Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Puma 1.7 (1997)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Puma 1.7 (1997)

    Boas..


    Tenho um destes meninos em vista.. Alguém aqui conhece o carro, ou já teve alguma experiência com ele?

    Ouço dizer algumas coisas sobre os Pumas que não me agradam, nomeadamente acerca do motor, que consome óleo, dá problemas, que muitos gripavam, etc.. Isto confirma-se?

    E em relação a consumos, será este um bêbado descontrolado?

    Cump..








    #2

    Comentário


      #3
      Isto confirma-se?
      Sim. .

      Comentário


        #4
        Fiz muitos kms num Puma 1.7 de 1997 e não deu problemas de maior. Foi vendido com mais de 100.000kms e mau estado mas por culpa da coça valente que levou. De motor e caixa estava bom.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bayliss Ver Post
          Porreiro pá..

          Mas duvido que a fiabilidade seja um dos critérios da Top Gear para carro do ano

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por WM Ver Post
            Sim. .
            Baseias-te em que?

            Comentário


              #7
              O Puma não é um mero Fiesta com outra vestimenta, visto que o chassis foi melhorado e desenvolvido com a ajuda de Jackie Stewart

              http://www.caradisiac.com/php/essai_...45_coupes2.php


              Mais dados sobre o Puma, tais como a travagem.

              Diferença entre o 1.7, 1.4 e 1.6

              http://www.fordpumaclub.it/2_auto/prove_su_strada.asp



              Já agora, ainda há o 1.7 ZETEC-SE de 155cv, mas este apenas foi disponibilizado no mercado inglês (sendo que parece que chegaram também algumas unidades ao mercado alemão)

              Aqui ficam os dados

              http://www.fordpumaclub.it/2_auto/puma_racing.asp

              Editado pela última vez por nto; 07 April 2011, 14:07.

              Comentário


                #8
                Tendo em conta que a base é a do Fiesta Mk4, talvez dar uma vista de olhos pelo DB dos Fiestas para ter uma ideia dos problemas comuns destas máquinas.

                Ver pontos de ferrugem, que costumam aparecer na ilharga quando abrimos as portas.
                Verificar se o carro não sofreu algum tipo de infiltração à frente no interior, porque os canais de escoamento costumam entupir.
                Não sei se no 1.7 acontece, mas em outras motorizações a gasosa destes carros (fiestas e pumas), não é assim tão dificil encontrar problemas de sobreaquecimento e MAF.

                O meu Fiesta mk4 foi problemático, mas aquele chassis era muito bom mesmo. Imagino que no Puma, com mais 50cv em cima e ainda mais apurado nesse campo deva ser uma experiência bastante mais interessante.

                Comentário


                  #9
                  Pois, o meu maior receio é mesmo relativo ao motor, consumos de óleo, etc.. Porque estou escaldado com o Saxo que tenho agora

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                    Tendo em conta que a base é a do Fiesta Mk4, talvez dar uma vista de olhos pelo DB dos Fiestas para ter uma ideia dos problemas comuns destas máquinas.

                    Ver pontos de ferrugem, que costumam aparecer na ilharga quando abrimos as portas.
                    Verificar se o carro não sofreu algum tipo de infiltração à frente no interior, porque os canais de escoamento costumam entupir.
                    Não sei se no 1.7 acontece, mas em outras motorizações a gasosa destes carros (fiestas e pumas), não é assim tão dificil encontrar problemas de sobreaquecimento e MAF.

