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Veículos a hidrogénio

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    Veículos a hidrogénio

    Boas

    Alguém me sabe dizer como funcionam os carros com motores a hidrogénio e o porquê de nunca ter sido aposta no mercado?


    ________________________________________________

    Vantagens:


    Desvantagens:
    -Preço
    -Necessário ter reservatórios maiores(em relação aos de gasolina) para uma semelhança de autonomia
    -Armazenamento perigoso, como não se liquefaz, obriga a elevadas pressões(passiveis a fuga). O hidrogénio é o elemento mais pequeno e, como tal, pode escapar de qualquer contentor, não importa quão bem selado esteja ele. O hidrogénio em armazenagem evaporará à taxa de pelo menos 1,7% ao dia.
    - Não poderemos armazenar veículos a hidrogénio em edifícios. Nem tão pouco podemos permitir que eles estacionem ao sol. E como o hidrogénio atravessa metais, ele provoca uma reacção química que torna os metais quebradiços.
    -Transportar uma quantidade de hidrogénio com a energia equivalente para o posto de abastecimento exigiria 21 vezes mais camiões do que para a gasolina.
    -O único meio de a produção de energia poder aproximar-se da praticalidade é através da utilização de centrais nucleares.
    -O hidrogénio livre é extremamente reactivo. Ele é dez vezes mais inflamável do que a gasolina, e vinte vezes mais explosivo. E a chama do hidrogénio é invisível.
    -Um posto de abastecimento de hidrogénio é muito mais dispendioso e complexo que um posto vulgar de gasolina/gasóleo ou gpl.
    Editado pela última vez por j0hnny; 17 May 2011, 22:24.

    #2
    Não sou nenhum especialista nessa área, no entanto sei que um dos problemas dos veículos a hidrogénio consiste que devido às características dessa substância é necessário um depósito muito grande para ter uma autonomia razoável.

    Comentário


      #3
      Há duas soluções actualmente a funcionar. Uma é com motor de explosão (BMW hydrogen7, por ex.) e a outra é a mais conhecida, com célula de combustível - esta gera electricidade que alimenta motor eléctrico (Toyota FCHV).
      O FCHV é considerado um híbrido.


      O hidrogénio é caro, e provém na sua esmagadora maioria da decomposição do CH4 (metano), que é o gás natural. É possível obtê-lo da água, mas os custos energéticos são ainda superiores.

      A armazenagem é perigosa, pois como não se liquefaz, obriga a elevadas pressões. Atravessa alguns materiais, e fragiliza-os (caso do aço).
      Editado pela última vez por telmo744; 17 May 2011, 20:35.

      Comentário


        #4
        Basicamente ainda não há uma forma eficiente para gerar hidrogénio.

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas respostas

          Mas só para ver se percebi, no caso dos carros com célula de combustível o Hidrogénio reage com Oxigénio formando água e partículas de energia(electricidade) que segue em direcção ao motor eléctrico colocando-o em funcionamento
          No caso dos carros a hidrogénio com motores de combustão ou explosão como o BMW hydrogen7 o processo é mais simples, o hidrogénio vai directamente do deposito ao motor, é isto?

          Já não me lembro em que site foi, mas li que, com a Célula de combustível + Motor eléctrico pode-se andar quase o dobro com os mesmo litros de hidrogénio, então significa que se torna mais rentável ter um carro com célula de combustível+motor eléctrico do que um veiculo a motor de explosão?

          Comentário


            #6
            As células de combustível têm um rendimento muito baixo.

            No caso do bmw h7 e outros o grande celeuma é o armazenamento que é extremamente delicado, assim como o processo de abastecimento. Um posto de abastecimento de hidrogénio é muito mais dispendioso e complexo que um posto vulgar de gasolina/gasóleo ou gpl. Para não falar que o hidrogénio é altamente reactivo e em caso de acidente enquanto um diesel arde muito, um a gasolina explode o próprio e os que tiverem à volta e um a hidrogénio explode a rua inteira. Parecendo que não faz toda a diferença...

            Comentário


              #7
              ah ok! então devo ter lido ou interpretado mal

              Entretanto vou acumulando/alterando as vantagens e desvantagens ;)

              Comentário


                #8
                É muito simples. Podes usar Hidrogénio num carro de duas formas:

                1- Alimentando um motor térmico (Otto ou Wankel)

                2- Alimentando um motor eléctrico artavés de um célula de combustível.

                Vantagem da primeira - Basta adaptar veículos existentes

                Vantagem da segunda: o motor eléctrico tem uma eficiência muito maior que qualquer motor térmico.

                Problema: o Hidrogénio não é uma fonte de energia!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  É muito simples. Podes usar Hidrogénio num carro de duas formas:

                  1- Alimentando um motor térmico (Otto ou Wankel)

                  2- Alimentando um motor eléctrico artavés de um célula de combustível.

