Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clarkson rails against the horsepower race

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clarkson rails against the horsepower race




    As we know, the Ferrari 250 GTO is widely regarded to be the best, most important Ferrari ever. Unfortunately, I cannot verify this, because the BBC is not rich enough to pay the insurance premium should I ever get behind the wheel. But I do know one thing. It produces just 295bhp.

    So, let's just get this straight. The best car ever made in the whole of the history of the world produces fewer horsepower - a lot fewer - than a hot Ford Focus.

    In the desert playground of Qatar, this, of course, is a ridiculous notion. The best car, there, is the car with the most horsepower. Horsepower is everything. Horsepower is the mechanical embodiment of your scrotum. He who has the most is the best and the strongest and the most handsome.

    In the old days, it was top speed that counted - specifically, how high the numbers went on your car's speedometer. My Dad's Ford read to 120mph, so he had a bigger penis than John Forrester's dad, whose Sunbeam speedo only read to 90. In my 11-year-old head, this was a fact.

    But it costs carmakers a lot of money to buy components that can handle truly high speeds, so most these days are limited to 155mph. This means everyone's genitals are the same. And it's the same story with acceleration. I remember genuinely believing that I was better than my mate because my Scirocco did 0-60 in 7.9 seconds and his Chevette HS took 8.3. Now, though, cars get to 60mph in the time nature's little foibles will let them. Nought-to-60 is no longer even remotely relevant in the schoolyard. Or the pub. Or even in Qatar. Nope. It's horsepower.

    The car companies know this, which is why there's an inexorable quest to find more. The EU may be jumping up and down and pointing at polar bears and holes in the ozone layer, but while engineers know their next engine must produce nothing but daffodils, they also know that if it doesn't produce more power than the last one - which belched out a cocktail of coal and acid - they will be finished.

    What's more, it must produce more than the equivalent Audi, which must produce more than the equivalent Mercedes which must produce more than the equivalent BMW and so on. However, we are now fast approaching the time when the silliness must stop.

    I first noticed the problem when driving a Brabus-tuned Mercedes SL a couple of years ago. It produced 730bhp and nearly a thousand torques. These are the sort of figures that can cause a tent pole in your dish dash. But sadly, they cause even bigger issues on the road. The car was nigh-on undrivable.

    Initially, I thought that maybe Brabus had had a bad day, and that it simply wasn't thought out properly, but later I tried the 660bhp AMG-tuned SL Black. And that was just as bad. It was like driving a turbocharged whale.

    It rolled about when you asked it to go round a corner, and any attempt to balance the car with some throttle was futile. It was like trying to balance a screaming baby on a baseball bat.

    Maybe, I thought, the chassis of the SL is simply not capable of dealing with such big numbers. It was a plausible thought. It's acar for dentists in Houston, and not steely-stomached young racers such as myself.

    However, more recently, I tried the Ferrari 599 GTO, which also produces 660bhp, and that didn't work either. And the 599's chassis was most definitely not designed with Texan mouth-men in mind. It was designed, as we know, for the owners of carpet warehouses in the North so that they could pretend they were Michael Schumacher.

    Well, I'll tell you what. If it even looks like rain and you pretend to be Michael Schumacher in a 599 GTO, you will end up in a tree.

    Big horsepower numbers may sound enticing, but, on the road, you need some rubber in the bushes and some give in the suspension. Plus, you need tyres that won't wear out after 15 miles and steering that doesn't go from lock-to-lock in half-a-turn. And these things just fall to pieces when you introduce them to 660bhp.

    Yes, I know the Bugatti Veyron works on the road, and it has a thousand horsepower. But that's why it costs a million quid. And that's how much you have to spend if you want to play high stakes in the numbers game. If you want to spend less than a million on a car, then I reckon the realistic top whack is around 600 horsepower. Plainly McLaren thinks so too, which is why their new car sits just under this magic number. So does the 458. So do all the really great cars.

    So now we are in a tricky spot, because BMW and Audi and Mercedes are all selling cars that develop 500bhp. And if they continue to compete, they'll be above the 600 mark soon. And then what? Every estate agent and banker in the land will be smeared up a lamp-post.

    The Germans are obviously aware of this, which is why I see they are now competing to see who can fit the most powerful stereo. Though last time I looked, it was Jag in the lead with 1,200 watts. That's enough to take your whole head off.

    But we're not really interested in how loudly we can play Jeremy Vine while driving to a lunch appointment. They may as well compete by saying: "We have more gears than they do." Oh, I forgot. Lexus is already doing that.

