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Preconceito contra carros "velhos"

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    Preconceito contra carros "velhos"

    Estou numa situação em que provavelmente terei de trocar o meu carro e, como o dinheiro também não dá para muito, ando a ver carros assim já com uns anitos, nomeadamente Honda Civic 1.4 iS de 1997, Ford Puma 1.7 também de 1997, etc..

    São carros que me atraem esteticamente e que me garantem algum prazer de condução..

    O problema é depois convencer as pessoas que me são próximas, nomeadamente os pais, namorada, etc.. Só me sabem chatear a cabeça, dizendo que são "cancros", que devia arranjar uma coisa melhor (referem-se a carros tipo corsa, punto, c3, de 2002 para a frente), isto para eles é uma coisa melhor só porque tem menos anos e são mais modernos no interior/exterior.

    Eu bem tento demonstrar que a idade não é tudo, existem outros aspectos.. que muitas vezes o facto de ter mais kms não quer dizer nada, pode o motor estar em muito bom estado.. mas denoto que, tirando alguns românticos, de facto existe um grande preconceito com carros com mais de 10 anos.. O problema é que eu sou de idéias fixas, e para comprar um carro, tem de ser um que me diga algo...

    Gostava de saber se concordam com o meu ponto de vista, e se alguém aqui já experienciou uma situação do género?
    Editado pela última vez por Pazu; 12 June 2011, 23:43.

    #2
    Por acaso tenho um carro de 1997 e não notei nada disso quando o comprei...


    Agora, talvez um Puma não seja grande coisa, é carro do qual nunca ouvi falar bem.

    Comentário


      #3
      Eu tenho um Saxo de 1997, e também não notei nada disso quando o comprei, porque vinha de um uno de 1993..

      Agora, entendem que a trocar o saxo deveria ser por algo muito mais moderno, e eu não vejo as coisas assim.. Eu até acho válido trocar um carro mais moderno por um mais antigo, se o mais antigo te satisfizer mais..

      O Puma 1.7 é muito bem cotado por parte de quem o teve.. Pelo menos é o que tenho lido/ouvido

      Comentário


        #4
        Eu preferia alguns carros com 10 ou 15 anos do que muitos novos pelo mesmo valor...
        Um carro pode ser antigo e não ser necessariamente "velho", tudo depende do estado em que se encontra e do uso/tratamento de que foi alvo ao longo do tempo e km's ;)
        Editado pela última vez por PRAP; 07 June 2011, 01:30.

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          #5
          O Puma 1.7 é um mimo em termos de condução! Mesmo! Fiabilidade desconheço e é pena no interior ser "apenas" um Fiesta.

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            #6
            No caso da tua namorada o único medo dela é ter de empurrar o carro.

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              #7
              Eu tenho um de 18 anos, outro de 20 anos e outro que já fez os 40 anos e não me queixo nem a familia....estão todos bons, estão pagos e como faço eu mesmo a manutenção e todas as reparações fica-me super barato.......e ando practicamente todos os dias com o velhote de 40 anos.

              Comentário


                #8
                Uma das coisas que me dão prazer é ver carros com 10 e 15 anos a circularem em estado impecável.

                Comentário


                  #9
                  O melhor negócio que se fez cá em casa foi trocar um carro de 7 anos por um de 10 anos...

                  O ideal é quase sempre um carro mais recente, pelo menos dentro do mesmo segmento. Obviamente que há excepções...

                  Comentário


                    #10
                    O problema dos carro mais velhos e menos vulgares são as peças.
                    Por exemplo se precisares dum farolim ou doutra peça qq para um corsa/CLio/ fiesta/punto 2002, é seguramente mais barata e fácil de encontrar do que para um Civic com 15 anos.


                    Os carros não são estáticos. Avariam e vão se desfazendo com toques e batidas ( salvo sejas ).

