Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O melhor meio de transporte para o Português

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O melhor meio de transporte para o Português

    Caros foristas!
    As dúvidas dos Portugueses são imensas nos dias que correm e proponho um debate técnico e teórico sobre qual o melhor veículo(para se deslocar de a a b(mínimo de 50Km diários) para o actual Português(vulgo trabalhador normal com as estatisticas mais elevadas per capita, com salário minimo portanto),(estão excluídos os jogadores da bola e os mestres devedores ao fisco, mas sempre incolumes á justiça e sempre bem vestidinhos e senhores de imensas empresas falidas, mas gastadoras e sempre com direito a creditos e mais creditos, não sei pq mas vem-me sempre á memória, Sr. (sempre Doutores para exactidão de separação de parecências aos comuns vulgo povo pá)

    Em 1º lugar pedia uma breve explicação, ao foristas que por aqui opinam e que de facto os vejo muito bem informados em variadissimos temas, o porquê da nossa realidade infeliz com um bem de consumo chamado automóvel!
    Ou seja, e já que a classe politica nunca me esclareceu nos vários direitos de antena(imposição á força mesmo que não se queira ver não há hipotese para quem tem canal publico, porquê o gasoil e a gasolina ao preço ridículo que se vende cá?? quando na nossa vizinha Espanha se o vê mais barato???Tem contracto com algum Árabe??Piada
    Como explicar os impostos aplicados á cilindrada de um motor que se vê no nosso burgo, a um adolescente recem encartado que quer comprar carro no nosso "rico" País, com preferência para um automóvel com um bom binário(para levar a familia vulgo cotas) e com uma boa dose de lineariadade, portante digamos que no mínimo 2000cm3!!!
    Como lhe explicar a esse adolescente(que poderão ser os nossos humildes filhos futuros) que em Espanha(onde fica isso????????????) , pertinho portantos, que um carrinho lá, um popó digamos que, custa bem - e não tem agregado um ridiculo imposto (criado por... ainda não descobri o Sr. Dr. que idealizou esta linda Leizinha) á cilindrada do motor do popó!!!
    Como poderei eu, Português e não Espanholo, explicar a um jovem com carta(tirada nestas magnificas escolas que proliferam por este País fora, onde a mim, me ensinaram o que seria um aquaplaning, conduzir á chuvinha, na neve, em terra, "sacar" uns belos duns piões á Macrae, travagens de emergência, condução defensiva, ou seja ensinaram-me tudo... fiquei apto em tudinho, costou-me + que o meu belo bacharelato(igual ao do Socas, até foi no mesmo instituto, lindo),
    que em Espanha ganha-se bastante mais a nível de salário e têm combustíveis mais baratos e carrinhos + baratos e impostos + baratos?
    Aceito uma explicação perspicaz e simples


    Em 2º lugar opinem, com o salário mínimo, miserável de um Português, o que comprariam para se deslocarem 50Km diários, o porquê e as vantagens!
    Vale tudo, até segways, bikes eléctricas, hibridas e normais(a pedais)
    Digam de vossa justiça...

    Abraços a todos

    #2
    Com tanta misturada de temas, apartes, pseudo-piadas e má estruturação do texto.. isto está uma verdadeira salganhada.

    O tópico tem o título "O melhor meio de transporte português", no entanto começas por pedir explicações sobre o porquê da nossa realidade infeliz com o automovel.. seja la o que isso for... depois começas a fazer apartes sobre os tempos de antena, sobre o canal publico(que nada tem a ver com os tempos de antena que existem em todos os canais), depois perguntas se portugal tem um contracto com um àrabe para ter combustiveis altos... os combustiveis são altos por causa dos impostos...
    Depois alargas a discussão ao preço dos impostos face à cilindrada, e perguntas como explicar a um adolescente recem cartado... essa entao não cheguei la mesmo.

