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Alfa Romeo 1.6 JTDm-2: 105cv VS 120cv

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    [Comparativo] Alfa Romeo 1.6 JTDm-2: 105cv VS 120cv

    Pois bem, o que gostaria de saber era quais as diferenças entre o 1.6 JTDm-2 que equipa a Giulietta e o 1.6 JTDm-2 que equipa o Mito.

    #2
    Um tem 105cv e o outro 120cv.

    Comentário


      #3
      O de 120cv no Mito e', obviamente, superior ao de 105cv equipado no Giu...

      O que queres mesmo saber?...

      Comentário


        #4
        Basicamente, um tem turbo de geometria variável o outro te geometria fixa... o resto é software.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
          Um tem 105cv e o outro 120cv.
          A sério? Não acredito!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por N3T0 Ver Post
            O de 120cv no Mito e', obviamente, superior ao de 105cv equipado no Giu...

            O que queres mesmo saber?...
            Porque é que um motor tem 105cv e outro tem 120cv... Que diferenças mecânicas são responsáveis por esses 15cv?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dio Ver Post
              Basicamente, um tem turbo de geometria variável o outro te geometria fixa... o resto é software.
              Já agora não me sabes dizer qual o turbo que equipa o de 105cv?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por manelgtt Ver Post
                Já agora não me sabes dizer qual o turbo que equipa o de 105cv?
                fixa...

                Comentário


                  #9
                  Diferenças são o turbo, provavelmente a embraiagem e injectores, alem da admissão e mapa da centralina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                    fixa...
                    Mas isso há milhentos turbos de geometria fixa...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por manelgtt Ver Post
                      Já agora não me sabes dizer qual o turbo que equipa o de 105cv?
                      Não faço a mínima ideia, mas já agora, para que precisas dessa informação??

                      Comentário


                        #12
                        Mais um genio que vai transformar um 105 num 120 gastando o suficiente para cumprar um 2.0 de 140cv.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dio Ver Post
                          Não faço a mínima ideia, mas já agora, para que precisas dessa informação??
                          Não posso ir para a versão 2.0 Mjet de 140cv e então gostava de saber se com o tempo e algumas mods (e pouco ou nenhum fumo), posso chegar aos 130cv.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                            Mais um genio que vai transformar um 105 num 120 gastando o suficiente para cumprar um 2.0 de 140cv.
                            Mais um invejoso.

                            Comentário


                              #15
                              Pelo que percebí, a grande diferença estará no rendimento final e ao que parece, em termos de recuperações deverá ser similar à versão 120 cv. ja que tbm vem com 320 Nm.

                              Ou seja, se é para andar sempre na velocidade max. fará alguma diferença mas se não é esse o caso o melhor é não inventar, ja li casos de repros que deram confusão.


                              Mas o ideal é fazer um TD e vêr se é suficiente para o uso em condições normais, mas creio que se é para ter boa resposta e agilidade nos médios ( ultrapassagens, entradas em AE ... ), com esse binario ja vem bem servido .

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                Pelo que percebí, a grande diferença estará no rendimento final e ao que parece, em termos de recuperações deverá ser similar à versão 120 cv. ja que tbm vem com 320 Nm.

                                Ou seja, se é para andar sempre na velocidade max. fará alguma diferença mas se não é esse o caso o melhor é não inventar, ja li casos de repros que deram confusão.


                                Mas o ideal é fazer um TD e vêr se é suficiente para o uso em condições normais, mas creio que se é para ter boa resposta e agilidade nos médios ( ultrapassagens, entradas em AE ... ), com esse binario ja vem bem servido .
                                O binário de facto é excelente. A minha dúvida é se em subidas e carregado não começo a perder. :S

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por manelgtt Ver Post
                                  Não posso ir para a versão 2.0 Mjet de 140cv e então gostava de saber se com o tempo e algumas mods (e pouco ou nenhum fumo), posso chegar aos 130cv.
                                  Se é por causa disso, já há pessoal a reprogramar a Giulietta 1.6 jtdm 105cv para cerca de 140cv sem grandes esforços para o turbo, de qualquer forma, diz adeus à garantia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                                    Mais um genio que vai transformar um 105 num 120 gastando o suficiente para cumprar um 2.0 de 140cv.
                                    Qual o problema?

                                    Imagina que o rapaz hoje só tem dinheiro para o de 105cv mas daqui a algum tempo poderá ter mais algum para fazer umas alterações com pés e cabeça, não é má ideia.

                                    A minha casa também está preparada para se construir mais um quarto se houver necessidade no futuro...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                      Se é por causa disso, já há pessoal a reprogramar a Giulietta 1.6 jtdm 105cv para cerca de 140cv sem grandes esforços para o turbo, de qualquer forma, diz adeus à garantia.
                                      Na minha opinião, tanto incremento de potência sem alterações mecânicas a acompanhar é trabalho de sapateiro e dúvido muito que não comprometa a fiabilidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                        Qual o problema?

                                        Imagina que o rapaz hoje só tem dinheiro para o de 105cv mas daqui a algum tempo poderá ter mais algum para fazer umas alterações com pés e cabeça, não é má ideia.

