Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Audi A4 Avant 1.9 TDi 130 vs SEAT Ibiza FR 2.0 TDi 143

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Audi A4 Avant 1.9 TDi 130 vs SEAT Ibiza FR 2.0 TDi 143

    Como alguns aqui sabem, faço alguns kms com os veículos do título do tópico, sobretudo com a carrinha.

    Aqui à uns tempos fiz parte de um pequeno troço de AE a fundo com a Avant. Esse troço é A2 Setúbal-Coina e isto passou-se num Domingo já bem tarde e com a estrada praticamente deserta.

    Como a A4 B6 tem um erro considerável usei um GPS e as conclusão são as seguintes:

    Numa zona a descer cheguei a atingir 217 de GPS e atingi o topo de uma subida íngreme qb (4 ou 5km antes de chegar à praça de portagens de Coina) a uns bem aceitáveis 207km/h.


    Ora este Domingo voltei a repetir este exercício mas no Ibiza FR...

    Não me lembro de ver no GPS mais de 212km/h, e foi a descer, e no topo da subida a velocidade desceu até uns meros 201.

    Mais uma vez, tudo valores de GPS, se bem que no caso do Ibiza basta tirar 2/3 km/h ao valor no digital.


    De notar que o FR já conta com mais de 18mil e fez a revisão à cerca de 1300km, portanto nem tem a desculpa de ainda está muito preso pois nunca trocou de óleo, e ainda tem poucos kms.

    Ele até aos 180/190 vai relativamente bem, mas depois disso não mesmo.

    Já a A4 só "vai bem" até aos 160/170 de ponteiro (reais é um pouco menos) mas depois dos 200 parece ganhar uma alma extra face ao Ibiza


    A minha conclusão é que em banco o FR não deverá ter mais de 140cv, já a A4 é bem capaz de ter entre 140 e 145cv à vontade.

    Mas pronto, agora vêm aí os do costume rirem-se das teorias dos cavalos escondidos.

    Por acaso gostava de levar ambos os carros a um banco, sobretudo FR para comprovar se lá estão os cavalos todos.

    É que segundo tenho lido este CR140/143cv costuma acusar entre 147 e 148 cv, às vezes até 150cv como o FR que a "motor.terra.es" testou.


    Sim eu sei nestes exercícios a aerodinâmica conta muito, mas o FR anuncia 210, e a A4 apenas 203km/h.

    E o Ibiza apesar de ser mais curto que a carrinha ainda tem 4 metros e sendo o SC até parece cortar bem o vento, esteticamente pelo menos.

    Já a Avant é obviamente mais longa, o que é bom para velocidade máxima, mas sendo carrinha e não berlina também não é o ideal para "ponta" por isso...


    Dados de ambos os carros:

    http://www.km77.com/precios/audi/a4/...i-130-cv-6-vel

    http://www.km77.com/precios/seat/ibi...-cr-143-cv-dpf

    A velocidade máxima da A4 está errada pois no carfolio e no manual da carrinha vem lá 203km/h.

    http://www.carfolio.com/specificatio...car/?car=92301



    Comentários ?





    PS: Devem estar todos a pensar que ando aí sempre a fundo nas AEs mas tal está longe de ser verdade. Faço muitos kms face ao meu orçamento mensal e, por isso, sobretudo com combustíveis em altas, tento sempre não me esticar muito em termos de consumo.

    Mas volta e meia, quando há espaço para tal, gosto de fazer o gosto ao pé, se bem que o faço mais em EN com ultrapassagens e afins que em AE em que uso bastante o CC para descansar o pé.


    Mas às vezes sou um menino dos consumos

    Ainda na Páscoa fiz 4.2l no Ibiza FR ao longo de 210km.. Ok o facto de ter chovido e de ter sido sempre EN ajudou claro.

    De notar que o ponto B desta viagem está a quase mais 300 metros de altitude face ao ponto A, além do facto de ter sido uma viagem sul-norte, e o mais provável é o vento soprar de norte...

    Portanto no sentido contrário teria feito talvez menos de 4l, o que aliás não seria novidade pois quando o carro tinha apenas 7mil km fiz 3.7l entre Portimão e Albufeira pelo N125, foi de madrugada sem trânsito mas com 2 gajos a aumentarem o lastro

    #2
    É como eu já te tinha dito, se pegares num avião de papel comprido e noutro curto, vê qual é o que atinge maior velocidade.

    O FR deve estar a acusar 140cv, não mais e a carrinha os tais 140/145cv.

    Por outro lado, o FR é mais leve.

    Não sei é o Cx de ambos, mas para a A4 se ter safado melhor, deve ter um Cx menor que o do FR.

    Deve ser o tal princípio da primeira frase.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DIG Ver Post
      É como eu já te tinha dito, se pegares num avião de papel comprido e noutro curto, vê qual é o que atinge maior velocidade.