    Vê bem esta frase:
    Como lhe explicar a esse adolescente(que poderão ser os nossos humildes filhos futuros) que em Espanha(onde fica isso????????????) , pertinho portantos, que um carrinho lá, um popó digamos que, custa bem - e não tem agregado um ridiculo imposto (criado por... ainda não descobri o Sr. Dr. que idealizou esta linda Leizinha) á cilindrada do motor do popó!!!
    É suposto perceber-se alguma coisa?

    Depois voltas a perguntar, outra vez, como eplicar a jovens com carta e logo de seguida começas a indagar opiniões sobre as escolas de condução de portugal...


    Este tópico está uma verdadeira confusão, não admira que ninguém tenha vindo aqui opinar.

    Minha opinião, deverias estruturar melhor o teu topico, colocar as tuas duvidas concretas, e deixares de textos de tentativas de índole cómica la para o meio. Deixa-te de apartes descabidos, Não se percebe o que queres.


    É a minha opinião, Abraço

    Comentário


      #3
      Bicicleta, porquê?

      É sabido que a percentagem de obesos tem vindo a aumentar, é sabido que os ordenados dos portugueses são dos mais baixos a nível europeu, é sabido que o carro e tudo referente ao mesmo é dos mais caros a nível europeu/mundial e não menos que é sabido que o nosso clima é MUITO favorável para desportos ao ar livre.

      Os únicos gastos que teria era a manutenção da bicicleta, coisa insignificantes, se compararmos ao custo de combustível para 50km´s diários, juntando a isso, manutenção, seguro, selo, inspecção, desvalorização.

      Comentário


        #4
        Julgo que, há excepção de certas cidades, a bicicleta não é solução. Temos uma orografia muito acentuada o que torna penoso o uso de bicicleta. Quem conhece algumas cidades europeias, nem imagina a inveja que tenho deles por ser tudo tão plano. Por exemplo Berlim é um caso impressionante. Toda a gente anda de bicicleta, porque a orografia da cidade permite. E a provincia de Brandemburgo possui mais de 5000Km de ciclovia para bicicletas....

        Além disso, julgo que o Português comum, idependentemente do estrato social e vencimento, acomodou-se muito ao automóvel, mesmo quando há alternativas nos transportes públicos. E contra esta mentalidade não há muito a fazer. Vai demorar tempo a mudar.

        Eu uso o comboio para vir para o Porto e moro a cerca de 9Km do trabalho. E quando necessito alguma deslocação ao centro, uso o metro ou autocarro. E o uso dos transportes públicos é uma forma de poupar dinheiro.

        Comentário


          #5
          A resposta é depende.

          Depende da utilização que é dada ao carro, dos meios alternativos, da cidade em questão, etc.

          O mais barato serão os transportes públicos, para uma cidade congestionada creio que a segunda melhor opção será um motociclo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
            Julgo que, há excepção de certas cidades, a bicicleta não é solução. Temos uma orografia muito acentuada o que torna penoso o uso de bicicleta. Quem conhece algumas cidades europeias, nem imagina a inveja que tenho deles por ser tudo tão plano. Por exemplo Berlim é um caso impressionante. Toda a gente anda de bicicleta, porque a orografia da cidade permite. E a provincia de Brandemburgo possui mais de 5000Km de ciclovia para bicicletas....
            Sem meter o acrescento de ciclovias no meio da conversa, o ideal para enfrentar "os altos e baixos" característicos de Portugal penso que seja as bicicletas com motor eléctrico.
            Porque de resto não estou a ver numa cidade tipo Covilhã a pedalar aquelas ruas íngremes sem espinhas, a não ser que suba essas ruas a pé.

            Comentário


              #7
              Bem, a relação à primeira parte, acho que não tem explicação. A carga fiscal é elevada porque o governo quer fazer o mesmo que se faz no países mais ricos. Mas tambem temos que ver quais as diferenças nos impostos sobre o trabalho cobrados aos espanhóis, coisa que eu não faço a mínima ideia.

