Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lei provoca confusão nas cartas de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lei provoca confusão nas cartas de condução

    "Há uma nova espécie de criminoso em Portugal. O ’sem-carta’ nasceu em 1948 e 1958, confia cegamente na data de validade que tem na carta de condução e nunca se preocupou em renová-la - conta fazê-lo aos 65 anos. Mas por causa de uma lei em vigor desde 2008, que impõe a revalidação da carta de ligeiros e motos aos 50 e aos 60 anos, a sua vida na estrada é tudo menos fácil."

    http://www.inverbis.net/actualidade/...-conducao.html

    "São milhares os condutores portugueses que circulam nas estradas com a carta caducada. A renovação tem que ser feita logo aos 50 anos, apesar de na carta constar o prazo correspondente aos 65 anos."

    http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Prazo...layout=10&tm=8

    Faziam ideia disto?

    #2
    Sim, fazia ideia desta alteração. Foi bastante noticiada na altura pela comunicação social.
    Se as pessoas não sabem é porque não vêm noticiários nem leem jornais, demonstrando que se estão borrifando para o que se passa além da sua própria vida!

    Comentário


      #3
      E quem deixar passar mais de 24 meses vai a novo exame prático!

      Comentário


        #4
        A " lei " saiu no inicio de 2005, com a revisão do C.E. , tendo sido fixado um prazo de três anos para entrar em vigor( Janeiro de 2008). Por isso ela "existe" há seis anos no papel.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
          Sim, fazia ideia desta alteração. Foi bastante noticiada na altura pela comunicação social.
          Se as pessoas não sabem é porque não vêm noticiários nem leem jornais, demonstrando que se estão borrifando para o que se passa além da sua própria vida!

          Eu vejo noticias todos os dias, alem de ler jornais online diariamente, e nunca ouvi tal coisa.


          Isso quer dizer que estou-me a borrifar para tudo o que se passa além da minha propria vida?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
            Sim, fazia ideia desta alteração. Foi bastante noticiada na altura pela comunicação social.
            Se as pessoas não sabem é porque não vêm noticiários nem leem jornais, demonstrando que se estão borrifando para o que se passa além da sua própria vida!

            Também me lembro que foi bastante publicitado, mas se a publicidade não for feita nos intervalos das novelas, dos jogos de futebol, e do "peso pesado" e afins, não adianta!

            Comentário


              #7
              O problema não tem a ver com o facto de ter sido muito falado na altura, tem a ver com não explicarem convenientemente que a lei não entrava em vigor só para quem tirasse a carta a partir de 2008 mas sim para toda a gente.

              Comentário


                #8
                Eu também nunca vi publicidade na televisão.

                Por acaso sabia disto porque na altura que andava a tirar carta de pesados avisaram-me acerca disso por mera casualidade.

                A DGV ou IMTT deviam ser obrigados a contactar as pessoas e chamá-las para procederem à renovação da carta.

                Agora mudam as leis conforme lhes vai apetecendo e depois quem não for avisado ou não vir televisão..azar, fica sem carta e tem de a tirar outra vez. Andam a gozar connosco ou quê?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Eu também nunca vi publicidade na televisão.

                  Por acaso sabia disto porque na altura que andava a tirar carta de pesados avisaram-me acerca disso por mera casualidade.

                  A DGV ou IMTT deviam ser obrigados a contactar as pessoas e chamá-las para procederem à renovação da carta.

                  Agora mudam as leis conforme lhes vai apetecendo e depois quem não for avisado ou não vir televisão..azar, fica sem carta e tem de a tirar outra vez. Andam a gozar connosco ou quê?


                  Se o legislador tivesse de ser obrigado a informar individualmente todos os destinatários das leis que produz então deixaria de ser legislador para ser telefonista ou carteiro.
                  Esta é a típica mentalidade portuguesa , a culpa é sempre dos outros , mesmo que nós sejamos idiotas

                  Para ter conhecimento das leis existe o diário da república que , note-se, até tem uma edição online. Se todos os participantes deste forum têm ligação à internet para vir aqui então não se podem queixar de nao ter conhecimento da legislação em vigor.