      O FR deve estar a acusar 140cv não mais e a carrinha os tais 140/145cv.

      Por outro lado, o FR é mais leve.

      Não sei é o Cx de ambos, mas para a A4 se ter safado melhor, deve ter um Cx menor que o do FR.

      Deve ser o tal princípio da primeira frase.
      Eu sei que carros mais compridos costumam ser melhores para velocidade máxima mas nem é preciso discutir valores de cx pois o Ibiza anuncia 210 e a A4 anuncia apenas 203.

      Agora da teoria à prática ainda vai alguma diferença.
      Editado pela última vez por ClioIIIRS; 10 May 2011, 16:30. Razão: compridos e não comprimidos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
        Eu sei que carros mais comprimidos costumam ser melhores para velocidade máxima mas nem é preciso discutir valores de cx pois o Ibiza anuncia 210 e a A4 anuncia apenas 203.

        Agora da teoria à prática ainda vai alguma diferença.
        Por acaso é mais ao contrário...

        O Cx costuma ser melhor em carros maiores, "com rabo"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gemini Ver Post
          Por acaso é mais ao contrário...

          O Cx costuma ser melhor em carros maiores, "com rabo"
          Ele queria dizer compridos, quase de certeza.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
            Por acaso é mais ao contrário...

            O Cx costuma ser melhor em carros maiores, "com rabo"
            Eu sei, mas, por exemplo, entre um hatch "cortado atrás" e uma carrinha a "ponta" costuma ser semelhante para versões com o mesmo motor.


            Não sei como foste deduzir que com carros compridos eu me estava a referir a carrinhas, estava-me a referir a carros compridos no geral, mas em particular é óbvio que o sedans ainda são melhor neste tipo de exercício.


            EDIT:

            loooool, claro que queria dizer compridos, e não comprimidos.
            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 10 May 2011, 16:57. Razão: f"#$#, m#$#& para o comprimido, loool

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DIG Ver Post
              Ele queria dizer compridos, quase de certeza.
              Eu sei.
              Mas não resisti a responder!
              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
              Eu sei, mas, por exemplo, entre um hatch "cortado atrás" e uma carrinha a "ponta" costuma ser semelhante para versões com o mesmo motor.

              Não sei como foste deduzir que com carros compridos eu me estava a referir a carrinhas, estava-me a referir a carros compridos no geral, mas em particular é óbvio que o sedans ainda são melhor neste tipo de exercício.


              EDIT:

              loooool, claro que queria dizer comprimidos, e não comprimidos.
              Mete mais tabaco nisso

              E eu não deduzi que estivesses a falar de carrinhas... apenas sei aquilo que escrevi, o Cx costuma ser melhor em carros maiores, sedans ou carrinhas, mas os sedans costumam ser melhores em velocidade de ponta porque a aerodinâmica é diferente na secção posterior...

              Comentário


                #8
                Tens aí um "pormaior" que me parece estar a escapar-te:

                - Se fizeste o teste em dias (ou mesmo alturas do mesmo dia) diferentes, os resultados podem diferir imenso por causa do vento.

                Na minha A4 ando habitualmente nas calmas, com umas sapatadas ocasionais, mas raramente utilizando a top speed.

                Também por isso, de vez em quando gosto de ver se ela ainda tem os cv todos e atinge a velocidade que eu sei ser normal, mas posso dizer-te que houve ali 2 dias onde pensei que algo estaria errado, pois por pontaria resolvi fazer sempre o teste (em dias de vento) circulando contra o vento, e por isso nunca chegou ao que eu tinha como referência.

                Bastou no segundo dia fazer o teste no sentido oposto que o velocímetro marcou logo 15 km/h adicionais (sem descidas a ajudar).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                  Mete mais tabaco nisso
                  É o que dá um gajo só conseguir dormir 4 horas, fica todo maluco


                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                  E eu não deduzi que estivesses a falar de carrinhas... apenas sei aquilo que escrevi, o Cx costuma ser melhor em carros maiores, sedans ou carrinhas, mas os sedans costumam ser melhores em velocidade de ponta porque a aerodinâmica é diferente na secção posterior...
                  Eu sei isso

                  Mas como há sempre pessoas menos atentas e/ou informadas nunca é demais repetir certos factos.



                  Aliás melhor que berlina só mesmo a tipologia coupe, mas mesmo as berlinas já conseguem aerodinâmicas bem interessantes e com a óbvia vantagem racional das portas extra.


                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Tens aí um "pormaior" que me parece estar a escapar-te:

                  - Se fizeste o teste em dias (ou mesmo alturas do mesmo dia) diferentes, os resultados podem diferir imenso por causa do vento.

                  Na minha A4 ando habitualmente nas calmas, com umas sapatadas ocasionais, mas raramente utilizando a top speed.

