Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião acerca de Alfa 156 1.6 TS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião acerca de Alfa 156 1.6 TS

    Ando de olho num alfa 156 1.6 TS, mas um bate-chapas e um mecânico têm opiniões negativas acerca da fiabilidade da electrónica e da afinação do motor (têm tendência para desafinar).

    Estes opiniões são correctas e fundamentadas, ou são opiniões de alguém mal informado que ficou "preso" ao Alfa 33, 75 e 155?

    Existem alguma questão acerca da fiabilidade destes carros, em especial do motor 1.6 TS, à qual devo prestar especial atenção?

    Thanks!

    P.S.: Não vale a pena sugerir outros motores, outros combustíveis ou outros carros... As quais agradeço, mas não vão adiantar nada...

    #2
    Não te posso dizer muita coisa, apenas que procures no forum, há muitos tópicos sobre o 147 1.6... o motor é o mesmo...

    Boa sorte!

    Comentário


      #3
      Isso do desafinar não serão os carburadores?? É que este motor tem uns quantos...

      Comentário


        #4
        Viva

        Eu tenho um alfa Romeo 156 1.6 TS e nunca tive problemas de electrónica ou de motor desafinado, loool
        Quem te deu esses conselhos ainda vive no passado...
        Se quiseres saber mais sobre esse modelo e motorização passa pelo seguinte forúm:
        http://www.alfaromeoteam.com/

        Comentário


          #5
          Tive dois TS 1.6 e ainda tenho um 147 com esse motor, 100.000km sem qualquer avaria.

          Electronica 100% motor exelente enbora á quem diga que o 1.8 ts é o mais equilibrado.

          Cuidados que deves ter é com a manutenção das correias e variador de fase a tempo e horas, de resto não há mais a dizer pois são bastante fiáveis.

          Comentário


            #6
            No tempo dos carburadores é que os alfas desafinavam, o TS não desafina!

            Pelo que sei, são motores fiáveis, bastando fazer a manutenção regular, o que não falta por aí é pessoal com o 147 que te pode dar mais detalhes!

            Comentário


              #7
              Thanks!

              A minha resposta foi essa: Este motor tem injecção e não carburador, não estarão a confundir com o 33 ou o 147?

              O motor tem 180 mil km...

              Comentário


                #8
                Com 180 mil se não mudou deverá mudar o kit de distribuição pela segunda vez, aconselho-te a mudar também o variador de fase para aproveitar a mão de obra já que o trabalho é o mesmo.

                Com esses quilometros há que ter atenção a outros pontos de desgaste como suspenção, embraiagem, velas NGK platiniun isto é se nunca foram trocados.

                Conheço uma pessoa com um 156 1.6 ts com 250.000, ele não costuma ser muito cuidadoso com as manutenções mas o Alfa ainda rola com bastante saúde, por isso eu digo, os motores TS são bastante fiáveis se for mantido como manda a lei mais descansado irás andar com esse Alfa.

                Comentário


                  #9
                  Sinceramente é por essa e por outros, que certas marcas acabam por não se livrar dos esteriótipos criados.
                  Editado pela última vez por nto; 12 April 2011, 14:36.

                  Comentário


                    #10
                    Sim, o 1.6 TS tem tendência a desafinar.
                    Mas indo à AE fica bom.
                    Afina logo. Faz Puf, do género Chocapic.

                    Depois o 156 tem tendência a enferrujar, e se enferruja!
                    É ferrugem nas calhas dos vidros, no tecto, capot e nos pára choques.
                    Existem relatos de ferrugem no chão, o que leva ao apodrecimento do mesmo, ficando sem chão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                      No tempo dos carburadores é que os alfas desafinavam, o TS não desafina!

                      Pelo que sei, são motores fiáveis, bastando fazer a manutenção regular, o que não falta por aí é pessoal com o 147 que te pode dar mais detalhes!
                      Também não é verdade.
                      Nem nesse tempo os Alfas, ou outro motor qualquer com carburadores desafina por obra do acaso.
                      São tudo mitos que, infelizmente, por culpa muitas vezes dos mecânicos da esquina, não desaparecem.

