Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O carro novo: fascínio ou racionalidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O carro novo: fascínio ou racionalidade?


    Nunca comprei carro novo, e mesmo que isso nunca venha a acontecer, tal não impede que já tenha sonhado com isso.

    Assim, gostaria que me dissessem o que sentiram quando compraram o vosso carro novo:
    O que foi mais especial, o que mais vos agradou/desagradou ou atraiu na compra e as vantagens/desvantagens que tiraram disso.


    Num fórum de automóveis, a discussão acerca deste deslumbramento faz todo o sentido, pelo que também pergunto: a compra de carro novo é um fascínio passageiro ou um acto racional?

    #2
    É um acto racional quando não implica um grande esforço financeiro.

    É a forma de correr menos riscos em termos de imprevistos.

    Normalmente faz com que os custos associados sejam comportáveis, ou seja alguém que compre um carro de 20 mil euros novo em principio pode sustentá-lo em termos de IUC, seguro, combustivel, manutenção, etc., já quem compra um usado por 20 mil que custava 100 em novo pode ter sérias dificuldades.

    Comentário


      #3
      o carro mais novo que comprei era do 2000, no meu modesto ponto de vista... para que gastar 15000 euros num carro novo, quando um charuto de 1000 euros, faz o mesmo !! ir do ponto A até o ponto B

      Comentário


        #4
        Para mim a vantagem do carro novo prende-se com o facto de ser realmente novo, ou seja! Sem qualquer tipo de uso e normalmente a oferta de catalogo de extras e cores alem de uma pintura sem riscos (swirls) o qual da vontade de o tratar ao longo da sua vida sempre como no primeiro dia.

        As desvantagens por norma como ja falado é desvalorização apos matricula/registo.

        Comentário


          #5
          Não há maior emoção do que "tirar os três" a um carro, acabado de sair do stand...

          E o cheiro a novo no interior..

          Comentário


            #6
            Da única vez que comprei carro novo não senti nada de diferente de quando comprei carro usado. Dois anos mais tarde senti arrependimento .

            Comentário


              #7
              Eu diria que do ponto de vista puramente racional um carro novo tem muito pouco. Quanto mais não seja pela enorme desvalorização que sofre logo que sai do stand e nos primeiros anos...

              No entanto, para quem tiver dinheiro para o comprar e não se importar com o dinheiro que vai perder, não vejo mal nenhum nisso, muito pelo contrário
              Acho que toda a gente preferia um carro novo a um usado se fosse oferecido. No entanto para um determinado orçamento, fazem-se melhores opções (relação qualidade/preço) comprando usado, mas isso já é outra discussão...

              Aliás, tem que haver quem compre novo para depois haver usados

              Comentário


                #8
                Eu convivo todos os dias com carros novos, ao mesmo tempo que também vou andando em carros usados. Quer se queira quer não, a diferença nota-se bastante.
                É bem notório que um carro novo tem menos vibrações, bateres, ruídos, etc. Claro que a diferença depende de outros factores, como a qualidade intrínseca do automóvel em causa ou do cuidado que o usado sofreu.
                O novo sente-se sempre novo, ao passo que um usado já depende destes tais factores. É uma sensação sempre diferente.


                O carro tem ainda a grande vantagem da manutenção. Enquanto tem garantia, os problemas estão todos cobertos. Num usado, pode haver um surpresa a custar uns milhares. Além disso, nos primeiros anos do novo, se a utilização não for muito acima da média, apenas temos de nos preocupar com as revisões. Num usado, há sempre mais manutenção a fazer, desde discos, amortecedores, etc.

                Se vale a pena o carro novo? Epah, depende do caso. Por 20000 euros, que já é um valor muito razoável, não se compra nada melhor que um utilitário. Ora, um casal que tenha filhos, precisa de algo maior do que isso. Portanto, o usado revela-se uma melhor opção.

                Se for alguém que não ligue muito a carros, não queira chatices, e só tenha, sei lá, 13000 euros para gastar, o novo afigura-se como uma melhor alternativa.

                Comentário


                  #9
                  Um carro de serviço, com 1000 euros de desconto encontra-se nso usados ou nos novos???

                  É que comprei um assim e parece-me racional....5 anos de garantia 14000 euros. Componentes NOVOS.

                  Se comprasse usado, nem sabia o que comprar e dificilmente achava algo parecido para o que procurava.