    However, we do need something to replace horsepower in our imagination, because cars with more than 600 horsepower are dangerous. And, if they're limited to 155mph anyway, completely pointless.

    Decibels? I think not. We'll leave that to the homotorcyclists. Lightness? Boring. And anyway, you eventually end up back in a Citroen AX. Emissions? Oh, give me a break. You really think normal people are going to run about saying: "My dad's car produces less carbon dioxide than your dad's car".

    No. I think I have it though. Price. Yes. Let's stop telling the carmakers we want more power. We have enough already. Instead, let's tell them we want to pay less money. Because, let's not forget, when it was new, the 250 GTO cost £6,000.


    Fonte: Jeremy Clarkson on horsepower - BBC Top Gear



    Artigo bastante extenso mas com uma visão muito incisiva sobre a realidade automóvel actual. Gostei imenso e vai de encontro a temas que se discutem recorrentemente cá fórum

    #2
    acho que já tinha ouvido dizer algo do género quando saiu a rs6, penso que as palavras eram "esta guerra dos cavalos está a tornar-se ridícula. quem é que precisa/quer/necessita de 600cv (não me apetece ir ver o valor certo) numa carrinha que pesa duas toneladas?"

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
      acho que já tinha ouvido dizer algo do género quando saiu a rs6, penso que as palavras eram "esta guerra dos cavalos está a tornar-se ridícula. quem é que precisa/quer/necessita de 600cv (não me apetece ir ver o valor certo) numa carrinha que pesa duas toneladas?"
      Sim, quando testaram a RS6 Avant falaram disso.

      Artigo interessante, gostei de ler.

      Obrigado pela partilha, GPL.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
        Obrigado pela partilha, GPL.
        De nada, também achei muito completo por tocar em diversos aspectos que são geralmente pontos de discórdia aqui no fórum. O exemplo com que ele começa e termina o artigo é de facto bem escolhido.
        Cada vez mais as pessoas colocam os números, ou seja, potência ou binário, à frente do que realmente é extrair prazer na condução de um automóvel que vai muito além disso. E muitas das vezes esses números do papel na prática não têm os resultados que muitos esperavam, isto porque os carros estão cada vez mais pesados e mais filtrados. Cada vez se sente menos adrenalina ao volante de certos modelos, apenas vemos as coisas a passarem depressa quando vamos a alta velocidade e as curvas tornaram-se mais fáceis para quem tinha poucas unhas, isto com a preciosa intervenção dos sistemas de ajudas electrónicas.
        É que controlar, vá, 300cv num carro sem grandes intervenções electrónicas não é para qualquer um. E esses 300cv provavelmente eram mais emocionantes de domar do que 500 ou 600 em carros modernos como ele relata.
        O homem quando quer fala muito bem
        Editado pela última vez por GPL; 25 April 2011, 02:41.

        Comentário


          #5
          Mordaz, perspicaz, e bastante divertido....genial como sempre

          Comentário


            #6
            Jeremy Clarkson on power!
            Excelente artigo e que, de facto, traduz exactamente a indústria automóvel nos dias de hoje

            Comentário


              #7
              Sim "GPL", mas existe um facto que funciona um pouco como "fronteira": para um veículo dar pika desportiva é conveniente ter pelo menos 100 cv por Tonelada.

              Claro que se pode ter prazer com carros de 60 cv por Tonelada, mas não própriamente a tal pika desportiva.

              Comentário


                #8
                ora... vem agora este petrolhead pregar moral? gimme a break LOL

                Comentário


                  #9
                  Esta discussão está mais que lançada já á dezenas de anos:

                  Tem de se seguir para a simplificação, tornar os carros mais leves (de novo) e re-introduzir o elemento prazer de condução que se tem perdido em deterirmento do laxismo do "mais e mais equipamento"!

                  Já conduzi carros de variadas potencias, mas por regra geral, o maior prazer de condução que retirei foram de carros atmosféricos com pouco peso (entre os 900 e os 1100 quilos) e entre os 100 e os 130 cavalos

                  Lets go back to the basics

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                    acho que já tinha ouvido dizer algo do género quando saiu a rs6, penso que as palavras eram "esta guerra dos cavalos está a tornar-se ridícula. quem é que precisa/quer/necessita de 600cv (não me apetece ir ver o valor certo) numa carrinha que pesa duas toneladas?"
                    O facto de ter 600cv está directamente relacionado com pesar duas toneladas.

