Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Teorias para o meu velho bólide

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Teorias para o meu velho bólide

    Boas a todos, em conversa com um amigo da mecatrónica, sobre eu manter o meu corsa 1.5d A para toda a vida, ao falar inocentemente de colocar as jantes 14' e respectiva averbação no livrete, surgiu a discussão de que as mesmas poderiam melhorar 2 vertentes no carro, velocidade e consumos, ora como eu pensava em comprar um novo carro nos próximos tempos e a crise veio mesmo para ficar, estou cada vez mais decidido em aplicar alguns €uros no meu velho carro para o tornar "jovem" de novo.
    Gostava que quem percebe destas teorias do tamanho dos pneus/jantes me poderia confirmar ou desmentir a teoria do meu amigo (actualmente tenho os pneus de 13' - não sei medida exacta) e segundo ele ao mudar a medida para de 14' ficaria mais bem servido. O questão do conforto já se sabe que não se aplica, pois o carro já é mesmo uma tábua...

    Venham de lá esses argumentos e teorias novas para eu assimilar ou não a coisa...

    #2
    Era importante saber o que usas.

    Será 145/80-13?
    155/70-13?
    165/65-13?

    Mudar para???

    175/65-14?
    185/60-14?

    Comentário


      #3
      De facto não sei a medida exacta actual, algo que ficarei a saber amanhã e colocarei aqui, para a mudança que seria também não sei, dai esperar as vossas opiniões, o meu amigo falou-me na "altura" do pneu, em detrimento da largura, mas medidas não sei mesmo, aguardo as sábias opiniões, e mesmo sem saber as medidas, será mesmo viável?

      Comentário


        #4
        Normalmente ao colocares uma jante maior, estás a por uma jante mais pesada, logo, mais consumos.

        Um diâmetro maior de roda pode significar mais velocidade de ponta, mas menos aceleração. Quantas vezes por dia dás a velocidade máxima no teu veículo? Quantas vezes por dia utilizas a aceleração total do teu veículo?

        Comentário


          #5
          Neste momento a jante que tenho é a jante de "ferro" com uns tampões... logo a questão do peso penso não se colocar. A aceleração é muito usada devido aos percursos urbanos que faço, a velocidade máxima raramente a utilizo pois não tenho necessidade, uso sim o pé a fundo em ultrapassagens. Para andar depressa a preocupação nos consumos não se colocaria, é um carro que consome muito pouco, mas se esta mudança de perfil do pneu aliado a uma jante de liga leve ajudar a baixar ainda mais os ditos, tanto melhor.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
            Era importante saber o que usas.

            Será 145/80-13?
            155/70-13?
            165/65-13?

            Mudar para???

            175/65-14?
            185/60-14?
            Salvo erro o GT calçava 165/65/r14

            Comentário


              #7
              Dificilmente as jantes 14 a meter são mesmo "leves".
              Devem ser mais pesaditas do que as 13 de Ferro.

              O 1500 D na minha opinião não precisa de mais do que 13 para nada.

              Comentário


                #8
                Sim, GT's usaram 165/65-14.

                O 1500 D deve ter 145/80-13 ou 165/70-13

                São um pouco altos.
                Mais do que 165 não vejo interesse no Corsa A.

                Eu talvez fosse para 165/65-13, para encurtar ligeiramente o carro; e porque se arranjam pneus.
                Agora não sei se está homologado.

                Se queres meter as jantes 14 do GT, então 165/65-14, mais largos não me parece bem.
                O carro não tem peso para isso.
                Editado pela última vez por gtabarth; 15 April 2011, 00:27.

                Comentário


                  #9
                  Certifica-te primeiro das medidas dos pneus que tens agora no carro, para quando colocares jante e pneu maior, escolheres a medida correcta que permita o mesmo perímetro de roda, para não haver alterações na relação de transmissão final.

