Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspecção e Reinspecção!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inspecção e Reinspecção!

    Boas,

    Depois de se fazer uma inspecção e o carro por qualquer motive chumbe, dá para fazer uma nova inspecção noutro centro ou tenho que fazer a reinspecção no mesmo centro?!

    Eu pergunto isto por um simples motivo e espero que não me atirem pedras:

    - Eu acho que o meu carro está capaz de passar na inspecção por vias legais
    - Tenho apenas 3 situações a resolver (do meu conhecimento): alinhar as luzes, a direcção que está manifestamente torta e tenho os discos empenados. A direcção e as luzes são fáceis de resolver, mas os discos empenados não tenho dinheiro para resolver (e o carro continua a travar como sempre!) e o mecânico diz que só por aí ele chumba na hora.
    - Ele diz-me para ir a uma "especial", fico mais leve 80€, e ficar descansado para resolver as coisas quando tiver t€mpo.

    Por um lado sei que ele está a fazer o trabalho dele ao querer ganhar parte da especial, por outro acho que o carro está capaz de passar.

    E o dilema é esse: vou à normal à confiança depois de alinhar luzes e direcção e deixo os discos na mesma e pode passar só com anotação ou até mesmo chumbar e só nesse caso ir à especial.

    À parte de saber que é ilegal semelhante prática, não tenho como desenrascar doutra forma caso ele não passe pelas vias legais e por outro não sei se posso ir à especial depois de chumbar na normal. Tudo isto se coloca porque tenho que lhe mudar a embraiagem e é um estaladão enorme.. E não consigo fazer o dinheiro esticar.

    Fui o mais sincero convosco.. Agradecia uma ajuda..

    #2
    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Depois de se fazer uma inspecção e o carro por qualquer motive chumbe, dá para fazer uma nova inspecção noutro centro ou tenho que fazer a reinspecção no mesmo centro?!
    Tens !

    Mas se quiseres, podes fazer outra inspecção noutro centro e arriscas-te a novo chumbo pelos mesmos problemas ou outros mais graves e que não foram detectados na anterior.


    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    E o dilema é esse: vou à normal à confiança depois de alinhar luzes e direcção e deixo os discos na mesma e pode passar só com anotação ou até mesmo chumbar e só nesse caso ir à especial
    Qualquer anotação, excepto para aquelas cuja competência é do IMTT (por exemplo: medidas de pneus), e que não tenha sido reparada dá direito a (novo) chumbo.

    Comentário


      #3
      Mas a normal e a dita especial não são no mesmo sítio. São centro diferentes

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
        Mas a normal e a dita especial não são no mesmo sítio. São centro diferentes
        Nem todos os centros de IPO estão habilitados a realizar a inspecção do tipo B.

        Comentário


          #5
          Quando eu digo especial não é a tipo B mas aquele com a nota no cinzeiro

          Comentário


            #6
            Gostei da inocência .


            Podes ***** para a reinspecção e fazer logo uma nova noutro centro, qt te custa mudar os discos? A feuvert segundo o catalogo está com 50% de desconto na troca de discos até dia 4.

            Comentário


              #7
              Um carro cá de casa tem os discos empenados à muito tempo e sempre passou na inspecção. Um par de usados não deve ficar caro. Sempre é preferível do que andar a fazer trafulhices.

              Comentário


                #8
                Esses 80 € não dá para ajudar na compra de discos?

                Comentário


                  #9
                  Certamente que sim, mas apesar de tudo ainda aguentam mais 15k km ao ritmo a que têm sido gastos (sinceramente nem sei se há problemas em andar com eles empenados) e depois tenho sempre medo de me arranjarem mais algum caldinho na inspecção, muito embora seja apenas isto que há como problemas..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Certamente que sim, mas apesar de tudo ainda aguentam mais 15k km ao ritmo a que têm sido gastos (sinceramente nem sei se há problemas em andar com eles empenados) e depois tenho sempre medo de me arranjarem mais algum caldinho na inspecção, muito embora seja apenas isto que há como problemas..
                    Na reinspecção apenas vão verificar os itens que chumbaram.

                    Portanto, pelo menos este ano não te cheteiam com mais nada para além daquilo que chumbou.