                  Acabei por comprar um honda jazz com 3 meses e sinto que dificilmente teria comprado algo melhor. 5 anos de garantia vale dinheiro! confiança de que está tudo novo vale dinheiro!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Eu convivo todos os dias com carros novos, ao mesmo tempo que também vou andando em carros usados. Quer se queira quer não, a diferença nota-se bastante.
                    É bem notório que um carro novo tem menos vibrações, bateres, ruídos, etc. Claro que a diferença depende de outros factores, como a qualidade intrínseca do automóvel em causa ou do cuidado que o usado sofreu.
                    O novo sente-se sempre novo, ao passo que um usado já depende destes tais factores. É uma sensação sempre diferente.

                    Exacto . . .
                    O carro tem ainda a grande vantagem da manutenção. Enquanto tem garantia, os problemas estão todos cobertos. Num usado, pode haver um surpresa a custar uns milhares. Além disso, nos primeiros anos do novo, se a utilização não for muito acima da média, apenas temos de nos preocupar com as revisões. Num usado, há sempre mais manutenção a fazer, desde discos, amortecedores, etc.

                    Se vale a pena o carro novo? Epah, depende do caso. Por 20000 euros, que já é um valor muito razoável, não se compra nada melhor que um utilitário. Ora, um casal que tenha filhos, precisa de algo maior do que isso. Portanto, o usado revela-se uma melhor opção.

                    Se for alguém que não ligue muito a carros, não queira chatices, e só tenha, sei lá, 13000 euros para gastar, o novo afigura-se como uma melhor alternativa.
                    Exacto . . .

                    Comentário


                      #11
                      Não digo que não comprarei novo, mas apenas quando tiver bastante disponibilidade financeira para isso. O que, forreta como sou, dificilmente acontecerá...

                      Comprem cheiro a carro novo e a emoção volta outra vez...

                      Comentário


                        #12
                        Nunca comprei um carro novo...........nem sei se algum dia irá acontecer, embora ande com viaturas novas (só por motivos profissionais) da empresa , essas tretas que os carros novos não dão problemas e os são cobertos pela garantia não funciona bem assim , aqui na empresa já houve alguns dissabores e basta ver também alguns relatos de compradores que tiveram sérios problemas com carros novos. Andei muitos anos com os chamados " chaços " e a unica desvantagem era só mesmo a inferior segurança e conforto . Um carro usado para mim é uma boa compra e acaba por ser a opção mais economica , os meus carros são para pagar a pronto , só compro o que posso. .......andei há dias com um corsa 1.2 com poucos meses que custa 15000 eur comparado com o Golf 1.4 de 2001 que custou 3500 eur , posso dizer que o Corsa não vale mesmo o que custa .
                        2000 eur chega perfeitamente para comprar um bom "chaço" comparando com o Corsa novo.

                        Comentário


                          #13
                          Tou a ver que as empresas andam todas enganadas. Andam a comprar corsas em frotas mas afinal um carro de 2000€ é melhor...

                          Fanatismos tá bem, mas realmente há gente que às vezes podia pensar um bocadinho e enquadrar aquilo que escreve.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                            Tou a ver que as empresas andam todas enganadas. Andam a comprar corsas em frotas mas afinal um carro de 2000€ é melhor...

                            Fanatismos tá bem, mas realmente há gente que às vezes podia pensar um bocadinho e enquadrar aquilo que escreve.
                            as empresas compram ou melhor alugam ( ALD) aquilo que lhes é mais rentavel , agora eu dar 15000 eur por Corsa........ou 20000 eur por um a diesel , por esse valor comprei um C220CDI de 2004 .........mas se gostas do Corsa , vai em frente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Por 20000 euros, que já é um valor muito razoável, não se compra nada melhor que um utilitário. Ora, um casal que tenha filhos, precisa de algo maior do que isso..
                              Creio que esta ideia é falsa, mas foi muito bem desenvolvida pelos departamentos de publicidade das marcas, que fazem crer que todas as famílias, com filhos, precisam de carrinhas e suvs...
                              De acordo com o que vejo e faço, um carro utilitário é o ideal para a maioria das famílias, em quase todas as situações, mas as carrinhas e suvs tornaram-se moda... enfim!
                              Cada um faz ao seu dinheiro aquilo que quer, mas, para mim, a maioria das compras de carrinhas e suvs são fruto de uma publicidade e de uma vontade de estar à moda por demais evidente.

