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Revisões fora da marca = perca de garantia???

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    Revisões fora da marca = perca de garantia???

    Olá caros colegas automobilistas, venho colocar este post com o intuito de me ajudarem e ajudarem mais alguns a esclarecer esta situação:
    Por um "zunzun" não fundamentado e por ouvir falar do assunto, a revisão feita nos nossos carros por uma oficina credenciada e usando peças originais a garantia mantém-se??


    Cumprimentos

    #2
    sim, mantéma-se, saiu em diário da república.

    EDIT: e não é "perca" mas sim "perda"

    Comentário


      #3
      Parece que sim, por exemplo a midas.

      Comentário


        #4
        Bosch Car Service - Regulamento 461/2010

        A Rede de oficinas Bosch Car Service esclarece os condutores acerca do Regulamento 461/2010 da Comissão Europeia, segundo o qual, o consumidor não perde, necessariamente, a garantia do fabricante sobre o seu automóvel, pelo facto da manutenção do mesmo ser feita fora da rede oficial da marca. Fundamental é que sejam sempre respeitadas as recomendações oficiais do fabricante e que as peças utilizadas nas intervenções sejam de qualidade original ou equivalente.

        Comentário


          #5
          Perder, talvez até não percas, mas boa sorte depois a fazer valer os teus direitos

          Eu não arriscava "por tão pouco" fazer fora da marca!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
            Perder, talvez até não percas, mas boa sorte depois a fazer valer os teus direitos

            Eu não arriscava "por tão pouco" fazer fora da marca!
            Pois, embora a lei seja uma, a sua aplicação no mundo real poderá ser outra.

            Comentário


              #7
              Ai da marca que não cumpra um garantia de um carro que faz uma revisão na Midas ( ou noutra cadeia conhecida).

              Da direito imediato a processo mediático com publicidade negativa para marca e projeção gratuita para a Midas.

              Revisões podem ser feitas em qualquer oficina desde que estas oficinas sigam o procedimento definido pela marca.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelo reparo, mas já agora ....não é "mantéma-se" mas sim "mantém-se".......

                E obrigado aos colegas automobilistas, como sempre bem informados!

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Ai da marca que não cumpra um garantia de um carro que faz uma revisão na Midas ( ou noutra cadeia conhecida).

                  Da direito imediato a processo mediático com publicidade negativa para marca e projeção gratuita para a Midas.

                  Revisões podem ser feitas em qualquer oficina desde que estas oficinas sigam o procedimento definido pela marca.
                  Olha que se uma marca recusa uma garantia é porque o cliente não faz prova que fez a revisão segundo os procedimentos da marca e assim sendo a publicidade negativa se calhar é para a Midas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Carrro Ver Post
                    Olha que se uma marca recusa uma garantia é porque o cliente não faz prova que fez a revisão segundo os procedimentos da marca e assim sendo a publicidade negativa se calhar é para a Midas
                    Sim mas eu já fiz um revisão na Midas e deram-me papelada suficiente para confirmar a revisão de acordo com a marca...

                    É claro que se perder essa info: nada feito.

                    Comentário


                      #11
                      Foi aprovado um regulamento europeu que permite que a revisão seja feita fora da marca, em oficinas "certificadas", sem perder a garantia do fabricante!

                      Mais info:
                      Entrou em vigor no passado dia 1 de Junho o novo Regulamento do ps venda 461/2010 - auto|aftermarket|news
                      A Midas lana A Reviso Oficial - auto|aftermarket|news

                      Comentário


                        #12
                        Antenção à palavra "necessariamente" a seguir a "...não perde...". Pode haver situações em cause a perda de garantia.
                        Informem-se bem junto da entidade onde façam/queiram fazer a revisão/manutenção e tomem as precauções necessárias (documentação, acima de tudo) a evitar chatisses. Acima de tudo ponderem se a diferença de preço compensa mesmo a possibilidade de surgirem problemas

                        Comentário


                          #13
                          É necessário ter alguma cautela nestas coisas.


                          A lei é clara no que diz, mas contar com a aplicação "sem espinhas" pode ser complexo, e basta pensar um bocadinho.