                    O meu Fiesta mk4 foi problemático, mas aquele chassis era muito bom mesmo. Imagino que no Puma, com mais 50cv em cima e ainda mais apurado nesse campo deva ser uma experiência bastante mais interessante.
                    O 1.25 de um amigo meu já levou uma MAF, como dizes o chassis daquilo é muito bom, tanto no conforto como na dinamica.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
                      Pois, o meu maior receio é mesmo relativo ao motor, consumos de óleo, etc.. Porque estou escaldado com o Saxo que tenho agora
                      O melhor motor que o Puma pode ter, é o 1.7 de 125cv (isto sem falar do de 155v)

                      A escolher em comprar um, é referênciado que será a melhor escolha, tal como aqui está: http://www.caradisiac.com/Ford-Puma-...tyle-44421.htm

                      Também tens aqui diversas opiniões sobre proprietários de quem tem esse motor: http://www.automobile-sportive.com/g...s.php?essai=41

                      O certo é que teres opiniões de quem tenha tido o Puma em Portugal com o 1,7, serão poucos os casos em relação aos existentes com o 1.4.

                      Já agora e se quiseres, podes também ver o seguinte fórum (http://www.planetepuma.com/forum/), sendo que tem aí diversos proprietários com mais de 200.000km com o 1.7.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        O melhor motor que o Puma pode ter, é o 1.7 de 125cv (isto sem falar do de 155v)

                        A escolher em comprar um, é referênciado que será a melhor escolha, tal como aqui está: http://www.caradisiac.com/Ford-Puma-...tyle-44421.htm

                        Também tens aqui diversas opiniões sobre proprietários de quem tem esse motor: http://www.automobile-sportive.com/g...s.php?essai=41

                        O certo é que teres opiniões de quem tenha tido o Puma em Portugal com o 1,7, serão poucos os casos em relação aos existentes com o 1.4.

                        Já agora e se quiseres, podes também ver o seguinte fórum (http://www.planetepuma.com/forum/), sendo que tem aí diversos proprietários com mais de 200.000km com o 1.7.
                        Obrigado.. Pena que não percebo um c* de francês

                        Comentário


                          #13
                          É um motor fiável , tem o sistema vct identico a um vtec , bebe o normal ( as vezes terem mais cilindrada e mais cavalagem nao significa maior consumo , dependendo da conduçao)

                          Tem uma dinamica muito boa , qualidade de construçao igualmente , e um interior robusto , acho o carro muito bonito , ao tempo que já saiu e ainda se mantem muito agradavel de se ver

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
                            Obrigado.. Pena que não percebo um c* de francês

                            Podes sempre tentar dar uma vista de olhos nestes:

                            http://forum.fordpt.com/viewtopic.php?f=18&t=6774

                            http://clubpumapt.com/forum/index.php

                            http://www.fordclubportugal.com/forum/
                            Editado pela última vez por nto; 09 April 2011, 12:05.

                            Comentário


                              #15
                              Foi o meu primeiro carro (1997, versão 1.7), ainda tenho saudades... uma palavra: FABULOSO!

                              Comentário


                                #16
                                Podes sempre também dar uma vista de olhos neste (em espanhol) http://www.clubfordpuma.com/foro/

                                Comentário


                                  #17
                                  obrigado pelos sites, nto.

                                  De facto o puma 1.7 parece gerar opiniões muito positivas da parte de quem o teve.. Principalmente no que toca à condução.

                                  Agora também é uma questão de ter sorte, porque estamos a falar de um usado.

                                  O carro em questão está parado já há um bom tempo, e isto preocupa-me, não sei o que pode estar afectado, para além da bateria.

                                  E tem apenas 60mil km, porque o último dono comprou-o mas nunca tirou a carta

                                  Comentário


                                    #18
                                    O 1.7 era um motor bem "engraçado", desenvolvido de propósito para o Puma em parceria com a Yamaha. Não foi pensado para ter baixos consumos, emissões ou manutenção, e daí podem vir algumas opiniões menos favoráveis do motor.

                                    Os 1.4 e 1.6 já são mais "mansos" e uma aposta mais segura, embora também não tenham a mesma piada...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      O 1.7 era um motor bem "engraçado", desenvolvido de propósito para o Puma em parceria com a Yamaha. Não foi pensado para ter baixos consumos, emissões ou manutenção, e daí podem vir algumas opiniões menos favoráveis do motor.

