Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Brasil: 30 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Brasil: 30 anos



    A Fiat acaba de completar 30 anos de produção de veículos no Brasil. No dia 9 de julho de 1976, a empresa deu início às atividades da fábrica de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, até hoje a única unidade produtiva da montadora no país. A celebração do 30º aniversário acontece no melhor momento da história da empresa. Depois de anos de prejuízo, a Fiat não apenas é líder de vendas de automóveis e comerciais leves, como também voltou a registrar lucro.

    Entretanto, o caminho percorrido pela empresa para chegar a este momento foi longo e cheio de desafios. Ela foi a última das montadoras atualmente conhecidas como “quatro grandes” a instalar-se por aqui, depois de Ford, General Motors e Volkswagen. O acordo para a construção da fábrica em Betim foi fechado em 1974, entre o então governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, e o presidente da Fiat, Giane Agnelli. Dois anos depois, o primeiro carro da marca produzido no país, o 147, chegou ao mercado.

    Ainda em 1976, a empresa estreou no Salão do Automóvel, em São Paulo (SP), como fabricante nacional e promovendo o lançamento do 147. “Na ocasião, uma passarela do estande da Fiat desabou. Sorte que havia uma ou duas pessoas nela, e ninguém saiu machucado”, conta Bob Sharp, jornalista especializado em automóveis que já trabalhou na Fiat. A montadora continuou seu caminho e, em 1978, lançou novas variantes do 147, inclusive a primeira picape derivada de um automóvel.






    ano de 1979 foi marcante não só para a Fiat, mas também para a indústria automobilística nacional; a montadora lançou o primeiro motor movido a álcool, presente no 147. Os outros fabricantes, posteriormente, seguiriam a iniciativa da empresa italiana, e o álcool dominaria a matriz energética brasileira na década de 1980. Naquele mesmo ano, aconteceu o "Desafio do Álcool", competição promovida pela Fiat e Volkswagen no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Dois 147 e dois Passat percorreriam a pista dia e noite, com objetivo de ser mais o rápido gastando menos combustível.

    “Os dois modelos Fiat bateram um no outro, perdendo desempenho”, conta Sharp. Em 1980, chegaram ao mercado a perua Panorama C e o pequeno utilitário Fiorino. Os anos seguintes foram marcados por lançamentos de novas versões do 147. Em 1984, foi a vez do carro que, na opinião de alguns analistas, é a chave do sucesso da Fiat nos tempos atuais: o Uno. Nos dois anos seguintes, a montadora lançou, respectivamente, o Prêmio, com motor 1.5, e o Elba.

    Em 1987, a matriz da Fiat passou a controlar 100% do capital da subsidiária nacional e, dois anos depois, após o lançamento de versões de modelos já existentes, a montadora atingiu 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Chegava a década de 1990, e o Uno se consolidava como sucesso de mercado, arrebatando o segundo lugar no ranking de vendas, atrás do VW Gol. Naquele ano, o compacto ganhou o primeiro motor 1.0 do país. No ano seguinte, a empresa iniciou sua aventura no segmento de modelos mais requintados, com o lançamento do sedã Tempra. Cinco anos mais tarde, ele ganhou uma reestilização, que coincidiu com a chegada da configuração perua.






    O ano de 1993 marcou a chegada do hatch Tipo; três anos depois, a montadora deu mais um passo certeiro: chegava às lojas a primeira geração do Palio, com grande festa em Belo Horizonte e Ouro Preto, ambas em Minas Gerais. O evento marcou também a celebração de 20 anos de produção de modelos Fiat no Brasil. Depois de um ano, chegaram as versões perua (Weekend) e sedã (Siena) da linha. A partir de então, a montadora aumentou seu ritmo de lançamentos: o Brava (hatch médio) e a Strada (picape) vieram em 1999. No ano seguinte, o Marea chegou para substituir o Tempra.