                          Imaginemos que um carro em garantia faz uma revisão fora do concessionário e pouco tempo depois gripa.

                          Ao gripar, o cliente leva o carro à marca e esta analisa o problema.

                          Ao fazer a análise, digamos que a marca diz algo do estilo "levou o óleo incorrecto na última revisão feita fora, lubrificou mal o componente x, logo não damos garantia".

                          Como é que se descalça a bota?

                          Ficamos com o concessionário a chutar para a Midas (ou afins) e vice-versa, e existe naturalmente a possibilidade de recorrer a tribunais.

                          Mas qual é o custo e tempo desse recorrer ao tribunal?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Ficamos com o concessionário a chutar para a Midas (...)
                            Exacto, há que pensar um pouco de como as coisas se podem passar na vida real.

                            E nem é preciso ser um motor gripado, qualquer que seja o problema que o carro tenha, que se possa associar, (mesmo que remotamente) a uma intervenção fora da marca, e está-se com um problema sério entre mãos.

                            É que, por vezes, nem os concessionários oficiais têm facilidades com o importador (e a manutenção é feita "dentro de casa") quanto mais colocar um concessionário, que não fez essa intervenção e por si só já tem a sua resistência... a mediar a situação entre o cliente e o importador.

                            Dicas simples:

                            - Antes de comprar um carro novo, ter uma noção dos custos de manutenção associados a esse modelo/motorização.
                            - Algumas semanas antes da revisão, contactar os concessionários mais próximos e pedir orçamentos.

                            Acho que as soluções da Midas, Bosch e Precision são válidas, mas para serviços pós garantia.

                            Comentário


                              #15
                              Peço desculpa desenterrar este assunto.

                              Como é que e sei que uma dada empresa é certificada para fazer revisões como na marca? Existe alguma lista dessas empresas?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                É necessário ter alguma cautela nestas coisas.


                                A lei é clara no que diz, mas contar com a aplicação "sem espinhas" pode ser complexo, e basta pensar um bocadinho.

                                Imaginemos que um carro em garantia faz uma revisão fora do concessionário e pouco tempo depois gripa.

                                Ao gripar, o cliente leva o carro à marca e esta analisa o problema.

                                Ao fazer a análise, digamos que a marca diz algo do estilo "levou o óleo incorrecto na última revisão feita fora, lubrificou mal o componente x, logo não damos garantia".

                                Como é que se descalça a bota?

                                Ficamos com o concessionário a chutar para a Midas (ou afins) e vice-versa, e existe naturalmente a possibilidade de recorrer a tribunais.

                                Mas qual é o custo e tempo desse recorrer ao tribunal?
                                Bem eu já tive perto de ter problemas graves num carro que tinha graças a midas...

                                E não foi azar na oficina... corri 3 diferentes antes de saber sequer do erro feita na 1ª a que fui.

                                Não se tratava de uma questão de garantia, mas depois do mal feito... mandam-nos à marca..

                                Depois da marca dizer o que correu mal.. Temos zero provas.. pois o material não mudado até estava na fatura, por isso que provas tinha eu?

                                Comentário


                                  #17
                                  Penso que é uma linha bastante cinzenta...

                                  Só se a diferença for mesmo substancial é que poderá compensar, mas com óleo recomendado e com material original (porque o: "ou similar": levanta bastantes dúvidas) tenho algumas dúvidas se a diferença de preço será assim tão grande/compensatória.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pelo que constatei qualquer oficina pode fazer revisão oficial da marca desde que coloque o material indicado pela marca, pode é depois obter uma certificação própria.

                                    A questão é, como é que é garantido que é colocado o material correto na revisão? Que oleo? Que marca? Que viscosidade?

                                    Quanto a mim não existe simular, as peças indicadas pela marca são unicas e possuem uma unica referencia, quem diz as peças diz o oleo, não basta ter o API do oleo da marca para se poder meter no carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                      Pelo que constatei qualquer oficina pode fazer revisão oficial da marca desde que coloque o material indicado pela marca, pode é depois obter uma certificação própria.

                                      A questão é, como é que é garantido que é colocado o material correto na revisão? Que oleo? Que marca? Que viscosidade?

