Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A perfect day! (PalmerSport Trackday!)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A perfect day! (PalmerSport Trackday!)

    A perfect day!


    5ªFeira dia 2 de Junho, meto-me num voo da EasyJet e lá vou eu até Luton. Alugo carro e sigo até Bedford onde tinha marcado hotel.

    6ªFeira dia 3 de Junho, acordo às 7h e ás 7h50 estou a chegar ao Bedford Airfield, local do quartel general da Palmer Sports!



    Entre as 7h45 e as 8h00 faz-se o check in. Dá-se a carta de condução e recebe-se uma cartão de tempos e uma pen USB, assim como uma etiqueta com o Nome e equipa.

    Das 8h00 ás 8h30 toma-se o pequeno almoço, um Buffet Continental tradicional!

    Todos os convidados (cerca de 60, e neste dia em específico 58) são divididos em 4 equipas (Senna, Piquet, Schumacher e Fangio).

    Cada equipa faz um evento de cada vez para não haver tempos de espera nem tempos mortos.

    Ás 8h30 estamos a entrar num autocarro de cada equipa! Seguimos até à prova de TT.



    Temos 6 Defender à espera e um piloto por cada um para nos acompanhar, salto para o lugar do condutor (do lado errado, lol!), 1ª vez a conduzir à direita!
    E começamos o percurso TT, passagens dentro de água, subidas, descidas, inclinação lateral e um joguitos pelo meio com um alvo no vidro e bolas de ténis presas em partes do percurso.
    Acabo a prova de TT, o piloto dá uma pontuação e escreve no cartão que recebi.

    Sigo para uma casa de apoio onde há capacetes, fatos e luvas. Escolho um capacete e umas luvas e sigo para o Caterham Pursuit.



    Duas pistas iguais em "espelho" e dois carros num face off contra o outro e contra o relógio.
    A pista molhada propositadamente para ajudar ao RWD e ao espectáculo.
    Sento-me sozinho no carro, os pedais são mínimos e todos colados, meto 1º, deixo os vermelhos acenderem e quando apagam, largo a embraiagem, acelerador a meio, e arranco a queimar pneu e em slide, levar o carro até às 7.000rpm, mudar para 2ª e deixar em 2º durante todo o percurso.
    Mais uns slides nas curvas molhadas e para terminar um 360º à volta de uma "rotunda"!
    3 vezes para cada piloto!
    O melhor tempo de cada é colocado no cartão dos tempos.

    Seguimos todos para o autocarro e partimos para mais uma prova!

    Chegamos então aos Jaguar JP-LM.



    265cv na ficha técnica, mas segundo o piloto andam mais perto dos 300 que dos 265.
    Pouco mais de 3seg dos 0-100.
    Neste carro vamos acompanhados por um piloto experiente que nos ajuda nos pontos de travagem, mudanças etc.
    A Pen USB é usada para gravar vídeo da câmara on-board do carro.
    Familiarizado com os comandos, e a caixa sequencial, meto 1º, e uso a embraiagem só para arrancar, siga para a pista!
    O grip é fenomenal, a aceleração idem! A travagem não me parece tão forte como pensava que fosse, mas talvez seja da emoção. 15min em pista dão para cerca de 9 voltas!
    Com o final o piloto escreve o tempo no cartão e devolve a pen usb!

    Tenho de admitir que ao fim de 15m estava completamente de rastos! Não fiz nenhum pião, mas sai bem sacudido!


    Para acalmar um pouco parto para mais uma prova, 10 voltas de karts num circuito pequenito. É mais para fazer tempo do que uma emoção!
    Mas mais uma vez o tempo é marcado no nosso cartão de prova!

    E depois de acalmar um pouco, vamos a um dos momentos do dia! O Single Seater - Formula Jaguar. 3seg dos 0-100.....



    10min de vídeo de segurança, explicando o funcionamento do carro, e os sistemas de emergência, bem como fazer as ultrapassagens apenas com bandeira azul para o mais lento!