    A segunda geração do Palio surgiu em 2000, e o furgão Doblò, em 2001, enquanto o Stilo, o substituto do Brava, veio em 2002. O Palio, em 2003, ganhou novo facelift, coincidindo com o lançamento do primeiro motor bicombustível da Fiat. Desta vez, a montadora ficou atrás da Volkswagen, a primeira a incorporar a tecnologia “flex”. O Uno, com sua já tradicional carroceria, sofreu uma reestilização leve em 2004, quando passou a ser denominado Mille.

    Apesar das diversas versões lançadas no ano passado, 2005 foi marcado pela chegada da minivan Idea, que inaugurou nova plataforma na fábrica de Betim. O Marea ganhou motor 1.6, o que impulsionou levemente suas vendas. Ao invés das constantes oito unidades por mês, passaram a ser vendidos cerca de 130 sedãs em um período de 30 dias. Uma evolução, certamente. Apesar disso, o modelo, incontestavelmente uma decepção de vendas, deve ganhar substituto nos próximos anos.

    LIDERANÇA E RENTABILIDADE
    Na tradicional luta pela liderança de mercado, a Volkswagen sempre esteve na frente da Fiat. Mas somente até 2000, ano em que a montadora italiana assumiu o topo do ranking, e a alemã passou a perder mercado. Desde então, a Fiat só não foi líder em 2004, ano dominado pela GM. Para Marcos Rozen, editor-executivo da revista Autodata, especializada em economia e indústria automobilística, “a velocidade da Fiat em responder aos anseios do consumidor e do mercado, com a família Adventure e o Mille, por exemplo, foram determinantes para a marca alcançar a liderança”.






    Atualmente, a Fiat conta com dois modelos entre os cinco primeiros do ranking, Mille e Palio. Além disso, a picape mais vendida do país é a Strada, que dis**** a liderança do ranking de comerciais leves com o Ford EcoSport. Por outro lado, no segmento médio, mais lucrativo do que o compacto, a montadora não conta com representantes de peso. O Stilo tem vendas fracas, e o Marea se converteu em fracasso de mercado. Faltam também representantes entre picapes e utilitários esportivos, segmentos nos quais a Fiat não tem tradição.






    Além da liderança de vendas, a montadora também voltou, depois de anos, a operar com lucro em 2005. “No ano passado, resolvemos sair da guerra de preços com outras montadoras, e investimos em produtos mais desejados”, explica Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil. Para ele, o momento mais difícil da montadora aconteceu há três anos, durante a crise financeira da matriz, que também atingiu a subsidiária brasileira. Isso porque as operações nacionais têm grande peso no grupo Fiat, com 20% de participação nas vendas globais.

    A fábrica da montadora emprega atualmente 16.500 funcionários e produz, diariamente, 2,2 mil modelos, em dois turnos. Maior planta da Fiat fora da Itália, é responsável pela fabricação dos carros da marca vendidos em toda a América Latina. Para outros grandes fabricantes, que contam com pelo menos três fábricas no Brasil, a unidade de Betim mostrou-se um exemplo de operação saudável. A Fiat manteve apenas uma fábrica no Brasil, com grande capacidade produtiva e longe da região metropolitana de São Paulo, onde os impostos são infinitamente maiores.






    O QUE VEM POR AÍ?
    Mas a capacidade ociosa de Betim pode ser ocupada em breve, pois a montadora prepara diversos lançamentos para o mercado nacional nos próximos anos. Embora nenhum deles seja confirmado oficialmente pela fábrica, no final de 2006 haverá renovação da família Palio, que inclui o hatch, a perua (Weekend), a picape (Strada) e o sedã (Siena). Em 2007, será a vez do Grande Punto, modelo europeu que, no Brasil, contará com exclusiva configuração sedã. O carro consiste em uma chance para a montadora tentar mais uma aventura no segmento, já que o Marea não obteve sucesso.