                              Quanto ao comprar novo vs velho: depende de um só factor.
                              Dinheiro.
                              Tenho dinheiro para comprar o carro novo que quero?
                              Se sim, compro; se não, vou para um usado.
                              Claro que existem aqueles que compram um determinado carro usado que já não está em produção porque gostam e/ou é um clássico.
                              Mas a generalidade das pessoas gosta de estrear o carrinho!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                o carro mais novo que comprei era do 2000, no meu modesto ponto de vista... para que gastar 15000 euros num carro novo, quando um charuto de 1000 euros, faz o mesmo !! ir do ponto A até o ponto B
                                Também compras a roupa + barata possível e usada?

                                P.S: Não estou a dizer com isto que carros em 2ª mão são maus negócios, apenas gostava que visses que nem todos somos iguais

                                Comentário


                                  #17
                                  Um novo é sempre melhor que um usado, novo é novo.

                                  Mas um carro novo, mesmo que 20.000€, com os nossos ordenados, loooollll, é um assunto a se tratar como se fosse a compra de uma casa, a comprar novo, tem de pelo menos ter condições (garagem) e ser mesmo aquele que se goste e que preencha os requesitos "todos", para o manter pelo menos 25 anos, ou 500.000km´s, se for bem estimado, sendo que teve um único dono (nós mesmos), um carro aguenta e só ai, é que ponderava comprar novo.

                                  Se fosse Suíço ou Americano, era um carro novo a cada 5 anos. Aqui em Portugal não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Comprar carro novo é geralmente uma boa compra quando o intuito é ficar com o carro bastante tempo (tipo 7 a 10 anos, ou mais).

                                    Comprei carro novo em 2008, não por querer propriamente novo, mas o negócio em si permitiu-o (tipo usado era menos 500 ou 1000€ com 1 ano e tal de uso...).

                                    Estava lá, completamente novo, com aquele cheiro característico, sem ruídos, sem gasóleo

                                    Mas passados 3000kms era tão usado como outro, e um amigo meu comprou um igual passados 3 meses com meio ano e 5000kms que lado a lado eram iguais (só mudava a cor).

                                    Como tive também vários problemas com o carro arrependi-me. Numa próxima ocasião prefiro usado na marca, com garantia, e sabendo o histórico antecipadamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito provavelmente não comprarei mais carros novos no futuro (a longo prazo claro).

                                      São encargos muito grandes, que demoram anos a recuperar e que não valem (intrinsecamente) a pena!

                                      Provavelmente comprarei carros de segmento elevado a gasolina de cilindrada elevada (para colocar a GPL talvez) até uns 15 mil euros e ir trocando á medida que mais me convém...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nunca comprei carro novo, mas deixo o bitaite na mesma...

                                        Como já disseram, o carro novo possibilita-nos a escolha do carro! Num usado não. Ou seja, imaginemos que vamos comprar um carro novo. Escolhemos cor, jantes, alguns extras, personalizado para nós. Se vamos comprar usado, há o que há. Claro que podemos mudar, mas quantas vezes não fomos ver um carro, e pensamos que se fosse noutra cor, com outra jantes, com outro extra...
                                        Depois a questão da garantia. Estamos protegidos contra imprevistos.


                                        A nível racional, penso que depende do modelo, como também já se exemplificou. Um exemplo pessoal: mais depressa dava 15000€ por um 407 de 2007 do que 15000€ por um novo 207!

                                        Comentário


                                          #21
                                          boas a um mês foi buscar um carro novo ao stand que a minha Mãe comprou, sai de la com 0km no quadrante(1 directo para meter gota que estava na reserva), estando eu habituado aos meus carros "antigos" estranhei aquela suavidade toda.Claro que uma pessoa fica maravilhada com aqueles extras todos,andar nos paralelos sem ruídos,o silencio de marcha,etc mas estranho mesmo e chegar a um semafro e o motor se calar ,o cheirinho a novo agrada no inicio mas no fim da viagem ja me ia a incomodar(não deve fazer nada bem a saúde).Fiz prai 70km e depois passei para a xadtd,"noite para o dia" dirão alguns mas no carro novo sentia tudo filtrado e nos velhos com tudo mecânico sente-se o carro totalmente. Conclusão só conduzo o novo quando tem que ser preferindo os meus "velhos",perdão "antigos"


                                          o pior é que durante 2anos temos que fazer a revisão na marca,se bem que este só aos 20mil é que vai mudar o óleo

                                          para mim é mais fascínio passageiro pois daqui a uns meses é tratado se forma igual aos outros, é como quando se tem um brinquedo novo..



