Originalmente Colocado por
DocJRA
Espero que ajude quem realmente precisa.
Então é assim, aquilo que aprendi entretanto, desde que este problema começou e andei a investigar isto, é que os N47 têm 2 problemas crónicos e 1 ocasional que também ajuda na confusão, os quais eu próprio baralhava face aos relatos ambíguos que andam na net e só há pouco tempo é que consegui realmente compartimentalizar a informação toda:
- Embraiagem -
Trepidar em situações de esforço e pára-arranque. Pode ser resolvido tirando a CDV, mas teoricamente perdes a garantia. Tens a solução discutida no DB do BPacheco (salvo erro) e basta meteres no google que aparecem tópicos no E90post, etc.
- Tensores e correia do alternador -
O tal que ocasional que vem trocar as voltas às pessoas, principalmente porque ainda há muita gente que por uma ignorância inadvertida troca conceptualmente as correntes com a correia. O problema é que muitos não têm a humildade e clarividência de pensarem "Algo aqui não está a bater certo. Porra, se calhar eu é que estou errado. Deixem-me cá clarificar isto."
Aqui sim ouves o tal grilar, principalmente quando dás a ignição e o mesmo entra em funcionamento sem estar abafado pelo som do próprio motor.
Tens aqui um vídeo de um caso diferente, num motor diferente, mas acho que ficas serve para teres uma percepção do que estamos a falar a nível mecânico.
(PS - Salvo erro é isto. Alguém que me corrija se troquei os pés pelas mãos.)
- Corrente de distribuição -
O principal problema dos N47, sendo que este é crónico e, até informações em contrário, uma vez que os 16, 18, 20, 23 e 25d derivam todos deste bloco e dos seus "melhoramentos", todos são susceptíveis de o ter.
Ouves um roçar que vai agravando gradualmente, sendo que no início é quase imperceptível se não souberes aquilo que queres ouvir.
Segue o melhor vídeo que consegui arranjar no youtube, de um carro com o problema já bastante avançado.
(PS - cuidado pois há malta a trocar os vídeos entre a correia e as correntes, assim como após saberem do problema toda a gente começa a achar que o seu N47 tem um barulho esquisito.)
Bem, e acho que é isto.
O problema, mais uma vez como te disse, é que o pessoal anda a misturar tudo e as discrepâncias nos valores das reparações entre os concessionários também não ajudam, ficando assim difícil separar as águas.
Naquilo que me toca, já desisti de andar a perder horas a pesquisar e tentar informar as pessoas nos tópicos públicos, tal como outras pessoas que estão bastante dentro deste assunto (no FAHO) o fizeram.
Não tenho paciência para boquinhas, indirectas, fans cegos, malta que fala com o buraco de baixo (um eufemismo para quem só diz *****), etc.
Quem estiver interessado que me contacte a pedir informação, tal como tu o fizeste.
Não ganho nem perco nada com isto, excepto a satisfação de ajudar quem quer ser ajudado.
É que os meus carros estão com extensões de garantia e planos de manutenção que ainda vão durar 3 e 5 anos, tempo ao final do qual vão ser trocados, sendo que para o efeito nem interesse se tenho N47 ou não. Posso partir um motor por ano, custe ele 2000 ou 6000, que nunca vou gastar um tostão. Logo se há pessoa que está imune a isto tudo sou eu.
O "problema" também é que 90% PM, mails e telefonemas (de malta que move montanhas para arranjar o meu número) que tenho recebido é de malta que ainda não tem o problema, mas está compreensivelmente preocupado.
Sendo que aqueles que deveriam ser os grandes interessados, aqueles que realmente têm o problema, andam debaixo das pedras e a meterem os carros no S.V por arranjar, como tenho conhecimento do muitos.
A isto acrescento ainda que das poucas pessoas que contactaram-me para saber informações, cujos carros estão afectados, muitas decidiram, depois de ter a papinha toda feita ao nível de como deveriam agir perante a BMW, negar-se em contribuir com os dados para dar peso e números à iniciativa.
Grande parte destes ignorando-me após a ajuda dada, porque não são homenzinhos o suficiente para dizerem que não querem participar e no mínimo justificarem-no. Direito que lhes assiste o qual sou tenho de respeitar.
É esta a nossa mentalidade e isto "deixa-me doente", levando ao meu "desânimo" para continuar a promover isto.
Desculpa o desabafo.
Abraço.