    A categoria de utilitários esportivos leves, cujo símbolo é o Ford Ecosport, também é visada pelos italianos de Minas Gerais. Entre o final do ano que vem e 2008, o fabricante deve nacionalizar o jipinho Sedice, lançado na Europa no primeiro trimestre de 2006. Entre os modelos que deixarão se ser produzidos, o primeiro da lista é o Marea. O destino do Stilo é incerto. No ano que vem, ele ganha nova geração na Europa, mas não se sabe se isso acontecerá também por aqui. Outra dúvida é o Mille. Por quantos anos um dos maiores sucessos do mercado resistirá as inovações da indústria automobilística?

    #2
    muito bom[^][^]

    Comentário


      #3
      Gostei deste:

      [B)][:0]

      Comentário


        #4
        a fiat é esperta pois anda consegue rentabilizar o velhinho Uno vendendo-o no brasil como mille fire

        Comentário


          #5
          É bom sim senhor, espero que quando o poder de compra da mioria dos Brasileiros aumentar não se esqueçam da marca que deu a chance de muitos não andarem apeados, a semelhança do que aconteceu na Europa, ou seja qe é como quem diz cuspir no prato onde comeu, tipico da geração "junkie".


          Catano. tou inspirado hoje.
          hehehe

          Comentário


            #6
            Parabéns a Fiat, cujos carros passaram anos cá em casa...e ainda passarão..já tivemos maioria dos modelos das fotos...

            Comentário


              #7


              UHHHHHHHHHH[B)][B)][B)][B)]

              A Palio Weekend 4x4 tb ta fixe!

              Comentário


                #8

                [)]

                O modelo igual ao do meu pai era bem mais bonito.

                Comentário


                  #9
                  A fiat no brasil ainda vende unos turbulentos?????






                  AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHHA HAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHH HAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHA HHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHA HAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHA HAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAH HAHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAH AHHAHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAH AHAHHAHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAH AHAHAHHAHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAH AHAHAHAHHAHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHH AHAHAHAHAHHAHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAA HHAHAHAHAHAHHAHAHAHHHAHA

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por raines

                    A fiat no brasil ainda vende unos turbulentos?????






                    AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHA
                    HAHHAHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA
                    HAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHHAHAAHAHAHA
                    HAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHHAHAAHAHA HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHHAHAAHA HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHHAHAA HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHHAH AAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHH AHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAHAH HHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAHAH AHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHHAH AHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHH AHAHAHHHAHAAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHA HHAHAHAHHHAHA

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente colocada por raines

                      [quote]Originalmente colocada por raines

                      A fiat no brasil ainda vende unos turbulentos?????






                      ahahaha
                      aaahahah
                      ahahahah
                      ahahaha
                      ahahahaha



                      Comentário


                        #12

                        A fiat no brasil ainda vende unos turbulentos?????






                        ahahaha
                        aaahahah
                        ahahahah
                        ahahaha
                        ahahahaha



                        Comentário


                          #13

                          :D[8]:D

                          O Uno (conhecido agora como Mille) vendido ainda hoje é esse:


                          É a opção mais barata do mercado, e devido ao seu projeto 'robusto' é muito utilizado para frotas de empresas...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Grilo


                            :D[8]:D

                            O Uno (conhecido agora como Mille) vendido ainda hoje é esse:


                            É a opção mais barata do mercado, e devido ao seu projeto 'robusto' é muito utilizado para frotas de empresas...
                            O uno está esquecito parece que usam a sucata dos novos puntos e metem no uno!tipo simbolos e alguns farões antigos!parece um carro feito dos restos dos outros!

                            Comentário


                              #15
                              Adoro essa strada, axo BRUTAL!![8D][:I]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por lss911



                                UHHHHHHHHHH[B)][B)][B)][B)]

                                A Palio Weekend 4x4 tb ta fixe!
                                Esse Oggi foi apenas um protótipo, I guess.

                                E a Palio não é 4X4, e eu tive uma já...excelente carro!