                                      Quanto a mim não existe simular, as peças indicadas pela marca são unicas e possuem uma unica referencia, quem diz as peças diz o oleo, não basta ter o API do oleo da marca para se poder meter no carro.
                                      Podes fazer a revisao fora da marca, em qualquer oficina, desde que os procedimentos indicados pela marca, para aquela revisão sejam cumpridos, assim como o material colocado. Na factura, indicar no material usado, a sua referencia e nome da peça.

                                      Quanto ao material, oleo é o indicado pela marca. Exemplo de um dos meus carros, a marca indica o Ford Formula 5W30, é esse que se compra e mete. Se a marca indicar o Mobil 1 10W60 é esse que metes. Tens acesso facil ao oleo indicado, basta que o veiculo tenha os devidos manuais, no de serviço que tens la os fluidos indicados, e falando de carros novos, é so pedir ao proprietário que se certifique que os traga, ou entao... o fornecedor facilmente chega à peça, dizendo o modelo, motor, ano, mes, e que queres peça da marca, e na propria marca tens acesso a esses dados, mais que nao seja pelo proprio VIN que actualmente, tens acesso a quais as peças que foram colocadas naquele determinado veiculo, com as devidas referencia (podes ter 2 veiculos de 2014, de Outubro, mas com peça de fornecedores diferentes com referencias diferentes, como é sabido).
                                      Editado pela última vez por Drifter; 03 November 2014, 19:16.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                        Peço desculpa desenterrar este assunto.

                                        Como é que e sei que uma dada empresa é certificada para fazer revisões como na marca? Existe alguma lista dessas empresas?
                                        Se queres um conselho não te metas nisso...

                                        Temos de perceber que a qualidade paga-se, não há volta a dar. Se for trocar pastilhas isso ainda acredito que não haja problemas, agora no que toca a óleos e filtros, não poupas assim tanto fora da marca. Até te pode ficar mais barato na revisão mas vais acabar por pagar isso mais tarde.

                                        Como exemplo o problema das correntes nos BMW, se tiveres problema nas correntes já fora dos 2 anos de garantia e tiveres feito manutenção fora da marca, ardeste!

                                        Já para não falar que ninguém percebe mais do carro que o pessoal da marca...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                          Se queres um conselho não te metas nisso...

                                          Temos de perceber que a qualidade paga-se, não há volta a dar. Se for trocar pastilhas isso ainda acredito que não haja problemas, agora no que toca a óleos e filtros, não poupas assim tanto fora da marca. Até te pode ficar mais barato na revisão mas vais acabar por pagar isso mais tarde.

                                          Como exemplo o problema das correntes nos BMW, se tiveres problema nas correntes já fora dos 2 anos de garantia e tiveres feito manutenção fora da marca, ardeste!

                                          Já para não falar que ninguém percebe mais do carro que o pessoal da marca...
                                          Isso é TÃO subjectivo

                                          Infelizmente já cheguei à conclusão que a rapaziada da Salvador Caetano, do Prior Velho, não percebe lá grande coisa de Corollas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                            Se queres um conselho não te metas nisso...

                                            Temos de perceber que a qualidade paga-se, não há volta a dar. Se for trocar pastilhas isso ainda acredito que não haja problemas, agora no que toca a óleos e filtros, não poupas assim tanto fora da marca. Até te pode ficar mais barato na revisão mas vais acabar por pagar isso mais tarde.

                                            Como exemplo o problema das correntes nos BMW, se tiveres problema nas correntes já fora dos 2 anos de garantia e tiveres feito manutenção fora da marca, ardeste!

                                            Já para não falar que ninguém percebe mais do carro que o pessoal da marca...
                                            Ca fora, so nao mete o material exactamente igual que numa oficina da marca, quem nao quer. Basta pedir para colocar material da marca, que o mecanico assim o faz. A diferença do oleo por exemplo, é que nao conheço oficina ca fora que nao cobra 30€/L como a maioria das marcas. Ca fora compro Formula Ford 5W30 (nao é Ford Formula como tinha dito) a 32€/5L (comprado por mim), na marca pago 30€/L pelo mesmo oleo (e vindo de um bidon).

