Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de Particulas - Duvidas!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Filtro de Particulas - Duvidas!

    Este é um problema comum a todas as marcas, por isso, as minhas duvidas são concerteza as de muitos users e gostaria que alguém se possivel me esclarecesse em relação a algumas duvidas.

    Devido à evolução dos motores Diesel agora para cumprir a Norma Euro5 os carros vêm todos com o duvidoso Filtro de Particulas que realmente tem vantagens ambientais, mas traz custos inesperados, pois em trajectos curtos o Oleo deteriora-se mais rapidamente obrigando a mudas intercalares, assim como o desgaste do respectivo filtro é mais rápido.

    Que tipo de condução ideal para quem faz trajectos Urbanos para aumentar a longevidade do Oleo e preservar o filtro?
    Existe a possibilidade de retirar o dito filtro, sem causar consequências negativas ao resto do motor?
    Qual o preço em média de um filtro destes?

    Conselhos uteis para minorar os custos monetários, pois os unicos positivos são os ambientais.
    Editado pela última vez por fluis46; 21 April 2011, 01:02.

    #2
    Já existem multiplos tópicos sobre isto, se usares o search, encontrarás todas as respostas às tuas perguntas... (agora parecia uma testemunha de jeová.. )

    Comentário


      #3
      Tenho o mesmo problema, a maioria dos meus percursos no dia a dia são curtos, com o tempo fui tirando algumas conclusões e arranjei maneira de resolver a situação.

      Após cada semana ( cerca de 250 kms ) quando o FAP ja está bem carregadinho, basta ir para uma via rapida após o motor entrar na temperatura certa, meter o carro em 6ª v. e mante-lo constante entre as 2000/2500 rm. que em cerca de 2 min. provoca logo uma regeneração, depois é andar com ele + de 10 min se possivel a esse regime e voila, resolvido até à semana seguinte.

      Só faltava era uma luz a indicar quando está a fazer a regen. para termos a certeza de que o processo começa e acaba de forma a controlar o processo com precisão.

      Desta forma é raro cortar um regen. a meio que é o que degrada o oleo, para alem de que tbm nunca mais vi a famosa luz " filtro entupido ".

      É mais ou menos como ir passear o cão , não é propriamente practico mas ao menos o FAP não me apanha em contra pé como me acontecia no inicio quando por ex., começava a regenerar após encontrar um lugar de estacionamento .

      Ou seja, eu é que decido quando é que o bicho queima carvão.

      Tenho sorte de ter por perto umas vias rapidas com pouco transito, ja quem não as tenha, será mais dificil resolver por esta via.
      Editado pela última vez por ARMIC; 05 May 2011, 21:13.

      Comentário


        #4
        Só é pena que os vendedores não informem os compradores dos cuidados a ter com o filtro de partículas, em especial a forma de evitar danos precoces.
        Felizmente que alguns condutores como o ARMIC foram aprendendo como fazer para prolongar a vida útil do FAP.
        Ainda ontem tive um pedido de compra de um filtro para um C4 com apenas 20 mil kms feitos em 2 anos.
        Os percursos curtos e a condução de cidade são mortais para os filtros de partículas.

        Mais vale gastar mais um pouco de tempo e de combustível e dar umas esfregas ao motor de vez em quanto que ter que comprar um FAP novo. Sai muitíssimo mais barato.

        Comentário


          #5
          Eu também uma vez por semana lá vou dar uma esticadela ao bicho, assim junto o útil ao agradável , limpo o filtro e dou uma gazada no bicho!!!
          Nos dias seguintes até sinto o carro mais solto....
          Cmp!

          Comentário


            #6
            O filtro de particulas nao afecta em NADA o consumo de óleo.

            Os oleos para carros com FAP é que são mais avançados e possivelmente mais caros...não existem relatos de qualquer consumo superior destes óleos.

            O que acontece é que o filtro tem que regenerar de vez em quando...temos que atingir uma certa temperatura durante algum tempo.

            Um conselho é tentarem andar uns kilometros perto das 3000rpm apra tentar fazer o ciclo da FAP.

            No inverno podem fazer isto em 3ª por exemplo (arrefecem tranquilamente e não existe grande desgaste adicional)

            No verão devem fazer isto a mais velocidade, para que o arrefecimento seja eficiente.

            De resto...uma dica importante: A condução de poupança excessiva de combustivel é inimiga da eficiencia da vossa FAP se forem condutores de muita cidade

            Comentário


              #7
              Por acaso tenho a sorte (ou azar, dado o preço do gasóleo) de fazer com muita regularidade viagens mais longas (tipo 200 kms).