                  Também por isso, de vez em quando gosto de ver se ela ainda tem os cv todos e atinge a velocidade que eu sei ser normal, mas posso dizer-te que houve ali 2 dias onde pensei que algo estaria errado, pois por pontaria resolvi fazer sempre o teste (em dias de vento) circulando contra o vento, e por isso nunca chegou ao que eu tinha como referência.

                  Bastou no segundo dia fazer o teste no sentido oposto que o velocímetro marcou logo 15 km/h adicionais (sem descidas a ajudar).
                  Não me está a escapar nada excepto o vento, como mencionas, (por acaso pensei nisso) e talvez a pressão atmosférica.

                  Mas mesmo tendo em conta as variações do vento acho que se repetir a experiência o resultado vai se repetir, mais km/h menos km/h.

                  É que sempre que tento andar a fundo com o Ibiza saiu desiludido e com a A4 saiu sempre agradavelmente surpreendido, e já testei isto vários vezes em ambos os carros, ainda que apenas numa das vezes tenha usado GPS em ambas as situações, em troços iguais, e numa mesma altura, Domingo à noite.


                  Já a temperatura foi apenas ligeiramente superior no Domingo com o Ibiza que aqui à um mês com a carrinha.

                  Algo a rondar os 18º com o Ibiza e 15 ou 16º com a A4.


                  Eu continuo na minha, o PD130 está bem soltinho, já o CR143 nem tanto.

                  Mas depois puxar a 2ª e 3ª o FR anda consideravelmente mais que a A4, é que não tem nada a ver.


                  Resumindo, enquanto o peso interessa o FR dá cartas, quando deixa de importar vem ao de cima, potência, caixa e aerodinâmica.


                  A mim esta A4 não pára de me impressionar pois mesmo sendo mais pesada, tendo um motor mais antigo, não sendo propriamente um coupe em termos de aerodinâmica e tendo uma caixa bem mais curta consegue fazer consumos reais muito semelhantes aos do Ibiza FR que anuncia menos 1.1l de consumo misto.


                  PS: Este teste foi feito em 5ª no Ibiza para andar ali a rondar a zona de potência máxima, ou seja, 4100/4300 entre os 200 e 210 reais. A potência máxima é atingida às 4200rpm.

                  Já na A4 foi, obviamente, em 6ª pois é uma "verdadeira" 6ª velocidade.
                  Editado pela última vez por ClioIIIRS; 10 May 2011, 17:15.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                    Não me está a escapar nada excepto o vento, como mencionas, talvez a pressão atmosférica.
                    Pois, mas o vento não é um pormenor, é algo determinante.

                    A 200 km/h esta diferença deixa de ser marginal e passa a assumir uma enorme importância.

                    Eu no mesmo carro (e na A2 curiosamente) já vi diferenças enormes de velocidade "medidas" no mesmo sentido (em dias diferentes).

                    Posso aqui arranjar diversos factores que possam influenciar, mas o resultado final foram essas diferenças que menciono, mantendo sempre o carro (C4).


                    Ou seja, não estou de modo nenhum a tirar a validade do teu teste, mas era interessante ter este pormenor minimamente controlado.

                    Em termos ideais, os dois carros lado a lado tiravam mais dúvidas.

                    Comentário


                      #11
                      Eu acho que isso se explica de forma simples: a relação de transmissão do FR é (bastante) mais curta que a da A4!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Eu acho que isso se explica de forma simples: a relação de transmissão do FR é (bastante) mais curta que a da A4!
                        Neste caso acaba por ser ao contrário, pelo menos nas últimas relações.

                        Maldito 1.9, mesmo com mais peso, ainda faz uns brilharetes nos consumos com performances interessantes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Eu acho que isso se explica de forma simples: a relação de transmissão do FR é (bastante) mais curta que a da A4!
                          Embora hajam duas notas:

                          - Penso que o motor CR faz mais rotação do que o 1.9 TDI

                          - Suponho que a 6ª do FR seja excessivamente longa, senão faria mais sentido o teste nessa mudança.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                            Neste caso acaba por ser ao contrário, pelo menos nas últimas relações.
                            A sério?

                            Eu por acaso estava a ver aqui, mas pensei estar a ver a versão errada, já que:

                            Gear Ratios A4 1.9 TDI M6

                            5ª: 0.730
                            6ª: 0.600


                            Gear Ratios Ibiza FR 143

                            5ª: 0.857
                            6ª: 0.717

                            Ou seja, até pensei tratar-se de um modelo diferente de FR.


                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                            Maldito 1.9, mesmo com mais peso, ainda faz uns brilharetes nos consumos com performances interessantes.
                            Não, porque no limite isto vai servir para dizer mal do 2.0 TDI.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Pois, mas o vento não é um pormenor, é algo determinante.

                              A 200 km/h esta diferença deixa de ser marginal e passa a assumir uma enorme importância.