    O sistema do carro é igual ao Jaguar LM que já tinha andado, e a pista é a mesma.
    Mas este Jaguar tem um sistema de GPS que tem a pista mapeada e que corta a potência automaticamente se se sair de pista ou se for demasiado depressa em entradas de curva.
    E o sistema funciona perfeitamente! Apenas na 1º volta senti alguns problemas com o ajustar do GPS com falhas de potência em algumas locais. Mas depois bastava sair com meio carro da pista e a potência é cortada!
    A aceleração é brutal, a travagem idem, e a estabilidade em curva parece não ceder nem por 1 segundo!
    Como vamos sozinhos há mais respeito.
    Para não influenciar a corridas, neste carro não são registados tempos, mas sim telemetria, e o vencedor é o piloto mais certinho e não propriamente o mais rápido!
    Terminados os 15min, recolho à box.

    Seguimos de novo no autocarro até ao edifício central, onde já nos espera um almoço completo!


    Depois de almoço vamos até outra pista, onde nos esperam os Caterham!



    Voltamos ao "problema" de um carro manual com o volante do lado errado. LOL
    Piloto preso, e lá vamos nós para 10 voltas!
    Gostei imenso de conduzir o Caterham, é um carro 100% puro, com um motor explosivo que chegue e com a diversão da tracção traseira sem qualquer ajuda!
    Brutal!
    Mais um tempo, mais um filme!

    É tempo então de seguir para outra pista. Onde nos esperam os Clios CUP e os Porsche JP3.
    Ambos estes carros são sequenciais e de volante à esquerda, mas o Porsche tem 10 anos e a caixa é antiquada, sendo automática na subida e apenas manual na descida, mas só reduz para baixo das 4.500rpm...

    Começo no clio!



    Com 210cv, pouco peso e dimensões compactas, o clio é um espectáculo, rápido e preciso, apenas sofrendo do problemas dos FWD em pista, em curvas apertadas a virar e acelerar o mais provável é andar para fora de pista e não para dentro. LOL
    Great Fun!


    Depois seguiu-se o Porsche na mesma pista.



    Com mais 110cv, mas com uma caixa fraca e um traseira bem viva, o Porsche é muito muito muito ligeiramente mais rápido que o clio. É um carro difícil de controlar e guiar.

    Mais dois tempos no caderno dos tempos e mais uma viagem de autocarro para a última prova!

    Segue-se o Fabuloso M3!!!



    O carro mais potente do dia com mais de 420cv. E uma caixa sequencial de jeito! (ou como dizia o piloto quando se comparava com o porsche "esta pelo menos funciona!" lol).
    Uma pista rápida , um carro excelente e o facto de ser a ultima prova do dia tanto para mim como para o piloto.
    Fez com que a experiência do M3 fosse das melhores. O carro é brutal!

    Mais um tempo, mais um filme!

    E infelizmente o dia acabou!

    Regresso ao edifício principal! E distribuição de prémios.
    Prémios para o melhor tempo de cada carro, prémio para o pilot mais certinho no Jaguar, prémio para a melhor equipa no global, prémio para o melhor piloto de cada equipa, e por fim o prémio mais importante, o melhor piloto do dia!

    Aqui o "Je" levou com 3 melões e 1 alegria.

    2º lugar no Jaguar JP-LM
    2º lugar no Porscje JP3
    2º lugar nos Karts
    5º lugar no Clio Cup
    5º lugar no M3

    O que se traduziu no prémio de melhor Piloto do Dia por uma margem confortável!

    Ás 17h30 acabou o dia... E regresso ao hotel no Kia Picanto alugado!

    No Sábado dia 4, apanho voo de regresso e volto à realidade.
    Editado pela última vez por SilverArrow; 06 June 2011, 10:51.

    #2
    Umas fotos:

    O bicho do face-off!





    O circuito! (do outro lado havia um igual em espelho! )




    Eu a dirigir-me para o carro!




    O arranque:




    O 360º:



    O fim:

    Comentário


      #3
      Mais fotos:

      A entrar no Jaguar!


      O bicho:



      O single-seater:


      Os Caterham para pista!



      Os clios cup:



      Em pista!



      Os Porsche:


      Em pista:




      Os grandiosos M3 GTP:



      E em pista:

      Comentário


        #4
        Os videos:

        Jaguar:


        Caterham:


        M3:

        Comentário


          #5
          Bela aventura!