                    Eu acho que o principal impulsionador da corrida aos cavalos dos últimos tempos, sobretudo pelos alemães, é o constante ganho de peso dos seus carros. Eles querem sempre (naturalmente) que o próximo modelo seja sempre um bocadinho melhor que o anterior em tudo, mas como o próximo modelo é quase sempre mais pesado, para ele andar mais um bocadinho não chega apenas um bocadinho mais de potência.

                    É preciso é cortar ao peso dos carros. Não é preciso voltarmos a andar de AX (até porque agora há a questão do NCAP em que nenhum fabricante quer fazer má figura, logo os chassis estilo "lata de conserva" como ainda se usava até ao final dos anos 90 estão fora de questão) mas com as técnicas de produção e materiais disponíveis hoje em dia acho que é perfeitamente possível cortar uns 200Kg à maioria dos modelos no mercado (por ex. os projectos de chassis integralmente em fibra de carbono da BMW ou estrutura espacial em alumínio da Audi parecem prometedores). E, claro, se calhar está na hora de se deixarem de mariquices como bancos com dúzias de motores eléctricos que regulam em 50 direcções diferentes e pesam 50Kg cada, quando o ajuste manual demora 10 segundos (às vezes menos que o eléctrico) e o banco fica a pesar menos de metade.

                    Comentário


                      #11
                      Sinceramente acho que ele dá um tiro no pé quando fala que o peso não é solução.
                      O peso é simplemente TUDO: menos gastos em CO2, motores mais pequenos, menos consumos, menos desgaste de componentes, melhor comportamento, etc...
                      E, como já disseram aqui, moral é o que ele não tem para discutir este tipo de assuntos.
                      Potência sim, mas em situações específicas. Cada macaco no seu galho...

                      Comentário


                        #12
                        experimentem lançar um carro que tenha menos cv que o modelo que o precede....


                        ...e vão ver o que o mercado diz...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                          experimentem lançar um carro que tenha menos cv que o modelo que o precede....


                          ...e vão ver o que o mercado diz...

                          Se for bem mais leve, o mercado certamente agradece.

                          Agradece porque acaba por ter na mesma mais performance tal como se tivesse o mesmo peso e mais cavalos, agradece porque trava e curva melhor e agradece porque tem consumos mais baixos invés de mais altos.

                          Comentário


                            #14
                            O Clarkson pode ser um bife que diz muita coisa errada, mas ele tem algo que eu aprecio e com que me identifico bastante: o modo como extrai o prazer de conduzir.

                            Este é um belíssimo texto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              O facto de ter 600cv está directamente relacionado com pesar duas toneladas.

                              Eu acho que o principal impulsionador da corrida aos cavalos dos últimos tempos, sobretudo pelos alemães, é o constante ganho de peso dos seus carros. Eles querem sempre (naturalmente) que o próximo modelo seja sempre um bocadinho melhor que o anterior em tudo, mas como o próximo modelo é quase sempre mais pesado, para ele andar mais um bocadinho não chega apenas um bocadinho mais de potência.

                              É preciso é cortar ao peso dos carros. Não é preciso voltarmos a andar de AX (até porque agora há a questão do NCAP em que nenhum fabricante quer fazer má figura, logo os chassis estilo "lata de conserva" como ainda se usava até ao final dos anos 90 estão fora de questão) mas com as técnicas de produção e materiais disponíveis hoje em dia acho que é perfeitamente possível cortar uns 200Kg à maioria dos modelos no mercado (por ex. os projectos de chassis integralmente em fibra de carbono da BMW ou estrutura espacial em alumínio da Audi parecem prometedores). E, claro, se calhar está na hora de se deixarem de mariquices como bancos com dúzias de motores eléctricos que regulam em 50 direcções diferentes e pesam 50Kg cada, quando o ajuste manual demora 10 segundos (às vezes menos que o eléctrico) e o banco fica a pesar menos de metade.
                              eu sei que é pelo facto de esta rs6 ter mais mariquices que a rs6 anterior, mariquices essas que só fazem com o que o peso aumente, no entanto fica mais barata esta corrida aos cavalos do que a corrida aos baixos pesos porque isso implicaria custos de pesquisa e desenvolvimento e beneficios óbvios que só agora as marcas se aperceberam, exemplo disso são aqueles programas de redução de peso da audi e da bmw, que nos garantem que o próximo a4(?) e série 3(?) já vão usar vários materias compostos e fibras do raio que o parta, pois eu não acredito, talvez daqui a duas gerações desses modelos se veja alguma coisa. por outro lado a redução de peso não trará prazer de condução nem nada que se pareça porque aos carros actuais só lhes falta conduzirem-se sozinhos