                      Comentário


                        #12
                        Relativamente ao 156, já foi dito o principal.
                        Reforço a vontade que os 156 têm em danificar os triângulos da suspensão e, mais importante, os motores TS necessitam duma manutenção a tempo e horas.

                        Infelizmente têm chegado alguns TS com motores partidos a algumas oficinas.

                        Comentário


                          #13
                          Sei que mudou no fim de semana os triângulos, tenho que perguntar pelo kit de distribuição e variador de fase. Sei que é algo recorrente em vários foruns, alguém me explica o que é, porque é tão importante e porque só aparece a referência na Alfa (que eu tenha reparado)...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                            Sei que mudou no fim de semana os triângulos, tenho que perguntar pelo kit de distribuição e variador de fase. Sei que é algo recorrente em vários foruns, alguém me explica o que é, porque é tão importante e porque só aparece a referência na Alfa (que eu tenha reparado)...
                            A função do variador de fase é variar o tempo da abertura das válvulas, é tipo um vtec á moda da Alfa Romeo.

                            Comentário


                              #15
                              Se gostas do carro... avança!

                              E depois muda de mecânico...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                Se gostas do carro... avança!

                                E depois muda de mecânico...
                                Precisamente! Se esse fala assim do carro, não tem os mínimos conhecimentos para mexer nele. É um conselho sério.

                                Em relação ao 156, é um bom carro: estética arrebatadora, interior acolhedor e desportivo, motores com temperamento desportivo e uma nota de escape que incita a carregar no acelerador. Também costumam vir bem bastante bem equipados, tendo em conta a época. Em termos dinâmicos, as versões com motores Twin Spark (como é o caso aqui), tinham um comportamento exemplar, do melhor que se fazia.

                                Mas é claro que há contras: os motores TS trocam o kit de distribuição de 3 em 3 anos ou de 60 em 60mil Km. É uma operação que fica em cerca de 600 ou 700€ na marca e não há muita gente fora da marca que o saiba fazer correctamente, pois provavelmente não saberão trancar as árvores de cames (deixando o motor for de ponto) ou sequer o que é um variador de fase (como já disseram, é o VTEC da Alfa, só que com comando hidráulico em vez de electrónico).
                                A suspensão, apesar de muito evoluída, tem tendência para gastar os triângulos superiores ao fim de cerca de 100mil Km, mas felizmente não são muito caros.
                                Ah, e para um familiar médio de 3 volumes, a mala (de 378L), é pequena.

                                De resto, é um carro como qualquer outro. Eu acho que é uma opção perfeitamente válida (senão a melhor!) para quem quer um carro familiar usado com veia desportiva!

                                Comentário


                                  #17
                                  Thanks to you all!

                                  Já agora consumos? Realistas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Hoje foi-me encontrar em Setúbal com um potencial vendedor de um 156 1.8 TS. Infelizmente o negócio não foi para a frente, pela inflexibilidade dos dois lados, ele não baixava e eu não tenho mais dinheiro disponível.

                                    Tirando isso, o vendedor foi impecável e fiquei a saber mais acerca do 156. Das vicissitudes e dos pontos positivos.

                                    A ter em atenção é, como já referido, os triângulos e o variador de fase. Mas poucos sabem mudar este último como deve ser. Aconselhou também a utilização de óleo Selenia e estar sempre atento ao nível.

                                    Disse também que a primeira versão deste motor, com colectores em alumínio é a melhor.

                                    O teste drive confirmou as melhores expectativas em relação ao carro. Embora eu tenha mostrado alguma "azelhice", devido ao facto de estar habituado a diesel e a embraiagem do 156 e a engrenamento das mudanças ter que ser decidida, sem hesitações. uma questão de hábito.

                                    Não fiquei com o carro, mas fiquei com o contacto de uma oficina especializada em Alfa Romeo (o vendedor conduz um 166 com motor V6 turbo). Contacto que posso passar a quem for da zona ou possa ir lá.

                                    Ainda bem que ainda existem bons mecânicos e bons vendedores.

