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O funcionamento das seguradoras / oficinas...

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    O funcionamento das seguradoras / oficinas...

    Neste momento, depois do que se passou comigo enquanto cliente da Okteleseguro, senti-me na necessidade de alertar outros condutores.
    A seguradora OKTeleseguro, por norma pratica preços muito interessantes baseados na “optimização de recursos” (pensava eu).
    Este foi o principal motivo para ser um novo cliente (cobertura total) OKTeleseguro. E tudo funcionava bem até ter a infelicidade de ter um sinistro!
    Foi aqui que a seguradora mostrou o seu melhor.
    Componentes que foram danificados, mas estando encobertos foram “esquecidos” na reparação. Protecção do motor, resguardo da roda, cabo do travão de mão, etc...
    A oficina descartou dizendo que o perito não considerou aquele componente na reparação... será que não há olhos na cara?
    A oficina “Bragamal” que se diz ser certificada, de profissional não tem nada... deixaram a pintura escorrida no espelho, fizeram a reparação com materiais de qualidade duvidosa que nem se compara ao material de origem! E nas operações de cortesia, era melhor estarem quietos! Limparam meio tablier, deixaram a mala por limpar... e como é possível lavar um carro e esquecer de lavar uma roda?
    No final percebi... recomendaram uma oficina “certificada” com direito a veiculo de substituição. A oficina apenas é recomendada porque faz o que eles querem (ou melhor não faz nada)! O veiculo de substituição parecia uma relíquia de museu! E a certificação é um embuste porque ficava melhor servido na oficina da esquina do Tio Manel!
    Assim é muito fácil praticar bons preços! Não assumindo as responsabilidades, para que me serve um seguro de cobertura total?

    #2
    Acho a atitude muito má por parte da seguradora... Fizes-te alguma coisa para remendiar a situação?

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      #3
      Fiz uma reclamação para o Instituto de Seguros de Portugal e apresentei queixa no livro de reclamações da oficina.
      Agora estou a aguardar para seguir com o processo.

      Comentário


        #4
        MAs porque optaste por colocar o carro nessa oficina?

        Eles tem 1 rede de oficinas recomendadas...mas nada te obriga a colocares lá o carro. O meu vai sempre para o sitio do costume!

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          #5
          Boa noite,
          Coloquei o carro na Bragamal porque a seguradora me fez referência que caso colocasse lá teria direito a operações de cortesia (lavagem e aspiração do automóvel) viatura de substituição, garantia de 2 anos para a reparação e poderia confiar numa empresa certificada...
          Enfim, fiquei completamente à vontade esperando um serviço "exemplar"!
          Puro engano! Como referi anteriormente era bem melhor servido na oficina do Tio Manel.
          E mais... a Bragamal disse que o ar condicionado deixou de funcionar por ser incompativel com a centralina.
          O anterior proprietário teria substituido a central do A/C e agora a centralina não reconhecia!
          Fui ao hipermercado Léclerc Auto e até se riram do diagnóstico! Identificaram um componente danificado que a Bragamal não arranjou! Afinal os Hipers até percebem de automóveis! mais do que ditas oficinas certificadas pela qualidade pela TUV!

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            #6
            Foste anjinho...

            ninguém dá nada a ninguém!

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              #7
              Mas espera lá, a culpa é da seguradora ou da oficina? Será que o perito não considerou mesmo ou: 1º a oficina não viu esse dano antes da visita do perito?; 2º O perito viu, autorizou mas a oficina decidiu cobrar à seguradora e não substituir, uma vez que "o cliente não sabe/não vê"?

              Atenção, não são santos mas não são sempre os diabinhos, as seguradoras...

              Comentário


                #8
                Sinceramente parece-me mais um problema com a oficina do que com a seguradora... Mas se deste conhecimento à seguradora da situação e eles não quiserem saber é bastante mau.

                De qualquer modo, já agiste e isso é importante.

                Comentário


                  #9
                  Acho que esta é a primeira vez que venho "defender" uma seguradora, mas sinceramente parece ser mais culpa da oficina e não duvidava nada que os itens que assinalastes tivessem sido cobrados à seguradora.