              Na prática, desde que tenho o carro (Duster, a caminhar para os 20.000 km) nunca me apercebi de o gajo fazer uma única regeneração, mas se acontecer lá terei que tentar "fazer a vontade ao bicho" e fazer mais uns kms!

              Confirmo que o vendedor não me alertou para os cuidados a ter com o filtro de partículas (sabia menos do carro que eu) e que a luzinha faz imensa falta!

              Por último, não tenho a menor dúvida que os filtros de partículas, apesar das vantagens ambientais (quero acreditar que é muito mais que marketing) são uma fonte de problemas para muita gente (o caso dos Mazda não é isolado) e vão fazer repensar muita gente se vale a pena ter um diesel!!!

              Comentário


                #8
                Gostaria de troca de opinioes de pessoal que tenha viaturas com dpf, uma vez que adquiri um diesel á uns

                meses e tenho lido tamat coisa que fico um pouco confuso, o meu caso pessoal tenho um Mazda 3 1.6 Sport,

                e faço diariamente 15 kms, em cidade quais os cuidados que devo ter...

                agradecia esta troca de informação/ experiencia

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por daviddias Ver Post
                  Gostaria de troca de opinioes de pessoal que tenha viaturas com dpf, uma vez que adquiri um diesel á uns

                  meses e tenho lido tamat coisa que fico um pouco confuso, o meu caso pessoal tenho um Mazda 3 1.6 Sport,

                  e faço diariamente 15 kms, em cidade quais os cuidados que devo ter...

                  agradecia esta troca de informação/ experiencia
                  Grande parte já foi aqui explicado.
                  Muito cuidado na muda de óleo, ponham sempre óleos com as normas recomendadas pelo fabricante, pois isso pode ser a diferença entre uma vida longa ou muito curta do filtro de partículas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Só é pena que os vendedores não informem os compradores dos cuidados a ter com o filtro de partículas, em especial a forma de evitar danos precoces.
                    Felizmente que alguns condutores como o ARMIC foram aprendendo como fazer para prolongar a vida útil do FAP.
                    Ainda ontem tive um pedido de compra de um filtro para um C4 com apenas 20 mil kms feitos em 2 anos.
                    Os percursos curtos e a condução de cidade são mortais para os filtros de partículas.

                    Mais vale gastar mais um pouco de tempo e de combustível e dar umas esfregas ao motor de vez em quanto que ter que comprar um FAP novo. Sai muitíssimo mais barato.

                    Isso ou simplesmente uma viagem maior uma vez por mês

                    É importante também apanhar as regenerações, isto é, aprender quando elas se estão a dar para evitar cortes a meio

                    E acima de tudo, se fizerem trajectos curtos e/ou poucos quilómetros anuais, evitem comprar carros com FAP/DPF

                    Comprem gasolina, hibridos, GPL, mas não diesel...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Só é pena que os vendedores não informem os compradores dos cuidados a ter com o filtro de partículas, em especial a forma de evitar danos precoces.
                      E qual é o comprador que está com vontade de aprender a saber funcionar com o seu futuro carro ?

                      Quem é que se preocupa com valores de manutenção aquando da compra do veículo ?

                      Se até do IUC se esquecem de perguntar...

                      Alguém faz as contas ao custo de utilização do veículo aquando da prospecção de mercado ?

                      E mais uma vez, custa assim tanto ler o manual de instruções / manutenção que acompanha o carro ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Só é pena que os vendedores não informem os compradores dos cuidados a ter com o filtro de partículas, em especial a forma de evitar danos precoces.
                        Felizmente que alguns condutores como o ARMIC foram aprendendo como fazer para prolongar a vida útil do FAP.
                        Ainda ontem tive um pedido de compra de um filtro para um C4 com apenas 20 mil kms feitos em 2 anos.
                        Os percursos curtos e a condução de cidade são mortais para os filtros de partículas.

                        Mais vale gastar mais um pouco de tempo e de combustível e dar umas esfregas ao motor de vez em quanto que ter que comprar um FAP novo. Sai muitíssimo mais barato.
                        Só por curiosidade, por quanto ficou esse filtro de partículas?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                          Só por curiosidade, por quanto ficou esse filtro de partículas?
                          Fica por volta dos 650 euros

                          Comentário


                            #14
                            Boas

                            Antes de mais obrigado pelas respostas ao post, penso que já tem informação bastante util para quem tem carros com FAP, eu a seguir a fazer a proxima revisão vou seguir alguns conselhos aqui deixados.

