Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ISV vai aumentar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ISV vai aumentar

    Como já seria de esperar:


    Tabaco e veículos são os alvos de novos aumentos de impostos da troika.
    Deverão igualmente ser revistas todo o tipo de excepções actualmente existentes ao nível dos automóveis, tais como taxas reduzidas que o Imposto sobre Veículos (ISV) permite. Aumentos ficam indexados à inflação. O agravamento destes impostos específicos sobre o consumo (IEC) garantirá ao Estado, em 2012, mais 250 milhões de euros.
    As alterações aos IEC já estavam previstas no PEC4 entre 2012 e 2013, tendo na altura o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, avançado que a tributação automóvel "é o mais importante" porque "são insustentáveis a importação de automóveis e o endividamento das famílias com a sua compra", apontando ainda que o ISV tem vindo a perder peso relativo no Orçamento de Estado.
    O memorando de entendimento já entregue aos partidos e assinado pelo Governo, prevê que o próximo Executivo vai ter de aumentar o ISV e rever o imposto, no que toca a isenções. Será o caso, por exemplo, de reduções de taxas aplicadas a deficientes. Deverão igualmente ser revistas todo o tipo de excepções actualmente existentes, tais como taxas reduzidas que o ISV permite.
    No que toca ao tabaco, o documento prevê igualmente uma subida das taxas, sendo que os impostos especiais sobre o consumo passarão a ter aumentos indexados à inflação.
    No conjunto, a expectativa é conseguir um aumento de receita fiscal na ordem dos 250 milhões de euros em 2012.
    Fonte: DE

    #2
    Tal como no caso da habitação onde a troika pretende reduzir a compra de casa e apostar no arrendamento, no caso dos carros também se procura reduzir o consumo (compra de veículos novos).
    Tanto a compra de casa como de carro têm sido dois dos mais comuns investimentos que as famílias fazem e a troika pretende uma redução do endividamento dos famílias.
    No caso das casas para mim o tema é mais complexo mas no dos carros realmente assisti a muita gente próxima comprar carros novos (e caros) que ao fim de poucos meses de prestações já não os conseguiam pagar, ao que se junta o seguro, manutenções, combustíveis, Imposto de selo, portagens, reparações, inspecção e por aí fora. É preciso analisar bem a percentagem de esforço que cada comprador pode suportar para assim não ficarem com a corda na garganta ao comprar um carro que não pode manter ou pagar.
    É normal que o número de carros novos venha a decrescer muito nos próximos tempos e se volte ao mercado dos importados e dos usados que entretanto vão ganhando cada vez mais valor novamente. Temos de nos adequar à nossa realidade e no meu caso os velhinhos cá de casa bem vão rolar até morrerem. Quem vai comprar carro novo que analise bem a situação porque depois de alguma matemática pode chegar à conclusão que arranja no mercado de usados um compromisso bem mais racional.
    Editado pela última vez por GPL; 04 May 2011, 15:19.

    Comentário


      #3
      Será que as medidas deles também vão agravar o IUC?

      Comentário


        #4
        Não acho mal que agravem o imposto sobre o automovel, antes isso que outras coisas.
        O problema é que aumenta tudo..

        Comentário


          #5
          O que os Troikos querem é que nós andemos com chassos velhos como os paises do terceiro mundo e viver em cabanas. Acho que deveriam colocar o crédito menos acessivel para as pessoas não se endividarem.

          Comentário


            #6
            Concordo plenamente com estas medidas... é muito mais justo penalizar a compra de um automºovel do que sobrtetaxar o combustível.

            Assim toda a gente tem direito a automóvel, mesmo que de segmentos inferiores.

            O que preferem... comprar um carro de um segmento inferior mas ter dinheiro para combustivel, ou comprar um de segmento superior e não ter dinheiro para o combustivel?

            Comentário


              #7
              A compra de carro novo é uma das grandes fatias da concessão de credito e causador do aumento da divida externa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                A compra de carro novo é uma das grandes fatias da concessão de credito e causador do aumento da divida externa.
                Exactamente.

                Comentário


                  #9
                  Aqui vai a minha bujarda: E que tal baixar o preço dos carros?!?

                  Se o carro custar menos, pede-se menos dinheiro ao estrangeiro, não?!?!?

                  O que se vai poupar, vai-se gastar depois em custos de saúde com os acidentes... carros mais antigos = acidentes mais graves... mas isto sou eu que se calhar estou enganado...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                    Aqui vai a minha bujarda: E que tal baixar o preço dos carros?!?

                    Se o carro custar menos, pede-se menos dinheiro ao estrangeiro, não?!?!?