              Em relação à segunda questão e para que ganha o salário mínimo o melhor é andar de transporte público.
              Se não for possível, então comprar um automóvel em segunda mão, barato, e que seja de antes de 2007 (Por causa do IUC).
              50 km de bicicleta é um bocado puxado, e um motociclo não leva as compras todas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Julgo que, há excepção de certas cidades, a bicicleta não é solução. Temos uma orografia muito acentuada o que torna penoso o uso de bicicleta. Quem conhece algumas cidades europeias, nem imagina a inveja que tenho deles por ser tudo tão plano. Por exemplo Berlim é um caso impressionante. Toda a gente anda de bicicleta, porque a orografia da cidade permite. E a provincia de Brandemburgo possui mais de 5000Km de ciclovia para bicicletas....
                É certamente um factor, mas diria que nem é o mais importante. A questão é que as nossas estradas são armadilhas mortais para quem escolhe esse meio. E nem sequer me refiro à maioria dos condutores, que olha para o veículo como boi para palácio, e cuja atenção na estrada se aproxima perigosamente de 0, mas dos buracos, que para os carros e motos já são incómodos, perigosos, e destrutivos, mas que, para quem circula de bicicleta, pode significar ir parar com a cabeça no asfalto, e ainda ser atropelado.

                As ciclovias são uma falsa solução. Em primeiro lugar, são discriminatórias - Não há razão para que os ciclistas tenham que circular aparte do restante transito.

                Para além disso, desengane-se quem pense que alguma vez as ciclovias irão cobrir toda uma cidade.

                Uma coisa que pelo menos se começa a ver, são estacionamentos em condições (ainda muito poucos, mas é um principio).

                Por isso, para que a bicicleta possa ser opção em Portugal, as nossas estradas terão que melhorar muito (bem como as atitudes dos autarcas que só se vêm no dia europeu sem carros).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por WM Ver Post
                  Com tanta misturada de temas, apartes, pseudo-piadas e má estruturação do texto.. isto está uma verdadeira salganhada.

                  O tópico tem o título "O melhor meio de transporte português", no entanto começas por pedir explicações sobre o porquê da nossa realidade infeliz com o automovel.. seja la o que isso for... depois começas a fazer apartes sobre os tempos de antena, sobre o canal publico(que nada tem a ver com os tempos de antena que existem em todos os canais), depois perguntas se portugal tem um contracto com um àrabe para ter combustiveis altos... os combustiveis são altos por causa dos impostos...
                  Depois alargas a discussão ao preço dos impostos face à cilindrada, e perguntas como explicar a um adolescente recem cartado... essa entao não cheguei la mesmo.

                  Vê bem esta frase:


                  É suposto perceber-se alguma coisa?

                  Depois voltas a perguntar, outra vez, como eplicar a jovens com carta e logo de seguida começas a indagar opiniões sobre as escolas de condução de portugal...


                  Este tópico está uma verdadeira confusão, não admira que ninguém tenha vindo aqui opinar.

                  Minha opinião, deverias estruturar melhor o teu topico, colocar as tuas duvidas concretas, e deixares de textos de tentativas de índole cómica la para o meio. Deixa-te de apartes descabidos, Não se percebe o que queres.


                  É a minha opinião, Abraço
                  respeito a tua critica como sendo construtiva, mas como resposta ao tópico nada se acrescenta a esta tua resposta, muita critica (por vezes usual do verdadeiro Portugues) , mas respostas e esclarecimentos ás minhas questões poucas ou nenhumas.
                  Muito bem cibernauta Wm eu simplifico a minha questão e volto a questionar, sem graçolas , com uma tentativa de estruturação de texto e frases um pouco melhor elaborada, assim o cerebro não tropeça na duvida e talvez não se baralhe!