                            Tambem me têm falado na remoção do FAP com a respectiva reprogramação da centralina, tenho as minhas duvidas quanto à fiabilidade, mas dizem que traz vantagens pois evita os tais processos de regeneração assim como todos os custos associados a este filtro, evidente que o carros vai ser mais poluente, mas não se pode ter tudo. Se alguém tiver feito esta alteração que diga a sua opinião, pois neste momento penso que ainda existe muitas duvidas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Fica por volta dos 650 euros

                              isso é para um C4 porque para um megane é 1050 fora a mão de obra.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Grande parte já foi aqui explicado.
                                Muito cuidado na muda de óleo, ponham sempre óleos com as normas recomendadas pelo fabricante, pois isso pode ser a diferença entre uma vida longa ou muito curta do filtro de partículas.
                                Isso é verdade, o CB pediu-me muda de oleo aos 18K quando o fabricante dizia aos 30K e optei pelo oleo recomendado para o caso e custou-me 150,00 €

                                Comentário


                                  #17
                                  basicamente quem compra um carro desses para "poupar" tanto a carteira como o ambiente com FAP fica refem do carro

                                  ora tem de pagar oleos carissomos, ora tem de andar com o carro para nao se estragar (esta é a parte mais parva mesmo) ora tem de andar a meter filtros atrás de filtros...

                                  epá compre otto ou gpl ou um diesel antigo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                    basicamente quem compra um carro desses para "poupar" tanto a carteira como o ambiente com FAP fica refem do carro

                                    ora tem de pagar oleos carissomos, ora tem de andar com o carro para nao se estragar (esta é a parte mais parva mesmo) ora tem de andar a meter filtros atrás de filtros...

                                    epá compre otto ou gpl ou um diesel antigo...
                                    o oleo...está bem que é caro, mas ninguem anda a meter filtros atras de filtros. É suposto o filtro durar muito tempo, porque nas próprias revisões regulares julgo que o filtro também é regenerado por meios que existem nas oficinas das marcas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                      o oleo...está bem que é caro, mas ninguem anda a meter filtros atras de filtros. É suposto o filtro durar muito tempo, porque nas próprias revisões regulares julgo que o filtro também é regenerado por meios que existem nas oficinas das marcas.
                                      pelo que foi dito pelo sho mecanico lá em cima teve de mudar um de um C4 aos 20k

                                      isso é quando eu mudo o filtro do oleo que custa uns 6 euros

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fluis46 Ver Post
                                        Boas

                                        Antes de mais obrigado pelas respostas ao post, penso que já tem informação bastante util para quem tem carros com FAP, eu a seguir a fazer a proxima revisão vou seguir alguns conselhos aqui deixados.

                                        Tambem me têm falado na remoção do FAP com a respectiva reprogramação da centralina, tenho as minhas duvidas quanto à fiabilidade, mas dizem que traz vantagens pois evita os tais processos de regeneração assim como todos os custos associados a este filtro, evidente que o carros vai ser mais poluente, mas não se pode ter tudo. Se alguém tiver feito esta alteração que diga a sua opinião, pois neste momento penso que ainda existe muitas duvidas.
                                        a questão da sua remoção poderá trazer dissabores também, pois basta lembrarem-se de um dia colocar isso como um item da inspecção periódica e ...... lá volta a despesa. maior ainda.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estes cuidados a ter com a FAP são como cuidados a ter com um turbo....

                                          ...se andares sempre a abrir e desligares o carro à campeão nao tem mal para a FAP, mas faz mal ao turbo.

                                          ...se andares sempre devagar empenas a geometria do turbo e o carro começa a estar preso...é mau para o turbo e para a FAP.


                                          Este tópico é o maior exagero do mundo...a FAP, tal como o turbo precisam de cuidados e são peças caras!

                                          Só que os cuidados do turbo voces acham que são "normais", os da FAP, acham que são um exagero....MEUS AMIGOS...o turbo e a FAP são invenções importantes, so precisamos de nos acostumar a elas...o turbo já faz parte do dia a dia, a FAP ainda está a entrar no mercado para muita gente.


                                          Podem ver a FAP como "um elemento que precisa de cuidados" ou como "mais um elemento que precisa de cuidados"...nao querem preocupações nenhuma já sabem e (acho que falo pelo forum):

                                          COMPREM UM TOYOTA OU UM HONDA A GASOLINA!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vou no 2º carro com filtro de partículas e nunca tive problemas. Tenho muito mais cuidado com o turbo do que com a FAP (nem me lembro que o carro a tem).

                                            Mas a minha condução também deve ajudar a que não tenha problemas.