                    O que se vai poupar, vai-se gastar depois em custos de saúde com os acidentes... carros mais antigos = acidentes mais graves... mas isto sou eu que se calhar estou enganado...
                    Se os carros ficarem mais baratos haverá mais gente a comprar carro novo, logo + credito e + divida ao estrangeiro

                    Comentário


                      #11
                      Prefiro pessoas a andarem com carros de 2005-2010 com pneus sempre em condiçoes do que carros de 2011 com pneus carecas porque não há dinheiro para os substituir....

                      Temos todos que mudar os hábitos de consumo.

                      E ter carro também não é direito universal.... por mais que custe a muita gente...

                      Se não ganhamos o suficiente, então não podemos ter casa nem carro... por isso alugamos casa e andamos de transportes publicos.... e se necessário mudamos para estilos de vida que necessitem de menos dinheiro: mudar de emprego para mais perto de casa.... mudar de cidade... ou simplemente para quem for muito dificil... emigrar....

                      Comentário


                        #12
                        Isso dos carros é uma treta. Quem quer comprar um carro em vez de um 320d compra um 318d. E se aumentarem o imposto compra um 316d.

                        Não deixa é de comprar e gastar aquele bolo que tinha em mente. Ou então compra o 320d e fica ainda mais endividado.

                        A da casa também é gira. Querem acabar com a compra, mas só vão fazer 2 coisas. Aumentar o preço das rendas e assim penalizar as pessoas, e dar a possibilidade de quem tem dinheiro poder ter um melhor investimento, porque tem dinheiro para comprar e com o arrendamento tem mais lucro.

                        Gestores da treta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                          Prefiro pessoas a andarem com carros de 2005-2010 com pneus sempre em condiçoes do que carros de 2011 com pneus carecas porque não há dinheiro para os substituir....

                          Temos todos que mudar os hábitos de consumo.

                          E ter carro também não é direito universal.... por mais que custe a muita gente...

                          Se não ganhamos o suficiente, então não podemos ter casa nem carro... por isso alugamos casa e andamos de transportes publicos.... e se necessário mudamos para estilos de vida que necessitem de menos dinheiro: mudar de emprego para mais perto de casa.... mudar de cidade... ou simplemente para quem for muito dificil... emigrar....
                          Arrendar uma casa é mais caro do que comprar por isso essa teoria é mentira.

                          Quem quer comprar um carro de 30.000€ continua a comprar um carro de 30.000€. Abdica de equipamento ou baixa o segmento, podendo piorar a sua segurança. E se não tinha dinheiro para pneus ainda menos vai ter porque ficam mais caros.

                          Mas pelos vistos ficas todo contente.

                          E mais. Muitos passam de carros de 2011 com pneus carecas para carros de 2005 com pneus carecas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            Arrendar uma casa é mais caro do que comprar por isso essa teoria é mentira.

                            Quem quer comprar um carro de 30.000€ continua a comprar um carro de 30.000€. Abdica de equipamento ou baixa o segmento, podendo piorar a sua segurança. E se não tinha dinheiro para pneus ainda menos vai ter porque ficam mais caros.

                            Mas pelos vistos ficas todo contente.

                            E mais. Muitos passam de carros de 2011 com pneus carecas para carros de 2005 com pneus carecas.
                            mas alugar casa não é feito à custa de crédito, não resulta em endividamento portanto e é exactamente esse o objectivo da medida, baixar o recurso ao crédito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                              mas alugar casa não é feito à custa de crédito, não resulta em endividamento portanto e é exactamente esse o objectivo da medida, baixar o recurso ao crédito.
                              Não é feito o crédito para arrendar mas é feito o crédito para compensar a diferença a mais que a renda tem no orçamento para comprar outras coisa.

                              O dinheiro não vai esticar e se não compra casa arrenda por mais 200€ do que a prestação e depois compra 200€ em coisas a crédito.

                              Comentário


                                #16
                                Eu não me importo nada que as vendas de carros novos caiam a pique.

                                Mesmo nada

                                Comentário


                                  #17
                                  Se olharmos bem para o nosso mercado, está saturadíssimo de viaturas. Mesmo com o plano de abate, temos carros a mais. Portanto, acho bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                    Aqui vai a minha bujarda: E que tal baixar o preço dos carros?!?

                                    Se o carro custar menos, pede-se menos dinheiro ao estrangeiro, não?!?!?

                                    O que se vai poupar, vai-se gastar depois em custos de saúde com os acidentes... carros mais antigos = acidentes mais graves... mas isto sou eu que se calhar estou enganado...
                                    Baixar o preço dos carros não serve de muito; o fluxo de dinheiro para o exterior continua a ser o mesmo por viatura (i.e., o preço base é fixo e vai quase todo para fora). Assim, de certeza que se comprariam ainda mais carros, e ainda mais dinheiro sairia do país.