                  Com um salário mínimo Português, e tendo em conta um trajecto de 50Km diários, qual na tua opinião será o veículo(hibrido, electrico, mecânico,transporte público, etc...), ideal para se utilizar diáriamente na deslocação.Explica as tuas razões na escolha.

                  Se souberes, gostaria de saber, o porquê de tanta carga fiscal em Portugal nos combustíveis fosseis(e não só e comparando com a restante comunidade Europeia), e o porquê do preço dos automóveis em Portugal ser o mais caro da Europa(quando somos a par da Grécia o País mais pobre da Europa).

                  Por último fiz uma referência, mas lá está mal estruturada e com muita piadinha se calhar incompreensível pelo meio, ás nossas escolas de condução!
                  Faço e deixo um alerta a ti e a todos, será que em muito essa educação e coordenação que se tem nessas escolas não contribuem e em muito para a sinistralidade que se verifica no nosso País???

                  Vamos lá ver se agora está um pouco mais comprrensível, sem salganhadas, sem graçolas incompreensíveis e com um texto mais perspicaz e com outra estruturação

                  Comentário


                    #10
                    Já li várias propostas, nomeadamente no Japão , de várias bicicletas hibridas que ajudam bastante o esforço de pedalar nas subidas, inclusive podem levar crianças!
                    Não sei porque cá não se vende,?! a marca que li até é bastante conhecida(Yamaha), mas após alguns contactos nos concessionários , dizem que não se consegue importar!?
                    Existem algumas propostas interessantes da gocycle, bicicleta desmontável que se pode transportar em transportes publicos e que têm um motor eléctrico para ajudar no movimento!São quanto a mim ainda bastante caras.
                    Não sei porque o estado não cria leis para a implementação de um veículo Português(mesmo utilizando tecnologia de outras marcas), que tenha quase insenção de cargas fiscais e que se coadune á realidade Portuguesa, tipo um veículo de 4 rodas para substituir as milhares de Fameis que se viam no nosso País no fim dos anos 80!
                    De certeza que haveria bons projectos a apresentar.
                    No nosso País o GPL é hoje em dia uma boa alternativa ao gasóleo e á gasolina, mas vê-se muita burocracia e mentalidades retrógadas em relação a este tipo de combustível, e a oferta ainda é muito escassa em certas zonas do País!Esta realidade ajuda em muito os cofres do estado, que assim aproveita muito milhão de impostos que é aplicado no gasoleo e gasolina.
                    Li e vi á tempos projectos Franceses de carros movidos a ar comprimido(pneumáticos), mas nunca se lê nas revistas nacionais ligadas ao sector estas alternativas!porque será?? pois...

                    Leio quase sempre e semanalmente carros de encher o olho a qualquer fanático do sector automóvel, mas que na realidade apenas alguns jogadores da bola(uma boa profissão, concorrem de igual, em termos de salário, aos melhores médicos e gerentes deste País) os poderão ter e testar, nunca 99,9% do Portugueses.

                    Enfim, lê-se muito, existem alternativas viáveis já estudadas ao ínfimo promenor, mas continua tudo na mesma e sempre com a mesma conclusão e afirmação... é a crise... pois...

                    Pessoal, tudo dedicado á bola , onde não existe crise... contractos chorudos, estadios com muita divida suportados por todos nós, com muita gente a "mamar", mas que dá vida ao bem vestir, incentiva á compra por comprar e onde se pode ainda declarar o salário mínimo para gozar (só um pouco) com o povo trabalhador.
                    Qual a melhor escola da bola para inscrever os meus filhos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
                      Com um salário mínimo Português, e tendo em conta um trajecto de 50Km diários, qual na tua opinião será o veículo(hibrido, electrico, mecânico,transporte público, etc...), ideal para se utilizar diáriamente na deslocação.Explica as tuas razões na escolha.