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por raines


                                  A fiat no brasil ainda vende unos turbulentos?????






                                  ahahaha
                                  aaahahah
                                  ahahahah
                                  ahahaha
                                  ahahahaha



                                  Não sei do que ri tanto? A frota em Portugal não é tão novinha assim não. Nunca vi tanta Mercedes velha na minha vida.
                                  O Uno ainda é vendido por cá, como o Grilo já disse, devido a sua fiabilidade já comprovada, e economia de combustível e preço (é o nacional mais barato que há hoje). E baseado no pensamento do MLK disse: antes de ser General, todos devemos ser soldados. A não ser que você tenha um papai muito rico, o que não é o caso da maioria que tem que trabalhar muito para comprar seu primeiro carrito (e não vejo mal algum em andar de Uno, Tempra, Brava...)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda bem que falam mal dos fiat e alfa, assim muitos como eu temos carros de qualidade
                                    a bom preço...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por paralelo

                                      a fiat é esperta pois anda consegue rentabilizar o velhinho Uno vendendo-o no brasil como mille fire
                                      os pneus do mille fire ate mete medo [:0]

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por jjaguar

                                        citação:Originalmente colocada por raines


                                        A fiat no brasil ainda vende unos turbulentos?????

                                        ahahaha
                                        aaahahah
                                        ahahahah
                                        ahahaha
                                        ahahahaha
                                        Não sei do que ri tanto? A frota em Portugal não é tão novinha assim não. Nunca vi tanta Mercedes velha na minha vida.
                                        O Uno ainda é vendido por cá, como o Grilo já disse, devido a sua fiabilidade já comprovada, e economia de combustível e preço (é o nacional mais barato que há hoje). E baseado no pensamento do MLK disse: antes de ser General, todos devemos ser soldados. A não ser que você tenha um papai muito rico, o que não é o caso da maioria que tem que trabalhar muito para comprar seu primeiro carrito (e não vejo mal algum em andar de Uno, Tempra, Brava...)
                                        E Gabriel O Pensador cantava "Diz a lenda que o brasileiro é burro..."
                                        Afinal acho que se enganou no lado do atlantico... [8)][8)]

                                        jjaguar: [^][^][^]

                                        cumps,
                                        [dio]

                                        Comentário


                                          #21
                                          aquele uno MILE!!!![^]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Até gosto do Uno Mille........O mal deve ser a segurança Passiva....Nem quero imaginar um Crash Test!!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O 127 lá chamava~se 147 e teve lá versões sw , pickup, van ,etc . Sendo a versão pickup a primeira do genero no Brasil








                                              Comentário


                                                #24
                                                Aproveito para dizer o seguinte (off topic):

                                                Chega um homem de raça negra a um stand de automoveis e pergunta:
                                                - Tempra preto?
                                                Diz o vendedor:
                                                - Claro, mê irmão, tenho aquele carocha ali todo fu&%#$.

                                                Agora mais a serio, nunca pensei q a fiat estivesse tao bem implementada neste pais.
                                                Achei mto mau ainda haver fiat mille á venda e o palio em comparação com o seu congenere europeu é mto fraco.
                                                No entanto é optimo para os brasileiros haver tanta produção nacional de automoveis (ainda q mto pior q a europeia)
                                                Pode ser q melhorem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A foto da Doblo é da versão Adventure