                              Eu no mesmo carro (e na A2 curiosamente) já vi diferenças enormes de velocidade "medidas" no mesmo sentido (em dias diferentes).

                              Posso aqui arranjar diversos factores que possam influenciar, mas o resultado final foram essas diferenças que menciono, mantendo sempre o carro (C4).


                              Ou seja, não estou de modo nenhum a tirar a validade do teu teste, mas era interessante ter este pormenor minimamente controlado.

                              Em termos ideais, os dois carros lado a lado tiravam mais dúvidas.
                              O mais cientifico a que cheguei foi isto, mas não sabendo a direccção e velocidade do vento, vale o que vale obviamente.

                              A questão é que não pode ser coincidÊncia o Ibiza desiludir sempre em velocidade máxima.

                              Isto porque já o testei várias vezes e em nenhuma me convenceu face aos 210km/h anunciados.

                              Já a A4 é o contrário, mesmo em plano passa relativamente bem os 203 reais anunciados. Na A4 é fundamental conhecer o erro e/ou usar GPS para ter dados minimamente fiáveis.


                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                              Neste caso acaba por ser ao contrário, pelo menos nas últimas relações.

                              Maldito 1.9, mesmo com mais peso, ainda faz uns brilharetes nos consumos com performances interessantes.
                              Podes crer, o PD130 continua a me surpreender.

                              Pelo menos a "minha" unidade A4 PD130 ainda dá cartas em performances no mundo real (reprises em AE por exemplo) e em consumos reais idem aspas.


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Embora hajam duas notas:

                              - Penso que o motor CR faz mais rotação do que o 1.9 TDI

                              - Suponho que a 6ª do FR seja excessivamente longa, senão faria mais sentido o teste nessa mudança.
                              O 2.0 TDi 140/143 respira melhor em altas que o 1.9 TDi 130 obviamente, se bem que para melhores altasa é preciso ir buscar o de 170cv, ou um 20d.

                              A 6ª do Ibiza é mesmo muito longa, a 180 vai às 3000rpm, e a 210 às 3500rpm.

                              Sendo a potência máxima às 4200rpm é óbvio que em 6ª não estou a tirar "todo o sumo" do motor.

                              Já a 5ª do Ibiza faz cerca de 210 reais às 4200rpm, que é precisamente a rotação em que este motor atinge a sua potência máxima.


                              Na prática a diferença entre 5ª e 6ª é cerca de menos 3km/h de velocidade máxima
                              em 6ª.

                              Claro que este uso da 5ª a 200 é só para este tipo de testes pois é desperdício de gasóleo. Aliás este Ibiza a fundo faz cerca de 12l em 6ª e cerca de 13.5/14l em 5ª.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                (...)

                                A 6ª do Ibiza é mesmo muito longa, a 180 vai às 3000rpm, e a 210 às 3500rpm.
                                A minha "banheira" Vectra de 120 CV apresenta exactamente os mesmos valores, pelo que a transmissão é mais longa ainda!

                                Comentário


                                  #17
                                  Atenção a um pormenor. Apesar do Ibiza ter a potencia máxima as 4200 isso não quer dizer que as 3800 não tenha já praticamente essa potencia, a curva deve ser muito plana nessa zona. Por outro lado a partir das 4200 rpm pode haver uma quebra +/- brusca que pode dificultar que o carro passe esse regime.

                                  Relativamente ao vento é bem verdade que tem uma grande influencia tanto na velocidade maxima como nos consumos. A 50km/h ter vento contra a 20km/h quer dizer que o carro vai precisar de perto da potencia que necessitaria para andar a 70km/h ou seja um pouco mais. Agora se estivermos a falar em 200km/h com vento contra de 20km/h isso iria implicar que era necessária a potencia suficiente para andar a 220km/h ou seja muito mais potencia. Não esquecer que o atrito do ar aumenta com a velocidade numa escala logaritmica...

                                  Comentário


                                    #18
                                    A A4 a 180 vai ali nas 3500 rpm, o Ibiza por volta das 3000 rpm.

                                    A relação das caixa é diferente, e isso já ajuda a explicar as diferenças de velocidade máxima.
                                    A A4 como é uma carrinha mais pesada, precisa de uma caixa que permita arrastar melhor esse peso (ou seja mais curta), o ibiza como é mais leve pode levar uma caixa mais longa.

                                    Em aceleração, o FR deixa a A4 bem longe, mas em ponta a A4 dá cartas, devido à melhor aerodinâmica. O PD 130 apesar de velhinho dá cordel a muitos motores modernos, e em baixas e em consumos ainda é uma referência. Em altas e a partir das 3500 rpm há uma queda de binário enorme e parece que já puxa menos, mas não, continua a puxar mas de forma mais linear.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                      É como eu já te tinha dito, se pegares num avião de papel comprido e noutro curto, vê qual é o que atinge maior velocidade.