                      Transporte Público. Quem não tem dinheiro (e como vão ficar as coisas bem piores), não tem vícios e o transporte público é a solução. As pessoas tem que se mentalizar que nem toda a gente pode ter carro. Isso foi no tempo das "vacas gordas". Quem pensa o contrário, está muito enganado e não irá muito longe.

                      Se souberes, gostaria de saber, o porquê de tanta carga fiscal em Portugal nos combustíveis fosseis(e não só e comparando com a restante comunidade Europeia), e o porquê do preço dos automóveis em Portugal ser o mais caro da Europa(quando somos a par da Grécia o País mais pobre da Europa).

                      Porque somos um pais pobre em receitas e muitos gastos, não temos tantas fontes de riqueza como isso e não temos petróleo próprio. Dai a carga fiscal. E como disse antes, vai piorar.


                      Respondido a azul

                      Comentário


                        #12
                        Para 50kms diários, creio que a bicicleta é quase de descartar.

                        Comentário


                          #13
                          Com salário mínimo podes sempre arranjar carro (nem que seja usado), mas vais acabar por andar durante a semana de transportes como os demais e usar o carro aos fins-de-semana e feriados, ou então acabar por arranjar uma mota económica.

                          A não ser que tenhas de o usar para levar as crianças à escola e a mulher ao trabalho e aí o carro dá muito jeitinho.

                          Convém não esquecer que todos os anos esvazias a carteira com o seguro, inspecção e revisões do costume, sem falar nos imprevistos.

                          Comentário


                            #14
                            Transporte Público. Quem não tem dinheiro (e como vão ficar as coisas bem piores), não tem vícios e o transporte público é a solução. As pessoas tem que se mentalizar que nem toda a gente pode ter carro. Isso foi no tempo das "vacas gordas". Quem pensa o contrário, está muito enganado e não irá muito longe.
                            Isso não é assim tão linear, existem muitas pessoas que não têm acesso a transportes públicos que respondam às suas necessidades para ir trabalhar, logo o automóvel é a única solução possível...

                            Comentário


                              #15
                              Acho que a resposta certa é:

                              O 190E da autohoje

                              Comentário


                                #16
                                quem quiser fazer alguma coisa quanto a isso não será dificil, pois posso-te dar o meu caso, precisei de comprar um veiculo para andar em cidade faço uns 30 km's diários, e depois de utilizar a internet (que não serve apenas para ver gajas nuas, tem outras funcionalidades) descobri que em portugal se vendem scooters e bicicletas electricas, adquiri uma scooter há 2 anos e meio, por 2000€ em que deduzi 30% no irs ficou em 1400€, já vai com quase 8000 km's, tem servido para o que pretendia dela, não é nenhuma yamaha, é uma porcaria chinesa que tem servido na perfeição.
                                com isto quero dizer que quem quiser fazer alguma coisa pelo ambiente ou pelo ar das nossas cidades, o pode fazer sem grandes alaridos, acho que o melhor para o português será uma coisa destas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em caso de levar a familia diariamente, realmente o carro terá de ser quase a única opção, caso não haja mesmo transportes publicos viáveis!
                                  A bicicleta tem vantagem se se poder tranporta-la num transporte publico e utiliza-la por poucos Km, eu já fiz isso quando trabalhei no Porto(perto do Aeroporto) e morava em Aveiro.Comboio até São bento e metro até ao aeroporto, como o escritório onde trabalhava ainda distava cerca de 2Km dessa paragem, fazia o resto de Bike
                                  Mas preferia sempre ir na minha scooter, pois com cerca de 6eur conseguia ir e vir, e no comboio gastava 9eur + 8 eur no metro diários.Inacreditável.Talvez com passes o valor descesse +, mas mesmo assim ainda é uma diferença substancial.