          Comentário


            #6
            A pergunta é, o que é que eu tenho de fazer para ir a uma coisa dessas???

            É que já me estragaste o dia, um gajo aqui a marrar, vem aqui ao forum desanuviar e fica a ler isto e a babar para o teclado

            Bom relato e agradecido pela partilha

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
              A pergunta é, o que é que eu tenho de fazer para ir a uma coisa dessas???

              É que já me estragaste o dia, um gajo aqui a marrar, vem aqui ao forum desanuviar e fica a ler isto e a babar para o teclado

              Bom relato e agradecido pela partilha
              Faço a mesma pergunta. How much?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lanz Ver Post
                Faço a mesma pergunta. How much?
                Pelo que estive a ver, anda à volta dos 1.000€, mas o maior "if" é que parece que tens de assegurar um mínimo de 20 participantes que é para constituir uma equipa, mas o pior, é que isto é só em dias específicos, normalmente são precisos 60 participantes...

                Comentário


                  #9
                  Para se fazer é simples:

                  É ir ao site deles: PalmerSport 2011 - the best corporate motorsport event in the world

                  Telefonar para lá, escolher o dia, marcar e aparecer ás 7h45!

                  Comentário


                    #10
                    Espectáculo!
                    Estou aqui a roer-me de inveja...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                      Pelo que estive a ver, anda à volta dos 1.000€, mas o maior "if" é que parece que tens de assegurar um mínimo de 20 participantes que é para constituir uma equipa
                      Não tens de assegurar 20. O dia que escolhes é que pode não encher e ter de mudar, mas no meu dia estavam 58 pessoas e nós marcámos só para 3!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                        Pelo que estive a ver, anda à volta dos 1.000€, mas o maior "if" é que parece que tens de assegurar um mínimo de 20 participantes que é para constituir uma equipa, mas o pior, é que isto é só em dias específicos, normalmente são precisos 60 participantes...
                        Já estive a ver no site, dia inteiro cerca de 1000€, meio dia são cerca de 500€. Já não chorava se fosse só meio dia

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lanz Ver Post
                          Já estive a ver no site, dia inteiro cerca de 1000€, meio dia são cerca de 500€. Já não chorava se fosse só meio dia
                          Não fazendo o dia todo o melhor programa é claramente o do Evening:
                          PalmerSport - PalmerSport Evening Programme

                          480£ o que dá aproximadamente 540€....

                          Comentário


                            #14
                            Desconhecia isto. Muito bom! Pode ser que daqui a 1 ano ou 2 faça isto.

                            Se não for indiscrição, ao todo quanto é que gastaste +- ? Com estadia, aluger, voo, etc..

                            Comentário


                              #15
                              Eu vou, ja , agora lol

                              Não agora mais a sério, silver talvez te mande uma PM porque ja tinha isto na cabeça e agora que tenho alguem que ja experimentou, quero fazer o mesmo e sempre tenho uma ajuda de alguem com experiencia

                              Comentário


                                #16
                                Olhando para os videos, o Caterham parece ser divertidissimo... mal tocavas no acelerador a meio da curva e lá ia uma traseirada.
                                A caixa é que estave um bocado fanada, não?

                                É impressão minha ou o M3 parecia um bocado subvirador?
                                Bem... também depois de ver o video do Caterham não há nada que não pareça subvirador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                  Desconhecia isto. Muito bom! Pode ser que daqui a 1 ano ou 2 faça isto.

                                  Se não for indiscrição, ao todo quanto é que gastaste +- ? Com estadia, aluger, voo, etc..
                                  O curso custa a volta de 1000€ está no site os valores conforme os programas.

                                  Depois estadias e voos depende do que queres fazer.

                                  Eu fui 3 dias, duas noites para ser um dia para chegar, um de prova e um para partir. E voei para Luton e fiquei em bedford.
                                  Mas dá para ir para Londres e fazer de londres até ao autódromo.

                                  Avião carro e hotel deu 300€ (+/-)a cada, tendo em conta que éramos 3.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eldiking Ver Post
                                    Eu vou, ja , agora lol

                                    Não agora mais a sério, silver talvez te mande uma PM porque ja tinha isto na cabeça e agora que tenho alguem que ja experimentou, quero fazer o mesmo e sempre tenho uma ajuda de alguem com experiencia
                                    Força!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                      Olhando para os videos, o Caterham parece ser divertidissimo... mal tocavas no acelerador a meio da curva e lá ia uma traseirada.
                                      A caixa é que estave um bocado fanada, não?