                  Vantagem da primeira - Basta adaptar veículos existentes

                  Vantagem da segunda: o motor eléctrico tem uma eficiência muito maior que qualquer motor térmico.

                  Problema: o Hidrogénio não é uma fonte de energia!
                  Obrigado pela explicação

                  Pois, para se produzir Hidrogénio requer custos elevados de produção e origina grandes níveis de CO2 para a atmosferas das centrais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                    As células de combustível têm um rendimento muito baixo.

                    No caso do bmw h7 e outros o grande celeuma é o armazenamento que é extremamente delicado, assim como o processo de abastecimento. Um posto de abastecimento de hidrogénio é muito mais dispendioso e complexo que um posto vulgar de gasolina/gasóleo ou gpl. Para não falar que o hidrogénio é altamente reactivo e em caso de acidente enquanto um diesel arde muito, um a gasolina explode o próprio e os que tiverem à volta e um a hidrogénio explode a rua inteira. Parecendo que não faz toda a diferença...
                    Que exagero.
                    A temperatura de combustão espontânea do hidrogénio é mais alta do que a da gasolina.
                    Como o hidrogénio é mais leve do que o ar e é um gás irá se diluir no ar muito mais depressa fazendo com que a combustão seja menor. As gasolinas vão formar poça e arder.
                    Já existe depósitos em materiais compósitos que aguentam bem o hidrogenio.
                    Tem a vantagem de ser fácil de produzir, pelo que poderia ser produzido no posto de reabastecimento. É só uma questão de levar água e energia, o que já se faz.

                    Por isso o único problema está na energia necessária para se produzir hidrogénio.

                    Ainda é mais económico produzir derivados de petróleo.
                    Editado pela última vez por thejoedoe; 18 May 2011, 11:10.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por thejoedoe;1065927061 É só uma questão de levar água [B
                      e energia[/B], o que já se faz.

                      Por isso o único problema está na energia necessária para se produzir hidrogénio.

                      Ainda é mais económico produzir derivados de petróleo.
                      O problema é mesmo esse (tudo o resto, comparativamente, não passam de pormenores)!

                      O Hidrogénio poderá ser uma forma de transporte e armazenamento de energia, mas não é uma fonte!

                      Comentário


                        #12
                        Se um dia destes houver um projecto para produção de Hidrogenio apartir da energia eolica gerada durante a noite, vai haver muitas pessoas que hoje dizem mal do hidrogenio a engolir sapos bem grandes.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por j0hnny Ver Post
                          Obrigado pela explicação

                          Pois, para se produzir Hidrogénio requer custos elevados de produção e origina grandes níveis de CO2 para a atmosferas das centrais.
                          Not really, o custo de produção do Hidrogeneo é igual ao do petroleo ;)

                          Comentário


                            #14


                            Ficheiros anexados

                            Comentário


                              #15
                              O hidrogénio tem uma grande vantagem...





                              ... para as gasolineiras, porque poderiam continuar a controlar o mercado da distribuição de energia para automóveis.

                              De resto só vejo desvantagens em relação às baterias. Àquelas que já referiram ainda há a desvantagem se não ser qualquer um que pode produzir hidrogénio, enquanto para carregar baterias basta comprar uns paineis fotovoltaicos.

                              Com carros eléctricos a baterias é a libertação (quase) total em relação às gasolineiras. É possível abastecer em qualquer sitio que tenha uma tomada, e em último caso nem precisamos da energia da rede.

                              Comentário


                                #16
                                Bem, com o equipamento certo poderia-se produzir hidrogénio em casa.
                                Só é preciso agua e electricidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                                  Not really, o custo de produção do Hidrogeneo é igual ao do petroleo ;)
                                  Tens a certeza, portanto. Queres fundamentar?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                                    Bem, com o equipamento certo poderia-se produzir hidrogénio em casa.
                                    Só é preciso agua e electricidade.
                                    Pois. E então qual seria a vantagem,quando gastas mais energia para produzir Hidrogénio que aquela que obténs?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                                      Bem, com o equipamento certo poderia-se produzir hidrogénio em casa.
                                      Só é preciso agua e electricidade.
                                      Quantas vezes mais caro ficava teres um ponto de produção e abastecimento próprio de hidrogénio em relação a electricidade?
                                      Quanto mais espaço ocupava? Quanto mais barulho faria? E a segurança? E a manutenção?
                                      É que não é só produzir o hidrogénio, também é preciso armazená-lo e colocá-lo no carro.

                                      É que nem vale a pena pensar no assunto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                        Quantas vezes mais caro ficava teres um ponto de produção e abastecimento próprio de hidrogénio em relação a electricidade?
                                        Quanto mais espaço ocupava? Quanto mais barulho faria? E a segurança? E a manutenção?
                                        É que não é só produzir o hidrogénio, também é preciso armazená-lo e colocá-lo no carro.