                                  O que vejo muitos amigos e colegas a fazer é comprar carros a gasoil usados, por vezes carregadinhos de Km, e que ao fim de um tempo gastam balúrdios em manutenções e em juntas queimadas e turbos partidos.Não entendo por vezes este raciocino.Não será por vezes melhor comprar um carro , mesmo a gasolina , + barato , novo ou semi novo, ter garantia e estar + descansado a nível de problemas?, mesmo a aquisição custar +?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                    Acho que a resposta certa é:

                                    O 190E da autohoje
                                    Não dá pq n é a Gasoil

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      quem quiser fazer alguma coisa quanto a isso não será dificil, pois posso-te dar o meu caso, precisei de comprar um veiculo para andar em cidade faço uns 30 km's diários, e depois de utilizar a internet (que não serve apenas para ver gajas nuas, tem outras funcionalidades) descobri que em portugal se vendem scooters e bicicletas electricas, adquiri uma scooter há 2 anos e meio, por 2000€ em que deduzi 30% no irs ficou em 1400€, já vai com quase 8000 km's, tem servido para o que pretendia dela, não é nenhuma yamaha, é uma porcaria chinesa que tem servido na perfeição.
                                      com isto quero dizer que quem quiser fazer alguma coisa pelo ambiente ou pelo ar das nossas cidades, o pode fazer sem grandes alaridos, acho que o melhor para o português será uma coisa destas.
                                      Pois , tb sou apologista que para uma pessoa andar em meios urbanos grandes, uma mota/scooter de 125cc (já com injecção de combustível), é uma grande + valia.Aliás uso a minha diáriamente e faço só 4km diários.
                                      Uso uma Yamaha Xmax250

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Para 50kms diários, creio que a bicicleta é quase de descartar.
                                        Completamente. Eu diria então que seria para essa distancia...


                                        E não nos podemos esquecer que nem todo o País é igual ao Porto e a Lisboa. Na maior parte do País o automóvel é indispensável para "qualquer" deslocação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          a resposta é uma scooter 125cc

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                            Completamente. Eu diria então que seria para essa distancia...


                                            E não nos podemos esquecer que nem todo o País é igual ao Porto e a Lisboa. Na maior parte do País o automóvel é indispensável para "qualquer" deslocação.
                                            Eu acho muita piada a este projecto da Renault, acho que tem uma viabiliadade enorme para os dias que correm, e com um maior desenvolvimento das baterias, penso que num futuro próxima será uma "formula" de sucesso.
                                            Mas ainda não se sabe muito sobre as condições de utilização dessas baterias, o pagamento mensal de 45 euros(penso eu) e o limite de 7000Km por ano , faz que um adepto desta tecnologia torça sempre o nariz para esta alternativa, pelo - para já.

                                            Comentário


                                              #23
                                              As scooters são muito engraçadas mas é para quem vive da zona centro para Sul.

                                              Quero ver no Porto, que no inverno é o "penico do céu", com chuva e frio a andar diariamente de scooter....

                                              Quanto ao transporte de crianças e familia no comboio, eu resolvi o transporte da minha filha de 9 meses para o infantário com o seguinte acessório:

                                              babasling http://2.bp.blogspot.com/_VwziLSTh_M...babaslings.jpg

                                              E a minha esposa vai também para o Porto de Comboio.

                                              Muito de vez em quando, mas mesmo muito de vez em quando, é que vou de carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ó asjesus, e fazendo as contas (comparando o que gastas ao km de carro, com o que gastas de comboio) sai mesmo mais barato levar a família no comboio do que no carro?
                                                O Porto é o "penico do céu" no Inverno, mas mesmo assim há quem use a mota na mesma. Há sempre espaço para umas roupas impermeáveis.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                  Ó asjesus, e fazendo as contas (comparando o que gastas ao km de carro, com o que gastas de comboio) sai mesmo mais barato levar a família no comboio do que no carro?
                                                  O Porto é o "penico do céu" no Inverno, mas mesmo assim há quem use a mota na mesma. Há sempre espaço para umas roupas impermeáveis.
                                                  Olha que a diferença é muito mais pequena do que se costuma pensar.

