Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião! BMW 320D 2002

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião! BMW 320D 2002

    Boas.

    Estou de momento a estudar a possibilidade de comprar um BMW 320D de 2002 com 140.000km nacional de um tio meu para 2º carro.

    Ele vai desfazer-se do carro pois vai comprar um novo Serie 3.

    Ele está a pedir 11000€.

    Pelo que sei, o carro foi sempre assistido na BMW a tempo e horas, nunca bateu e esta estimado.

    Queria ouvir opinioes, defeitos, virtudes etc.

    Cump

    Francisco

    #2
    sempre gostei do carro e considero que ainda continua atual...
    se for de confiança não me parece caro...

    Comentário


      #3
      Se valorizas muito o factor "carro de família/conhecido" não é um preço absurdo, mas diria que ele "ouviu" um valor bem mais baixo por ele à retoma.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
        Se valorizas muito o factor "carro de família/conhecido" não é um preço absurdo, mas diria que ele "ouviu" um valor bem mais baixo por ele à retoma.

        Sim, tambem me parece isso.

        Segundo o que o vendedor que me vendeu o meu carro, o preço de retoma fica entre os 7500/8000€... mas isto na Fiat!

        Comentário


          #5
          De 136Cv ou 150Cv?

          E quanto a extras?

          Comentário


            #6
            As retomas na Bmw são bem generosas, como tal, por vezes estão até acima do valor de mercado...

            De 02 é o de 136cv ou restyling com 150cv?

            Se for o restyling, não é mau valor, sendo o de 136cv já daria que pensar...

            Por outro também depende do equipamento mas acima de tudo, se estás a pensar comprar um carro por esse valor, é sempre uma aposta mais segura por conheceres o histórico e anterior dono

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
              De 136Cv ou 150Cv?

              E quanto a extras?
              150cv penso eu!

              Extras... pelo que me lembro...

              Tem aquele volante de 4 braços horroroso, mas com multifunçoes, tampoes..

              A ultima vez que vi o carro foi possivelmente a 1 ano e nem lhe prestei muita atençaõ!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                As retomas na Bmw são bem generosas, como tal, por vezes estão até acima do valor de mercado...

                De 02 é o de 136cv ou restyling com 150cv?

                Se for o restyling, não é mau valor, sendo o de 136cv já daria que pensar...

                Por outro também depende do equipamento mas acima de tudo, se estás a pensar comprar um carro por esse valor, é sempre uma aposta mais segura por conheceres o histórico e anterior dono
                Posso dizer-te que e o restyling!

                E de Novembro de 2002.

                O carro é para fazer cidade... e que o Bravo é bastante bebado!


                Cump

                Comentário


                  #9
                  Da-lhe 10k e fica com o carro ;)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zaratrustra Ver Post
                    Posso dizer-te que e o restyling!

                    E de Novembro de 2002.

                    O carro é para fazer cidade... e que o Bravo é bastante bebado!


                    Cump
                    Então a primeira coisa que tens a fazer mal fiques com o carro, é mandar retirar as borboletas de admissão de ar

                    Sendo de restyling e 150cv, acho que sempre vale mais a pena...

                    O equipamento é que parece ser reduzido, mas desde que tenha o essencial e que seja suficiente para ti, é o que interessa

                    EDIT: De referir que não sei se esta motor usa corrente, que supostamente não deve ser substituída... Se for muito utilizado em cidade, desgasta mais e pede troca mais cedo, convém antes fazer um diagnóstico porque ainda é algo dispendioso...
                    Editado pela última vez por topspeed; 19 May 2011, 13:02.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                      Então a primeira coisa que tens a fazer mal fiques com o carro, é mandar retirar as borboletas de admissão de ar

                      Sendo de restyling e 150cv, acho que sempre vale mais a pena...

                      O equipamento é que parece ser reduzido, mas desde que tenha o essencial e que seja suficiente para ti, é o que interessa

                      EDIT: De referir que não sei se esta motor usa corrente, que supostamente não deve ser substituída... Se for muito utilizado em cidade, desgasta mais e pede troca mais cedo, convém antes fazer um diagnóstico porque ainda é algo dispendioso...

                      Retirar as borboletas de admissão de ar?
                      Porque?

                      Sim, o equipamento e reduzido... mas tambem não me interessa! Para equipamento tenho o bravo!

                      Já agora, uma coisa que eu não tenho a minima noção... quais serão os consumos em cidade?
                      Perguntei ao meu tio... mas ele nao faz a minima... nem faz o reset ao Trip!

                      Vou ponderar bem... e que sempre são 11000€!

                      Problemas cronicos não existem?