                              Comentário


                                #16
                                Amen to that, Mr. Clarkson.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                  eu sei que é pelo facto de esta rs6 ter mais mariquices que a rs6 anterior, mariquices essas que só fazem com o que o peso aumente, no entanto fica mais barata esta corrida aos cavalos do que a corrida aos baixos pesos porque isso implicaria custos de pesquisa e desenvolvimento e beneficios óbvios que só agora as marcas se aperceberam, exemplo disso são aqueles programas de redução de peso da audi e da bmw, que nos garantem que o próximo a4(?) e série 3(?) já vão usar vários materias compostos e fibras do raio que o parta, pois eu não acredito, talvez daqui a duas gerações desses modelos se veja alguma coisa. por outro lado a redução de peso não trará prazer de condução nem nada que se pareça porque aos carros actuais só lhes falta conduzirem-se sozinhos
                                  Mas a questão das mariquices é ditada pelo mercado, e ninguém me tira da cabeça que a comunicação social é a mais culpada.
                                  Experimentem lançar uma RS6 ou uma M5 sem este ou aquele equipamento para que sejam mais leves, e são absolutamente cilindradas porque não têm isto ou aquilo que os outros de gamas mais baixas têm. Normalmente queixam-se que não tem de série, imagino se não tiverem como opcionais.
                                  Ainda ontem estava a ler a autohoje, em que tinha uma imagem do interior de um volvo xc60 com o seguinte comentário: "(...) O XC60 tem um tablier que já começa a acusar o peso dos anos. (...)". Para mim, é absurdo e leva a que muitos pensem o mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                    Mas a questão das mariquices é ditada pelo mercado, e ninguém me tira da cabeça que a comunicação social é a mais culpada.
                                    Experimentem lançar uma RS6 ou uma M5 sem este ou aquele equipamento para que sejam mais leves, e são absolutamente cilindradas porque não têm isto ou aquilo que os outros de gamas mais baixas têm. Normalmente queixam-se que não tem de série, imagino se não tiverem como opcionais.
                                    claro que é culpa do mercado e da sociedade actual, cujo lema é "tudo pelo menor esforço possível", um carro actual já não é um carro mas sim uma poltrona com um motor cujo simples e obrigatório hábito de estacionar já é um sacrifício do diabo e que é confiado a um sistema informático e de radar, porque rodar o volante dá mesmo muito trabalho.

                                    outra coisa que ele refere e que se prende um pouco com o que eu disse foi a capacidade do comprador de um desses "motores com esteróides" não ter a capacidade de o controlar, ora com a quantidade de sistemas de ajuda à condução, se fossemos buscar a lista dos sistemas de um classe s devem ser páginas e páginas, alguns admiram-se que o carro foi contra uma árvore ou que este se atravessou quando pisaram a fundo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esqueçam o prazer de condução. Este morreu quando as EN passaram para as mão dos autarcas e os lobbies das concessionárias de auto-estradas começaram a financiar rotundas e afins.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                        experimentem lançar um carro que tenha menos cv que o modelo que o precede....


                                        ...e vão ver o que o mercado diz...

                                        O "mercado"?? O "mercado" é a coisa mais manipulada que existe actualmente! Quem faz o "mercado" são as marcas!!!

                                        Ou foi o "mercado" que quis Porsches com motor Diesel ou mesmo um SUV? Foi o "mercado" que pediu/exigiu a moda dos carros brancos? Foi o "mercado" que não descansou enquanto não arranjou carros com valores de emissões terminados em "9"? (119, 109, 99...)? Foi o mesmo "mercado" que um dia pensou que seria bom se os carros tivessem no mínimo 5 estrelas num teste de colisão a 64 km/h com 40% da frente do carro contra uma barreira deformável?

                                        O "mercado"? O "mercado" é um coitado, que come aquilo que lhe põem à frente, se lhe disserem que é isso que é bom, e não reclama!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          O "mercado"?? O "mercado" é a coisa mais manipulada que existe actualmente! Quem faz o "mercado" são as marcas!!!
                                          E fazem-no através da imprensa, nomeadamente das revistas automóveis que financiam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                            experimentem lançar um carro que tenha menos cv que o modelo que o precede....


