Pois bem, o que gostaria de saber era quais as diferenças entre o 1.6 JTDm-2 que equipa a Giulietta e o 1.6 JTDm-2 que equipa o Mito.
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Alfa Romeo 1.6 JTDm-2: 105cv VS 120cv
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Pelo que percebí, a grande diferença estará no rendimento final e ao que parece, em termos de recuperações deverá ser similar à versão 120 cv. ja que tbm vem com 320 Nm.
Ou seja, se é para andar sempre na velocidade max. fará alguma diferença mas se não é esse o caso o melhor é não inventar, ja li casos de repros que deram confusão.
Mas o ideal é fazer um TD e vêr se é suficiente para o uso em condições normais, mas creio que se é para ter boa resposta e agilidade nos médios ( ultrapassagens, entradas em AE ... ), com esse binario ja vem bem servido .
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostPelo que percebí, a grande diferença estará no rendimento final e ao que parece, em termos de recuperações deverá ser similar à versão 120 cv. ja que tbm vem com 320 Nm.
Ou seja, se é para andar sempre na velocidade max. fará alguma diferença mas se não é esse o caso o melhor é não inventar, ja li casos de repros que deram confusão.
Mas o ideal é fazer um TD e vêr se é suficiente para o uso em condições normais, mas creio que se é para ter boa resposta e agilidade nos médios ( ultrapassagens, entradas em AE ... ), com esse binario ja vem bem servido .
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Originalmente Colocado por manelgtt Ver PostNão posso ir para a versão 2.0 Mjet de 140cv e então gostava de saber se com o tempo e algumas mods (e pouco ou nenhum fumo), posso chegar aos 130cv.
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Originalmente Colocado por Superc Ver PostMais um genio que vai transformar um 105 num 120 gastando o suficiente para cumprar um 2.0 de 140cv.
Imagina que o rapaz hoje só tem dinheiro para o de 105cv mas daqui a algum tempo poderá ter mais algum para fazer umas alterações com pés e cabeça, não é má ideia.
A minha casa também está preparada para se construir mais um quarto se houver necessidade no futuro...
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Originalmente Colocado por dio Ver PostSe é por causa disso, já há pessoal a reprogramar a Giulietta 1.6 jtdm 105cv para cerca de 140cv sem grandes esforços para o turbo, de qualquer forma, diz adeus à garantia.
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Originalmente Colocado por UserAHO Ver PostQual o problema?
Imagina que o rapaz hoje só tem dinheiro para o de 105cv mas daqui a algum tempo poderá ter mais algum para fazer umas alterações com pés e cabeça, não é má ideia.
A minha casa também está preparada para se construir mais um quarto se houver necessidade no futuro...
Não é para já, mas com o passar do tempo posso sentir necessidade de um pouco mais.
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Eu acho que a diferença é que morrerá umas rotaçõenzitas a baixo mas nada de muito grave em condições normais.
No meu caso o que interessa é a resposta a baixas e médias, tirando isso só fui lá a cima umas duas vezes em condições de segurança, ou seja sem transito, para vêr quanto é que aquilo dava mas duvido que o faça mais vezes, meto o cruise a 140/160 para longas distancias e não me preocupo com picanços de kms a fio onde podemos pôr em perigo não só a nós proprios mas tbm a terceiros e nessa medida a versão 105cv./320Nm chega e sobra para as encomendas.
Como ref., não noto diferença de resposta indo sozinho ou com o carro cheio ( MiTo Mjet 120 cv. )Editado pela última vez por ARMIC; 12 June 2011, 23:05.
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Originalmente Colocado por dio Ver PostSe é por causa disso, já há pessoal a reprogramar a Giulietta 1.6 jtdm 105cv para cerca de 140cv sem grandes esforços para o turbo, de qualquer forma, diz adeus à garantia.
Uma simples repro mete-te com 130cv.
Se quiseres algo mais hardcore, mudando turbo/embreagem é motor para uns simpáticos 160/170cv.
O mais sensato parece-me mesmo uma repro feita por quem sabe para os tais 140cv
Assim como assim, se a ideia for apenas usar em casos de necessidade, pode-se configurar o mapa para só teres os cavalos extra em caso de "esforço" ;)
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Sem dúvida, o 1.6 jtdm tem bastante margem de progressão, mas todas as versões até agora lançadas, tem como grande limitador o Turbo, pequeno e de geometria fixa no 105cv e o instalado na versão de 120cv também não é muito maior, embora sendo de geometria váriavel.
Vantagens: Enche rápido e com boa pressão, dai o enorme binário disponivel em baixas rotações, mas perde bastante em altas.
Já existem alterações de Turbo no MiTo onde se obtem ganhos bastante consideráveis, para os valores que falas... mas sempre perdendo em baixas.
De qualquer forma, tanto o de 105cv como o de 120cv, permitem, sem aumentar para níveis "perigosos" a pressão do turbo, ter entre 135cv e 145cv fiáveis e principalmente, mantendo as baixas de alto nível!
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Originalmente Colocado por manelgtt Ver PostNa minha opinião, tanto incremento de potência sem alterações mecânicas a acompanhar é trabalho de sapateiro e dúvido muito que não comprometa a fiabilidade.
Faz a potência que queres,apenas com eletronica,e corrige o facto de o carro stock,não fazer altas.Ou seja a alteração de mapa é mais do que sufciente.
Ainda para mais tens a vantagem de poderes meter mais que um mapa,utilizando o dna.Editado pela última vez por evoluzione; 13 June 2011, 02:31.
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Originalmente Colocado por evoluzione Ver PostE atua opinião baseia-se em quê?
Faz a potência que queres,apenas com eletronica,e corrige o facto de o carro stock,não fazer altas.Ou seja a alteração de mapa é mais do que sufciente.
Ainda para mais tens a vantagem de poderes meter mais que um mapa,utilizando o dna.
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostPelo que percebí, a grande diferença estará no rendimento final e ao que parece, em termos de recuperações deverá ser similar à versão 120 cv. ja que tbm vem com 320 Nm.
Ou seja, se é para andar sempre na velocidade max. fará alguma diferença mas se não é esse o caso o melhor é não inventar, ja li casos de repros que deram confusão.
Mas o ideal é fazer um TD e vêr se é suficiente para o uso em condições normais, mas creio que se é para ter boa resposta e agilidade nos médios ( ultrapassagens, entradas em AE ... ), com esse binario ja vem bem servido .
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