                      Cump

                      Comentário


                        #12
                        Salvo erro, as borboleta eram de metal na geração pré-restyling de 136cv e nos de 150cv são em plástico...

                        O que acontece é que estas se "soltam" ou partem e vão parar aos cilindros, ou seja, mandam o motor directamente para as couves por assim dizer...

                        Há relatos de pessoas que também estragaram turbo's devido às borboletas.

                        No geral, também falam das MAF's, mas desde que mandes retirar as borboletas, ficas bem mais tranquilo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                          Salvo erro, as borboleta eram de metal na geração pré-restyling de 136cv e nos de 150cv são em plástico...

                          O que acontece é que estas se "soltam" ou partem e vão parar aos cilindros, ou seja, mandam o motor directamente para as couves por assim dizer...

                          Há relatos de pessoas que também estragaram turbo's devido às borboletas.

                          No geral, também falam das MAF's, mas desde que mandes retirar as borboletas, ficas bem mais tranquilo

                          Obrigado pelo esclarecimento!

                          Era um facto que desconhecia por completo!

                          Cump

                          Comentário


                            #14
                            Parece-me uma boa compra, principalmente por ser conhecido, e assim, os kms serem reais. O que mais aparece é carros desses com kms alterados.
                            140 mil para esse carro não é muito.

                            Em relação ás borboletas, é mesmo para tirar. sem hesitar. Quando uma partir, pode mandar o motor para a sucata. Existe por a net explicações como o fazer, ou então fazer num mecanico habituado a BMWs.

                            Comentário


                              #15
                              Alguem me pode esclarecer quais serao os consumos em cidade deste carro?

                              E que se forem bastante elevados...


                              O meu Carro actual (Fiat Bravo) manda-se para os 11L...

                              Comentário


                                #16
                                O meu é um 320d 150, mas já é caixa de 6 velocidade, não sei se terá diferença de consumo, mas penso que não.
                                Comigo anda dentro dos 7,5l/100, quase só cidade. Mas eu tambem não preocupo nada, nadinha com os consumos. Pelo contrário, vai levando uns apertos constantemente.
                                Devias ir andar no carro, primeiro de tudo. Nem que seja só para avaliar, se gostas da condução ou não.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SamS3 Ver Post
                                  O meu é um 320d 150, mas já é caixa de 6 velocidade, não sei se terá diferença de consumo, mas penso que não.
                                  Comigo anda dentro dos 7,5l/100, quase só cidade. Mas eu tambem não preocupo nada, nadinha com os consumos. Pelo contrário, vai levando uns apertos constantemente.
                                  Devias ir andar no carro, primeiro de tudo. Nem que seja só para avaliar, se gostas da condução ou não.
                                  É isso...
                                  Vou ter de dar uma voltinha, posso até não gostar...
                                  Mas mesmo assim é bom saber com que contar...

                                  Obrigado.

                                  Cump

                                  Comentário


                                    #18
                                    e46=Win

                                    Sendo um D não é assim tanto... mas não deixa de ser bem interessante. É coupe ou sendan?

                                    Vais de certeza gostar da condução. Não é um 6 linha (a milhas disso) mas de resto tem lá muitos dos traços de um BMW. Até a consola central virada para ti e o tablier ( ou interior, no geral) são muito, muito atrantes. Pelo menos para mim.

                                    Colocas o volante de 3 braços e fica pronto

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exacto, tem muito de BMW mesmo.

                                      Para mim, é um dos melhores compromissos. é economico o suficiente, tem um andamento muito bom, uma condução bem agradavel e divertida, e uma construção muito sólida.

                                      Dentro dos valores falados, é uma proposta bastante válida, e que não são os anos e os kms que lhe retiram isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                                        e46=Win

                                        Sendo um D não é assim tanto... mas não deixa de ser bem interessante. É coupe ou sendan?

                                        Vais de certeza gostar da condução. Não é um 6 linha (a milhas disso) mas de resto tem lá muitos dos traços de um BMW. Até a consola central virada para ti e o tablier ( ou interior, no geral) são muito, muito atrantes. Pelo menos para mim.

                                        Colocas o volante de 3 braços e fica pronto
                                        Coupe não pode ser porque é de 2002, o 20d só foi lançado no coupe "LCI" e uns anos após o lançamento do Sedan...

                                        Além de que para portugal, não vieram Coupe's LCI 20d com tampões

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                          Coupe não pode ser porque é de 2002, o 20d só foi lançado no coupe "LCI" e uns anos após o lançamento do Sedan...

                                          Além de que para portugal, não vieram Coupe's LCI 20d com tampões
                                          Ah, muito bem...

                                          Eu sou conhecedor é dos 6 cilindros otto, dos D's pouco ou nada sei

                                          Já agora, agora é que vi que escrevi sendan... penalty

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vai aqui uma confusão.