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por bizopt

                                                    Agora mais a serio, nunca pensei q a fiat estivesse tao bem implementada neste pais.
                                                    Achei mto mau ainda haver fiat mille á venda e o palio em comparação com o seu congenere europeu é mto fraco.
                                                    No entanto é optimo para os brasileiros haver tanta produção nacional de automoveis (ainda q mto pior q a europeia)
                                                    Pode ser q melhorem.
                                                    Bizopt, a Fiat produz no Brasil modelos similares aos europeus (caso do Idea, do Doblò, do Stilo, e em breve, do GPunto). Quanto à gama Palio, te digo que é um excelente veículo, e que não fica nada à dever ao Punto lançado na mesma época. Trata-se de um carro moderno, que oferece airbags laterias, freios ABS, além de uma série de opcionais. Possui motores potentes e económicos. Para o próximo ano, o Palio ganhará uma nova geração. Assim, o único modelo realmente defasado é o Mille (conhecido por Uno em Portugal), que só se mantém no mercado por ser o veículo mais barato do país. É vendido para um público que só teria condições de comprar um chasso usado, mas que prefere pegar um 0 Km. Mas está em fim de vida. São cada vez mais fortes os rumores de um novo compacto de entrada, que tomaria emprestado alguns traços do novo Fiat 500 português. Mas isto é assunto pra um outro tópico..;)



                                                    Cumps.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Fiat anunciou esta semana que pretende manter seu carro mais barato,
                                                      o Fiat Uno Mille, em produção no Brasil até 2014.

                                                      O carrinho, mostrado ao público pela primeira vez em 1983, ficom em

                                                      produção na Itália até 1995, dois anos após o lançamento do Fiat
                                                      Punto, seu sucessor. No Brasil a produção começou em 1984, e chegou a
                                                      ser produzido em diversas versões: Hatchback, Perua, Sedã, Picape,
                                                      Furgão, e até mesmo um Cabriolet fora-de-linha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Chega um homem de raça negra a um stand de automoveis e pergunta:
                                                        - Tempra preto?
                                                        Diz o vendedor:
                                                        - Claro, mê irmão, tenho aquele carocha ali todo fu&%#$.
                                                        [8D] [}]

                                                        Foi rir a bom rir!

                                                        O FIAT 147... por acaso até acho bem mais moderno que o 127 MKI e 900/c que se vendia na Europa na década de 70, mas gostos são gostos, além do mais vinha com as jantes do 128 Sport Coupé igual ao que tive!

                                                        Para os nossos amigos do Brasil:

                                                        É comum em Portugal designar os modelos 127 da primeira geração como 127, os da segunda como 127 900/C e os da última como 127 Super.

                                                        O Palio é um carro simpático, agora o Uno até 2014!!! Por favor!

                                                        Os brasileiros deviam boicotar a FIAT e obrigarem essa marca a executar um crash-test frontal e lateral na Euro-Ncap ou na TUV!

                                                        Já repararam que o capot do Uno brasileiro é diferente do Europeu? Porque razão será assim?



                                                        Europa, África e Ásia



                                                        América do Sul

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          mercados é mercados!!!
                                                          pq a frent eé diferente vai saber..
                                                          o resto é td igual...

                                                          ja o Palio...
                                                          eu digo...
                                                          o aspecto dele pode ser inferior ao punto...
                                                          mas é apenas
                                                          como foi dito acima é um otimo carro...
                                                          oferece conforto e anda bem...
                                                          eu ja tive a oportunidade de andar no punto...G1,G2 e G2 e meio!hehehe - parece q estamos num palio...sem tirar nem por...
                                                          apenas o Gpunto que esse sim é totalmente diferente!!!

                                                          Qto ao Mille...
                                                          afff....
                                                          a geração Fire anterior...a que eu tinha no Brasil...
                                                          era bem menos feia que essa!!
                                                          frente e traseira taun péssimos...
                                                          acho q se eles tivessem exagerado menos...deixado o carro mais original...ficaria menos medonho!

                                                          vai uma fotinha do meu antigo Mille Fire 2003 -
                                                          comprei ele zero...paguei 13mil reais...na época... motor 1.0 55cv -
                                                          vendi-o em fevereiro de 2005 com 25 mil km por 10 mil reais!

                                                          abraços!!
                                                          Editado pela última vez por Murruga; 20 May 2007, 14:13.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Aquela grelha é um cadito xu.........mas,o uno foi uma grande carro!!!;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X