                                      Os 1.4 e 1.6 já são mais "mansos" e uma aposta mais segura, embora também não tenham a mesma piada...
                                      Já o 1.25 do fiesta tambem é feito com a yamaha . A diferença deste 1.7 é mesmo o sistema vct identico ao vtec da honda . É um motor muito bom , o problema é se dá cana no motor primeiro que se arranje peças para ele vai lá vai , é mesmo o unico senao .

                                      abcs

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois é, o carro continua à venda no mesmo stand, parece que está à minha espera

                                        Mas também já começo a estranhar, é que já la está à mais de meio ano....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
                                          Pois é, o carro continua à venda no mesmo stand, parece que está à minha espera

                                          Mas também já começo a estranhar, é que já la está à mais de meio ano....
                                          Não me admira que ainda esteja para venda.

                                          Apesar de haver quem goste do carro, há depois o entrave de ser um coupé e a falta de espaço que se queira eventualmente para um criança no banco de trás e sua cadeirinha.

                                          Há carros que são sempre mais dificeis de vender e podemos gostar dos mesmos, mas depois para o dia a dia, poderá ter os seus inconvenientes e há quem não esteja para isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E não esquecer que não é um carro económico

                                            Se não fosse a minha situação ter mudado, e ainda a batida q dei com o saxo que me levou mais uma porrada de euros, e já morava aqui à porta..

                                            Vamos ver se o gajo espera mm por mim até ao fim

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olá, eu sei que o tópico já parece um bocado antigo, especialmente num forum concorrido como este.

                                              Não sei se te já decidiste ou se já o tens em posse. Mas dá um pulinho ao clubpumapt.com para descobrires mais.

                                              Sobre o carro, o carro é óptimo para quem tem uma paixão por ele. É mesmo preciso alguma dedicação ou vais acabar como outros tantos que compram e vendem num ápice. O 1.7 é preciso alguma carteira para o aguentar, especialmente se tens uma condução rispida e/ou conduzes maioritáriamente na cidade. Espera consumos na ordem dos 8 a 9litros de média. Caso faças estrada livre consegues algo tão baixo como 6 ou 6 e meio. Já na cidade as coisas disparam para os 10 ou 11litros, se meteres umas arrancadas nos semaforos ainda mais acima. No manual do Puma o consumo oficial urbano é 9.7litros.

                                              As peças é um dos seus calcanhares de aquiles, são caras e por vezes dificeis de arranjar. Quase todas as peças do fiesta são compativeis mas não te aconselho a mete-las, pelo menos em todos os casos. O filtro de oleo do 1.7 é muito maior que o do fiesta e puma 1.4/1.6 (só um exemplo). E há mais por aí, obviamente (como a panela final especifica do 1.7). A correia muda-se aos 5 anos invéz dos 10 anunciados para outros modelos semelhantes.

                                              Em termos de vivacidade o carro é bom, não é particularmente o mais rápido mas sem dúvida que é dos melhores que aí andam sem ter que andar mais rápido que eles. Além de serem bem raros e bem cotados comercialmente quando estimados.

                                              Deverás conseguir uma velocidade máxima na ordem de 220/230 de ponteiro e um 0-100 na ordem dos 8.8segs (vá 9 para ficarem nas contas redondas). Caso ainda tenhas interesse em desligar o controlo de binário ele arranca até aos 100 em menos de 8segs, o problema é que mais tarde poderás dar cabo do carro. Versões mais tardias têm 0-100 mais lentos devido a um controlo de binário mais apertado, a ford assim o decidiu porque a fiabilidade estava a sair afectada. Por volta de Maio de 2000 saiu a versão 3 em que há alguns que até trazem o motor MHB. No entanto só vi ainda um por cá mais um por confirmar nas ilhas.