                                      O FR deve estar a acusar 140cv, não mais e a carrinha os tais 140/145cv.

                                      Por outro lado, o FR é mais leve.

                                      Não sei é o Cx de ambos, mas para a A4 se ter safado melhor, deve ter um Cx menor que o do FR.

                                      Deve ser o tal princípio da primeira frase.




                                      Eu percebo a tua questão.


                                      por exemplo; o meu Linea 1.3 m-jet 90cv anucia 170Kmh, contra os 175kmh do G.Punto 90cv, depois de vários testes entre ambos, tambem reparei que o Linea tem mais ponta que o G.punto, que muitas vezes em plano nem dos 160kmh passa, enquanto o Linea marca 190kmh.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Altera lá os 160km/h porque num GPunto 1.3 Multijet 90cv é tão fácil chegar a essa velocidade em plano como é roubar um chupa a uma criança.

                                        O Linea marca 190km/h mas a velocidade real não é essa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como aqui já disseram o vento muda por vezes em minutos, quanto mais em 1 mês. Acho estranho esse Ibiza dar menos, mas pode ser por vários factores.

                                          Quanto à subida que falas, aquilo não é nada de especial . Se me falares da subida de Evoramonte ainda vá lá

                                          Comentário


                                            #22
                                            Penso que terá a ver com a aerodinâmica do Ibiza... Andei num Cupra TDI com cerca de 240 cv que apesar de ter uma aceleração de respeito via-se e desejava-se para chegar aos 240 km/h de ponteiro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                              Altera lá os 160km/h porque num GPunto 1.3 Multijet 90cv é tão fácil chegar a essa velocidade em plano como é roubar um chupa a uma criança.
                                              Aqui a definição de "facilidade" é certamente diferente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vou começar por contribuir com os dados de aerodinâmica!

                                                Ibiza FR:

                                                > Coeficiente de arrasto - 0.3 (por curiosidade, igual valor rubrica um serie 6, Serie 3 Coupe, A4 Cabrio, Mercedes B, 407 coupe, Volvo V70, etc).

                                                Não encontrei os restantes dados como para a A4, procurei e nada. Se alguém souber, seria curioso para melhor comparação.

                                                > Vel. máx (alguns valores, dependem de site para site) - 208/ 209km/h

                                                > 0-100km/h - 8.2/8.3s

                                                > Relação peso/potência - 8.706 Kg/cv

                                                > Dimensões Pneumáticos - 215/40 R17


                                                A4 B6:

                                                > Coeficiente de arrasto - 0.31 (registam igual valor, C2, Serie 1, Pug 1007, Phaeton, Maybach 57, Bentley Continental Flying Spour...)

                                                > Área Frontal - 2.14m²

                                                > Coeficiente - 0.66

                                                > Vel. Máx - 203/204 km/h

                                                > 0-100km/h - 10.1/10.2s

                                                > Relação peso/potência - 10.96 Kg/cv

                                                > Dimensões Pneumáticos - Tens de me dizer que não me lembro quais as da A4, só que são R16


                                                Como "nota", a distribuição de massas e consequente centro de massa são também factores a ter em conta, para isso contribui a colocação longitudinal do motor do PD130 na A4 e transversal do CR143 no Ibiza


                                                Fontes:
                                                http://www.carsplusplus.com/specs201..._fr_20_tdi.php

                                                http://www.autoviva.com/version.php?..._unit=imperial

                                                http://www.carfolio.com/specificatio...a_aerodynamics

                                                http://www.acelerasdebraga.com/viewt...b033b8f9517e6d


                                                PS: A relação peso/potência, uma vez que encontrei valores de peso diferentes, guie-me pelo mesmo site para ser mais justo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                  Altera lá os 160km/h porque num GPunto 1.3 Multijet 90cv é tão fácil chegar a essa velocidade em plano como é roubar um chupa a uma criança.

                                                  O Linea marca 190km/h mas a velocidade real não é essa.



                                                  Olha que basta apanhar um dia de vento e não passas dos 160, chegar, chegas bem, mas passar não passas!!!

                                                  Basta perguntares a bastantes proprietários de G.Punto´s 90cv aqui do forum, eu já tive um, e lembro-me bem.

                                                  Claro que o Linea não dá os 190reais, mas 181/3kmh dá.

                                                  E testado várias vezes com gp´s, onde nenhum deles em ponta foi "lá", ficando todos para trás!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    [QUOTE=topspeed;1065915129]Vou começar por contribuir com os dados de aerodinâmica!

                                                    Ibiza FR:

                                                    > Coeficiente de arrasto - 0.3 (por curiosidade, igual valor rubrica um serie 6, Serie 3 Coupe, A4 Cabrio, Mercedes B, 407 coupe, Volvo V70, etc).

                                                    No site km77 não há nenhuma informação, nem desse valor de 0.30 para o cx, nem da área frontal, mas ter essa info já não é mau.