                    Comentário


                      #11
                      Boas!
                      Um torneiro não te consegue rectificar os discos?Não costuma ser nada por aí além (em termos de preço)..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MDaniel Ver Post
                        Boas!
                        Um torneiro não te consegue rectificar os discos?Não costuma ser nada por aí além (em termos de preço)..
                        Por acaso tinha mesmo a ideia contrária.

                        Que os torneiros são bem careiros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MDaniel Ver Post
                          Boas!
                          Um torneiro não te consegue rectificar os discos?Não costuma ser nada por aí além (em termos de preço)..
                          O mecânico já me avisou na última muda das pastilhas (há 8k km atrás) que os discos vão ter de saltar fora na próxima muda, algo que ele especulou que ao ritmo a que eu ando (devagar, sem grandes pressas e travagens há cão) poderiam durar cerca de 20k km, ou seja, por agora aguentam-se sensivelmente 10k-12k, pelo que a rectificação nem sequer compensa.

                          Comentário


                            #14
                            Não sei como é por aí por Lisboa ..aqui tenho quem rectifique por 13/17€ o par dependendo do tamanho,não me parece caro mas também não sou grande entendido..

                            Agora se essa solução já não adianta e tem mesmo de meter discos novos eu acho que preferia fazer o esforço (se possível) e comprar novos.Teriam que ser comprados na mesma..ao gastar dinheiro na inspecção "especial" e mais tarde nos discos ia sentir que deitava 80€ ao lixo vá.

                            Comentário


                              #15
                              Pois, mas os discos acabam por não ser o meu maior problema. A questão é: eu tenho dinheiro agora de momento para trocar os discos e as pastilhas.

                              Mas tenho outra coisa a mudar e que não vêem na inspecção: a embraiagem. E com ela rectificar os dados das transmissões pois já estão a fazer um barulho indesejável e que me anda a avisar há uns meses.

                              A questão é: sem embraiagem o carro não anda. Sem inspecção não anda igualmente (andar sem IPO ainda consegue ser pior que ir à especial, para mim claro). E ando a tentar definir prioridades..
                              E não sei que faça! Os discos para já não comprometem a segurança do carro pois ele está a travar bem e de forma simétrica..

                              Comentário


                                #16
                                Eu só não vejo grande necessidade de largar 16 contos para passar o carro qd é uma coisa que vais ter que trocar brevemente.

                                Qt custa trocar os discos? Para o meu carro era mais barato trocar os discos que subornar o inspector...
                                Editado pela última vez por Pugas; 26 March 2011, 18:27.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu em vez de deitar 80€ ao lixo para passar o carro, usava esse dinheiro para os discos. E lá ficava o carro prontinho. É tipo dos portugueses andarem sempre atrás de esquemas....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Continuo a dizer que preciso de mudar igualmente a embraiagem. E essa não aguenta tanto tempo quanto os discos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Depois de se fazer uma inspecção e o carro por qualquer motive chumbe, dá para fazer uma nova inspecção noutro centro ou tenho que fazer a reinspecção no mesmo centro?!
                                      se fizeres a insp e o carro chumbar, podes muito bem ir de imediato a outro centro e repetir nova insp sem problemas!
                                      essa é uma prática muito usual nos dias que correm.
                                      para fazeres e apenas pagares a reinsp, tens mesmo de ir ao centro que te chumbou


                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      mas os discos empenados não tenho dinheiro para resolver (e o carro continua a travar como sempre!) e o mecânico diz que só por aí ele chumba na hora.
                                      - Ele diz-me para ir a uma "especial", fico mais leve 80€, e ficar descansado para resolver as coisas quando tiver t€mpo.
                                      nenhum disco empenado é motivo de reprovação.
                                      nos "travões à frente" o carro só chumba por desequilíbrio superior a 30% entre rodas do mesmo eixo.

                                      esse mecanico quer é chupar-te a guita.



                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Fui o mais sincero convosco.. Agradecia uma ajuda..
                                      a melhor ajuda que te posso dar é:
                                      alinha o raio da direcção para que no ripometro dê menos de 5 metros de desvio e nivela os farois porque se estiverem altos, chumba; se estiveres baixos apenas levas um grau 1.

