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Citroën C3 Picasso ingleses: passageiro pode activar travão inadvertidamente!

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    Citroën C3 Picasso ingleses: passageiro pode activar travão inadvertidamente!

    Pois é! Algo falhou na conversão de LHD para RLD nos Citroën C3 Picasso que usam o volante do "lado errado": o passageiro consegue inadvertidamente accionar o travão! Parece que o contacto não deve ter sido devidamente eliminado do lado esquerdo. Uma falha de segurança enorme!

    (Este tópico foi temporariamente colocado no GERAL, para maior visibilidade, mas será posteriormente movido para o Tópico da Segurança Rodoviária)


    19 May 2011 Last updated at 01:42 GMT

    Citroen C3 Picasso UK recall over 'passenger brake'





    A BBC Watchdog investigation showed that although the brake pedal had been switched to the right, it remained connected to a mechanism on the left passenger side.

    Citroen is recalling more than 20,000 of its C3 Picasso cars in the UK because of concerns the brakes can be activated from the passenger side.
    The problem arises because of the way the car is made in France then modified for right hand drive for UK export.
    A BBC Watchdog investigation found the brake could still be engaged through a cable under the passenger footwell.
    Citroen said although that was a remote possibility, it is offering customers a free modification to the UK vehicles.
    Continue reading the main story “Start Quote
    Citroen must investigate the problem as a matter of urgency”
    End Quote Tim Shallcross Institute of Advanced Motorists
    Urgent problem The BBC TV consumer programme was alerted to the problem by a Kent-based commercial cleaning company, Town & Country Cleaners, which has three of the Citroen vehicles in its fleet.
    The firm only discovered it when one of their drivers travelling at 70mph (112kmph) on a motorway found his car suddenly screeching to a halt.
    The programme has since tested two more C3 Picassos on sale at dealerships in south east England - both of which have the same flaw. The model has been on sale in the UK for the last two years.
    Motor engineer expert Mark Brown, who examined the cars, found that the braking mechanism underneath the passenger floor was easy to press - as it was only covered with a thin piece of felt.
    "It's potentially very dangerous indeed because the passenger wouldn't know he's the one activating the brake. The driver wouldn't know what's going on, and the people behind wouldn't know what's going on.
    "I think Citroen should take a good close look at this and seriously consider recalling the vehicles, and fitting some sort of structural permanent cover to protect the braking mechanism."
    Tim Shallcross, Head of Technical Policy for the Institute of Advanced Motorists, added: "Citroen must investigate the problem as a matter of urgency. If the driver's control of the car can be compromised, they must take action to modify all cars, via a recall if necessary."
    In a statement to Watchdog, Citroen said there had been no reports of the problem before the Watchdog programme, but because of a "remote possibility" it could happen, it announced a recall.
    "The recall will require the fitment of an additional component to isolate the braking mechanism from the front seat passenger," the statement continued.
    The company said the modification would be free at Citroen dealers.
    Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/business-13446522 (não deixem de ver o vídeo, que é pequeno, mas mostra bem o que se passa).
    (Obrigado ao Unreal pela indicação do link )

    #2
    Não era má ideia adoptarem esse sistema de série em todos os carros.

    Comentário


      #3

      Se fosse algum carro Português era o fim do mundo, assim apenas é um erro... bem grande

      Comentário


        #4
        Se a 'maria' descobre isso... é o próximo carro da casa!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Cordeirinho Ver Post

          Se fosse algum carro Português era o fim do mundo, assim apenas é um erro... bem grande
          Há carros portugueses?

          Comentário


            #6
            Normalmente quem anda comigo bem carrega do lado do passageiro LOL

            Talvez a Citroen queira aumentar a sua popularidade no ramo das escolas de condução no Reino Unido

            Comentário


              #7
              Sou só eu que acho que este "lapso" é muito grave?

              Comentário


                #8
                Mas afinal no que é que o passageiro pisa para accionar o travão?

                Comentário


                  #9
                  Por favor, não falem deste carro à minha mãe!!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Favorit Ver Post
                    Mas afinal no que é que o passageiro pisa para accionar o travão?
                    Aqui...

                    Motor engineer expert Mark Brown, who examined the cars, found that the braking mechanism underneath the passenger floor was easy to press - as it was only covered with a thin piece of felt.
                    "It's potentially very dangerous indeed because the passenger wouldn't know he's the one activating the brake. The driver wouldn't know what's going on, and the people behind wouldn't know what's going on.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                      Sou só eu que acho que este "lapso" é muito grave?
                      Imagina estares a fazer uma curva bem fechadinha num estada nacional com o piso molhado e alguém toca naquilo... Que medo!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                        Sou só eu que acho que este "lapso" é muito grave?
                        Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                        Imagina estares a fazer uma curva bem fechadinha num estada nacional com o piso molhado e alguém toca naquilo... Que medo!
                        Ainda há esperança para este tópico...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Ainda há esperança para este tópico...
                          Também ia falar do pai e a mãe mas se vais ser assim...

                          Comentário


                            #14
                            Será isto verdade ?

                            É que não estou a ver como se pode accionar os travões sem o pedal do travão.

                            É que o C3 Picasso não tem um "cogumelo" como o DS tem ou sequer um sistema de travões "by wire" onde seje chegar pressionar e travar...

                            Comentário


                              #15
                              http://www.youtube.com/watch?v=LLQwLHc6A5k

                              Comentário


                                #16
                                A situação é caricata, sem dúvida... e perigosa.

                                Embora eu ache que é um defeito GRAVE, criado por uma adaptação inventada por um irresponsável... diria que o movimento que o pedal do travão faz, não trava o carro da forma como se vê do exterior.

                                Diria que com aquele curso de travão, muitos carros nem sequer acionam o switch (para as luzes) de travão.

                                Comentário


                                  #17
                                  É uma falha um bocado grave..

                                  Comentário

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