                  Resta ver o que dá a reclamação (assumindo que reclamaste tb na seguradora) se não der em nada obviamente que prestaram um mau serviço pois foi uma oficina recomendada por eles.

                  Comentário


                    #10
                    As seguradoras low cost só são boas se for contra terçeiros.

                    Comentário


                      #11
                      Sim, pq antes de haver seguradoras low-cost ninguém se queixava de problemas com companhias de seguros.

                      Comentário


                        #12
                        Já vi mais casos desses...o melhor que tens a fazer é:

                        1º - comunicar a situação à companhia de seguros. Supostamente a companhia de seguros não gostará de saber disso e fará algo para te ajudar

                        2º - pede o relatório de peritagem para poderes confrontar com a oficina. (a não só tenham mesmo reparado o que estava no relatório de peritagem)

                        Supostamente isto será suficiente para resolver a situação.

                        Boa sorte na resolução do caso, se precisares de mais ajuda avisa!

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                          #13
                          Nunca, mas nunca se deve aceitar "oficinas recomendadas" (eu também já caí nessa cantiga e bem me lixei).

                          Em país de oportunistas em que anda meio mundo a enganar outro meio mundo , devemos sempre questionar conselhos que vêm com "brindes surpresa".

                          É levar à oficina da marca que a seguradora è obrigada a pagar o arranjo.

                          A única excepção que coloco a esta regra é na quebra de vidros, MAS mesmo assim ninguém é obrigado a reparar um vidro nas oficinas recomendadas.

                          Comentário


                            #14
                            Audiavant, tens toda a razão... mas há sempre uma primeira vez para cair...

                            O meu erro começou logo com a participação do sinistro.
                            Apenas mencionei a situação em que ocorreu o acidente e não me preocupei em descrever os danos...
                            Erradamente parti do principio que eles eram honestos como eu e não precisava de descrever pormenorizadamente os danos.
                            O dito "especialista" do seguro fechou os olhos, a oficina nem se preocupou com os danos... e ainda se baldou na reparação (pintura escorrida, etc...)
                            Pedi o relatório do material utilizado na reparação.
                            Escrevi no livro de reclamações exigindo o certificado de conformidade do material substituído de acordo com o material de origem.
                            Ainda estou à espera deste certificado...

                            Comentário


                              #15
                              E assinaste a reparação sem que esta esteja devidamente realizada?

                              Comentário


                                #16
                                Assinei porque o funcionário disse que o perito não tinha considerado bem os estragos e poderia pedir uma nova peritagem que todos os problemas seriam resolvidos.
                                Foi na véspera de Natal e precisava do carro... como ele disse que podia pedir uma nova peritagem, para serem reconsiderados os danos não reparados levantei o carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também tive recentemente um pequeno toque e a OK também me propôs uma oficina certificada... claro que recusei porque sempre fiz toda a manutenção na mesma oficina e se estou satisfeito naturalmente não ia mudar só porque eles queriam.

                                  Achei piada aos argumentos deles, pois falam disso como se fossem algo demais, garantia na reparação tenho em qualquer oficina, limpeza do carro também tive, carro de substituição também tens direito... etc etc.

                                  Não caiam nessa conversa, se têem uma oficina de confiança vão lá. As oficinas com acordo são pressionadas a baixar os custos de reparação, e a fazer muito com pouco dinheiro, e isso naturalmente nota-se.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MauricioCapelin Ver Post
                                    Assinei porque o funcionário disse que o perito não tinha considerado bem os estragos e poderia pedir uma nova peritagem que todos os problemas seriam resolvidos.
                                    Pensa bem, assinas um papel a dizer que tudo foi devidamente reparado e depois vens reclamar que está tudo mal.

                                    O que achas que não faz sentido aqui, a resposta da seguradora ou a tua reclamação?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já tive uma avaria longe de casa e so tenho a dizer bem da assistencia de viagem da okteleseguro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                                        Já tive uma avaria longe de casa e so tenho a dizer bem da assistencia de viagem da okteleseguro.
                                        Bem...mas a assistência em viagem é fornecida sempre por outra entidade...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tal como as reparações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                            Pensa bem, assinas um papel a dizer que tudo foi devidamente reparado e depois vens reclamar que está tudo mal.