                                      nunca vi nenhum grau dois por causa de discos desgastados para lá do normal.
                                      se fosse dado, o coitado do insp passava a vida a dar folhas cor de rosa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                        Continuo a dizer que preciso de mudar igualmente a embraiagem. E essa não aguenta tanto tempo quanto os discos.
                                        E continuas sem dizer em qt fica trocar os disco, já te dei o exemplo de no meu carro eu trocar os discos por menos de 80€ logo nunca na vida pagaria os 80€ para passar o carro... Tu n queres uma resposta, tu queres a resposta que queres ouvir.

                                        Eu como n sou rico n pago 80€ para adiar um problema, mas tb te digo que o teu mecânico n te rouba nas revisões rouba nas inspecções, nota de 20€ no cinzeiro chega em mts centros...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como este foi o 1º tópico que apareceu na pesquisa...
                                          Qual o custo da IPO normal em 2011?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            Eu em vez de deitar 80€ ao lixo para passar o carro, usava esse dinheiro para os discos. E lá ficava o carro prontinho. É tipo dos portugueses andarem sempre atrás de esquemas....
                                            depois admiram-se quando ha acidentes...

                                            em 1º lugar esta a segurança.

                                            isso ate pode ser uma coisa simples, mas nunca se sabe
                                            Editado pela última vez por Banusinho; 08 August 2011, 00:08.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nunca tinha ouvido falar em inspeção "especial". aqui chama-se fazer a inspeção por trás, às escondidas ou algo do género.

                                              quanto aos discos, com esses 80 pões mais algum e já está. a embraiagem muda-la para o próximo mês. só se partir o cabo é que ficas apeado, penso eu. não a forces muito e tenta andar em ponto morto quando vires que é seguro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                1ª reparação a fazer urgentemente:

                                                -mudar de mecânico!!!

                                                Discos empenados não fazem chumbar um carro (haviam de ficar lá poucos se fosse assim...). O que pode provocar o chumbo na travagem (como me aconteceu a semana passada num carro velho) é uma diferença superior a 30% na travagem.
                                                No meu caso, foi nas rodas traseiras devido a bombitos que não estavam a 100%, mas para teres uma noção, custaram 37 euros e como os montei eu foi o custo total que teve.
                                                Voltei ao mesmo centro e os valores já estavam certinhos.

                                                No teu caso, não só discos empenados não vão criar diferenças de 30% de travagem (nota que aquele teste é feito pela intensidade da travagem), como é menos "fácil" teres desequilíbrios em discos, a menos que algo de muito errado se passe com o carro.
                                                Com toda a honestidade, enquanto que discos empenados é uma coisa pacífica de se conviver (especialmente para quem não faça muita AE), se tiveres uma diferença de mais de 30% na travagem (o que por aí não acredito), o carro merece efectivamente chumbar, pois não está com uma travagem segura.

                                                Portanto, eu não me preocuparia com os travões (pelo menos se o problema for só esse).

                                                Quanto às luzes, se tiveres um amigo que tenha um carro que tenha ido recentemente à inspecção (e passado sem anotações), podes agarrar numa tábua, coloca-la a 40 cm dos faróis e marcar nessa tábua a altura dos médios e máximos de cada lado.

                                                A seguir colocas a tábua na frente do teu carro (à mesma distância), e afinas até estar igual. E isto é a versão diy, pois um alinhamento de faróis é baratinho.

                                                Quanto à direcção, o alinhamento também não é nada de dispendioso, e é garantido que o alinhamento de faróis + alinhamento de direcção + inspecção é bastante mais barato do que esses 80€, e não tentas aldrabar a lei em vez de pores o teu carro nas condições mínimas correctas de circulação.

                                                Mas a culpa até é mais do teu "mecânico" (leia-se aprendiz de mecânico ou aprendiz de trafulha) do que tua.

                                                Não tens nada (à partida) de dispendioso no teu carro para gastares 80€ já com IPO e tudo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                  Como este foi o 1º tópico que apareceu na pesquisa...
                                                  Qual o custo da IPO normal em 2011?
                                                  Por acaso eu podia ter evitado responder ao tópico não sei quantos meses depois, mas fica para futura referência!

                                                  A inspecção é 28,xx €.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E uma Reinpecção 7,09€

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X