                  Comentário


                    #10
                    Sim Conhecia!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                      Eu vejo noticias todos os dias, alem de ler jornais online diariamente, e nunca ouvi tal coisa.


                      Isso quer dizer que estou-me a borrifar para tudo o que se passa além da minha propria vida?
                      Isso só tudo poderás responder!

                      Pequena pesquisa no Google:

                      http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...validacao.aspx

                      Esta foi publicada há um ano: http://www.publico.pt/Sociedade/reno...listas_1434683

                      Esta foi publicada há quase 4 anos: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=989177

                      Presumo que só tenhas começado a ler jornais online há pouco tempo!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                        Isso só tudo poderás responder!
                        "Se as pessoas não sabem é porque não vêm noticiários nem leem jornais, demonstrando que se estão borrifando para o que se passa além da sua própria vida!"

                        E agora só eu é que poderei responder??
                        Generalizas as pessoas dessa maneira, porque para ti é tudo preto ou branco, certo?


                        Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                        Presumo que só tenhas começado a ler jornais online há pouco tempo!
                        Presumes mal.
                        Leio jornais, tanto em jornal como online, alem de ver os noticiarios desde sempre.


                        Terei então que presumir que tu gostas de generalizar e rotular as pessoas erradamente. Não é muito boa politica, ate porque falhaste redondamente, mas cada um sabe de si.


                        E se eu tentar deduções erradas sobre ti... ?

                        "As pessoas que emitem generalizações erradas sobre as outras pessoas são infelizes e rotulam as pessoas facilmente como modo de mascarar a sua infelicidade."

                        Certo? errado?... nao sei. Por isso generalizações não funcionam lol ;)
                        Editado pela última vez por WM; 09 May 2011, 11:26.

                        Comentário


                          #13
                          A questão não é nova e na altura foi comentada em vários orgãos de comunicação social (e por aqui também).

                          Acho que foi hoje de manhã que ouvi um GNR dizer qualquer coisa do género: os condutores tem que saber as alterações que vão sendo efectuadas à legislação rodoviária.

                          Não deixa de ser verdade, mas, aqui a questão é meramente "formal" e altera uma data que está num documento.
                          Creio que a melhor atitude seria o aviso de todos os que foram apanhados nesta alteração legislativa.

                          Comentário


                            #14
                            Até podia nunca ter sido falada na comunicação social, bastava ter sido publicada em diário da república.

                            O desconhecimento da lei não justifica o seu incumprimento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                              Até podia nunca ter sido falada na comunicação social, bastava ter sido publicada em diário da república.

                              O desconhecimento da lei não justifica o seu incumprimento.
                              Verdade, mas não impede que não se possa de dar conhecimento dos mesmos por outro meio.

                              A carta de condução é muito geral e abrange pessoas muito diversas, para esperar que tomem conhecimento pela Com. Social, quanto mais pelo DR.

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso eu também já sabia.
                                Acontece que muita gente não sabe, não por se estar a "borrifar", como alguém aqui disse, mas porque viverá em zonas do país onde a informação não estará tão acessível como nos grandes meios urbanos.
                                E a obrigação (se é que existe) não é da comunicação social, é do próprio estado.


                                Gastam-se tantos milhares em panfletos, que todos os dias enchem as nossas caixas de correio, e todos os dias deitamos fora...cappice?

                                O Estado de Direito diz que o desconhecimento da Lei não iliba ninguém do seu cumprimento.
                                O Estado de Direito vem do tempo da Grécia Antiga, já estará na altura de enterrar esse conceito, não?
                                Assim como a Democracia, velhinha atá mais não. Geradora de muito ricos, por um lado, muito pobres, por outro.
                                Andamos todos a ser enganados...e gostamos!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                  "Se as pessoas não sabem é porque não vêm noticiários nem leem jornais, demonstrando que se estão borrifando para o que se passa além da sua própria vida!"

                                  E agora só eu é que poderei responder??
                                  Generalizas as pessoas dessa maneira, porque para ti é tudo preto ou branco, certo?



                                  Presumes mal.
                                  Leio jornais, tanto em jornal como online, alem de ver os noticiarios desde sempre.