                    Comentário


                      #11
                      boas, vai para o honda mas para o 1.5 vtec,aquilo a subir de rotação é musica para os ouvidos.tenho uma 205 1.9td com 18anos, faço todas as semanas +/- 350kmh com passagem no Marão a subir em 5 como se nada fosse,problemas apenas os da manutenção que é super barata(15euros para mudar o oleo e filtro por exemplo),ok que nao tenho o conforto dos novos como AC mas não tenho que me preocupar com filtros de particulas,electronicas, egr´s,medidores de massa,etc, é meter gasoleo (qualquer um) e andar. O problema dos carros antigos é que com o tempo o pessoal deixa de lhe fazer a manutenção devida e depois queixam-se que começam a dar problemas,os melhores carro que há são os da decada de 80/90, carros feitos para durar e não para serem descartáveis como estes novos. abc

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                        boas, vai para o honda mas para o 1.5 vtec,aquilo a subir de rotação é musica para os ouvidos.
                        Eu tenho um há muitos anos e a subir de rotação não é música nenhuma.
                        A música sai das colunas que vem do rádio.

                        Quanto ao tópico,

                        Ninguém dá nada a ninguém!

                        Agarrando no exemplo do Civic (por o conhecer muito bem), facilmente um exemplar desses (1.5 vtec iLS) de 98/99 vai parar ao preço de uma carrinha Ford Focus 1.4 (ou mesmo 1.6) de 2001 (falo nisto devido a uma experiência recente).

                        Por um lado, o motor 1.4 a puxar a Focus arrasta-se, e nem sei se o 1.6 será algo que permita algum entusiasmo. Adicionalmente, a fiabilidade destes Focus não será nada de exemplar (ao contrário do Civic, que era tradicionalmente muito fiável).

                        No entanto, também é necessário dizer que o Focus pertence a uma geração totalmente diferente, e isso sente-se no espaço interior, no design interior, no silêncio ao rolar na estrada, e mesmo na sensação de "automóvel" ao volante.

                        A evolução não pára, e tendencialmente dá-se no sentido de melhorar as coisas.

                        Nestas questões não há nada como experimentar os candidatos, e sobretudo fazer uma análise a cada exemplar.
                        Um civic é tradicionalmente muito fiável, mas se apanharmos um já muito rodado, com vestígios de ter passado pelas mãos do zé-do-boné e interiores todos "lambidos", estaremos possivelmente perante algo que de fiável já pode ter pouco, e em caso de falha convém não esquecer que as peças originais para os Honda têm um preço que não tem piada nenhuma.

                        O que eu não concordo na análise é em misturar carros como o C3 no mesmo saco.

                        Eu tive um C3 (comprei-o novo) e por mais voltas que se dê, esse carro é globalmente inferior ao Civic (e comparo o meu Civic de 1996 com o ex-meu C3 de 2004). É um carro com uma construção muito fraquinha, e fraquinho a muitos níveis.

                        Normalmente, com a evolução natural da tecnologia vai sendo reduzido o diferencial de qualidade entre o segmento superior mais antigo vs segmento inferior novo, mas honestamente não vejo um C3 ou Punto de 2000 como algo com uma qualidade a assinalar.

                        Eu prefiro (de longe) as opções do segmento C desses mesmo anos, que em muitos casos até chegam a ter valores idênticos ou inferiores.

                        Comentário


                          #13
                          O problema dos carros "velhos" é que nem todos os modelos tiveram sucesso comercial, o que leva ao escasseamento de peças.
                          Mas não se pode é comparar um carro de segmento C com 10 ou mais anos com um de segmento B actual.

                          Tudo bem que novo é novo, mas para aquilo que vejo nos DB's e também já vi isso na família, há sempre qualquer "pint*lh*" que faz levar o carro à oficina.

                          Podes sempre ver semi-novos. Pelo menos juntas o util ao agradável.

                          Comentário


                            #14
                            idealmente seroa comprar algo do segmento do Golf, Astra etc com provas dadas, estilo um Civic, Corolla e afins.

                            Comentário


                              #15
                              Mas o carro é para ti ou é para os outros?

