É muito diferente conduzir um carro com tracção atrás? É mais perigoso/inseguro?
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Tracção traseira (RWD): Perigoso para quem sempre conduziu FWD?
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Se tiver pouca potência e controlo de tracção ligado (que é como quem diz 90% dos casos), é a mesma coisa.
Caso contrário, requer alguma habituação. A regra principal sendo não esmagar o acelerador sempre que dá a pressa como o pessoal faz instintivamente, contando que o carro não perde a compostura porque não tem motor para isso e a electrónica só deixa chegar às rodas o que elas conseguem transmitir ao chão. Num RWD com um motor já algo generoso e sem ajuda electrónica para colar o acelerador em curva é bom estar bem acordado.
Digamos que não recomendaria à típica senhora que só sabe meter gasolina e mal (as mulheres que me perdoem) desligar o controlo de tracção, digamos, num 325. Num 320 ainda é capaz de se safar, se o piso for bom e estiver seco.
À chuva é só para heróis.Editado pela última vez por SRLA; 28 April 2011, 21:17.
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Como já disseram, com carros actuais e equivalentes, não notas nada.
Nestas ultimas chuvas, fiz o impensável e desliguei o TC num RWD com 177cv.. Provoquei-o com acelerações em desequilibro e olha... Não fez pião, não se virou a mim, nem nada.. Derrapou como um desalmado, mas não perdeu a compostura..
Imagino que se o ângulo de viragem fosse mais acentuado iria ter de compensar mas como não tem um "limited slip diferential" presumo que não iria ser assim tão agreste..
No fundo, desde que não toques no TC não há crise...
A capacidade de tracção em pisos degradados é que é bastante pior..
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Depende do carro e do condutor.
Há carros RWD com uma afinação muito conservadora, fogem quase sempre de frente, como é o caso dos Mercedes em geral.
Outros mais ágeis podem exigir um pouco mais de cautela, principalmente com transferências de massa como curvas em S (curva e contracurva) onde um condutor de um FWD está habituado a usar o acelerador para manter a traseira no lugar. Tarefa muito mais complicada de fazer num RWD.
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Já agora, apesar de me interessar a viatura em questão e o tipo de condução que praticas, adianto que em condução desportiva, um FWD tem os limites mais elevados do que um RWD. No entanto, no limite e em situação "extrema" controlas mais facilmente (ou menos dificilmente) um RWD do que um FWD.
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eu acho que com o RWD mais facilmente consegues controlar um descontrolo.
não esquecer também que ao perderes tracção por aceleração, estás a perder a tracção nas rodas traseiras, e não nas rodas da direcção.
eu com 192 cv, se me meto numa rotunda armado em campeão, e se houver alguma chuva, é mais que provável que vou escorregar um bocado, mas nada de dramático (depende da velocidade claro )
fica aqui um vídeo interessante:
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Desculpem o lapso, o carro em questão é um MG MGF de 1996, com 120cv que o meu irmão comprou. Foi busca-lo hoje.
Nao creio que tenha controlo de tracção.
No entanto, o meu pai (que é um condutor bem experiente) está um pouco nervoso com a situação pois ele não sabia que o carro era de tracção traseira... E claro que nenhum pai gosta de saber que o filho anda na estrada com um "brinquedo" perigoso, visto que o meu irmao nunca conduziu um RWD, muito menos um desportivo.
O que acham? É um carro nervoso, ou nem por isso?
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Originalmente Colocado por bizopt Ver PostImagino que se o ângulo de viragem fosse mais acentuado iria ter de compensar mas como não tem um "limited slip diferential" presumo que não iria ser assim tão agreste..
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Originalmente Colocado por PanicProne Ver PostDesculpem o lapso, o carro em questão é um MG MGF de 1996, com 120cv que o meu irmão comprou. Foi busca-lo hoje.
Nao creio que tenha controlo de tracção.
No entanto, o meu pai (que é um condutor bem experiente) está um pouco nervoso com a situação pois ele não sabia que o carro era de tracção traseira... E claro que nenhum pai gosta de saber que o filho anda na estrada com um "brinquedo" perigoso, visto que o meu irmao nunca conduziu um RWD, muito menos um desportivo.
O que acham? É um carro nervoso, ou nem por isso?
Se o teu irmão for uma pessoa com condução agressiva, pode bem tirar partido da RWD, até porque nesse carro e devido ao seu baixo peso, algumas rotundas já podem ser feitas "de lado" e nem falo em piso exclusivamente molhado.
Caso a condução do teu irmão seja mais pacata (se for muito suave não percebo o porquê da compra de um carro deste género), mas assumindo que ele tem uma condução normal, provavelmente em 70% das situações não irá notar grandes diferenças relativamente aos carros que tem conduzido até hoje. Se puxar por ele...