                                            Quanto à ultima frase, ha bons e maus mecanicos, e nao é verdade que o pessoal da marca é que conhece bem o carro. O pessoal da marca, invariavelmente, sabem bem mudar peças, e isso nao é propriamente ''rocket science''. Ja para nao falar na quantidade de malta que acaba cursos e segue para as marcas estagiar, como deves bem saber... esse pessoal nao conhece bem nada. As vezes tenho mais medo em meter o carro na marca, que num bom mecanico conhecido, sem qualquer duvida. Portanto, relativo, ha chefe de oficinas que realmente sabem bem o que estao a fazer, mas ha outros que parecem perceber menos de mecanica que eu... sabem mudar peças, agora de mecanica fico com duvidas. E o mesmo acontece em oficinas ca fora, pessoal que faz com cada remendo que mete medo, ou diagnosticos de rir (hoje apanhei um carro, com pesos em falta numa roda, o que causa vibraçao nessa roda... outra oficina diagnosticava cubo empenado, 5€ resolvido, na outra, pediam 200€, ah o cubo nao tinha empeno nenhum).

                                            Ca em casa, no Entreposto dos Olivais, montaram o filtro de ar todo torto e a dificultar a passagem do ar, o motor queixava-se. A marca la ligava o carro à maquina, tudo bem, recomendou mudar de Diesel e seguir. Um mecanica ca fora, é que viu o filtro e deparou-se naquilo, bastou meter direito e ficou como novo.

                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Isso é TÃO subjectivo

                                            Infelizmente já cheguei à conclusão que a rapaziada da Salvador Caetano, do Prior Velho, não percebe lá grande coisa de Corollas.
                                            E tendo em conta um tópico recente, de Avensis também não.

                                            O que nao falta é pessoal que ca fora percebe mais de determinado modelo ou modelos de determinada marca, que pessoal na marca, que regra geral, sao mudadores de peças (que nao ha problema nisso).
                                            Editado pela última vez por Drifter; 03 November 2014, 21:45.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              Ca fora, so nao mete o material exactamente igual que numa oficina da marca, quem nao quer. Basta pedir para colocar material da marca, que o mecanico assim o faz. A diferença do oleo por exemplo, é que nao conheço oficina ca fora que nao cobra 30€/L como a maioria das marcas. Ca fora compro Formula Ford 5W30 (nao é Ford Formula como tinha dito) a 32€/5L (comprado por mim), na marca pago 30€/L pelo mesmo oleo (e vindo de um bidon).

                                              Quanto à ultima frase, ha bons e maus mecanicos, e nao é verdade que o pessoal da marca é que conhece bem o carro. O pessoal da marca, invariavelmente, sabem bem mudar peças, e isso nao é propriamente ''rocket science''. Ja para nao falar na quantidade de malta que acaba cursos e segue para as marcas estagiar, como deves bem saber... esse pessoal nao conhece bem nada. As vezes tenho mais medo em meter o carro na marca, que num bom mecanico conhecido, sem qualquer duvida. Portanto, relativo, ha chefe de oficinas que realmente sabem bem o que estao a fazer, mas ha outros que parecem perceber menos de mecanica que eu... sabem mudar peças, agora de mecanica fico com duvidas. E o mesmo acontece em oficinas ca fora, pessoal que faz com cada remendo que mete medo, ou diagnosticos de rir (hoje apanhei um carro, com pesos em falta numa roda, o que causa vibraçao nessa roda... outra oficina diagnosticava cubo empenado, 5€ resolvido, na outra, pediam 200€, ah o cubo nao tinha empeno nenhum).

                                              Ca em casa, no Entreposto dos Olivais, montaram o filtro de ar todo torto e a dificultar a passagem do ar, o motor queixava-se. A marca la ligava o carro à maquina, tudo bem, recomendou mudar de Diesel e seguir. Um mecanica ca fora, é que viu o filtro e deparou-se naquilo, bastou meter direito e ficou como novo.



                                              E tendo em conta um tópico recente, de Avensis também não.