                  Basicamente vais ficar com pneu de perfil mais baixo. O que vai tornar tudo mais "riginho".
                  A questão do peso é importante.
                  Podes ter jantes em ferro, mas as jantes em liga às vezes não são tão leves como o nome sugere.
                  É que jantes que são feitas em ligas leves, no geral precisam de mais material na sua concepção para oferecerem os niveis de resistência de uma jante de ferro, o que por vezes anula a vantagem de peso.
                  Ao aumentares 1 polegada o tamanho da jante, arrisca-te que elas possam chegar a pesar tanto como as de ferro que tens agora.
                  E aí deixa de haver vantagens. Por isso pesquisa bem.

                  Só para teres uma ideia. Também tenho jantes de 14 no meu carro. Depois de um despiste, danifiquei seriamente duas delas e tive de trocá-las. Eram de liga leve. As que comprei para substitui-las retiram cerca de 2.2kg por roda. E aí sim, temos vantagens. Melhoras o trabalhar da suspensão e tens menos inércia em mudanças de direcção, potenciando a agilidade. Em massas não suspensas, mesmo diferenças modestas de peso, podem ter beneficios expressivos no conjunto dinâmico do carro.

                  Diferenças no peso nas jantes de liga leve devem-se fundamentalmente aos métodos de fabrico. Obviamente, conforme mais leves, mais caras são

                  Depois de resolvida a questão das jantes, tens os pneus.
                  No geral, ao aumentares de jante, não ficas apenas com perfil mais reduzido, o que até pode beneficiar a precisão direccional, mas, no geral, também vens com mais área de contacto com o solo, já que a largura do pneu também costuma crescer.

                  E lamento informar, mas apenas vais piorar a obtenção de velocidade e de consumos, pois ao existir mais área de contacto, aumentas o atrito, o que prejudica performances e consumos. É claro que poderemos estar a falar de diferenças negligenciaveis, mas estão lá. Como não sabemos qual a medida original, até pode haver beneficios que compensem estas pequenas percas.

                  Quando tinha o Uno, troquei os seus fininhos pneus 145 (que nem sequer estavam homologados no livrete. ) por 165, e os beneficios foram mais que muitos, reduzindo de forma visivel a tendência para sair de frente.

                  De qualquer forma, é apenas tomar atenção na altura de tomar decisões.

                  Existe sempre algum desconhecimento e ingenuidade na hora de trocar de rodas (seja porque motivo fôr), mas sendo o elemento de ligação ao solo, convém alguma prudência, pois pode afectar seriamente toda a dinâmica e segurança activa do carro.

                  Boa reflexão

                  Comentário


                    #10
                    Pois Crash, mas tu chegaste onde eu queria chegar.

                    Tu quando foste dos 145 para os 165, foste para os 165/65-13 de que falo, que são mais curtos.
                    Tu reduziste a Relação Final do carro, pelo que melhorou.

                    Atenção também à borracha.
                    A comparação ideal devia ser com borrachas identicas.

                    Eu para os Unos tenho identificada a medida ideal para todas as motorizações.

                    155/70-13
                    903
                    999
                    999 CAT
                    1108 CAT
                    1301 D

                    165/65-13
                    1116
                    1108
                    1700 D

                    175/60-13
                    1368 TD
                    1301
                    1372

                    Para Versões Turbo i.e.

                    Jante 13: 195/55-13
                    Jante 15: 195/45-15

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Pois Crash, mas tu chegaste onde eu queria chegar.

                      Tu quando foste dos 145 para os 165, foste para os 165/65-13 de que falo, que são mais curtos.
                      Tu reduziste a Relação Final do carro, pelo que melhorou.

                      Atenção também à borracha.
                      A comparação ideal devia ser com borrachas identicas.

                      Eu para os Unos tenho identificada a medida ideal para todas as motorizações.