                                        A minha casa também está preparada para se construir mais um quarto se houver necessidade no futuro...
                                        É mesmo esse o espirito.
                                        Não é para já, mas com o passar do tempo posso sentir necessidade de um pouco mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por manelgtt Ver Post
                                          Na minha opinião, tanto incremento de potência sem alterações mecânicas a acompanhar é trabalho de sapateiro e dúvido muito que não comprometa a fiabilidade.
                                          Pensei que estavas com duvidas, mas afinal já sabes tudo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que a diferença é que morrerá umas rotaçõenzitas a baixo mas nada de muito grave em condições normais.

                                            No meu caso o que interessa é a resposta a baixas e médias, tirando isso só fui lá a cima umas duas vezes em condições de segurança, ou seja sem transito, para vêr quanto é que aquilo dava mas duvido que o faça mais vezes, meto o cruise a 140/160 para longas distancias e não me preocupo com picanços de kms a fio onde podemos pôr em perigo não só a nós proprios mas tbm a terceiros e nessa medida a versão 105cv./320Nm chega e sobra para as encomendas.

                                            Como ref., não noto diferença de resposta indo sozinho ou com o carro cheio ( MiTo Mjet 120 cv. )
                                            Editado pela última vez por ARMIC; 12 June 2011, 23:05.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                                              Mais um genio que vai transformar um 105 num 120 gastando o suficiente para cumprar um 2.0 de 140cv.
                                              Não foi isso que o user veio perguntar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                                Se é por causa disso, já há pessoal a reprogramar a Giulietta 1.6 jtdm 105cv para cerca de 140cv sem grandes esforços para o turbo, de qualquer forma, diz adeus à garantia.
                                                Exacto.

                                                Uma simples repro mete-te com 130cv.

                                                Se quiseres algo mais hardcore, mudando turbo/embreagem é motor para uns simpáticos 160/170cv.

                                                O mais sensato parece-me mesmo uma repro feita por quem sabe para os tais 140cv

                                                Assim como assim, se a ideia for apenas usar em casos de necessidade, pode-se configurar o mapa para só teres os cavalos extra em caso de "esforço" ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sem dúvida, o 1.6 jtdm tem bastante margem de progressão, mas todas as versões até agora lançadas, tem como grande limitador o Turbo, pequeno e de geometria fixa no 105cv e o instalado na versão de 120cv também não é muito maior, embora sendo de geometria váriavel.
                                                  Vantagens: Enche rápido e com boa pressão, dai o enorme binário disponivel em baixas rotações, mas perde bastante em altas.
                                                  Já existem alterações de Turbo no MiTo onde se obtem ganhos bastante consideráveis, para os valores que falas... mas sempre perdendo em baixas.
                                                  De qualquer forma, tanto o de 105cv como o de 120cv, permitem, sem aumentar para níveis "perigosos" a pressão do turbo, ter entre 135cv e 145cv fiáveis e principalmente, mantendo as baixas de alto nível!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um giu 1.6 jt de 105 cvs, deve saber a muito pouco mesmo!

                                                    Eu tentava fazer o esforço e ir para o 2.0 de 140.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora podiam-me dar aí uns links desse projectos de Mito's?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por manelgtt Ver Post
                                                        Na minha opinião, tanto incremento de potência sem alterações mecânicas a acompanhar é trabalho de sapateiro e dúvido muito que não comprometa a fiabilidade.
                                                        E atua opinião baseia-se em quê?

                                                        Faz a potência que queres,apenas com eletronica,e corrige o facto de o carro stock,não fazer altas.Ou seja a alteração de mapa é mais do que sufciente.

                                                        Ainda para mais tens a vantagem de poderes meter mais que um mapa,utilizando o dna.
                                                        Editado pela última vez por evoluzione; 13 June 2011, 02:31.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                                          E atua opinião baseia-se em quê?

                                                          Faz a potência que queres,apenas com eletronica,e corrige o facto de o carro stock,não fazer altas.Ou seja a alteração de mapa é mais do que sufciente.

                                                          Ainda para mais tens a vantagem de poderes meter mais que um mapa,utilizando o dna.
                                                          Em relatos que vejo na net. Sim, porque há pessoas que também falam do lado mau das super-repro's.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                            Pelo que percebí, a grande diferença estará no rendimento final e ao que parece, em termos de recuperações deverá ser similar à versão 120 cv. ja que tbm vem com 320 Nm.

                                                            Ou seja, se é para andar sempre na velocidade max. fará alguma diferença mas se não é esse o caso o melhor é não inventar, ja li casos de repros que deram confusão.


                                                            Mas o ideal é fazer um TD e vêr se é suficiente para o uso em condições normais, mas creio que se é para ter boa resposta e agilidade nos médios ( ultrapassagens, entradas em AE ... ), com esse binario ja vem bem servido .
                                                            Não desfazendo nada do que disseste, diria que para uso em condições normais, todos são suficientes. Se os há (carros) com 50cv e menos. Para mais 280nm é um valor que até permite "mais que o normal".

                                                            Comentário

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