                                            ...e vão ver o que o mercado diz...

                                            Novo Subaru Impreza: 2.0 de 140cv
                                            Subaru Impreza anterior: 2.5 de 170cv

                                            Novo: mais leve, mais rápido, mais económico. Veremos como o mercado reage.

                                            P.S.: no mercado norte-americano para o modelo de entrada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              experimentem lançar um carro que tenha menos cv que o modelo que o precede....


                                              ...e vão ver o que o mercado diz...

                                              Atenção que hoje em dia as emissões têm um peso grande, porque têm um peso directo nos impostos que se pagam, quer na compra quer na utilização do carro.

                                              A vitória dos diesel na Europa e dos Hibridos nos EUA não tem que ver com visões ecológicas (isso é só para a publicidade), mas sim pelo factor de custo de utilização.

                                              Os últimos anos fizeram os Americanos encostarem muitas das suas Pickup's com consumos absurdos pelo simples facto de que lhes começou a doer no bolso!


                                              Daí que se um fabricante lançar um modelo novo com um bocado menos de potência, mas com uma redução significativa no consumo, o mercado reage a isso.

                                              Aliás, a BMW talvez tenha sido das marcas que após a penalização de impostos sobre cilindrada e emissões mais importações em usado tenha tido.
                                              Porquê?

                                              Porque a forma como eles conseguem excelentes números para homologação de consumos só lhes é benéfica na altura de pagar impostos.

                                              Todos nós gostamos de cavalos e cilindros a dar com um pau, mas na hora de os manter... ...convenhamos que está a ficar cada vez pior, e o futuro não se avizinha promissor a este nível.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                                E fazem-no através da imprensa, nomeadamente das revistas automóveis que financiam.
                                                Por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que podemos ver isto de 2 prismas.

                                                  Aquilo que JC fala e o bg2 refere no que toca ao mercado, a meu ver, não se aplica totalmente a tudo.

                                                  As Power Wars germânicas têm-se assistido no topo, os M, AMG e RS e nos diesel, onde se verifica, mesmo aqui no fórum, que pelo facto de um 2.0 diesel trazer 5cv ou 10, 20 Nm a mais que outro já é superior à concorrência.

                                                  É no topo que o absurdo das cavalagens acontece.
                                                  Os super-sedans e carrinhas do trio alemão que já cá estão e os que irão chegar este ano, como o novo M5, ficarão perto, perto dos 600cv. Estamos a falar de cavalagens ao nivel de superdesportivos.

                                                  E digamos que aqui, o mercado exige sempre mais.
                                                  Como se justifica um X5 e X6M com 550cv se não fosse a "exigência" do mercado, e a possibilidade de um bom lucro, sobretudo na Russia e "arábias"?

                                                  Nos carros do dia-a-dia, apesar de se assistir a aumentos de equideos, compreende-se que seja numa lógica de compensar o peso e os ganhos nem são assim tão gritantes. Familiares dos anos 90 que cumpriam "honestamente" o seu papel com 80 e 90cv, hoje precisam de 1.5 e 1.6 diesel que apresentam cavalagens entre 105-120cv, mas com quase o triplo do binário para mover as centenas de quilos entretanto ganhas.

                                                  Mas num plano mais estratosférico vemos o novo m5 a ganhar uma média de 85/90cv por geração desde o aparecimento do primeiro V8, apesar de o peso não ter aumentado de forma evidente.
                                                  A Ferrari no FF aumentou a potência em cerca de 120cv para lidar com o mesmo peso de um 612.
                                                  A Lambo baixa o peso do Aventador, mas aumenta 60cv relativamente ao Lp640.

                                                  Nesta faixa de mercado, acreditem, os clientes ditam a "lei".
                                                  E tendo em conta os preparadores que existem e os aumentos de cavalagem que eles disponibilizam para máquinas já de si bastante potentes, revela bem o paradigma vigente.

                                                  Eu compreendo. Potência fascina.
                                                  Mas não significa que o carro se torne melhor por isso.
                                                  Além do mais, como já leio em alguns testes, por vezes muita potência torna um carro bastante frustrante de usar, já que é potência não útil, e para lidar com toda a cavalagem, o carro tem de ser "sobredimensionado" o que poderá afectar dinâmica e feeling.