                                            O que achas que não faz sentido aqui, a resposta da seguradora ou a tua reclamação?
                                            QUANTOS de nós assinam papeis desse genero e só DEPOIS é que se apercebem do problema...ou então (como parece ser o caso aqui) recebem uma "treta" que faz sentido na altura e fica-se convencido que o assinar é um pro-forma e que a coisa se vai resolver DEPOIS...
                                            O simples facto de assinar não implica automaticamente a aceitação da reparação...a não ser que esteja escrito no papel o que NÃO FOI reparado...e ninguem é obrigado a saber se o carro está bem reparado ANTES de o experimentar...(e assina-se antes de pegar no carro, certo?)

                                            Quanto ao problema...parece-me ser uma questão da oficina...se a seguradora estiver de boa fé terá forçosamente de responder...e terá que ter uma BOA razão para o que aconteceu...
                                            MAS...
                                            ...não é bom sinal a oficina não se preocupar com a tua reclamação à seguradora
                                            ...essa peritagem é "estranha"...e peritos há alguns "estranhos"
                                            ...arriscas sempre que a seguradora opte por se "esquecer" para evitar chatices...mesmo que depois vá pedir explicações à oficina
                                            ...ja usei varias seguradoras...e ja tive alguns sinistros...e sinceramente não noto diferença no (por vezes mau) serviço das online para as tradicionais...ja troquei varias vezes, mas geralmente por questões de preço e aldrabices na renovação do seguro...nos sinistros correu sempre tudo bem, incluindo com a OK...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                              ...

                                              Achei piada aos argumentos deles, pois falam disso como se fossem algo demais, garantia na reparação tenho em qualquer oficina, limpeza do carro também tive, carro de substituição também tens direito... etc etc.

                                              ....
                                              No caso a bold, em caso de sinistro sendo numa oficina recomendada, tens direito a viatura de substituição desde que o carro entre até que sai.
                                              Se for escolhida por ti, por norma é apenas nos dias previstos em peritagem.

                                              Isto não falando em coberturas próprias ou cortesia da oficina.

                                              Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                                              Já tive uma avaria longe de casa e so tenho a dizer bem da assistencia de viagem da okteleseguro.
                                              Como já disseram prestada por entidade externa e por norma que presta a mais que um segurador.


                                              Quanto à questão do tópico há que perceber e distinguir algumas situações (pode ter sido falha minha), nomeadamente se o dano foi apurado na peritagem e considerado como decorrente do sinistro.
                                              Se a companhia não o considerou, a oficina não tem que repor - pelo menos à custa do segurador. Terá que se contestar esta situação.
                                              Se está considerado e a oficina não reparou ou reparou mal, a responsabilidade é da oficina, o segurador aqui também está a ser "enganado", pois pagou por algo que não foi feito, podendo igualmente fazer pressão para ser reposta a situação como previsto.

                                              Já agora o segurado tem direito à peritagem efectuada à viatura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                No caso a bold, em caso de sinistro sendo numa oficina recomendada, tens direito a viatura de substituição desde que o carro entre até que sai.
                                                Um esclarecimento...nos seguros "normais" o DIREITO a uma viatura não é apenas no caso em que a culpa seja 100% da outra parte? (exceptuando o caso em que se tem uma cobertura ESPECIFICA para este efeito)?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                                  Um esclarecimento...nos seguros "normais" o DIREITO a uma viatura não é apenas no caso em que a culpa seja 100% da outra parte? (exceptuando o caso em que se tem uma cobertura ESPECIFICA para este efeito)?
                                                  Efectivamente referia-me a uma situação de responsabilidade 100% de outrem.

                                                  Não necessariamente. Assumindo 50% por ex., nada impede de ter direito a uma viatura de substituição, ou ser reembolsado pelo custo de uma, em 50% do valor total.

                                                  Como não é assumido a 100% pelo segurador, creio que o procedimento habitual é não assumirem directamente com a rent-a-car, mas depois reembolsar o lesado na percentagem aceite.
                                                  O que não impede algumas de num total de 4 dias, poderem assumir por ex. 2.

                                                  Comentário

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