                                        É que nem vale a pena pensar no assunto.
                                        Daí eu dizer "Como equipamento certo".
                                        Não é preciso um equipamento muito grande já que não tem que produzir grandes quantidades, tipo um frigorífico.
                                        Provavelmente faria o mesmo barulho que um frigorífico.
                                        A manutenção, provavelmente a mesma dos aparelhos a gás.
                                        Armazenar, esse problema já está praticamente resolvido com os mais recentes materiais compositos. E , claro, que não convém que seja liquefeito.
                                        Também se armazena bilhas de gás GPL. O hidrogénio não é assim tão diferente e tem a vantagem de se diluir muito mais rapidamente no ar do que o gás.

                                        E a electricidade podia vir de paneis fotovoltaicos.

                                        Não é assim um bicho de sete cabeças.

                                        E para ter essa instalação teria que haver leis que a regulassem.
                                        Isso também não seria feito de animo leve.
                                        Editado pela última vez por thejoedoe; 20 May 2011, 11:42.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                          Tens a certeza, portanto. Queres fundamentar?
                                          É possível.
                                          Já que para produzir gasolina tem-se que gastar energia para extrair, transportar, e destilar o petróleo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                            Pois. E então qual seria a vantagem,quando gastas mais energia para produzir Hidrogénio que aquela que obténs?
                                            Não gastarias energia para ir ao posto de abastecimento, nem ter que esperar nas filas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                                              Armazenar, esse problema já está praticamente resolvido com os mais recentes materiais compositos. E , claro, que não convém que seja liquefeito.
                                              Se não for liquefeito, tens depósitos monstros para autonomias ridículas!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                                                Não gastarias energia para ir ao posto de abastecimento, nem ter que esperar nas filas.
                                                Ahh, sim. Isso compensa tudo!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  Se não for liquefeito, tens depósitos monstros para autonomias ridículas!
                                                  Epa, mas podes abastecer todos os dias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                                                    Epa, mas podes abastecer todos os dias.
                                                    E que tal fazeres umas pesquisas para saberes a densidade energética do hidrogénio, e a pressão a que é armazenado nos depósitos homologados, e depois voltas a vir cá participar no tópico?
                                                    E depois faz o mesmo para o GPL e Gás Natural. Compara os três, e depois volta a vir cá dizer que o hidrogénio não é assim tão diferente do GPL...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por thejoedoe Ver Post
                                                      É possível.
                                                      Já que para produzir gasolina tem-se que gastar energia para extrair, transportar, e destilar o petróleo.
                                                      Se não tens a certeza, também não vou insistir mais. Mas como a energia necessária para a separação do hidrogénio é elevadíssima, e diz-se que é superior à que ele carrega...
                                                      http://en.wikipedia.org/wiki/Hydrogen_production
                                                      O que é certo é que para o petróleo a fracção necessária para essas actividades é de 1/5 de energia final. Ou seja dos 5 litros aos cem tank-to-wheel, sejam afinal 6 litros Well-to-wheel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                                        Se não tens a certeza, também não vou insistir mais. Mas como a energia necessária para a separação do hidrogénio é elevadíssima, e diz-se que é superior à que ele carrega...
                                                        http://en.wikipedia.org/wiki/Hydrogen_production
                                                        O que é certo é que para o petróleo a fracção necessária para essas actividades é de 1/5 de energia final. Ou seja dos 5 litros aos cem tank-to-wheel, sejam afinal 6 litros Well-to-wheel.
                                                        Ele nem consegue distinguir uma fonte de energia de uma forma de transportar energia...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                                          Se não tens a certeza, também não vou insistir mais. Mas como a energia necessária para a separação do hidrogénio é elevadíssima, e diz-se que é superior à que ele carrega...
                                                          Não é preciso dizer-se! Qualquer conversão energética tem perdas. O que quer dizer que, parte da energia usada para produzir hidrogénio é dissipada (sob a forma de calor, por exemplo), e outra parte volta a ser dissipada quando convertemos de volta para electricidade. Já nem falo no uso em motores térmicos, pois a eficiência energética destes não passa de uma anedota de mau gosto!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                            E que tal fazeres umas pesquisas para saberes a densidade energética do hidrogénio, e a pressão a que é armazenado nos depósitos homologados, e depois voltas a vir cá participar no tópico?
                                                            E depois faz o mesmo para o GPL e Gás Natural. Compara os três, e depois volta a vir cá dizer que o hidrogénio não é assim tão diferente do GPL...
                                                            Quando eu digo que o Hidrogénio não é assim tão diferente do GPL estou a falar em termos de segurança.

                                                            Como a densidade energética por unidade de massa do hidrogénio é superior ao GPL podes ter menos armazenado para produzir o mesmo.

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