                                          Editado pela última vez por JBPinto; 15 June 2011, 22:04.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por To Ver Post
                                            Creio que esta ideia é falsa, mas foi muito bem desenvolvida pelos departamentos de publicidade das marcas, que fazem crer que todas as famílias, com filhos, precisam de carrinhas e suvs...
                                            De acordo com o que vejo e faço, um carro utilitário é o ideal para a maioria das famílias, em quase todas as situações, mas as carrinhas e suvs tornaram-se moda... enfim!
                                            Cada um faz ao seu dinheiro aquilo que quer, mas, para mim, a maioria das compras de carrinhas e suvs são fruto de uma publicidade e de uma vontade de estar à moda por demais evidente.

                                            Quanto ao comprar novo vs velho: depende de um só factor.
                                            Dinheiro.
                                            Tenho dinheiro para comprar o carro novo que quero?
                                            Se sim, compro; se não, vou para um usado.
                                            Claro que existem aqueles que compram um determinado carro usado que já não está em produção porque gostam e/ou é um clássico.
                                            Mas a generalidade das pessoas gosta de estrear o carrinho!
                                            Não concordo nada contigo. Experimenta lá ir passar férias num utilitários, mais dois putos e esposa, e depois diz-me como é que foi.

                                            Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                            boas a um mês foi buscar um carro novo ao stand que a minha Mãe comprou, sai de la com 0km no quadrante(1 directo para meter gota que estava na reserva), estando eu habituado aos meus carros "antigos" estranhei aquela suavidade toda.Claro que uma pessoa fica maravilhada com aqueles extras todos,andar nos paralelos sem ruídos,o silencio de marcha,etc mas estranho mesmo e chegar a um semafro e o motor se calar ,o cheirinho a novo agrada no inicio mas no fim da viagem ja me ia a incomodar(não deve fazer nada bem a saúde).Fiz prai 70km e depois passei para a xadtd,"noite para o dia" dirão alguns mas no carro novo sentia tudo filtrado e nos velhos com tudo mecânico sente-se o carro totalmente. Conclusão só conduzo o novo quando tem que ser preferindo os meus "velhos",perdão "antigos"


                                            o pior é que durante 2anos temos que fazer a revisão na marca,se bem que este só aos 20mil é que vai mudar o óleo

                                            para mim é mais fascínio passageiro pois daqui a uns meses é tratado se forma igual aos outros, é como quando se tem um brinquedo novo..

                                            Isso é conversa da treta. Eu tenho um carro com quase 10 anos porque assim o quis. No entanto, seria ridículo, e falso, dizer que gosto mais do que de um carro novo. Ninguém prefere ter falta de conforto e muito menos ouvir o apaixonante som de um velho motor diesel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                              Não concordo nada contigo. Experimenta lá ir passar férias num utilitários, mais dois putos e esposa, e depois diz-me como é que foi.



                                              Isso é conversa da treta. Eu tenho um carro com quase 10 anos porque assim o quis. No entanto, seria ridículo, e falso, dizer que gosto mais do que de um carro novo. Ninguém prefere ter falta de conforto e muito menos ouvir o apaixonante som de um velho motor diesel.
                                              da treta não, expressei a minha opinião, eu prefiro 100vezes um carro antigo a um novo, e ja agora adoro o som do meu diesel, gosto tanto que tirei os isolamentos todos do cofre e tenho linha directa para o ouvir melhor

                                              edit: velho motor diesel que envergonha tanto novo cheios de cavalos
                                              Editado pela última vez por JBPinto; 15 June 2011, 22:59.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É um fascínio passageiro...
                                                O efeito carro novo passa depressa, e é equiparável a quem compra um bom carro usado.
                                                O deslumbramento inicial, a estima, o "ego bombado", mas tudo isso passa.

                                                Se é um acto racional!?
                                                Dificilmente, em termos de gastos e perda de dinheiro é quase ruinoso em algumas situações,
                                                comprar um bem que passados 4 anos se calhar vale metade que pagámos por
                                                ele, e assim que saímos do stand perde por vezes 4/5/10mil ou mais € assim que as rodas tocam
                                                a via pública...
                                                É complicado de justificar racionalmente.