                      (...)
                      Mas repara que a medida nem sequer estava homologada. O carro chegou-me assim às mãos. Ou seja, a medida incorrecta estava sempre com os 145.
                      No livrete estava homologada 135, 155 e 165 (não me recordo dos perfis, para poder confirmar).
                      Ou seja, o perimetro idêntico fica sempre garantido nas medidas homologadas.

                      Comentário


                        #12
                        Se usas 145/80R13, como eu, 165/65R14 é a medida ideal.

                        Se bem que o meu pai, com o antigo Corsa A tinha 185/60R14... Patudo!

                        Pena não teres furação PSA, porque as jantes do 106 Rallye são mesmo bem leves.

                        Comentário


                          #13
                          Muito obrigado pelo texto crash, acredito claramente que terei de ter em conta bastantes detalhes, e como eu não sou entendido, procuro informar-me bastante para não fazer nenhuma asneira. Amanhã cá deixarei as medidas actuais dos pneus para que fiquem com esse dado.

                          gtabarth, o carro é de facto alto, e o que o meu amigo falou foi mesmo dum perfil de pneu mais alto, depois veremos se o que tenho precisa de mudar para a tal 14' ou não, ou se actualmente a medida é a que melhor se adapta. No entanto uma chamada de atenção, eu uso mesmo o carro para transportar mercadorias, ando muitas vezes (não todos os dias) com a bagageira bem composta, pelo que o peso será mais que apenas o meu.

                          Cumps.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                            Mas repara que a medida nem sequer estava homologada. O carro chegou-me assim às mãos. Ou seja, a medida incorrecta estava sempre com os 145.
                            No livrete estava homologada 135, 155 e 165 (não me recordo dos perfis, para poder confirmar).
                            Ou seja, o perimetro idêntico fica sempre garantido nas medidas homologadas.
                            Crash: esses Unos normais vinham com livrete a constar 135/80, 155/70 e 165/65.
                            Ainda assim são equivalentes mas os 165/65 são mais curtos, logo marginalmente conferem mais aceleração.
                            No entanto para motor 1000 e 1100 se catalisado eu acho que 155/70 é o mais eficaz.
                            (Sempre com borracha idêntica claro)

                            Os primeiros Unos com motor 903 do 127, montados em Portugal na SOMAVE até finais de 1985 traziam 145/80-13
                            Mais um factor, para além da caixa de 4 e do grupo redutor diferencial final mais longo, a contribuir para a "famosa 3ª dos 127".


                            Ora aqui tens os Perimetros:

                            135/80-13 1,716 m
                            145/80-13 1,766 m
                            155/70-13 1,719 m
                            165/65-13 1,711 m


                            Portanto ao trocares de 145/80 para 165/65 tu conseguiste encurtar o carro 3,2 %

                            O que te dá no ponteiro 165 km/h = 160 km/h (Maior erro com os 165/65-13).

                            Mas o carro acelera mais rápido, pois não te esqueças que por cada rotação da roda, percorres menos 55 mm

                            Comentário


                              #15
                              Mas Correia, tu já tens em vista umas jantes 14 usadas com pneus montados?

                              É isso que não percebi bem.

                              ...

                              Caso compres umas 14, do GT já agora, tens aqui outro estudo que fiz;

                              Todos falamos em jante 13, 14, 15, 16, 17, etc.
                              Mas elas também têm uma largura.
                              Que pneus podemos então colocar nas nossas jantes, tendo em conta a largura das mesmas?

                              Comentário


                                #16
                                Não, não tenho nada em vista, primeiro procuro saber se é uma alteração viável, depois se efectivamente o for, mandarei montar nas medidas certas, tentarei encontrar as ditas jantes mais leves que as de ferro, mesmo que sejam um pouco mais caras são as que quero comprar.

                                E assim se arranja informação útil, obrigado gtabarth pela tabela.

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma jante de 6'' aguenta bem 165/65, não fica German Style.

                                  Aliás, eu vou fazer isso.