                                            Tenho o hábito (já desde que tive carros a gasóleo mais antigos) de subir um pouco a rotação depois de andar a pastelar. Nos carros antigos a gasóleo se andassem devagar na poupança e depois dessem uma aceleradelas saía uma pequena nuvem de fumo de gases acumulados. O mesmo se passa com a FAP, só que neste caso, o fumo não sai, fica na FAP. Para regenerar é preciso puxar pela rotação depois de ter andado na poupança. Eu sei que é contraditório o binómio poupança/puxar pela rotação, mas são exigências dos tempos modernos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Por acaso tenho a sorte (ou azar, dado o preço do gasóleo) de fazer com muita regularidade viagens mais longas (tipo 200 kms).

                                              Na prática, desde que tenho o carro (Duster, a caminhar para os 20.000 km) nunca me apercebi de o gajo fazer uma única regeneração, mas se acontecer lá terei que tentar "fazer a vontade ao bicho" e fazer mais uns kms!

                                              Confirmo que o vendedor não me alertou para os cuidados a ter com o filtro de partículas (sabia menos do carro que eu) e que a luzinha faz imensa falta!

                                              Por último, não tenho a menor dúvida que os filtros de partículas, apesar das vantagens ambientais (quero acreditar que é muito mais que marketing) são uma fonte de problemas para muita gente (o caso dos Mazda não é isolado) e vão fazer repensar muita gente se vale a pena ter um diesel!!!
                                              O que me foi dito é que a ultima geração dos motores 2.2 diesel da Mazda tiveram em especial atenção os problemas anteriores que surgiram nos motores 2.0, tambem me foi dito que existe uma actualização de software para melhorar os motores da 1 geração mazda equipados com dpf
                                              Editado pela última vez por JPVNG; 23 April 2011, 18:01.

                                              Comentário


                                                #24
                                                SOTOR, isso que dizes não faz qq sentido e era bom não confundires as pessoas.

                                                Quem tenha experiencia com turbo-diesel/FAP sabe perfeitamente que o turbo é um sistema mto simples e basta, como cuidado, deixar cerca de 1/2 min. o motor ao ralenti após utilização intensiva do turbo antes de desligar o motor, ja o FAP é um sistema mto complexo com um funcionamento que não é o ideal para carros que fazem habitualmente percursos curtos ou muita cidade ja que não ha possibilidade do mesmo funcionar nas melhores condições o que trará sempre problemas se não se tomam cuidados especificos ja por mim referidos ( post. 3 ) anteriormente e é isto mesmo que deveria ser explicado pelos vendedores.

                                                Ja quem faça regularmente mts kms especialmente em estrada/AE não terá qq problema com o FAP, ao contrario dos citadinos diesel cujos percursos naturais não se adequam ao bom funcionamento do sistema.

                                                Ou seja, sugiro que quem vá comprar um citadino para andar maioritariamente na cidade e/ou em percursos inferiores a 15/20 min. opte por mecanicas a gasolina a não ser que não se importe ou lhe compense " ir passear o cão" a cada 250/300 kms.
                                                Editado pela última vez por ARMIC; 23 April 2011, 18:51.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Após duas semanas a seguir o conselho de não interromper as regenerações do filtro de Particulas, eis que as primeiras vantagens detectadas foram a diminuição dos consumos, pois estava com média de 6.9L/100 e agora está nos 6.2L/100, para além de que o carro já não anda constantemente a fazer as regenerações, visto que são feitas na sua totalidade, por isso, faz muitos mais Kms sem as fazer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    já li aqui várias vezes no deixar ou não deixar fazer regenerações.

                                                    expliquem lá a um tipo que não percebe nada disto quando é que sabemos que o FAP está a fazer regeneração???

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                      já li aqui várias vezes no deixar ou não deixar fazer regenerações.

                                                      expliquem lá a um tipo que não percebe nada disto quando é que sabemos que o FAP está a fazer regeneração???
                                                      Depende da marca e do motor em causa. Normalmente notas pelo consumo instantâneo que sobe consideravelmente e um trabalhar diferente do motor. No meu antigo corsa 1.3cdti notava logo pelo barulho do motor que ficava mais grave, na minha actual 308 com o 1.6hdi não consigo notar pelo barulho, apenas pelo consumo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                        Depende da marca e do motor em causa. Normalmente notas pelo consumo instantâneo que sobe consideravelmente e um trabalhar diferente do motor. No meu antigo corsa 1.3cdti notava logo pelo barulho do motor que ficava mais grave, na minha actual 308 com o 1.6hdi não consigo notar pelo barulho, apenas pelo consumo.
                                                        A temperatura também sobe muito e ai é quando eu noto que o meu está a fazer a regeneração.
                                                        Tenho um dodge journey e desde que meta gasoleo premium praticamente nunca noto quando faz a regeneração e ando maioritariamente em cidade. Portanto como já verifiquei com toda a certeza esse ponto pois comecei com gasoleo premium e depois passei para gasoleo normal e ele aquecia e notava-se a engasgar quando tentava puxar por ele(estava a fazer a regeneração do filtro), agora voltei novamente para o premium e por causa desse aspecto vou-me manter no premium pois nem noto quando/se está a fazer a regeneração.
                                                        Podem dizer o que quiserem mas nota-se e bem a diferença, e penso que em questões de consumo nota-se que acaba por reduzir o mesmo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                          já li aqui várias vezes no deixar ou não deixar fazer regenerações.