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O carro não precisa de ser muito potente para andar a dar traseiradas acho que depende mais do que do que da potência o facto de ser ou não perigoso.
No meu caso um e36 com 140cv tanto com os pneus que tinham 11 anos como os novos de agora nunca foi perigoso mas é sempre preciso ter em mente que em curvas á chuva é preciso estar-se pronto a contrabrequar se formos mais depressa. Em carros mais recentes com controlos de estabilidade e tracção se andarem ligados o nível de perigo em relação a um tracção á frente penso ser igual.
Quando ás rotundas se tornarem mais divertidas é bem verdade!
Aqui ha uns tempos estava a pensar que o meu próximo carro não precisava de ter tracção atrás mas veio um bocado de chuva e precisa sim!
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Pessoal, peço desculpa por mais um lapso (estou cheio de sono hoje), mas o carro tem 140cv, e nao 120 como disse anteriormente.
O facto do motor ser centro-traseira, ajuda o carro a controlar-se? É que pronto... aqui em casa para alem do meu pai, nunca ninguém conduziu um carro RWD. E o que o meu pai conduziu foi um suzuki Vitara TD 1.9 de 1999 :D Bem, esse tinha tracçao traseira quando andava a apenas duas rodas, também dava para por 4x4.
Desde que nao ande a patinar como o Vitara, tudo bem.
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O MGF dessa altura, não é propriamente um virtuoso da dinâmica, mas perigoso? Acho que não... Normalmente o perigo maior somos mesmos nós.
Também quando passei de tudo à frente para um tracção traseira (tenho um Mx5) também estava um pouco apreensivo, e para mais, neste tipo de carrinhos, que costumam ter direcção muito directa e distância entre eixos curta, o que os faz bastante ágeis, ainda demorei a habituar à menor quantidade de inputs necessários para mudar de direcção, o que por vezes obrigava a corrigir durante a curva, e que dava a percepção que iria ficar virado ao contrário
Ele que começe devagar, perceber onde estão os limites, como o carro reage.
Carros com motor central traseiro têm historial de as reacções no limite não serem tão progressivas como nos RWD com motor frontal, mas desconheço as manias do MGF.
Como curiosidade: sabiam que o MGF nasce da junção de 2 frentes do Austin Metro? What??? Foi a minha primeira reacção quando soube
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Originalmente Colocado por PanicProne Ver PostPessoal, peço desculpa por mais um lapso (estou cheio de sono hoje), mas o carro tem 140cv, e nao 120 como disse anteriormente.
O facto do motor ser centro-traseira, ajuda o carro a controlar-se? É que pronto... aqui em casa para alem do meu pai, nunca ninguém conduziu um carro RWD. E o que o meu pai conduziu foi um suzuki Vitara TD 1.9 de 1999 :D Bem, esse tinha tracçao traseira quando andava a apenas duas rodas, também dava para por 4x4.
Desde que nao ande a patinar como o Vitara, tudo bem.
Sinceramente acho que o melhor é começar com calma, explorar e conhecer o carro num local adequado tendo sempre a manutenção em dia como suspensões, pressão de pneus, travões etc. Os carros com chassis mais apurados tendem a ser mais sensíveis a esse tipo de alterações.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostO MGF dessa altura, não é propriamente um virtuoso da dinâmica, mas perigoso? Acho que não... Normalmente o perigo maior somos mesmos nós.
Também quando passei de tudo à frente para um tracção traseira (tenho um Mx5) também estava um pouco apreensivo, e para mais, neste tipo de carrinhos, que costumam ter direcção muito directa e distância entre eixos curta, o que os faz bastante ágeis, ainda demorei a habituar à menor quantidade de inputs necessários para mudar de direcção, o que por vezes obrigava a corrigir durante a curva, e que dava a percepção que iria ficar virado ao contrário
Ele que começe devagar, perceber onde estão os limites, como o carro reage.
Carros com motor central traseiro têm historial de as reacções no limite não serem tão progressivas como nos RWD com motor frontal, mas desconheço as manias do MGF.
Como curiosidade: sabiam que o MGF nasce da junção de 2 frentes do Austin Metro? What??? Foi a minha primeira reacção quando soube
Explica lá isso melhor
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Num carro moderno e desenhado para o dia-a-dia não se notam grandes diferenças como dá para perceber pelo vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=4O91C...ailpage#t=247s
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Da experiência que tenho com carros de tracção dianteira e traseira é que é mais fácil descontrolar propositadamente um carro de tracção traseira. Já muitas vezes tentei "pôr a andar de lado" carros com tracção dianteira e mesmo estes tendo uma boa potência (140cv e o outro 170cv) nunca se perde a segurança, penso que será muito difícil descontrolarem-se.
Os de tracção traseira basta um mísero mercedes 190 com 72cv para o pôr a andar de lado em qualquer curva.