                                  Experimenta este site: Tyrestretch.com - Image Library

                                  Exemplo de um 165/65R13 numa jante de 6*13'':

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não é por mudares as jantes que o carro vai parecer outro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 22mr Ver Post
                                      Não é por mudares as jantes que o carro vai parecer outro.
                                      Não mesmo?

                                      Exemplo:





                                      E nota-se bastante a aderência 145/80R13 vs 165/65R14, isto, pelo menos no 205. Além de que se notam melhorias a travar.

                                      Consumos, não há nada a apontar, assim como o andamento.

                                      Agora se falarmos em 185/55R14... Consumos aumentam um bocadinho, melhor aderência, melhor travagem, mas parece que perde um bocado de "arranque".

                                      No caso das jantes deste último, os 185/55R14 até que não se sentem muito, as jantes são bastante leves (106 Rallye, idealizadas pela Michelin)
                                      Editado pela última vez por DIG; 15 April 2011, 09:39.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só de pensar que o Bluebird cá de casa tem no livrete 165 S R14...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 22mr Ver Post
                                          Não é por mudares as jantes que o carro vai parecer outro.
                                          Nem concordo com isso, nem disse no tópico que apenas ia alterar (ou não) o tamanho dos pneus.

                                          Bom, aqui ficam as medidas actuais dos pneus, 145/80 R13.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                            Uma jante de 6'' aguenta bem 165/65, não fica German Style.

                                            Aliás, eu vou fazer isso.

                                            Experimenta este site: Tyrestretch.com - Image Library

                                            Exemplo de um 165/65R13 numa jante de 6*13'':

                                            Ao primeiro estacionamento junto de um passeio...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              Ao primeiro estacionamento junto de um passeio...
                                              Já com as minhas jantes actuais isso acontece.

                                              Isto, quando toca. Odeio estacionar em paralelo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                e ainda andava eu com o meu "potente" carocha com jante 185/65(?)R15 e depois com o meu zx com jante 165/70R13...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                                  Se usas 145/80R13, como eu, 165/65R14 é a medida ideal.
                                                  Acertaste em cheio, vou começar a procurar jantes, se alguém souber um site porreiro para eu ver modelos e referências agradecia, deixo um tipo de jantes que adoro, chamem-me antiquado ou o que queiram, mas acho um "must"!



                                                  Eis também o que pretendo fazer no meu carro:

                                                  Nova pintura e respectiva mudança de cor (detesto carros brancos)
                                                  Estofar os bancos com um novo tecido (não sei se as portas também é possível fazer no mesmo sitio)
                                                  Novas ópticas (nada de xuning )
                                                  Para-choques colocado à cor da carroçaria
                                                  Películas escuras nos vidros traseiros
                                                  Retirar a "rede" da bagageira e colocar uma chapeleira
                                                  Ponteira de escape cromada
                                                  Novo revestimento para a maneta das mudanças
                                                  Novo volante

                                                  Tendo isto em conta, quantos €uros serão precisos mais coisa menos coisa? Já com os respectivos averbamentos de novo perfil de pneus e pintura de outra cor?

                                                  Grato a todos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fcorreia Ver Post


                                                    Eis também o que pretendo fazer no meu carro:

                                                    Nova pintura e respectiva mudança de cor (detesto carros brancos) 700€
                                                    Estofar os bancos com um novo tecido (não sei se as portas também é possível fazer no mesmo sitio) 200€
                                                    Novas ópticas (nada de xuning ) 150€
                                                    Para-choques colocado à cor da carroçaria
                                                    Películas escuras nos vidros traseiros 200€
                                                    Retirar a "rede" da bagageira e colocar uma chapeleira 75€
                                                    Ponteira de escape cromada 25€
                                                    Novo revestimento para a maneta das mudanças 25€
                                                    Novo volante 75€

                                                    Tendo isto em conta, quantos €uros serão precisos mais coisa menos coisa? Já com os respectivos averbamentos de novo perfil de pneus e pintura de outra cor?