                                                Na minha óptica os melhores negócios fazem-se em carros de serviço, ou usados com pouco tempo,
                                                já não vamos arcar com a desvalorização toda, e temos um carro super-actual, as perdas são minimizadas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  o pior é que esses carros de serviço ou com pouco tempo são uma totaria, a maioria foram carros de aluguer(menos de 20mil km) ou de test drive das marcas(estes ainda pior que são todos escafiados).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                                    o pior é que esses carros de serviço ou com pouco tempo são uma totaria, a maioria foram carros de aluguer(menos de 20mil km) ou de test drive das marcas(estes ainda pior que são todos escafiados).
                                                    Os de serviço são de serviço, sei bem que essas situações de que falas são recorrentes, mesmo a própria Europcar já vende carros, mas ainda há uma
                                                    pequena franja de carros que realmente estiveram em boas mãos, e são muito boas compras.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                      É um fascínio passageiro...
                                                      O efeito carro novo passa depressa, e é equiparável a quem compra um bom carro usado.
                                                      O deslumbramento inicial, a estima, o "ego bombado", mas tudo isso passa.

                                                      Se é um acto racional!?
                                                      Dificilmente, em termos de gastos e perda de dinheiro é quase ruinoso em algumas situações,
                                                      comprar um bem que passados 4 anos se calhar vale metade que pagámos por
                                                      ele, e assim que saímos do stand perde por vezes 4/5/10mil ou mais € assim que as rodas tocam
                                                      a via pública...
                                                      É complicado de justificar racionalmente.

                                                      Na minha óptica os melhores negócios fazem-se em carros de serviço, ou usados com pouco tempo,
                                                      já não vamos arcar com a desvalorização toda, e temos um carro super-actual, as perdas são minimizadas.
                                                      Concordo plenamente!!
                                                      E posso afirmar convictamente que dificilmente voltarei a comprar carro novo.

                                                      O meu Megane foi comprado novo por 25000€
                                                      Hoje vale tuta e meia e nem interessa se apesar dos quase 8 anos está em bom estado, revisões na marca, correia trocada também na marca e pouco mais de 57000Km e de garagem.
                                                      Para um stand ficar com ele isso vale 0...................mas quando o mesmo stand o revender já vai valer muito!!
                                                      Não tou para estes filmes.

                                                      O Colt da minha mulher era da Mitsubishi do Feijó. 1 ano e 15000Km.
                                                      Plenamente satisfeito e a diferença para o novo ainda eram quase 5000€....
                                                      Editado pela última vez por apagdo; 15 June 2011, 23:14.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                        Os de serviço são de serviço, sei bem que essas situações de que falas são recorrentes, mesmo a própria Europcar já vende carros, mas ainda há uma
                                                        pequena franja de carros que realmente estiveram em boas mãos, e são muito boas compras.
                                                        sim é verdade por isso é que falei que é preciso ter sorte de não comprar um desses que foram abusados. abc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                                          sim é verdade por isso é que falei que é preciso ter sorte de não comprar um desses que foram abusados. abc

                                                          Eu percebi, e o meu post até reforça o teu!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas, posso dar os meu 500 paus, também s+o tenho 500 paus para dar .
                                                            Um carro novo e apesar de eu nunca ter tido nenhum é sem duvida um fascínio passageiro, mas, é um fascínio que eu não me importava de ter....
                                                            Eu tenho 3 filhos e tinha €20000 para comprar um carro, visto que precisava de um carro grande e com €20000 não comprava nada que se parecesse com um Monovolume novo a diesel, optei por comprar usado (escolha racional) no entanto também tive e ainda tenho algum desse fascínio passageiro visto que o carro nas minhas mãos tem um ano. Podia ter feito um credito de 10 ou 15K e comprava o mesmo carro novo, mas, andava 8 ou 9 anos a coçar os testículos pelos buracos dos bolsos o que de racional passaria a idiota chapado .
                                                            Em suma acho que um carro novo dá mais prazer a qualquer um do que um usado, mas pesando os prós e os contras acho que um usado sempre que não tenha mais de 2 ou 3 anos é a escolha mais racional para quem não é rico.

                                                            Abraço

                                                            Artur
                                                            Editado pela última vez por Arturhash; 15 June 2011, 23:28.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X