                              Comentário


                                #16
                                Estas questões não podem ser lidas de forma linear. Em traços gerais e ao contrário do que alguns apregoam, um carro de 1997 não é melhor que um automóvel actual. Um Clio III ou um Polo é melhor que um Civic de 1997.

                                Neste caso, como a comparação não é com carros novos, as coisas já não serão assim tão simples. Se compararmos carros de segmentos diferentes, ou até mesmo com motorizações dispares, o mais antigo poderá ser uma melhor opção. Como disse o rca, um Civic é melhor que um C3 da primeira geração, principalmente se for o 1.1i. Se for um Clio II ou um Polo, as coisas voltam a mudar e já dependerá de vários factores.

                                O que tens de ter presente é que quanto mais velho for o carro maior a probabilidade de ter despesas. Os anos causam quase tanto desgaste com os quilómetros. A segurança também é um ponto onde se nota muito a diferença nos anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  No caso da tua namorada o único medo dela é ter de empurrar o carro.
                                  Mas é um honda que ele quer, não avaria.

                                  Os receios que tenho com um carro velho prendem-se mais com a segurança passiva e activa, é mais por essas razões que tenciono vender o meu daqui a uns 2 anos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu adorava trocar a minha Astra de 99 por um Volvo V70 T5 de 97 e estou-me nas tintas para isso e o Volvo é melhor em tudo que o Astra.

                                    O Puma foge disso, por exemplo os farois da frente custa 400 cada e não arranjas sem ser de marca.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não tenho preconceito nenhum contra os carros velhos, antes pelo contrario, até fico muito contente quando os vejo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                        Por acaso tenho um carro de 1997 e não notei nada disso quando o comprei...


                                        Agora, talvez um Puma não seja grande coisa, é carro do qual nunca ouvi falar bem.
                                        Não estarás a fazer confusão com o Tigra, que nunca teve grande fama nem de fiabilidade do 1.4 16v de 90 cv nem do comportamento? É que o Puma foi considerado bem melhor nestes dois aspectos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          pra mim ou sao carros recentes ou carros com algum interesse para futuro clássico ou um pré-clássico. um escort xr3i ou volvo 480 servia e compraria, se fosse um AX 1.1 ou um corsa A não os queria dados. eu tenho problemas psicológicos, eu sei.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                            boas, vai para o honda mas para o 1.5 vtec,aquilo a subir de rotação é musica para os ouvidos
                                            Éh máquina infernal !!

                                            Por acaso também prefiro o meu Civic a um Clio, Punto, and so on de 2000, porque serve melhor para aquilo que prentedo
                                            A idade é um factor como os quilómetros, uns acham mais importante que outros, preferia grandes máquinas com mais de 15 anos que alguns carros novos, para além de que há carros com essa idade que só a têm no papel

                                            PS: O Civic 1.4 é iS, o 1.5 é iLS

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho um Civic de 93 e ate hoje ainda nao tive problema em arranjar o que quer que fosse (tambem por agora so opticas e para-choques e arranja-se bem da concorrencia). De resto o carro ate hoje nas minhas mãos (e ja vao perto de 5 anos) deixou-me zero vezes a pe (pronto, deixou uma porque era tarde e nao havia combustivel), mas de resto super fiavel e continua a ir as 7400RPM com uma alegria fantastica! O meu pai trocou um Astra G de 2001 por um Civic de 93 e ficou nada arrependido! Menos problemas, menos consumos.. Mas nota-se que a nivel de chassi o Civic é mais antigo por exemplo. E actualmente tenho conduzido um Ibiza com apenas 2000KMs e noto GRANDE evolução do meu Civic para este Ibiza.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu ainda só não avancei para nenhum dos dois, por dois motivos:

                                                1 - No caso do civic, está num stand e pedem muito por ele (Saxo + 2500eur ) - claro que tem a vantagem da garantia de 1 ano, e de aceitarem o saxo, mas acho um valor absurdo.