                                            Se o carro foi construido apos Setembro de 2001 usa o motor M47TU, 150cv. Por prevenção deve-se retirar as borboletas de admissao pois podem ser engolidas e causarem enormes prejuizos. As borboletas podem ser um problema não por si, mas pelo veio onde "trabalham" que pode partir. Remover as ditas borboletas resolve de vez o problema. Em meados de 2004 a BMW aumentou o veio, mas existem na mesma alguns casos reportados de quebra. O mesmo se aplica ao motor M47TU2
                                            de 163cv.
                                            Os turbos GT1749v da primeira fase 2001 a 2003 tiveram algumas quebras, mas acredito que ja tenha sido resolvido ou mesmo não ter manifestado problemas.

                                            O 320d 136cv não tem borboletas de admissao.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                              Vai aqui uma confusão.

                                              Se o carro foi construido apos Setembro de 2001 usa o motor M47TU, 150cv. Por prevenção deve-se retirar as borboletas de admissao pois podem ser engolidas e causarem enormes prejuizos. As borboletas podem ser um problema não por si, mas pelo veio onde "trabalham" que pode partir. Remover as ditas borboletas resolve de vez o problema. Em meados de 2004 a BMW aumentou o veio, mas existem na mesma alguns casos reportados de quebra. O mesmo se aplica ao motor M47TU2
                                              de 163cv.
                                              Os turbos GT1749v da primeira fase 2001 a 2003 tiveram algumas quebras, mas acredito que ja tenha sido resolvido ou mesmo não ter manifestado problemas.

                                              O 320d 136cv não tem borboletas de admissao.
                                              Agora é que me surpreendeste, então o de 136cv não tem borboletas de admissão?

                                              Ia jurar que já tinha visto relatos de pessoal a dizer que por ter o modelo anterior tinha as borboletas num material diferente.

                                              Em Portugal, efectivamente essa tentativa de "solução", só se verifica em unidades matrículadas em 2005 (o tal tempo de começarem a chegar as encomendas de meados de 2004).

                                              Também ouvi muito boa gente dizer que as borboletas podem partir e um pouco de plástico das mesmas ir para os cilindros...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                Agora é que me surpreendeste, então o de 136cv não tem borboletas de admissão?

                                                Ia jurar que já tinha visto relatos de pessoal a dizer que por ter o modelo anterior tinha as borboletas num material diferente.

                                                Em Portugal, efectivamente essa tentativa de "solução", só se verifica em unidades matrículadas em 2005 (o tal tempo de começarem a chegar as encomendas de meados de 2004).

                                                Também ouvi muito boa gente dizer que as borboletas podem partir e um pouco de plástico das mesmas ir para os cilindros...
                                                O 136cv não tem.

                                                O problema é mesmo quando entram nos cilindros! Normalmente o bloco tem de ser substituido.

                                                Se retirarem as borboletas é motor que bem tratadinho dura, dura e dura sem problemas de maior.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                                  O 136cv não tem.

                                                  O problema é mesmo quando entram nos cilindros! Normalmente o bloco tem de ser substituido.

                                                  Se retirarem as borboletas é motor que bem tratadinho dura, dura e dura sem problemas de maior.
                                                  O mais caricato, é que nem se pode atribuir esse problema a uma má utilização...

                                                  Sei de modelos que sempre foram bem tratados e antes dos 100.000kms, pouco depois de a garantia acabar, puf motor novo...em alguns casos a bmw "ajudou", alguns com mais sorte só pagaram mão-de-obra, etc

                                                  Já ouvi pessoal a dizer que reforçou, meteu parafusos mais finos ou assim !

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O problema creio que nem esta na resistencia do veio, pois ele resiste a pressão de admissao imposta, mas sim devido as variações de temperatura que alteram a resistencia do metal. O melhor é mesmo retirar. É certo que estão la para algo, mas apenas se nota pela quase irrelevante falta de travao motor.
                                                    E claro que este problema nada tem a ver com o modo de utilização, mas sim numa deficiente resistencia (variações de temperatura) dos veios das borboletas de admissao
                                                    Editado pela última vez por Ribsan; 19 May 2011, 17:24.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                                      O problema creio que nem esta na resistencia do veio, pois ele resiste a pressão de admissao imposta, mas sim devido as variações de temperatura que alteram a resistencia do metal. O melhor é mesmo retirar. É certo que estão la para algo, mas apenas se nota pela quase irrelevante falta de travao motor.
                                                      E claro que este problema nada tem a ver com o modo de utilização, mas sim numa deficiente resistencia (variações de temperatura) dos veios das borboletas de admissao
                                                      O problema não é do veio, até porque podem tirar as borboletas e deixar ficar os veios (também não dão para tirar porque senão fica o colector com buracos, pode-se é cortar de modo a taparem os buracos).