Quanto ao feeling de condução prefiro os carros de tracção traseira, mas em termos de segurança os de tracção dianteira são mais tolerantes e atinge-se o limite mais tarde.
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Originalmente Colocado por TILT Ver PostWTF?
Explica lá isso melhor
Mas a escolha final do layout mid-engine dá-se porque se poderia adaptar mais facilmente e economicamente os conjuntos motores caixa tranversais já existentes entre muitos outros componentes da Austin Rover, e mantendo o RWD. Mas agora faltava uma plataforma. Aparentemente, começou com algo tão simples como o aproveitamento de duas metades frontais do Austin Metro.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostNão sei onde foste a esta. O LSD ajuda a controlar o carro, não o contrário!
Com LSD nota-se a potência a passar para a de fora pelo que a traseira fica mais "viva" e obriga a outros cuidados. Permite é aproveitar outras coisas.
Nota-se perfeitamente as diferenças se vires slalom's - sem LSD quase nem dá para fazer sem provocação/travão de mão visto a roda interior desatar a patinar e o carro fica no sitio.
Quanto à questão do tópico...já foi respondida na minha opinião. Em condução normal não será por aí...mas convém saber/conhecer as reacções do carro até porque não há ajudas electrónicas pelo meio em caso de necessidade.
Para mim perfeito seria um RWD (porque mesmo a andar devagar nota-se as vantagens da configuração) com autoblocante e ESP totalmente desligávelEditado pela última vez por Nightlord; 29 April 2011, 00:03.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostSim, mas o que acontece na situação que ele descreve é que sem o LSD a potência tende a "fugir" pela roda interior à curva pelo que não há grandes dramas em termos de viragem.
Com LSD nota-se a potência a passar para a de fora pelo que a traseira fica mais "viva" e obriga a outros cuidados. Permite é aproveitar outras coisas.
Nota-se perfeitamente as diferenças se vires slalom's - sem LSD quase nem dá para fazer sem provocação/travão de mão visto a roda interior desatar a patinar e o carro fica no sitio.
Quanto à questão do tópico...já foi respondida na minha opinião. Em condução normal não será por aí...mas convém saber/conhecer as reacções do carro até porque não há ajudas electrónicas pelo meio em caso de necessidade.
Para mim perfeito seria um RWD (porque mesmo a andar devagar nota-se as vantagens da configuração) com autoblocante e ESP totalmente desligável
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostSim, mas o que acontece na situação que ele descreve é que sem o LSD a potência tende a "fugir" pela roda interior à curva pelo que não há grandes dramas em termos de viragem.
Com LSD nota-se a potência a passar para a de fora pelo que a traseira fica mais "viva" e obriga a outros cuidados. Permite é aproveitar outras coisas.
Nota-se perfeitamente as diferenças se vires slalom's - sem LSD quase nem dá para fazer sem provocação/travão de mão visto a roda interior desatar a patinar e o carro fica no sitio.
Quanto à questão do tópico...já foi respondida na minha opinião. Em condução normal não será por aí...mas convém saber/conhecer as reacções do carro até porque não há ajudas electrónicas pelo meio em caso de necessidade.
Para mim perfeito seria um RWD (porque mesmo a andar devagar nota-se as vantagens da configuração) com autoblocante e ESP totalmente desligável
E nada daqueles autoblocantes electrónicos, é mesmo um mecanico à macho...
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostÉ igual.
Se tomares atenção e conduzires com juízo, é a mesmíssima coisa.
- Se ignorares o "típico user" deste Fórum, quanto às qualidades que um carro deve ter ao nível do comportamento.
- Se pensares que o automóvel, na via pública é apenas um meio de transportes (atenção que eu não sou nenhum santo).
- Se respeitares as regras de trânsito.
Não te apercebes - se calhar, digo eu - quais as rodas que estão ligadas ao "motor", se as da frente, se as de trás, se todas.
Se estás a pensar ir para um circuito, ou andar a fazer Rali em qualquer estrada nacional - ABERTA AO PÚBLICO - tens muito que aprender, quer para precaver a tua saúde, quer principalmente a dos outros que se cruzarem contigo.
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Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver PostBem, já conduzi rwd, fwd, 2wd, 4wd, motor à frente e posição central-traseira, e disto tudo acho que o maior factor de perigo está entre o volante e a cadeira.Originalmente Colocado por Motronic Ver PostSempre foi, e sempre será.
Porque cada uma das arquitecturas tem um tipo de condução perfeitamente distinta, claro falando de forma generalizada.
No rwd que uso diariamente o simples facto de ter o controlo de estabilidade ligado altera completamente o tipo de condução, de ligeiramente subvirador para altamente sobrevirador, que muda tudo em termos de condução, a velocidade de entrada em curva, o tempo de aceleração na saída, o tamanho das derivas, etc.,...
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