                                                    Não encontrei os restantes dados como para a A4, procurei e nada. Se alguém souber, seria curioso para melhor comparação.

                                                    > Vel. máx (alguns valores, dependem de site para site) - 208/ 209km/h

                                                    Em todos os sites que tenho visto, manual, revistas etc o valor é de 210km/h, 208 para o FR de 5p, mas esse não se vende em PT.



                                                    > 0-100km/h - 8.2/8.3s

                                                    > Relação peso/potência - 8.706 Kg/cv

                                                    > Dimensões Pneumáticos - 215/40 R17

                                                    O 0-100 oficial é 8.2s, mas no manual do carro vem 8.5s, o que me parece mais realista face ao testado em revistas e afins, aliás o site motor.terra.es rubricou exactamente 8.5 neste exercício dos 0-100km/h.

                                                    Essa relação peso/potência é baseada em que peso ?

                                                    O peso que vem no livrete são 1245kg, se bem que nalguns sitios vem 1170kg (deve ser totalmente vazio, sem fluídos nem nada, e também já vi referências a 1320kg mas isso já me parece demasiado.


                                                    A4 B6:

                                                    > Coeficiente de arrasto - 0.31 (registam igual valor, C2, Serie 1, Pug 1007, Phaeton, Maybach 57, Bentley Continental Flying Spour...)

                                                    > Área Frontal - 2.14m²

                                                    > Coeficiente - 0.66

                                                    > Vel. Máx - 203/204 km/h

                                                    > 0-100km/h - 10.1/10.2s

                                                    203kph e 10.2s é para a minha versão pois é a de 6v.

                                                    10.1s e 204kph é para a versão de 5v.



                                                    > Relação peso/potência - 10.96 Kg/cv

                                                    > Dimensões Pneumáticos - Tens de me dizer que não me lembro quais as da A4, só que são R16

                                                    215/55 R16, a mesma largura que o FR portanto.


                                                    Como "nota", a distribuição de massas e consequente centro de massa são também factores a ter em conta, para isso contribui a colocação longitudinal do motor do PD130 na A4 e transversal do CR143 no Ibiza

                                                    A sério ? Nunca tinha pensado nisso sequer... mas não vejo onde possa estar a associação, podes elaborar ?


                                                    Fontes:
                                                    http://www.carsplusplus.com/specs201..._fr_20_tdi.php

                                                    http://www.autoviva.com/version.php?..._unit=imperial

                                                    http://www.carfolio.com/specificatio...a_aerodynamics

                                                    http://www.acelerasdebraga.com/viewt...b033b8f9517e6d


                                                    PS: A relação peso/potência, uma vez que encontrei valores de peso diferentes, guie-me pelo mesmo site para ser mais justo.

                                                    A A4 B6 Avant PD130 anuncia 1460kg...


                                                    PS: Esse link do carplus é, como eu suspeitava, para um FR de 5p. Mas além disso tem lá uns quantos erros como dimensões dos pneus para jante 17, e que a cilindrada do 2.0 TDi é 1966cc, quando na verdade é 1968cc.

                                                    Está aqui o link para o "meu" Ibiza FR.

                                                    Curiosamente também anuncia 0.3 de Cx.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O 1.9 é de longe e continuará a ser por muitos anos o melhor motor TDI alguma vez fabricado pelo grupo VW, disso não há dúvidas. Os valores que tu atinges com o teu Ibiza estão curtos comparados com o meu ex-ibiza. Posso-te dizer que na recta de grandola, com 37º quentinhos lá fora o meu ibiza deu 210km/h no digital e não deixei o pé mais tempo por amor a diversas coisas Fiz isso duas vezes e nas duas vezes bateu os 210 no digital. É bastante lento a subir a partir dos 190, sendo ainda mais lento dos 200 para a frente, aliás, o motor a aquela velocidade já não soa como um TDI, já parece um avião a descolar tal é o cagaçal E o meu era o 1.9 de 105 portanto tu com o 2.0 tá ai qualquer coisa mal. Aliás já ví mais pessoal a queixar-se do mesmo... Depois também tens de avaliar outros factores como o embalo (maior na carrinha), largura de pneus e jantes (maior perfil = mais aceleração mas menos top speed), o Cx, vento, pressão dos pneus, etc. Em todo o caso, não é o Audi que está mal, o Ibiza é que tá curto Lá nisso eu dou a mão à palmatória no meu Seat, aquele motor era pretty much everything naquele carro. Experimenta alcançar a top speed do ibiza em 5a, não em 6a...
                                                      Editado pela última vez por TommyPT; 10 May 2011, 22:34.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                                        No site km77 não há nenhuma informação, nem desse valor de 0.30 para o cx, nem da área frontal, mas ter essa info já não é mau.
                                                        Eu reparei, não há valor em lado nenhum destes para o SC...