                                                  Por ano, o Porto tem uma média de 2850 horas de Sol contra 2950 de Lisboa. (+3,5 %)

                                                  Se quiseres em média diária: mais um quarto de hora.

                                                  O ano passado (2010) dias sem qualquer pinga de chuva foram 215 no Porto e 239 em Lisboa.
                                                  Editado pela última vez por gtabarth; 08 June 2011, 18:03.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu por exemplo tenho mm de ir de carro para o trabalho pois tenho horários a entrar as 4 e 5 da manha logo nem sequer tenho transportes a essas horas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu moro em Viseu e não tenho qualquer duvida que as temperaturas descem muito mais do que no porto e continuo a andar de scooter, nem é apenas pela economia, simplesmente pela facilidade de ir a todo lado e arranjar estacionamento, claro que na estrada sou um gajo que só andar a estorvar aos maquinões... mentalidades de que quem anda de scooter não tem dinheiro para um carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Depende da zona onde se vive, e para onde se vai..

                                                        EU tenho um carro a gasolina. Por Mês faço certa de 1140KM's (De casa a faculdade e voltar, voltas por aqui e até ao trabalho. Um em Mafra e outro em Cascais). Gasto em média uns 130/140€ por Mês em combustivel.

                                                        Se não tivesse carta, teria de apanhar o Autocarro (passe são 70€) e mais o comboio (agora são 20€ por ter menos de 23, mas depois disso passa a 45€) o que dá 115€. Tenho de acordar mais cedo e no inverno apanho muita chuva. Neste caso por mais 15/20€ compensa-me.

                                                        Mas conheço casos que ir de carro de casa ao trabalho, fica a custar 4 ou 5x mais do que de transporte..

                                                        Uma mota é boa opção... dá para passar pelo meio dos carros no trânsito, e gasta muito menos..

                                                        Uma bicicleta é bom para pequenas distâncias.. Ir de Carcavelos a belem, que são apenas uns 11 ou 12km's, é muito, a meu ver..

                                                        A nìvel de veiculos electricos, será que compensa a curto prazo? Não estou dentro do assunto, mas presumo que sejam mais caros..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          melhor meio de transporte com salario minimo??
                                                          é um fiat uno 45s em bom estado!!
                                                          justificações:
                                                          andam por ai á venda mais baratos que uma scooter.
                                                          o motor FIRE é super fiavel
                                                          as peças são baratissimas mesmo na marca(chega ao ponto de serem mais baratas que na concorrencia)
                                                          é relativamente economico em termos de consumos
                                                          têm 5 lugares e assim podes dar boleia a 4 colegas e dividir os custos de combustivel
                                                          no inverno não tens o problema da chuva e do frio
                                                          o IUC é meia duzia de euros
                                                          resumindo:
                                                          para quem dispõe de pouco dinheiro é uma boa solução para fazer os tais 50kms diarios

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                                            melhor meio de transporte com salario minimo??
                                                            é um fiat uno 45s em bom estado!!
                                                            justificações:
                                                            andam por ai á venda mais baratos que uma scooter.
                                                            o motor FIRE é super fiavel
                                                            as peças são baratissimas mesmo na marca(chega ao ponto de serem mais baratas que na concorrencia)
                                                            é relativamente economico em termos de consumos
                                                            têm 5 lugares e assim podes dar boleia a 4 colegas e dividir os custos de combustivel
                                                            no inverno não tens o problema da chuva e do frio
                                                            o IUC é meia duzia de euros
                                                            resumindo:
                                                            para quem dispõe de pouco dinheiro é uma boa solução para fazer os tais 50kms diarios
                                                            Isso da chuva e frio é relativo... Tive uma familiar que teve um Uno e pingava lá dentro, e de vez em quando caia-lhe o vidro do condutor.. em dias de chuva era o rir

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X