                                  Terei então que presumir que tu gostas de generalizar e rotular as pessoas erradamente. Não é muito boa politica, ate porque falhaste redondamente, mas cada um sabe de si.


                                  E se eu tentar deduções erradas sobre ti... ?

                                  "As pessoas que emitem generalizações erradas sobre as outras pessoas são infelizes e rotulam as pessoas facilmente como modo de mascarar a sua infelicidade."

                                  Certo? errado?... nao sei. Por isso generalizações não funcionam lol ;)
                                  Sim, estou a generalizar porque não consigo falar individualmente com todos os incrédulos desta noticia!
                                  E alegar desconhecimento da lei não é desculpa.
                                  Como já disseram por aqui, desde 2005 que se fala nisto e, na minha opinião, quem nunca ouviu falar só pode estar desatento ou desligado do mundo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                                    Sim, estou a generalizar porque não consigo falar individualmente com todos os incrédulos desta noticia!
                                    E alegar desconhecimento da lei não é desculpa.
                                    Como já disseram por aqui, desde 2005 que se fala nisto e, na minha opinião, quem nunca ouviu falar só pode estar desatento ou desligado do mundo.
                                    Certo, e sendo tu um individuo, tens direito á tua opinião...


                                    ....por mais desajustada que seja lol


                                    Portanto na prática estás a dizer que tu conheces toda e qualquer noticia que se tenha passado em Portugal nos ultimos 6 anos...

                                    Quem me dera ter tal capacidade, assim não seria tão desatento ou desligado do mundo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                      Certo, e sendo tu um individuo, tens direito á tua opinião...


                                      ....por mais desajustada que seja lol


                                      Portanto na prática estás a dizer que tu conheces toda e qualquer noticia que se tenha passado em Portugal nos ultimos 6 anos...

                                      Quem me dera ter tal capacidade, assim não seria tão desatento ou desligado do mundo.
                                      Não disse nada disso... o que eu quis dizer, e que exemplifiquei com 2 links, já foi noticiado em jornais online no ano passado e em 2007; tal como já o foi mais vezes, quer em jornais, televisão ou rádio.

                                      Não é assunto novo e não é nova noticia. Apenas isso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso conhecia,mas de facto não foi algo muito "publicitado"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Silvers, depois qd puderes manda o teu mail por PM para eu te consultar qd a wikipedia estiver em baixo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                            Silvers, depois qd puderes manda o teu mail por PM para eu te consultar qd a wikipedia estiver em baixo.
                                            Podes consultar o fórum: http://forum.autohoje.com/showthread...o-novas-regras

                                            Já agora fica aqui a nota que este tópico é um potencial repost!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Estado só publicita e divulga o que é do seu interresse.
                                              Neste caso especifico o seu interresse matreiro é poder vir a cobrar umas chorudas multas alegando desconhecimento da lei.
                                              É por essas e por outras,que vão poder contar sempre com o meu voto.
                                              Quanto mais conheço os politicos,mais gosto de cães

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                                                Não disse nada disso... o que eu quis dizer, e que exemplifiquei com 2 links, já foi noticiado em jornais online no ano passado e em 2007; tal como já o foi mais vezes, quer em jornais, televisão ou rádio.

                                                Não é assunto novo e não é nova noticia. Apenas isso!
                                                Se tivesses dito isso apenas, eu não me teria sequer dado ao trabalho de te responder.

                                                Mas o que foi dito foi:

                                                Se as pessoas não sabem é porque não vêm noticiários nem leem jornais, demonstrando que se estão borrifando para o que se passa além da sua própria vida!
                                                na minha opinião, quem nunca ouviu falar só pode estar desatento ou desligado do mundo.
                                                E esta atitude de prepotencia e pequenês demonstra apenas que quando queremos, somos exactamente o estereotipo pelo qual somos conhecidos e que nos faz tão insignificantes.