                                              O que nao falta é pessoal que ca fora percebe mais de determinado modelo ou modelos de determinada marca, que pessoal na marca, que regra geral, sao mudadores de peças (que nao ha problema nisso).
                                              Diz-me um bom mecânico que conheças "cá fora" que tenha um curso ou que não use o argumento "ah trabalhei muitos anos na marca".

                                              Não há milagres, só se pode ser bom ou com estudos ou com experiência e nisso os mecânicos nas marcas estão sempre à frente dos de fora, mais que não seja porque são obrigados a ir a formações sempre que sai um modelo novo. E o teu mecânico cá de fora vai a formações? Ou aprende com tentativa e erro...? Lá dizem os gajos do Novobanco e é bem verdade "ninguém nasce vituoso".

                                              Essa conversa de que os mecânicos da marca são incompetentes e só sabem trocar peças já a oiço há muitos anos, mas o que é certo é que quando a porca torce o rabo é ver os mecânicos muito bons "cá de fora" a ir com o carro do cliente à marca sem o cliente chegar sequer a saber.

                                              Quanto ao material cá fora ser mais barato, tens que te lembrar duma coisa, a garantia. Sempre que metes uma peça na marca essa peça tem garantia. Já para não falar que é preciso ter cuidado com o que se compra e supostamente é original mas não é.

                                              Petrolíferas denunciam falsificação de lubrificantes para carros | Económico

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                Diz-me um bom mecânico que conheças "cá fora" que tenha um curso ou que não use o argumento "ah trabalhei muitos anos na marca".

                                                Não há milagres, só se pode ser bom ou com estudos ou com experiência e nisso os mecânicos nas marcas estão sempre à frente dos de fora, mais que não seja porque são obrigados a ir a formações sempre que sai um modelo novo. E o teu mecânico cá de fora vai a formações? Ou aprende com tentativa e erro...? Lá dizem os gajos do Novobanco e é bem verdade "ninguém nasce vituoso".

                                                Essa conversa de que os mecânicos da marca são incompetentes e só sabem trocar peças já a oiço há muitos anos, mas o que é certo é que quando a porca torce o rabo é ver os mecânicos muito bons "cá de fora" a ir com o carro do cliente à marca sem o cliente chegar sequer a saber.

                                                Quanto ao material cá fora ser mais barato, tens que te lembrar duma coisa, a garantia. Sempre que metes uma peça na marca essa peça tem garantia. Já para não falar que é preciso ter cuidado com o que se compra e supostamente é original mas não é.

                                                Petrolíferas denunciam falsificação de lubrificantes para carros | Económico
                                                Mecanico com curso? Acho mais facil dizer os que nao conheço, que os que conheço, que sao a larga maioria. Portanto, hoje em dia so nao tem curso, quem nao quer. Eu proprio estou à espera de começar um curso de Mecatronica.

                                                Concordo quando dizes que so se é bom com estudos ou experiência, então nesta área... mas isso nao quer dizer que so o pessoal da marca é que tem formação (aqui falo no geral, e nao formação especifica) e experiência. Isso é bem relativo, novamente, ha bons e maus mecânicos, e nao é preciso de ir à marca para teres mecânicos com enorme experiência e conhecimento. Se eu for a qualquer marca, a qualquer concessionário, e meter la um carburador para arranjarem, garantido que dificilmente alguém o arranja ou tem conhecimentos dentro da marca e que não o remetam para fora. Ca fora, conheço alguns mecânicos que tratam um carburador por tu.

                                                Hoje em dia, um mecânico que trabalha por tentativa erro... só quem não quiser evoluir. Tirando carros raros (e olha que ha carros, que não são todos os concessionários da marca que os atendem...), tens informação detalhada de 99% dos carros ao alcance de uns clicks, por isso, é so seguir a informação, ter conhecimento, e siga.

                                                Do mesmo modo que ves mecanicos a irem com carros à marca, também vejo marcas a depender de oficinas fora da rede da marca, para reparações. Pede a uma marca para reparar um turbo, e eles mandam o turbo ca para fora, quem fala de um turbo, fala de uma caixa de direcção, bomba injectora etc. Isto, quando aceitam reparar uma peça, ja que nem tudo esta irrecuperávelmente danificado.