                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Em todos os sites que tenho visto, manual, revistas etc o valor é de 210km/h, 208 para o FR de 5p, mas esse não se vende em PT.
                                                        Por acaso não vi os 210km/h em nenhum dos sites, também a diferença para 209 é quase marginal !

                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Essa relação peso/potência é baseada em que peso ?

                                                        O peso que vem no livrete são 1245kg, se bem que nalguns sitios vem 1170kg (deve ser totalmente vazio, sem fluídos nem nada, e também já vi referências a 1320kg mas isso já me parece demasiado.
                                                        1425kg para a Avant e 1245kg para o Ibiza! No peso também encontrei valores diferentes, daí ter referenciado que utilizei os valores referidos no mesmo site, para ambos.

                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        203kph e 10.2s é para a minha versão pois é a de 6v.

                                                        10.1s e 204kph é para a versão de 5v.
                                                        Por acaso pesquisei o caixa de 6, mas agora fui reparar e no Auto Evolution, só têm PD130 com caixa de 5!


                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        215/55 R16, a mesma largura que o FR portanto.
                                                        Essa é uma medida "sacana", até porque as 16" base eram 205/55.

                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        A sério ? Nunca tinha pensado nisso sequer... mas não vejo onde possa estar a associação, podes elaborar ?
                                                        Neste caso em velocidade máxima, acaba por não ter muita influencia. Por exemplo, o tipo de suspensão do FR dará vantagem para este caso, com a deslocação de ar por baixo da carroçaria, faz com que esta "suba menos" e oscile menos com as ondulações da superfícies (se existirem) e estes pequenos pormenores, no fim podem dar mais uns 2 km/h ou até mais, falando de carros do mesmo modelo...

                                                        O centro de massa, quanto mais próximo do chão melhor pois tem influencia directa nos coeficientes, que por sua vez influenciam prestações e consumos. Por exemplo, que me lembre o Golf Bluemotion tem molas mais curtas para baixar o centro de massa e reduzir consumos... Em casos mais "elaborados", regra geral máquinas potentes, é bastante importante a zona inferior do carro, pela deslocação do ar a altas velocidades...

                                                        Quanto ao posicionamento do motor, não te sei dizer, já ouvi assim umas teorias mas nada me levou a acreditar piamente nelas... Como sabes a Audi tem a "panca" da colocação longitudinal dos motores e depois não podem estar acoplados à DSG

                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        PS: Esse link do carplus é, como eu suspeitava, para um FR de 5p. Mas além disso tem lá uns quantos erros como dimensões dos pneus para jante 17, e que a cilindrada do 2.0 TDi é 1966cc, quando na verdade é 1968cc.
                                                        Eu nem liguei a esses erros, mas vi as jantes de 15" como de serie, ou nesse ou noutro site

                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Está aqui o link para o "meu" Ibiza FR.

                                                        Curiosamente também anuncia 0.3 de Cx.
                                                        Outro dado curioso, registam o mesmo coeficiente de arrasto, mesma área frontal, mas menos 2km/h de vel. máx...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                                          Olha que basta apanhar um dia de vento e não passas dos 160, chegar, chegas bem, mas passar não passas!!!

                                                          Basta perguntares a bastantes proprietários de G.Punto´s 90cv aqui do forum, eu já tive um, e lembro-me bem.

                                                          Claro que o Linea não dá os 190reais, mas 181/3kmh dá.

                                                          E testado várias vezes com gp´s, onde nenhum deles em ponta foi "lá", ficando todos para trás!!
                                                          Eu tive 1 durante 4 anos e 105.000km por isso sei o que é um GPunto.

                                                          160km/h é uma velocidade que ele mantém em cruzeiro e a subir.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                            Como aqui já disseram o vento muda por vezes em minutos, quanto mais em 1 mês. Acho estranho esse Ibiza dar menos, mas pode ser por vários factores.

                                                            Quanto à subida que falas, aquilo não é nada de especial . Se me falares da subida de Evoramonte ainda vá lá
                                                            Eu sei disso do vento.

                                                            A questão é que sempre que tento o FR tem dificuldade em passar os 200 com convicção, pelo menos sem descidas.

                                                            A inclinação da subida pouca interessa pá.

                                                            Mas claro que nunca poderia ser muito acentuada pois a A4 chegou ao topo a 207km/h de GPS, isto anunciado ela 203, se bem que estes 203 é um valor eu diria modesto.