                                                          expliquem lá a um tipo que não percebe nada disto quando é que sabemos que o FAP está a fazer regeneração???
                                                          Cada caso é um caso (leia-se motor)!

                                                          Por regra geral existem 3 fases (cada uma "mais grave"):
                                                          1. Regeneração (normal).
                                                          2. Regeneração de Filtro Cheio/ Entupido (Luz de FAP/DPF acesa)-"N" regenerações falhadas
                                                          3. Regenerações "Forçadas" (Luz FAP/DPF acesa e não desliga)-Ida ao Concessionário.

                                                          Por sistema, é relativamente fácil (desde que atentos) se aperceber se o carros estão a fazer a regeneração 1, pois ficam acelerados (por volta das mil RPM´s), o trabalhar fica mais ruidoso/vibram mais e em certos casos emitem um cheiro a "queimado".

                                                          Para estes casos é não desligar, arrancar de novo (preferencialmente mas se estiverem na garagem é não desligar e esperar,pode é demorar mais tempo) dar uma pequena volta com o carro acima das 2 mil RPM`S (preferencialmente) e esperar que as RPM´s estabilizem outra vez no seu ponto normal de funcionamento ao relenti.

                                                          No caso da regeneração 2 já estamos perante uma "urgência", isto é, o filtro FAP/DPF já está "cheio/entupido" devido a um certo numero de regenerações falhadas.Neste caso é imperativo que se faça uma regeneração em andamento sempre (preferencialmente) a rotações iguais um superioras ás duas mil RPM´s em velocidades estabilizadas (preferencialmente AE ) para regenerar.Se tudo correr bem, temos o FAP/DPF limpo em poucos minutos e fica tudo resolvido.

                                                          Na regeneração 3, bom, aí ja temos uma luz que não desliga, logo aí será necessário uma "regeneração forçada" via software ou pior ainda, temos o FAP/DPF já danificado (ou por avaria, ou por negligência de várias regenerações falhadas e/ou ignorar os avisos).

                                                          De resto, o FAP/DPF na grande maioria dos casos não é algo que até se note e não são umas regenerações falhadas que vão influenciar alguma coisa, mas é de todo aconselhável que:

                                                          • Tentem evitar falhar regenerações-Estejam atentos aos sintomas descritos supra.
                                                          • Sempre que possível, mesmo que aparentemente tudo esteja bem,façam uma viagem mais longa e puxem um bocado pelo carro.
                                                          • Evitar fazer percursos muito curtos e/ou sem o carro aquecer convenientemente.
                                                          • Evitar (de todo) andar com a luz de regeneração ligada sem fazer nada em relação a isso.
                                                          • E acima de tudo, quem fizer muito cidade com trajectos curtos/poucos quilómetros diários e/ou sem o carro aquecer, evitem comprem um carro com FAP/DPF.


                                                          Foi grande testamento, mas espero ter ajudado!
                                                          Editado pela última vez por REDLINER; 29 April 2011, 14:20.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por aqui o filtro de particulas já é uma saga, temos 4 carros que já deram sinais de problemas, nenhum deles ainda tendo de se substituir o dito cujo mas deve andar para breve dar problemas graves.

                                                            Como durante a semana os carros andam maioritariamente no trânsito de lisboa, num deles o óleo durou 3.000km! (e o óleo neste carro além de não ser barato são mais de 5l), nos outros já tiveram os filtros entupidos por regenerações abortadas.

                                                            Uma coisa que não entendo, e é comum a muitas marcas é porque raio não aparece a luz quando se está a fazer uma simples regeneração?? Era muito dificil? Daria problemas? É que já tentei explicar aos utilizadores dos carros dezenas de vezes como reparar que ele está a fazer a regeneração mas é impossível, nunca notam e abortam sempre a meio, uma simples luz era suficiente para resolver este problema.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X