                                                Eu leio jornais exaustivamente, e estou sempre atento às noticias, e esta, por acaso, passou-me ao lado.
                                                Poderia estar doente nessa altura, posso ter tido um dia de mais trabalho, podia estar de ferias, etc, não me faz de mim alguém que se está "borrifando para o que se passa além da sua própria vida!", nem "desatento ou desligado do mundo.".

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda este sábado vi uma notícia sobre isto na TV Falta de notícias?

                                                  Alegar desconhecimento, dê ou não jeito pessoalmente numa altura qualquer, não serve.

                                                  Aproveito para indicar que o processo é muito simples. E se forem à página do IMTT têm lá a papinha toda feita...

                                                  PS: Na altura de eleições, como agora, há n anúncios em vários meios a avisar do voto, das formas de o exercer e a apelar ao voto...mesmo assim há muito boa gente que não vota. Não é por desconhecimento...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Julgo que a solução, embora tivesse algum custo, era simples:

                                                    Nova carta enviada com o novo prazo de validade e uma nota na base de dados interna da polícia caso alguém apresente a de papel ser interrogado não fosse uma carta falsificada.

                                                    Agora mais a sério, com a informatização de tudo há passos fáceis:

                                                    Com o cartão de cidadão e tudo era simples. Alguma alteração aos dados (tipo renovação de BI ou morada) fazia saltar um aviso para o pessoal ir ao balcão ao lado na loja do cidadão.
                                                    Ou então as eleições. Tipicamente a população natural de um lugar e de um determinado ano irá votar quase de certeza na mesma urna de voto se tem cartão em papel (logo não têm cartão de cidadão). Um aviso certamente iria pelo menos alertar alguns distraídos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                      Se tivesses dito isso apenas, eu não me teria sequer dado ao trabalho de te responder.

                                                      Mas o que foi dito foi:





                                                      E esta atitude de prepotencia e pequenês demonstra apenas que quando queremos, somos exactamente o estereotipo pelo qual somos conhecidos e que nos faz tão insignificantes.

                                                      Eu leio jornais exaustivamente, e estou sempre atento às noticias, e esta, por acaso, passou-me ao lado.
                                                      Poderia estar doente nessa altura, posso ter tido um dia de mais trabalho, podia estar de ferias, etc, não me faz de mim alguém que se está "borrifando para o que se passa além da sua própria vida!", nem "desatento ou desligado do mundo.".

                                                      Abraço
                                                      Então tiveste azar... nas várias vezes (em 6 anos) que foi noticiado tu estiveste doente, de férias ou com trabalho a mais!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                                                        Então tiveste azar... nas várias vezes (em 6 anos) que foi noticiado tu estiveste doente, de férias ou com trabalho a mais!
                                                        Exacto.

                                                        Assim como eu, a montes de pessoas pode ter passado esta noticia ao lado.. não as faz o que tu lhes chamaste

                                                        Ainda bem que resolvemos as nossas divergências,
                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                          "Há uma nova espécie de criminoso em Portugal. O ’sem-carta’ nasceu em 1948 e 1958, confia cegamente na data de validade que tem na carta de condução e nunca se preocupou em renová-la - conta fazê-lo aos 65 anos. Mas por causa de uma lei em vigor desde 2008, que impõe a revalidação da carta de ligeiros e motos aos 50 e aos 60 anos, a sua vida na estrada é tudo menos fácil."

                                                          .....

                                                          Faziam ideia disto?

                                                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                          Eu não vejo noticias todos os dias, alem de ler jornais online diariamente, e já ouvi esta coisa.


                                                          Isso quer dizer que estou-me a borrifar para tudo o que se passa além da minha própria vida?
                                                          corrigi o 2º post. aos 50 não sabia, aos 60 sim, sabia, agora sei a lei completa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Foi bastante falado, mas assim como em muitos outros assuntos, há muita gente que o desconhece e que, guiado pela data que consta nas suas cartas, acaba por estar ilegal.

                                                            Obviamente que o desconhecimento não desculpa o incumprimento, mas dizer que quem não sabe disto é porque se está a borrifar, é claramente exagerado, até porque muitas das pessoas directamente atingidas pela nova lei são pessoas de alguma idade que provavelmente não estarão tão a par das novidades quanto a maioria dos "jovens".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X