                                                    Grato a todos.
                                                    Total é fácil fazer, averbamentos e afins lá gastas mais uns 200 euritos
                                                    Editado pela última vez por MonteiroRibas; 26 April 2011, 00:30.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fcorreia Ver Post
                                                      Neste momento a jante que tenho é a jante de "ferro" com uns tampões... logo a questão do peso penso não se colocar. A aceleração é muito usada devido aos percursos urbanos que faço, a velocidade máxima raramente a utilizo pois não tenho necessidade, uso sim o pé a fundo em ultrapassagens. Para andar depressa a preocupação nos consumos não se colocaria, é um carro que consome muito pouco, mas se esta mudança de perfil do pneu aliado a uma jante de liga leve ajudar a baixar ainda mais os ditos, tanto melhor.
                                                      Ora aqui estão uns quantos erros...

                                                      Ponto nº1: O facto da jante ser de ferro não invalida que a jante especial de 14 polegadas não seja mais pesada, não só porque ela é maior e mais larga, mas também porque isso acarreta (quase sempre) um aumento da largura do pneu, aumentando o peso total da roda (é isto que interessa).

                                                      Ponto nº2: Mesmo que o peso não seja alterado, se o pneu for mais largo terás (à partida) mais atrito, logo o carro andará menos e consumirá mais.

                                                      Ponto nº3: O "andar mais" por ter jante 14 é de alguém que ao estar a fazer esse curso deve estar agora no primeiro dia! A velocidade máxima é obtida mediante um conjunto de diversos factores (potência, aerodinâmica, escalonamento de caixa, etc), mas objectivamente só consegues ganhar velocidade se a última mudança do carro esgotar rotação com as rodas originais, e depois conseguires meter umas rodas maiores (diâmetro total) e o motor continue a conseguir esgotar a mesma mudança.

                                                      Aí sim, apesar de veres a mesma velocidade marcada no velocímetro (e esta relação permanece sempre inalterada até mudares de caixa de velocidades), o carro pode andar um pouco mais.

                                                      No entanto, esta combinação é muito rara, e na esmagadora maioria dos casos o que acontece é perder desempenho a acelerar e na velocidade máxima, sendo que desvios grandes de diâmetro total da roda e/ou aumentos significativos de pesos ainda podem prejudicar a sério o poder de travagem (algo que é longe de brilhante nesses carros).

                                                      Depois verifica também a homologação, pois a polícia pode passar-te o ticket se estiver diferente do livrete, mesmo que passe (com ou sem anotação) na IPO.


                                                      Só por curiosidade, eu num Clio I comecei por 12cc, 60cv, discos maciços, jante de ferro com pneu 155/70R13, e passei para o tamanho de jante seguinte, onde fui re-equilibrando o carro, nomeadamente:

                                                      - Motor 1.4 de 80cv (o 1.2 era curto para puxar as jantes, ainda mais com o novo grip);

                                                      - Linha central de escape do 1.4;

                                                      - Barra estabilizadora frontal do 1.4 (aquilo depois em AE ficava com a frente levezinha...);

                                                      - Travões ventilados do 5GT Turbo; (pois, é que para parar...);

                                                      - Jante de 15 polegadas;

                                                      - Motor 1.4 em AE foi ultrapassado por um 106 1.1 numa ligeira subida sem me dar hipótese de defesa (), e quando saí da AE para a estação de serviço travei à mesma velocidade que travava na Peugeot Partner (sim, a carrinha do pão) e tive de fazer um ar calmo, para a família não se aperceber que eu não sabia se ia levar uma bomba de abastecimento para casa em cima do capôt.


                                                      É evidente que o meu exemplo é demasiado extremo (ainda para mais se pensarmos quando isto foi feito), mas aprendi a grande lição de não tentar transformar um carro naquilo que ele não é.

                                                      Os carros vêm bastante equilibrados de origem, e embora se possa melhorar sempre aspectos em particular, quando mexemos o equilíbrio raramente sai beneficiado.