                                                            Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                            O 1.9 é de longe e continuará a ser por muitos anos o melhor motor TDI alguma vez fabricado pelo grupo VW, disso não há dúvidas. Os valores que tu atinges com o teu Ibiza estão curtos comparados com o meu ex-ibiza. Posso-te dizer que na recta de grandola, com 37º quentinhos lá fora o meu ibiza deu 210km/h no digital e não deixei o pé mais tempo por amor a diversas coisas Fiz isso duas vezes e nas duas vezes bateu os 210 no digital. É bastante lento a subir a partir dos 190, sendo ainda mais lento dos 200 para a frente, aliás, o motor a aquela velocidade já não soa como um TDI, já parece um avião a descolar tal é o cagaçal E o meu era o 1.9 de 105 portanto tu com o 2.0 tá ai qualquer coisa mal. Aliás já ví mais pessoal a queixar-se do mesmo... Depois também tens de avaliar outros factores como o embalo (maior na carrinha), largura de pneus e jantes (maior perfil = mais aceleração mas menos top speed), o Cx, vento, pressão dos pneus, etc. Em todo o caso, não é o Audi que está mal, o Ibiza é que tá curto Lá nisso eu dou a mão à palmatória no meu Seat, aquele motor era pretty much everything naquele carro. Experimenta alcançar a top speed do ibiza em 5a, não em 6a...
                                                            Eu fiz o teste em 5ª Tommy

                                                            A pressão dos pneus vejo semanalmente, ou no pior das hipóteses quinzenalmente.

                                                            SIm o PD105 anda mais que o CR105, isso é certinho.

                                                            Aliás em bancos esses PD105 acusam sempre 115cv a rir, por isso os 200 de ponteiro devem ser relativamente fáceis de alcançar.


                                                            E os 210 anunciados no FR foram de certo testados com a medida que eu tenho pois é a única possível neste carro, a não ser que se faça um downgrade de jante que está previsto no livrete por acaso

                                                            Se há um destes carros que tem mais pneu face ao usado nas medições oficiais esse carro é a A4 pois de origem era possível ter jante 15' em pneu 195/xx, enquanto a nossa A4 tem 215/55 R16.


                                                            Sim, não sou o único "dono" de um carro destes a me queixar da velocidade máxima eu sei. Tenho de o levar a um banco.


                                                            Sobre o facto de teres dado 210 com o teu Ibiza...

                                                            E se eu te disser que já dei 190km/h reais num Corsa C 1.3 CDTi de apenas 70cv ?

                                                            Resumindo, vale o que vale..

                                                            A descer bem, com vento a favor e com tomates (pelo menos nalguns carros é preciso) qualquer carro pode dar velocidades fora do normal para o que seria expectável.



                                                            [QUOTE=topspeed;1065915319]Eu reparei, não há valor em lado nenhum destes para o SC...

                                                            Pois não


                                                            Por acaso não vi os 210km/h em nenhum dos sites, também a diferença para 209 é quase marginal !

                                                            Sim eu sei, foi só para esclarecer factos.


                                                            1425kg para a Avant e 1245kg para o Ibiza! No peso também encontrei valores diferentes, daí ter referenciado que utilizei os valores referidos no mesmo site, para ambos.

                                                            O DUA da A4 fala em 1460kg e o do Ibiza em 1245kg.



                                                            Por acaso pesquisei o caixa de 6, mas agora fui reparar e no Auto Evolution, só têm PD130 com caixa de 5!



                                                            Essa é uma medida "sacana", até porque as 16" base eram 205/55.

                                                            Pois é, e disso já falamos por PM aqui à uns tempos, mas enfim.


                                                            Neste caso em velocidade máxima, acaba por não ter muita influencia. Por exemplo, o tipo de suspensão do FR dará vantagem para este caso, com a deslocação de ar por baixo da carroçaria, faz com que esta "suba menos" e oscile menos com as ondulações da superfícies (se existirem) e estes pequenos pormenores, no fim podem dar mais uns 2 km/h ou até mais, falando de carros do mesmo modelo...

                                                            O centro de massa, quanto mais próximo do chão melhor pois tem influencia directa nos coeficientes, que por sua vez influenciam prestações e consumos. Por exemplo, que me lembre o Golf Bluemotion tem molas mais curtas para baixar o centro de massa e reduzir consumos... Em casos mais "elaborados", regra geral máquinas potentes, é bastante importante a zona inferior do carro, pela deslocação do ar a altas velocidades...

                                                            Quanto ao posicionamento do motor, não te sei dizer, já ouvi assim umas teorias mas nada me levou a acreditar piamente nelas... Como sabes a Audi tem a "panca" da colocação longitudinal dos motores e depois não podem estar acoplados à DSG

                                                            Essa panca não é à parva.

                                                            Todos os modelos Audi que têm como opção motores de 6 ou mais cilindros (A4 para cima) têm sempre motores montados longitudinalmente.

                                                            Por isso é que, até à bem pouco tempo, só o TT e A3 tinham a S-Tronic aka DSG.



                                                            Outro dado curioso, registam o mesmo coeficiente de arrasto, mesma área frontal, mas menos 2km/h de vel. máx...

                                                            Então é porque algo está mal, ou não ?
                                                            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 11 May 2011, 00:02.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X