Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Protótipo] Superbus project

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Protótipo] Superbus project













    Desenvolvido pela Netherland's Delft University of Technology, este protótipo tem umas dimensões abastadas: 15 metros de comprimento, tendo 2,55 metros de largura e apenas 1,65 metros de altura.
    Com um peso (completamente carregado) de 9500 kg, este "autocarro" austenta uma carroçaria aerodinâmica, com oito portas "asas de gaivota" em cada lado e com capacidade para 23 passageiros, este veículo é movido por uma bateria de iões de lítio, cujo pico de potência é de cerca de 800 cv, tendo como velocidade máxima os 250 km/h e uma autonomia de cerca de 210 km.

    Se tudo correr como está previsto, este "autocarro" estará a circular nas ruas do Dubai dentro de 4 anos, em 2015.

    Fonte: WorldCarFans

    Para quem tiver mais curiosidade sobre este mastodonte, aqui fica o sítio na net sobre ele: http://www.superbusproject.com/
    Editado pela última vez por xeLa; 12 April 2011, 17:04. Razão: São 8 "asas de gaivota" em cada lado.

    #2
    WTF!!!!!!

    Comentário


      #3
      Deve ser manobrável à brava!

      Comentário


        #4
        wtf is that?! :|

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por golden58 Ver Post
          wtf is that?! :|
          Um autocarro. Então não se vê logo?

          Comentário


            #6
            tenho quase a certeza que já tinha passado cá pelo forum, apesar de já ter sido à uns anitos, quando ainda estava apenas em fase de idealização.

            É bom saber que o projecto não parou e já existe protótipo.

            No entanto, comprimento e largura de um "bus" clássico, mas apenas metade da capacidade e uma autonomia assim tão curta?

            Na altura que conheci este projecto, a lógica por detrás de muitas das soluções por eles encontradas partem de perguntas estupidamente simples. Como por exemplo, porque é que autocarros de turismo têm de ter possibilidade para pessoas em pé? E para mais hoje em dia, com legislação a obrigar cintos de segurança neste tipo de veiculos
            Só esta pergunta dá pra reestruturar todo a arquitectura desta classe de veiculos, permitindo que sejam, pelo menos, bem mais baixos.

            Os meus "bonecos", no entanto, diferem brutalmente deste.

            Também o objectivo de ter mais velocidade nas deslocações, obriga a repensar toda a arquitectura e a distribuição de peso para maior estabilidade dinâmica. Não faz sentido que o lastro maior (passageiros) fique bem acima do lastro menor (bagagens), prejudicando o centro de gravidade. Eliminando o corredor central também permitiria autocarros uns 20, 30cm mais estreitos (também com beneficios aerodinâmicos, reduzindo área frontal), sem no entanto perder a capacidade total de passageiros. O acesso às bagagens poderia ser feito em moldes semelhantes ao interior de um avião, com compartimentos acessiveis acima dos passageiros.

            Também pensei em motorização eléctrica, com um motor por roda, já que permite uma enorme economia de espaço, mas as baterias continuam a ser um problema dificil de contornar. E apesar de existirem outras formas de armazenamento de energia, ainda estão em fase embrionária, pelo que, pela lógica, teriamos de ficar agarrados às baterias de momento.

            Mas depois de ter visto o Jag Cx-75, optaria claramente por uma solução range-extender. Aquelas mini-turbinas parecem-me uma solução cada vez mais apetecivel...

            Poderia ser uma alternativa aliciante para ligar 2 cidades, obviamente por AE, circulando a velocidades de cruzeiro À volta dos 150, 160km/h, ao mesmo ritmo de veiculos ligeiros.

            Um autocarro, que por uns cálculos rápidos, seria mais baixo à volta de 1.3m-1.5m em relação aos actuais, mais estreito uns 20-30cm, com capacidade semelhante aos actuais, com as massas correctamente distribuidas, e, com algum cuidado na sua concepção, ainda cortar uns 10-20% à tara.

            De qualquer forma, espero que este Superbus encontre o seu lugar. Talvez dê para "desbloquear" o design neste tipo de veículos.
            Aliás, todo o tipo de transportes pesados está num estado de concepção algo vegetativo. Está tudo de tal forma convencionado e standardizado que vai ser uma batalha dura para singrarem soluções novas e até superiores às que actualmente temos.
            Editado pela última vez por crash; 12 April 2011, 16:07.

            Comentário


              #7

              Comentário


                #8
                So falta a chapa na trazeira a dizer "veiculo longo"

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Um autocarro. Então não se vê logo?
                  lol, não tinha chegado a essa conclusão

                  Comentário


                    #10
                    Isso nas estradas da Serra da Estrela era um miminho...

                    Comentário


                      #11
                      Deve ser divertido andar nisso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 22mr Ver Post
                        Deve ser divertido andar nisso.
                        Principalmente à velocidade máxima de 250Km/h

                        Comentário


                          #13
                          os 210km de autonomia é carregado ou descarregado?

                          Comentário


                            #14
                            Isto nunca vai funcionar, como faz o motorista para ver se o pessoal tem o passe válido ou pagou o bilhete??

                            Comentário


                              #15
                              Isto nos STCP, carregado de bêbedos na Queima a descer a Trindade às 6h da manhã a assapar équéra!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
                                os 210km de autonomia é carregado ou descarregado?
                                A frase é separada por um ponto final da que menciona o veículo carregado, mas eu diria que é carregado.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X