Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão traseira - pergunta estúpida?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suspensão traseira - pergunta estúpida?!

    Ora bem, andei a procura do tópico das perguntas estupidas, mas como não o encontrei decidi abrir um tópico novo pra matar uma curiosidade

    Desde à um tempo para cá venho reparando nas suspensões traseiras de alguns carritos e reparei que alguns "Hatchbacks" apresentam um set-up composto por mola + amortecedores separados, ou seja, colocados individualmente e não em conjunto. (Yaris, Golf's, A3 só para citar alguns exemplos.)

    Fiquei curioso acerca disto e dei uma espreitadela lá no meu Almera (comercial, ou seja, Hatchback) e reparei que no caso deste, o conjunto mola/amortecedor é montado em conjunto, à semelhança da suspensão dianteira.

    Existem diferenças significativas nos dois tipos de "set-up"? Mais conforto?! Melhor dinâmica?! Que motivos acham que podem levar à adopção de um ou outro sistema?

    Opinem a ver se me matam a curiosidade

    #2
    Originalmente Colocado por DTrack Ver Post
    Ora bem, andei a procura do tópico das perguntas estupidas, mas como não o encontrei decidi abrir um tópico novo pra matar uma curiosidade

    Desde à um tempo para cá venho reparando nas suspensões traseiras de alguns carritos e reparei que alguns "Hatchbacks" apresentam um set-up composto por mola + amortecedores separados, ou seja, colocados individualmente e não em conjunto. (Yaris, Golf's, A3 só para citar alguns exemplos.)

    Fiquei curioso acerca disto e dei uma espreitadela lá no meu Almera (comercial, ou seja, Hatchback) e reparei que no caso deste, o conjunto mola/amortecedor é montado em conjunto, à semelhança da suspensão dianteira.

    Existem diferenças significativas nos dois tipos de "set-up"? Mais conforto?! Melhor dinâmica?! Que motivos acham que podem levar à adopção de um ou outro sistema?

    Opinem a ver se me matam a curiosidade
    A suspensão do seu almera deve ser independente
    algo identico a isto:



    é mais usado em carros de alta gama ou desportivos e tambem alguns modelos japoneses
    enquanto que o outro tipo chamado barra de torção é identico a isto:



    A maioria dos construtores utiliza este ultimo sistema por ser mais barato

    mas em termos de comportamento e conforto o primeiro é bem melhor

    Comentário


      #3
      Por acaso o Almera até tem um eixo rigido como esquema de suspensão traseira.

      Comentário


        #4
        Isto de argumentar que a opção em separado do conjunto mola amortecedor ser uma questão economica,não me parece muito credivel,uma vêz que o meu MB C Klasse possuir essa arquitectura,e ele ter sido tudo menos barato.

        Comentário


          #5
          Já agora porque se fala que as suspensões da citroen costumam ser das melhores?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por j0hnny Ver Post
            Já agora porque se fala que as suspensões da citroen costumam ser das melhores?
            Por isto:


            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Isto de argumentar que a opção em separado do conjunto mola amortecedor ser uma questão economica,não me parece muito credivel,uma vêz que o meu MB C Klasse possuir essa arquitectura,e ele ter sido tudo menos barato.
              Não é uma opção de custos, como referes...

              Algumas marcas adoptam esta opção de separar o amortecedor da mola, pois permite um melhor aproveitamento do espaço, não invadindo de forma tão intrusiva a área da bagageira.

              Mesmo a opção eixo semi-rigido, que parece ser a norma actual nos segmentos mais baixos, além de ser mais barato, também ocupa menos espaço que uma suspensão independente. E como vimos, até se consegue brinquedos muito interessantes do ponto de vista dinâmico sem recorrer a elaborados esquemas de suspensão traseiros.
              Basta ver os hot-hatch da Renault

              Comentário


                #8


                O sistema independente é mais caro e eficaz.

                No entanto o mais incrível é os nissan sunny de 1990 terem este tipo de suspensão. Isto num carro com 21 anos.

                Parece que os carros em vez de evoluir no tempo fazem o contrario.
                Editado pela última vez por DragonH; 04 May 2011, 23:30.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post


                  O sistema independente é mais caro e eficaz.

                  O mais incrível é os nissan sunny de 1990 tem este tipo de suspensão. Isto num carro com 21 anos.

                  Parece que os carros em vez de evoluir no tempo fazem o contrario.
                  Será? Um carro actual como um Megane ou Clio, que têm eixo traseiro de torsão, deve curvar melhor do que esse Sunny. De nada serve ter uma boa tecnologia se não se sabe tirar o melhor partido dela.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Será? Um carro actual como um Megane ou Clio, que têm eixo traseiro de torsão, deve curvar melhor do que esse Sunny. De nada serve ter uma boa tecnologia se não se sabe tirar o melhor partido dela.
                    O meu japonês cuja geração nasceu em 89 tem uma geometria muito parecida a essa da foto. Um Megane I ou Clio que nasceram bem depois curvam pior.

                    Esse esquema é semelhante ao usado pelo Lancia Delta (1979), carro conhecido por ter um comportamento referencial.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post


                      O sistema independente é mais caro e eficaz.

                      No entanto o mais incrível é os nissan sunny de 1990 terem este tipo de suspensão. Isto num carro com 21 anos.

                      Parece que os carros em vez de evoluir no tempo fazem o contrario.
                      Está aqui a confundir-se os objectivos finais de tais esquemas.