                                                      Não passa por um problema de fixação, ou os parafusos demasiado pequenos/frágeis?

                                                      Nota-se que trava menos com o motor e que ao desligar, o motor vibra um pouco mais.

                                                      Depois há "teorias" que dizem que ficam com ligeiramente menos baixas (porque as borboletas servem para não haver retorno dos gases na admissão), que gasta uns caguésimos mais (<0.5l)...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                        O problema não é do veio, até porque podem tirar as borboletas e deixar ficar os veios (também não dão para tirar porque senão fica o colector com buracos, pode-se é cortar de modo a taparem os buracos).

                                                        Não passa por um problema de fixação, ou os parafusos demasiado pequenos/frágeis?

                                                        Nota-se que trava menos com o motor e que ao desligar, o motor vibra um pouco mais.

                                                        Depois há "teorias" que dizem que ficam com ligeiramente menos baixas (porque as borboletas servem para não haver retorno dos gases na admissão), que gasta uns caguésimos mais (<0.5l)...
                                                        O veio parte porque esta nele toda a pressao das borboletas, pois pode-se deixar la perfeitamente o veio e retirar os dois parafusos que apertam as borboletas. Ou retirar tudo e tapa-se os 4 buracos (4 borboletas, 4 veios) com uns parafusos a medida.
                                                        Resumindo as borboletas entram porque parte o veio onde estao agarradas devido as variaçoes de temperatura.

                                                        É normal um maior consumo de combustivel nessa ordem maxima de 0.5L principalmente no arranque devido a uma fraca mistura de oxigenio/combustivel, mas não traz qualquer tipo de problema de funcionamento e na pratica não se nota.

                                                        Os M47 18d (115 e 122cv) não tem borboletas de admissao! Por isso na teoria serve para uma maior eficiencia de funcionamento de combustao do motor, mas na pratica so serve para dar enormes dores de cabeça e prejuizo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                          O problema não é do veio, até porque podem tirar as borboletas e deixar ficar os veios (também não dão para tirar porque senão fica o colector com buracos, pode-se é cortar de modo a taparem os buracos).

                                                          Não passa por um problema de fixação, ou os parafusos demasiado pequenos/frágeis?

                                                          Nota-se que trava menos com o motor e que ao desligar, o motor vibra um pouco mais.

                                                          Depois há "teorias" que dizem que ficam com ligeiramente menos baixas (porque as borboletas servem para não haver retorno dos gases na admissão), que gasta uns caguésimos mais (<0.5l)...
                                                          Só para completar...

                                                          Já tirei borboletas a dois 20d 150cv diferentes.

                                                          Em ambos apenas cortei os veios com uma serra de metal e voltei a montar tudo igual. Fica limpinho.

                                                          As borboletas estão presas ao veio por dois rebites e são estes que normalmente partem tudo ao entrarem pela admissão.
                                                          Antes de lá chegar uma borboleta, já um dos rebites se soltou (garantidamente) e rebentou tudo antes de a borboleta se soltar definitivamente junto com o rebite que ainda a segurava.
                                                          Julgo que foi o diâmetro e qualidade dos rebites que a bmw alterou para dar mais resistência.


                                                          Nos dois casos notei um pouco menos de resposta ao acelerador (quase imperceptível).
                                                          Não notei vibração nenhuma ao desligar.
                                                          Os consumos devem estar iguais. Se realmente se alteram é muito dificil quantificar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É uma boa máquina em termos de motor. Conheço o de um colega com 257 mil km reprogramado para 190 e tal cv e é um mimo a andar (inclusive anda mais que o meu com 177cv de origem).

                                                            O de 150cv tem boas baixas, coisa em que o 136cv era fraco (só disparava a partir das 1900rpm). Tem muito bom andamento e consumos comedidos.

                                                            Problemas só mesmo com as borboletas de admissão que se resolve ao retirá-las.
                                                            É um motor equipado com corrente de distribuição, o que reduz os custos de manutenção.

                                                            Em termos de interiores acho-o fraco e normalmente não têm muito equipamento (alguns já têm GPS, comandos no volante, AC bi zona, xenon, bancos em cabedal aquecidos, os 4 vidros eléctricos), mas a maioria não tem equipamento nenhum.

                                                            Dinamicamente e com uma suspensão mais baixa são um estrondo a curvar.

                                                            11 mil € não me parece caro, se for de confiança e estiver em bom estado.
                                                            Editado pela última vez por Maraki; 19 May 2011, 18:08.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X