                                      É impressão minha ou o M3 parecia um bocado subvirador?
                                      Bem... também depois de ver o video do Caterham não há nada que não pareça subvirador.
                                      O Caterham é divertidissimo, e a 1ª prova do dia o Pursuit é feito com a pista molhada o que ainda é mais giro.
                                      A caixa não está fanada, os pedais é que são mínimos e a embraiagem está meia escondida com uma chapa, e não tem bom acesso.
                                      Depois 1º o piloto disse para fazer tudo em 3ª, mas estava a cortar nas duas rectas, então comecei a meter 4ª, mas nao é simples conduzir à direita em "competição". lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        O Caterham é divertidissimo, e a 1ª prova do dia o Pursuit é feito com a pista molhada o que ainda é mais giro.
                                        A caixa não está fanada, os pedais é que são mínimos e a embraiagem está meia escondida com uma chapa, e não tem bom acesso.
                                        Depois 1º o piloto disse para fazer tudo em 3ª, mas estava a cortar nas duas rectas, então comecei a meter 4ª, mas nao é simples conduzir à direita em "competição". lol
                                        OK. Não conheço o Caterham, mas realmente parece ser bastante claustrofóbico.

                                        O teu co-piloto no M3 é que parecia estar a divertir-se tanto como tu.
                                        Os instrutores eram todos assim? Eram simpáticos e tentavam ajudar-te a ser mais rápido, ou estavam lá mais para "travar" ânimos mais exaltados?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                          OK. Não conheço o Caterham, mas realmente parece ser bastante claustrofóbico.

                                          O teu co-piloto no M3 é que parecia estar a divertir-se tanto como tu.
                                          Os instrutores eram todos assim? Eram simpáticos e tentavam ajudar-te a ser mais rápido, ou estavam lá mais para "travar" ânimos mais exaltados?
                                          Claro que uns são mais entusiasmados que outros.

                                          Mas eles estão lá mesmo para conseguires o melhor tempo e não para travar ninguém. São os primeiros a dizer Full, go go go, dont brake dont brake. e afins.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Espectacular!!! Obrigado pela partilha

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também adorei. Obrigado pela partilha!

                                              Cá temos disto, ando tentado a experimentar:
                                              Curso de Condução , Conduzir uma Ferrari, conduzir uma Lamborghini, conduzir um Porsche, pilotar, dirigir, conduzir — RacingBox

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                O unico problema destas coisas em Portugal é o preço. 7 voltas no ferrari custam 799€ :S

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                  O curso Platinium do AIA são 900€ e tem apenas 6 + 3 voltas em pista, e depois só 3 provas simples no paddock (2 vezes o teste do alce, um slalom, e um drift) e nem sei como é de refeições.

                                                  Neste são 1.000€ e tens 6 carros em pista com uma média de 8 a 10 voltas.
                                                  Mais um percurso TT.
                                                  Mais um face-off entre Caterham.
                                                  Mais umas 10 voltas de Kart em pista.

                                                  Pequeno-almoço, almoço e lanche, para além de sumos, água, café e chá e bolachas em todas as pistas e carros.

                                                  Os videos, uma brochura do programa e prémios.


                                                  Não há comparação.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Não há comparação.
                                                    Sem dúvida!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se já achava porreiro poder fazer a prova TT e o Caterham, imagina como não fiquei depois de ver tudo o que tiveste oportunidade de conduzir!

                                                      Um grande dia, sem dúvida!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Excelente, obrigado pela partilha!
                                                        O Catherham deve ter sido uma experiencia e peras.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não estavas á espera de mais do formula?

                                                          Pareceu-me pouco performante no video

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                            Não estavas á espera de mais do formula?

                                                            Pareceu-me pouco performante no video
                                                            Só achei "fraco" em travagem, esperava mais, mas talvez tenha sido falta de travagem minha.

                                                            Os videos são enganadores, o circuito é pequeno e mesmo assim chega-se aos 180km/h em algumas zonas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X