                      Como já foi aqui dito o esquema de suspensões semi-independentes e com amortecedor separado da mola visa aproveitamento do espaço e custos de produção.

                      Para muitos carros faz todo o sentido, até porque depois o seu setup de mola/amortecedor e todo o chassis não é para aproveitar um esquema mais elaborado...não é essa a ideia do carro para ir levar as crianças à escola...mas o espaço já faz a sua falta.

                      Tudo depende do foco do carro. E o que é facto é que maravilhas se tem feito com bases de partida que diríamos são piores. Claro que na competição em que tudo conta...a maior latitude de acertos e possibilidades de uma independente com triângulos duplos...ou até mais, do tipo push-rod noutros "campeonatos" é obrigatória.

                      Nas nossas estradas...poucos valorizam isso e ainda menos compram.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                        O meu japonês cuja geração nasceu em 89 tem uma geometria muito parecida a essa da foto. Um Megane I ou Clio que nasceram bem depois curvam pior.

                        Esse esquema é semelhante ao usado pelo Lancia Delta (1979), carro conhecido por ter um comportamento referencial.
                        Uma coisa é a eficácia/rapidez de curvar...isso tem evoluído muito e os carros curvam, de uma forma geral (e mesmo com o aumento do peso que é o pior) mais depressa - até porque aumentando a borracha é fácil de fazer isso.

                        Outra coisa é o controlo e o tal prazer de condução...que até pode vir de um carro que curve mais devagar (visto que não andamos...às vezes, parece que sim pelo que vejo ) em competições diárias

                        Comentário


                          #13
                          Lembrei-me:

                          http://www.youtube.com/watch?v=PaYW1mUE8RI

                          O actual Type-R não tem suspensão traseira independente, ao contrario do anterior.
                          Vejam a diferença

                          Comentário


                            #14
                            Um carro com eixo rigido pode ter o amortecedor separado da mola, ou em conjunto. Mas isso faz-se por questões que têm mais a ver com opções de concepção, pois continua a ser um carro com eixo rigido, e é isso que define a suspensão do carro, sendo que as diferenças de comportamento entre carros com eixo rigido devem-se mais ao desenho e afinação da mesma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                              Uma coisa é a eficácia/rapidez de curvar...isso tem evoluído muito e os carros curvam, de uma forma geral (e mesmo com o aumento do peso que é o pior) mais depressa - até porque aumentando a borracha é fácil de fazer isso.

                              Outra coisa é o controlo e o tal prazer de condução...que até pode vir de um carro que curve mais devagar (visto que não andamos...às vezes, parece que sim pelo que vejo ) em competições diárias
                              O meu post visava responder a duas ideias mais ou menos pré concebidas.
                              O primeiro é o de que um qualquer francês tem de ser uma referência em curva, não é verdade. Eu referi aqueles dois modelos porque são carros que conheço muito bem e não de ouvir falar.
                              Há também a ideia que de naqueles tempos só praticamente os japoneses usavam tal tipo de suspensão. O que não é verdade, o Delta é anterior a isso, talvez quando os nipónicos ainda usavam o tal eixo rigido com a mola semi elíptica.

                              Comentário


                                #16
                                Bem, este tópico já deu pra mais assunto do que aquilo que tava a espera, ainda bem ;)

                                Realmente o meu Almera apresenta um set-up com eixo rígido. Mas pelo que me fui apercebendo pelos comentários é que a diferença entre ter a mola e amortecedor juntos os separados será mais por uma questão de espaço do que propriamente uma questão dinâmica/conforto. Até porque realmente não sei até que ponto as marcas poupariam dinheiro ao optar por um ou outro esquema.

                                Não posso elogiar muito o comportamente dinâmico do meu carrito (muito menos o conforto), mas vai fazendo o seu trabalhinho diário sem dar chatices, menos mal.

                                De realçar o facto de alguns carritos "velhos" como os sunny's e os primeras (P10) oferecerem um eixo traseiro com a tal suspensão semi rigida. Andam por aqui alguns users com P10 E-GT que sabem do que falo..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                  Por acaso o Almera até tem um eixo rigido como esquema de suspensão traseira.


                                  Permite me a correcção: a Nissan a este esquema chama de "suspensão multilink", não porque seja um complexo esquema de braços mas porque se trata de um eixo de torção com braços laterais e uma especie de sistema "panhard" de ligação central dupla. Para mim, um esquema demasiado complexo para os resultados que obtem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Será? Um carro actual como um Megane ou Clio, que têm eixo traseiro de torsão, deve curvar melhor do que esse Sunny. De nada serve ter uma boa tecnologia se não se sabe tirar o melhor partido dela.
                                    Mal do megane se não curva-se melhor, a evolução tecnológica existe também para esconder os pontos fracos dos esquemas menos eficazes, e tentar tirar o melhor partido dos esquemas usados.
                                    Basta olhar para os pneumáticos usados 155/75R13 /(sunny) VS 205/55R16 (megane).

                                    No entanto apesar do megane/clio seja melhor em tudo não invibiliza que tenha um esquema menos eficaz que o sunny e mais barato.

                                    Um bom exemplo deste tipo de downgrade é o civic tipe-R que na geração actual revolveu trocar o esquema independente por eixo , ficando o carro a curvar muito pior que o anterior e como se não basta-se ficou com menos conforto, basta ver o comparativo que foi feito no top gear na altura.
                                    Editado pela última vez por DragonH; 08 May 2011, 21:25.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X