                                                Quanto ao material: qualquer produto em Portugal, tem 2 anos de garantia. Portanto, tens a mesma garantia ca fora, que tens na marca, nao é a marca que faz a garantia da peça, é a propria lei. Podes é falar de garantia da Mao-de-obra, que a marca logicamente da, mas uma boa oficina ca fora, também a da.

                                                Nao concordo, de todo, que so se ache que ha pessoal com conhecimento, bons mecanicos na marca. Nao é a marca que os faz bons mecanicos, ha pessoal que seja na marca, seja ca fora, nao dao conta do recado. Acima da marca ou da oficina, tens o profissional, que é o elemento fundamental para o serviço, e desde que o profissional seja... profissional e saiba o que esta a fazer, indiferente se é na marca ou nao, o importante é ter o carro reparado e bem reparado. Ja assiste a coias muito pouco profissionais, seja em marca, seja ca fora, no meu circulo de amigos, tenho 3 amigos que ja passaram por algumas marcas (e algumas de renome) e ja contaram coisa... portanto, acho a conversa relativa, acima de tudo, ter pessoal com conhecimento, profissional e faça as coisas com bom conhecimento.
                                                Editado pela última vez por Drifter; 03 November 2014, 23:10.

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                                                  #25
                                                  Eu faço revisões do ford ka na oficina da Mazda, e não perdi a garantia, é porque ?
                                                  Durante os primeiros 3 anos de garantia, posso fazer as revisões de uma marca na qual a outra tenha participação e está??? Pois é verdade mas depois de terminar os 3 anos de garantia da marca e começar a extensão a funcionar aí já não posso fazer a revisões visto que a extensão da garantia pertence a uma seguradora que trabalha em conjunto com a ford, mas enquanto durar a garantia de fábrica posso fazer noutra marca, para a qual essa marca faça parte de um grupo de marcas que tenham participação ou acções, umas nas outras.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    NIM!

                                                    De acordo com a Norma Comunitária e o DL não sei das quantas a revisão pode ser feita em qualquer oficina que blá, blá...

                                                    No mundo real, em caso de avaria durante o período da garantia num carro que não tenha sido assistido pela marca é compreensível (diferente de legal) que estes tentem tudo para sacudir a água do capote! Afinal de contas, as margens na venda de automóveis novos são magras e a manutenção é bem mais interessante!

                                                    Reforçando o que já foi dito, não é por pagar mais 50 ou 100 euros que eu deixava de ir à marca, além de que muitas dessas oficinas "certificadas" conseguem ainda ser (muito) pior que as oficinas da marca!

                                                    Lá por casa o que se faz é: durante a garantia... representante da marca. Daí para a frente... é onde me inspirar mais confiança e for menos oneroso!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E relativamente á mudança de pastilhas de travão? Eu vou ter de mudar aos 60.000km pela primeira vez...na marca são 125€ frente e 125€ tras... e eu consigo por muito mais barato, será que sendo numa oficina "normal" perco a garantia?

                                                      Obrigado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GoncaloNovo Ver Post
                                                        E relativamente á mudança de pastilhas de travão? Eu vou ter de mudar aos 60.000km pela primeira vez...na marca são 125€ frente e 125€ tras... e eu consigo por muito mais barato, será que sendo numa oficina "normal" perco a garantia?

                                                        Obrigado


                                                        Desde que seja numa oficina que cumpra os requisitos do regulamento comunitário...

                                                        O regulamento comunitário que regula essa questão é o regulamento 461/2010 que entrou em vigor no dia 1 de Junho de 2010...

                                                        http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...52:0057:PT:PDF
                                                        Editado pela última vez por nto; 24 October 2016, 16:27.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Desde que seja numa oficina que cumpra os requisitos do regulamento comunitário...

                                                          O regulamento comunitário que regula essa questão é o regulamento 461/2010 que entrou em vigor no dia 1 de Junho de 2010...

                                                          http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...52:0057:PT:PDF
                                                          Ok . Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por GoncaloNovo Ver Post
                                                            Ok . Obrigado


                                                            Ora essa.

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