                                              O motor é optimo para lhe dar uns "trocos", com um colector 4-2-1 preferêncialmente da miltek, piper ou janspeed+repro da ford+cams+admissão= 155cv Pelo menos é isto que fizeram por contas altas no FRP Inglês que partilha o mesmo motor que o nosso 1.7

                                              E não me vou algongar mais senão isto fica um testamento. Visita o nosso forum para mais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JohnnyEnglish Ver Post
                                                Olá, eu sei que o tópico já parece um bocado antigo, especialmente num forum concorrido como este.

                                                Não sei se te já decidiste ou se já o tens em posse. Mas dá um pulinho ao clubpumapt.com para descobrires mais.

                                                Sobre o carro, o carro é óptimo para quem tem uma paixão por ele. É mesmo preciso alguma dedicação ou vais acabar como outros tantos que compram e vendem num ápice. O 1.7 é preciso alguma carteira para o aguentar, especialmente se tens uma condução rispida e/ou conduzes maioritáriamente na cidade. Espera consumos na ordem dos 8 a 9litros de média. Caso faças estrada livre consegues algo tão baixo como 6 ou 6 e meio. Já na cidade as coisas disparam para os 10 ou 11litros, se meteres umas arrancadas nos semaforos ainda mais acima. No manual do Puma o consumo oficial urbano é 9.7litros.

                                                As peças é um dos seus calcanhares de aquiles, são caras e por vezes dificeis de arranjar. Quase todas as peças do fiesta são compativeis mas não te aconselho a mete-las, pelo menos em todos os casos. O filtro de oleo do 1.7 é muito maior que o do fiesta e puma 1.4/1.6 (só um exemplo). E há mais por aí, obviamente (como a panela final especifica do 1.7). A correia muda-se aos 5 anos invéz dos 10 anunciados para outros modelos semelhantes.

                                                Em termos de vivacidade o carro é bom, não é particularmente o mais rápido mas sem dúvida que é dos melhores que aí andam sem ter que andar mais rápido que eles. Além de serem bem raros e bem cotados comercialmente quando estimados.

                                                Deverás conseguir uma velocidade máxima na ordem de 220/230 de ponteiro e um 0-100 na ordem dos 8.8segs (vá 9 para ficarem nas contas redondas). Caso ainda tenhas interesse em desligar o controlo de binário ele arranca até aos 100 em menos de 8segs, o problema é que mais tarde poderás dar cabo do carro. Versões mais tardias têm 0-100 mais lentos devido a um controlo de binário mais apertado, a ford assim o decidiu porque a fiabilidade estava a sair afectada. Por volta de Maio de 2000 saiu a versão 3 em que há alguns que até trazem o motor MHB. No entanto só vi ainda um por cá mais um por confirmar nas ilhas.

                                                O motor é optimo para lhe dar uns "trocos", com um colector 4-2-1 preferêncialmente da miltek, piper ou janspeed+repro da ford+cams+admissão= 155cv Pelo menos é isto que fizeram por contas altas no FRP Inglês que partilha o mesmo motor que o nosso 1.7

                                                E não me vou algongar mais senão isto fica um testamento. Visita o nosso forum para mais.
                                                Obrigado pela opinião. Ainda não adquiri o carro, mas continuo interessado, se bem que neste momento estou meio de pé atrás, pelo seguinte: no outro dia fui vê-lo, e descobri o seguinte: o carro tem 60mil km, e no motor está marcada uma kilometragem a corrector, neste caso de 59mil e tal km. Fiquei bastante intrigado com esta situação, e tenho de questionar o dono. Porque é que o motor haveria de ter aquela kilometragem marcada?

                                                Em relação ao que disseste.. Epá eu não faço alterações, nem o carro é para andar na escáfia.. É para manter original, e para ser bem tratado.. Espero que nessas condições seja um carro que me consiga dar alguma fiabilidade

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ...tem essa quilometragem marcada a corrector porque mudaram a distribuição por volta dos 59 mil, e assim ja sabem que aos 120 devem mudar de novo ;) penso eu de que hehe

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Muita atenção aos Pumas 1.7 versão 1!!