                                                      Se não tiveres a medida de jante 14 no livrete, é preferível meteres umas jantes 13 especiais, que já melhoram um bocadinho o aspecto do carro.



                                                      O carro não vai ficar mais jovem por ter jantes especiais.

                                                      É um corsa A, que deverá ter uns 2x anos de concepção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                                        Não mesmo?

                                                        Exemplo:




                                                        Não!

                                                        Essa comparação está para lá de atravessada!

                                                        Partindo do princípio que é o mesmo carro e que não foi pintado, a foto de cima dá ao carro uma cor quase amarelada, como um branco muito queimado.

                                                        A de baixo está num brilhante branco frigorífico.

                                                        Na foto de cima, ou o pára-choques é mesmo diferente, ou é "só" toda a parte inferior que não está pintada, nem tem o friso vermelho, nem tem os faróis de nevoeiro! Diferença pouca!

                                                        Na foto de cima, o carro tem um friso preto (até parece desalinhado) em toda a lateral, na foto de baixo está a chapa branca "limpinha".

                                                        Na foto de cima, a parte de trás dos espelhos retrovisores estão na cor de plástico original, na de baixo estão pintados.

                                                        Na foto de cima, o carro está com a direcção toda virada e com um espaço à cava das rodas a parecer um SUV, e isto com jantes e pneus todos sujos, na foto inferior está com a direcção direita, pneus todos engraxadinhos e brilhantes e num ângulo fotográfico bem mais favorável.


                                                        Por isso, a resposta à tua pergunta do "não mesmo?" é:

                                                        -Não mesmo!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          (...)

                                                          Depois de resolvida a questão das jantes, tens os pneus.
                                                          No geral, ao aumentares de jante, não ficas apenas com perfil mais reduzido, o que até pode beneficiar a precisão direccional, mas, no geral, também vens com mais área de contacto com o solo, já que a largura do pneu também costuma crescer.

                                                          E lamento informar, mas apenas vais piorar a obtenção de velocidade e de consumos, pois ao existir mais área de contacto, aumentas o atrito, o que prejudica performances e consumos.

                                                          (...)


                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          (...)

                                                          Ponto nº2: Mesmo que o peso não seja alterado, se o pneu for mais largo terás (à partida) mais atrito, logo o carro andará menos e consumirá mais.

                                                          (...)

                                                          De que forma a largura do pneu influêncía o atrito ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Não!

                                                            Essa comparação está para lá de atravessada!

                                                            Partindo do princípio que é o mesmo carro e que não foi pintado, a foto de cima dá ao carro uma cor quase amarelada, como um branco muito queimado.

                                                            A de baixo está num brilhante branco frigorífico.

                                                            Na foto de cima, ou o pára-choques é mesmo diferente, ou é "só" toda a parte inferior que não está pintada, nem tem o friso vermelho, nem tem os faróis de nevoeiro! Diferença pouca!

                                                            Na foto de cima, o carro tem um friso preto (até parece desalinhado) em toda a lateral, na foto de baixo está a chapa branca "limpinha".

                                                            Na foto de cima, a parte de trás dos espelhos retrovisores estão na cor de plástico original, na de baixo estão pintados.

                                                            Na foto de cima, o carro está com a direcção toda virada e com um espaço à cava das rodas a parecer um SUV, e isto com jantes e pneus todos sujos, na foto inferior está com a direcção direita, pneus todos engraxadinhos e brilhantes e num ângulo fotográfico bem mais favorável.


                                                            Por isso, a resposta à tua pergunta do "não mesmo?" é:

                                                            -Não mesmo!!!
                                                            Digo-te já que não são o mesmo carro.. Depois, o que ele pretendeu mostrar é que um mesmo modelo fica com outra pinta com outras jantes.. O carro dele até parece que sofreu uma jipose e acho que agora já tem algumas coisas do GTI..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X