor dos interiores

                                      Eu volto a perguntar: a matrícula afinal serve para quê?! Não é suposto ser o identificador do veículo por definição? As forças de segurança não têm acesso a uma base de dados onde, introduzindo a matrícula, têm acesso a todas as informações que precisem?

                                      Comentário


                                        #20
                                        tipo imagina se a matricula nao for a do carro tipo roubada ou algo parecido como e que o policia identificava o carro?
                                        tipo supostamente a multa foi passada na base de alteraçao das caracteristicas iniciais do carro e o mais logico...

                                        imaginem vao em perceguiçao atras do carro se este tiver a matricula correspondente sim mas quem diz q a matricula que esta num GOLF nao e dum BMW ?
                                        logo tem logica se o carro tras de fabrica o simbolo se alguem o tira quer dizer que esta em falta logo e considerado que foi alterado!

                                        mas que o policia foi picuinhas isso foi... foi exagerado sem duvida!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                          A minha irmã andou anos com um AX sem o símbolo da frente (já foi comprado assim), vendeu-o e ele ainda anda aí, ia todos os anos à inspecção, eu próprio fui mandado parar (2 vezes) pela polícia nesse carro e nunca ninguém disse nada do símbolo.

                                          eu ja tinha ouvido falar nisso

                                          e esse ax pode andar mais 500 anos, creio que a lei só diz simbolo atras

                                          mas tambem é verdade que ja vi um de 1 escola de condução sem simbolo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os adeptos do tuning muitas vezes tiram os símbolos, será por aí?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vamos lá ver uma coisa, os automóveis têm um nome e naturalmente esse nome não pode ser eliminado ou alterado. Imaginem que agora um de nós lembrava-se que queria retirar o nome do BI, como era? Não pode... É assim.

                                              Comentário


                                                #24
                                                No Código da Estrada, em relação à transformaçãod e veículos, o Artigo 115 diz:
                                                1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das caracterisitcas construtivas ou funcionais.

                                                O Artigo 118, Identificação do veículo, no seu ponto 8, apenas diz:
                                                Cada veículo matriculado deve estar provido de chapas dcom o respectivo número de matrícula, nos termos fixado no regulamento.

                                                Não encontrei qualquer artigo que fale da obrigatoriedade da indicação da marca e/ou modelo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                  No Código da Estrada, em relação à transformaçãod e veículos, o Artigo 115 diz:
                                                  1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das caracterisitcas construtivas ou funcionais.

                                                  O Artigo 118, Identificação do veículo, no seu ponto 8, apenas diz:
                                                  Cada veículo matriculado deve estar provido de chapas dcom o respectivo número de matrícula, nos termos fixado no regulamento.

                                                  Não encontrei qualquer artigo que fale da obrigatoriedade da indicação da marca e/ou modelo.
                                                  O simbolo tem caracteristica funcional, funciona para identificar o veículo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Deeplay Ver Post
                                                    tipo imagina se a matricula nao for a do carro tipo roubada ou algo parecido como e que o policia identificava o carro?
                                                    Pelo número de chassis.

                                                    Originalmente Colocado por Deeplay Ver Post
                                                    imaginem vao em perceguiçao atras do carro se este tiver a matricula correspondente sim mas quem diz q a matricula que esta num GOLF nao e dum BMW ?
                                                    logo tem logica se o carro tras de fabrica o simbolo se alguem o tira quer dizer que esta em falta logo e considerado que foi alterado!

                                                    mas que o policia foi picuinhas isso foi... foi exagerado sem duvida!
                                                    Mas assim podem facilmente meter a matrícula de um Polo num Passat e o problema persiste. O passo seguinte é o modelo ser obrigatório. Mas depois também há várias motorizações possíveis, e a identificação da motorização passa a ser obrigatória, e por aí fora.

                                                    Onde é que se desenha a linha? Quando é que a informação na mala é suficiente?

                                                    Eu acho que a matrícula é informação suficiente. Os polícias vêm a matrícula, inserem-na na base de dados e sai logo a informação toda. A verificar se bate certo só faz sentido verificar o número de chassis, que será o mais difícil de falsificar.

                                                    Pode-se trocar a matrícula? Claro, mas qualquer outro pormenor que possa estar lá na traseira troca-se com a mesma facilidade com que se troca a matrícula, e visto por esse prisma é igualmente inútil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho uma coisa muito estranha ...

                                                      O meu C3 por exemplo não diz C3 nem Citroen atrás nem o simbolo ... e foi comprado em Agosto. A principio pensei que fosse algo de defeito do stand que o vendeu ...

                                                      Mas já dezenas de C3 sem qualquer nomenclatura traseira e outros com os dizeres todos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                        No Código da Estrada, em relação à transformaçãod e veículos, o Artigo 115 diz:
                                                        1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das caracterisitcas construtivas ou funcionais.
                                                        O símbolo faz parte do botão da bagageira...que é uma característica funcional do veículo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Também já tinha ouvido falar nisto.

                                                          Até me contaram a história de um tipo que tinha um Peugeot, e que os amigos benfiquistas passavam a vida a tirar-lhe o leão. Volta e meia lá ele comprava um símbolo novo, porque era obrigatório ter.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            O símbolo faz parte do botão da bagageira...que é uma característica funcional do veículo.
                                                            No carro em questão?

                                                            Nos meus, em nenhum deles o simbolo da marca tem qualquer funcionalidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X