                                    Uma última palavra para uma afirmação dele: "o que deu mau nome à Alfa foi a assistência. Além de mecânicos e empresas que não sabiam no que estavam a mexer. Preferem dizer que Alfa não presta a tentar perceber a mecânica Alfa".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fico contente por teres gostado do carro! Outras oportunidades hão-de aparecer! Eu tive um 155 com o 1.6 TS de 120cv e o carro fazia-me constantemente à volta de 8,5L, talvez menos se andasse mais devagar. Em Lx fez-me para aí uns 11L, mas também não fui muito meigo com o pé direito. O 1.8 de 144cv gasta precisamente o mesmo.

                                      Em relação à 1ª versão do motor (CF1), aquilo que é em alumínio é a tampa do motor. Mais tarde, a partir de finais de 98 ou princípios de 99 passou a ser em plástico, a versão 2 (CF2) desse motor. Mais tarde mudaram-se mais umas coisas (acelerador drive by wire, mais uma sonda lambda, 3 catalisadores) e veio a versão 3 (CF3).

                                      Os colectores não são em alumínio de série em versão nenhuma. Poderão é ter sido trocados por uns em alumínio, mas acredito que o dono se referia à tampa do motor.

                                      Este é um CF1, com tampa em alumínio:



                                      Este é um CF2, com tampa em plástico:



                                      Já agora, o vendedor do 156 1.8 que foste ver não se chamava Raul?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não, chama-se Luis...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                          Não, chama-se Luis...
                                          Ah, ok!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                            Ando de olho num alfa 156 1.6 TS, mas um bate-chapas e um mecânico têm opiniões negativas acerca da fiabilidade da electrónica e da afinação do motor (têm tendência para desafinar).

                                            Estes opiniões são correctas e fundamentadas, ou são opiniões de alguém mal informado que ficou "preso" ao Alfa 33, 75 e 155?

                                            Existem alguma questão acerca da fiabilidade destes carros, em especial do motor 1.6 TS, à qual devo prestar especial atenção?

                                            Thanks!

                                            P.S.: Não vale a pena sugerir outros motores, outros combustíveis ou outros carros... As quais agradeço, mas não vão adiantar nada...

                                            Pode ser que este link ajude
                                            /// Crash Tests de Antaño: Alfa Romeo 156 /// - ForoCoches

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                              Mas que obcessão!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                Acho muito importante a segurança de um automóvel, mas não me parece um factor importante quando se opta por um automóvel desta idade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para quem tem um Xantia de 97... A segurança até deve ser melhor (o Xantia ofi lançado em 93)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A diferença não será muita (o Alfa era dos piorzinhos da altura em segurança passiva), mas o Alfa será melhor, sim. Em termos de segurança activa também iria dizer que sim, mas o Xantia se tiver a suspensão hidráulica em condições é também um carro muito seguro e com um comportamento muito são.

                                                    Por outro lado, vais notar também uma melhor qualidade de construção e materiais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Também não é verdade.
                                                      Nem nesse tempo os Alfas, ou outro motor qualquer com carburadores desafina por obra do acaso.
                                                      São tudo mitos que, infelizmente, por culpa muitas vezes dos mecânicos da esquina, não desaparecem.
                                                      Ah pois não...


                                                      Não tivesse passado lá por casa um exemplo desses novinho (um 33) e até poderia pensar em acreditar nisso...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Ah pois não...


                                                        Não tivesse passado lá por casa um exemplo desses novinho (um 33) e até poderia pensar em acreditar nisso...
                                                        Como se fosse minimamente relevante aquilo em que acreditas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Consumos reais, cerca de 10 litros.

                                                          Menos do que isso em média, é muito muito dificil mesmo.

                                                          Manutenção algo cara.

                                                          Problemas:

                                                          Variador de fase
                                                          termostato
                                                          triangulos(superiores e inferiores)


                                                          Os de 98/99 ganham ferrugem nas calhas dos vidros.

                                                          Compra só se gostares muito, senão vais-te arrepender.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Como se fosse minimamente relevante aquilo em que acreditas...
                                                            Lá estás tu a entrar a pés juntos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X