                                    Quanto à última linha de pensamento...tem o seu quê de verdade; mas os níveis de protecção oferecidos actuais são muito bons. De outra forma, não podemos por em causa a nossa economia e a nossa honra financeira aos olhos do exterior com base nesse argumento. É necessário sim, apostar em prevenção, seja a alertar as pessoas para os reais perigos das estradas, seja a realizar testes psicotécnicos, seja a aumentar a fiscalização.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      A compra de carro novo é uma das grandes fatias da concessão de credito e causador do aumento da divida externa.
                                      Nem mais! Prefiro ver o ISV aumentar de forma justificada, do que ver o nosso governo aumentá-lo e diminuir os custos para a legalização de carro estrangeiro...

                                      Chega de ver barracos com Mercedes e BMW's à porta.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Agora é a Troika!

                                        O grande responsável, que levou a este estado de coisas, tem um nome: Sócrates.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                          Não é feito o crédito para arrendar mas é feito o crédito para compensar a diferença a mais que a renda tem no orçamento para comprar outras coisa.

                                          O dinheiro não vai esticar e se não compra casa arrenda por mais 200€ do que a prestação e depois compra 200€ em coisas a crédito.
                                          tendo em conta que o crédito ao consumo está muito muito apertado dúvido muito que se transfira esses 200€ de coisas a comprar para o crédito.


                                          se as pessoas não podem alugar um t4 que aluguem um t3.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ja tirei o passe para o mês de maio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Gostava de ver outras medidas.

                                              Nas empresas o prazo para a dedução dos veiculos devia passar de 4 anos para 5 o 6.

                                              Não devia aumentar o ISV para veiculos economicos, carros com consumos elevados (novos ou velhos) deviam levar a ripada, 1 litro em media a mais em todos os carros que circulam dá quanto a mais no consumo de combustiveis do país?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                Gostava de ver outras medidas.

                                                Nas empresas o prazo para a dedução dos veiculos devia passar de 4 anos para 5 o 6.

                                                Não devia aumentar o ISV para veiculos economicos, carros com consumos elevados (novos ou velhos) deviam levar a ripada, 1 litro em media a mais em todos os carros que circulam dá quanto a mais no consumo de combustiveis do país?
                                                O problema não é o consumo de combustível mas sim a compra de carros novos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso só é bom para quem tem €€€ e está a precisar de comprar carro. Ainda hoje, na conversa com um vendedor me fazia 20% (ou mais, era negociar) na compra de um Altea, Leon ou Exeo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                    Gostava de ver outras medidas.

                                                    Nas empresas o prazo para a dedução dos veiculos devia passar de 4 anos para 5 o 6.

                                                    Não devia aumentar o ISV para veiculos economicos, carros com consumos elevados (novos ou velhos) deviam levar a ripada, 1 litro em media a mais em todos os carros que circulam dá quanto a mais no consumo de combustiveis do país?
                                                    O prazo de 4 anos não é obrigatório, é o minimo. A lei permite ir até ao dobro do limite minimo. Ou seja, uma viatura pode ser amortizada em 8 anos, no máximo. Se os responsaveis da empresa não o fazem será por razões que não as legais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Medida muito boa, ou não. Que culpa tenho eu que nunca tive um crédito ter de mamar com estas decisões?

                                                      Se o problema real é o crédito corte-se o crédito!

                                                      Se ainda houvesse um parque automóvel português de usados decente ainda aceitava...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        so nao concordo com a parte das casas, tenho 22 anos e posso garantir que quando quiser mudar para uma casa minha, vou preferir pagar um emprestimo ao banco do que pagar uma renda, visto que neste momento as prestaçoes sao quase iguais aqui no norte, e assim pago o que e meu, e a minha maneira de pensar e de quase toda a gente com quem convivo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por YmoRtaL71 Ver Post
                                                          so nao concordo com a parte das casas, tenho 22 anos e posso garantir que quando quiser mudar para uma casa minha, vou preferir pagar um emprestimo ao banco do que pagar uma renda, visto que neste momento as prestaçoes sao quase iguais aqui no norte, e assim pago o que e meu, e a minha maneira de pensar e de quase toda a gente com quem convivo
                                                          O problema é que muita gente não conta com tudo o resto a que obriga a compra de casa: IMT, IMI, condominio, seguro de vida, seguro incendio, etc...

                                                          Tudo isso tem que ser tido em linha de conta...

                                                          Disclaimer: Sou "proprietário" da casa onde resido... se fosse hoje, provavelmente arrendava...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            O problema não é o consumo de combustível mas sim a compra de carros novos
                                                            Sim, até porque o petróleo usado para produzir combustiveis não é importado, pois não?!? O dinheiro não vai para o exterior para pagar, correcto?!'

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X