                                                  São carros que costumam precisar de espaços abertos para mostrar o que valem, o que leva invariavelmente a que tenham apenas como destino, umas tiradas a abrir em AE, porque em estradinhas nacionais e de montanha, coisas mais pequenas, leves e ágeis, mesmo com uma fracção da potência, os conseguem acompanhar.

                                                  O problema maior para terminar esta guerra de cavalos terá de ser uma de comunicação.
                                                  Marcas responsáveis por esta guerra como a Audi e BMW, já apresentaram programas para redução expressiva do peso dos seus carros.
                                                  Tendo em conta o seu poder de influência relativamente aos outros, poderão começar a "evangelizar" as vantagens da relação peso-potência relativamente à potência absoluta.

                                                  Os media também não ajudam.
                                                  São raros os que esmiuçam estas questões mais subjectivas. Estamos numa era de consumo rápido, pelo que não podemos "dissertar" sobre o que realmente interessa e chegará o dia em que um teste a um carro aparecerá apenas com o ícone "facebookiano" do GOSTO por baixo da fotografia do carro, com o número de aprovações positivas por parte da redacção da revista.

                                                  Se os media têm um papel neste mundo, não é apenas o de informar, mas também ensinar, já que influenciam opiniões.
                                                  E sair do discurso tipico do press-release, onde os media acabam por concordar com as afirmações escritas por lá, mesmo que não se tratem de soluções ideiais a seguir, acabam por orientar o mercado na direcção errada e na percepção geral do que deve ser um bom automóvel.

                                                  O discurso das guerras de cavalos por parte dos alemães já os ouço aos anos na imprensa inglesa. Apesar da hipocrisia, diga-se de passagem, em que se perguntam onde parará essa guerra, e depois parecem putos em overdrive no natal depois de testarem o novo colosso com muitas centenas de cavalos que se impõe à estrada e não flui com ela

                                                  O discurso por carros mais leves e com melhor packaging (o que pode levar a coisas mais compactas), o sr. gordon murray já o anda a dizer desde o inicio dos anos 90.

                                                  Mas para vender essa ideia a um mercado que sempre se pautou por querer mais e mais, o problema está claramente na mentalidade vigente.
                                                  Basta ver o estado deste país e do mundo pós-crise e ver o que motivou a corrida ao lucro rápido e fácil, sem sustentabilidade.
                                                  Somos gananciosos e enquanto não moderarmos esse apetite, os construtores arranjam forma de contornar estas questões.
                                                  Editado pela última vez por crash; 25 April 2011, 15:13.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    gpl, onde está o texto na nossa língua?


                                                    parece que os moderadores estão desatentos desta vez. deixo parte da regra 7.

                                                    7. Os posts devem ser colocados em Língua Portuguesa.(...)

                                                    não sendo eu alguém que não percebe inglês, contudo há outras pessoas que não têm tanta facilidade para línguas. podias ter posto o texto em língua portuguesa.

                                                    abraço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Então Cadito?
                                                      O que é isso?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        gpl, onde está o texto na nossa língua?


                                                        parece que os moderadores estão desatentos desta vez. deixo parte da regra 7.

                                                        7. Os posts devem ser colocados em Língua Portuguesa.(...)

                                                        não sendo eu alguém que não percebe inglês, contudo há outras pessoas que não têm tanta facilidade para línguas. podias ter posto o texto em língua portuguesa.

                                                        abraço.
                                                        O texto na nossa lingua está aqui:

                                                        Artigo bastante extenso mas com uma visão muito incisiva sobre a realidade automóvel actual. Gostei imenso e vai de encontro a temas que se discutem recorrentemente cá fórum
                                                        O resto é um texto facilmente traduzível no Google para quem não souber inglês.

                                                        Acho que não vale a pena estar a traduzir no Google e meter aqui para criar um post com o dobro do tamanho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          gpl, onde está o texto na nossa língua?


                                                          parece que os moderadores estão desatentos desta vez. deixo parte da regra 7.

                                                          7. Os posts devem ser colocados em Língua Portuguesa.(...)

                                                          não sendo eu alguém que não percebe inglês, contudo há outras pessoas que não têm tanta facilidade para línguas. podias ter posto o texto em língua portuguesa.

                                                          abraço.
                                                          Bem estávamos lixados, 99% da informação da internet ficava logo de lado, e metade do 1% que sobra ninguém percebia nada porque era copy/paste (perdão, copiar/colar) do google trans...err, google tradutor

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            gtabarth, acho que um texto tão grande devia ser traduzido, ou então pelo menos as partes mais importantes. só isso, nada mais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X