                                                    O contador é analogico e acaba aos 99999Km. Assim que achares algo entre 97 e 98 dá-me um toque para eu espreitar. As versões 1.5 ; 2 e 3 já têm mostrador digital mais credivel.

                                                    Ainda dentro das versões mais recentes, acede ao menu escondido. (dicas no nosso forum) assim poderás ver erros DTC existentes no carro.

                                                    Pergunta que óleo usa, deverá ser o 5w30. Se bem que o manual permita usar até 10w40 mas não vou muito nessa. Pergunta pelo consumo de óleo, os 1.7 devoram-no em certos casos, como por exemplo, quando tem os segmentos de óleo mais gastos. Isto não é propriamente mau, bem... é de evitar a compra caso consigas prever. Mas não perde performance por isso. A pior situação será os segmentos de compressão nas lonas (visivel com um teste de compressão, os valores devem rondar por volta dos 13BAR quando tudo está ok) ou então as camisas NIKASIL estragadas. Estas coisas é logo a morte do artista. Lembra-te que um 1.7 não tem rectificação possivel, poderás apenas substituir o bloco por outro.

                                                    Quando fores ver o carro, lembra-te de ver o que mais puderes no que toca a anomalias. E se quiseres um acessivel e porreiro, está um rapaz no nosso forum a vender com estofos em pele já montados e bastante impecavel.

                                                    Vai expondo as tuas dúvidas que a malta está cá para te ajudar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                      ...tem essa quilometragem marcada a corrector porque mudaram a distribuição por volta dos 59 mil, e assim ja sabem que aos 120 devem mudar de novo ;) penso eu de que hehe

                                                      Faz todo o sentido que seja mesmo isso.

                                                      Já vi vários carros também assim, em que o que estava lá escrito, era por ter mudado a distribuição.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                        ...tem essa quilometragem marcada a corrector porque mudaram a distribuição por volta dos 59 mil, e assim ja sabem que aos 120 devem mudar de novo ;) penso eu de que hehe
                                                        Não tinha pensado nisso.. Pode ser mesmo, porque nos documentos do carro tem lá uma mudança de distribuição aos 59mil....

                                                        Originalmente Colocado por JohnnyEnglish Ver Post
                                                        Pergunta pelo consumo de óleo, os 1.7 devoram-no em certos casos, como por exemplo, quando tem os segmentos de óleo mais gastos. Isto não é propriamente mau, bem... é de evitar a compra caso consigas prever. Mas não perde performance por isso. A pior situação será os segmentos de compressão nas lonas (visivel com um teste de compressão, os valores devem rondar por volta dos 13BAR quando tudo está ok) ou então as camisas NIKASIL estragadas. Estas coisas é logo a morte do artista. Lembra-te que um 1.7 não tem rectificação possivel, poderás apenas substituir o bloco por outro.
                                                        Mas é comum os segmentos (compressão) irem à vida nestes carros?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                          ...tem essa quilometragem marcada a corrector porque mudaram a distribuição por volta dos 59 mil, e assim ja sabem que aos 120 devem mudar de novo ;) penso eu de que hehe
                                                          Tipo já vi mas noutra teoria , casas que ficam com os motores de salvados pegam e marcam o numero de km que tinha o carro/motor para depois se saber devido á quantidade de motores existentes .

                                                          Já vim assim marcado a corrector e o motor era recondicionado , ou seja motor novo .

                                                          abcs

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            Tipo já vi mas noutra teoria , casas que ficam com os motores de salvados pegam e marcam o numero de km que tinha o carro/motor para depois se saber devido á quantidade de motores existentes .

                                                            Já vim assim marcado a corrector e o motor era recondicionado , ou seja motor novo .

                                                            abcs
                                                            Foi isso que pensei inicialmente..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X