                                                2 - No caso do puma, é comprado directamente a um particular (apesar de estar em exibição num stand), o que o torna mais barato. No entanto como não há retoma, tenho de vender o saxo primeiro, e isso não está nada fácil.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É simples se tiveres um carro com 20mil km, é altamente provável que durante uns anos e km apenas precises de lhe fazer manutenção programada. Se tiveres um carro com 200mil, já começas no ramo da substituição de material. Por muito bom e estimado que esteja. Ou seja a vida útil do carro só com manutenção já passou. Isto não quer dizer que o bloco não faça ou dobro ou até o triplo dos km. Se achas que isto não é um factor de peso é contigo é a tua decisão. Agora eu sinceramente só me meteria num carro mais antigo, mais possante e de manutenção mais cara caso estivesse à vontade financeiramente ou com predisposição a gastar no carro. Eu a ti tentaria arranjar um equiíbrio entre menos km e ser um carro mais spicy.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                    Éh máquina infernal !!

                                                    Por acaso também prefiro o meu Civic a um Clio, Punto, and so on de 2000, porque serve melhor para aquilo que prentedo
                                                    A idade é um factor como os quilómetros, uns acham mais importante que outros, preferia grandes máquinas com mais de 15 anos que alguns carros novos, para além de que há carros com essa idade que só a têm no papel

                                                    PS: O Civic 1.4 é iS, o 1.5 é iLS
                                                    Tens razão, é 1.4 iS

                                                    O problema é que o carro já tem 160mil km, o que não é brincadeira nenhuma. No entanto, em termos de interiores está literalmente novo, de resto não sei pois não o experimentei nem mandei abrir o capot, mas a garantia de 1 ano dá sempre algum conforto, 1 ano é mais que suficiente para encontrar um possível problema mecânico que possa trazer

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                                      Eu adorava trocar a minha Astra de 99 por um Volvo V70 T5 de 97 e estou-me nas tintas para isso e o Volvo é melhor em tudo que o Astra.

                                                      O Puma foge disso, por exemplo os farois da frente custa 400 cada e não arranjas sem ser de marca.
                                                      400eur cada faról ?!?!?

                                                      De onde é que tiraste essa informação?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por catalao Ver Post

                                                        Podes sempre ver semi-novos. Pelo menos juntas o util ao agradável.
                                                        e também podes ver semi-usados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
                                                          Tens razão, é 1.4 iS

                                                          O problema é que o carro já tem 160mil km, o que não é brincadeira nenhuma. No entanto, em termos de interiores está literalmente novo, de resto não sei pois não o experimentei nem mandei abrir o capot, mas a garantia de 1 ano dá sempre algum conforto, 1 ano é mais que suficiente para encontrar um possível problema mecânico que possa trazer
                                                          160.000 não é brincadeira nenhuma para um D14A2 ?

                                                          Esse bloco é provavelmente o mais fiável da serie D da Honda, é extremamente robusto e quadrado, é tipo tanque estás a ver ?

                                                          Tenho em casa dois D15, com cabeças Z6 e Z8, que são bem mais sensiveis por causa do vtec-e (sedes das valvulas, etc), um deles a caminhar para os 250.000 sem qualquer histórico de revisões na marca, e trabalha como um relógio, o meu fez 167.000 ontem, não me lembro de pegar á segunda

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                            160.000 não é brincadeira nenhuma para um D14A2 ?

                                                            Esse bloco é provavelmente o mais fiável da serie D da Honda, é extremamente robusto e quadrado, é tipo tanque estás a ver ?

                                                            Tenho em casa dois D15, com cabeças Z6 e Z8, que são bem mais sensiveis por causa do vtec-e (sedes das valvulas, etc), um deles a caminhar para os 250.000 sem qualquer histórico de revisões na marca, e trabalha como um relógio, o meu fez 167.000 ontem, não me lembro de pegar á segunda
                                                            O meu vai com 250000...

                                                            Comentário

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