Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Histórico de carros dos nossos familiares e amigos de gerações anteriores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Histórico de carros dos nossos familiares e amigos de gerações anteriores

    Boas!

    Um post do MetalKing noutro tópico deu-me a ideia de criarmos aqui um tópico em que referimos o histórico de veículos de familiares nossos de pelo menos uma geração anterior à nossa. Exemplo: pais, tios, avós, amigos próximos, etc.

    Se tiverem fotos da época ou mesmo actuais das máquinas, tanto melhor, embora aqui nos interessem, sobretudo, as mais antigas. E, claro, todas as histórias, recordações especiais, etc. que possam acompanhar esses carros trazem sempre um colorido especial ao tópico.

    Começo pelo histórico do meu pai, embora com a carrada de tios que eu tenho possa pôr aqui muito mais referências, mas vamos por partes, como dizia o estripador.

    - Opel Kadett B 1.1 em azul bebé, comprado usado aí por volta de 1976. Fez 1 vez a viagem Alemanha-Portugal-Alemanha.
    - Opel Kadett C 1.2 em verde "jade" metalizado e estofos em veludo bege, comprado novo e configurado a gosto em 1979. Era para ser a surpresa para o meu 5.º aniversário, mas chegou atrasado... por 5 dias! Fez a mesma viagem 2 x. Ainda está nas nossas mãos, parado há anos numa oficina à espera de ser restaurado por mim e pela minha irmã
    - Seat Ibiza 1.0 em 1999. Um autêntico cancro
    - VW Polo 1.0 de 75 CV de 2015, desde 2017. Já levou uma caixa nova ao abrigo da garantia

    Abaixo fotos do Kadett C - primeiro comigo, depois a minha mãe e a minha irmã com um casal amigo de Lisboa que nos foi visitar à Alemanha e por fim o meu orgulhoso pai ao volante da nova máquina:






    #2
    Curioso que os meus pais também tiveram um Kadett C, em Portugal chamava-se 1204s salvo erro. Foi todo restaurado(a quando da compra) pelo meu pai no início dos anos 90 e fez muitas viagens longas até 96, quando o meu pai comprou um Fiesta novo.

    Comentário


      #3
      Lino, acho que já andava por aí um tópico similar.

      Comentário


        #4
        Aqui nos Clássicos?

        Comentário


          #5
          Nunca liguei aos Sub-Fóruns, para mim é apenas O Fórum.

          Comentário


            #6
            Pois, acho que há um no Geral, mas lá mistura-se tudo - velho com novo.

            Aqui será mais para apresentar as máquinas antigas.

            Comentário


              #7
              A minha porta esta estacionado opel kadet E em bom estado, nao é assim tao antigo como os acima. Ja pouco se vé estes e outros carros da decada 80 ate inicios de 90 a circular na via publica, gosto de os ver As vezes vejo um homem ja com alguma idade faz o dia a dia com seu alfa romeo sprint Claro que estes clássicos tem seus inconvenientes no uso diário mas quando o faz nao passam despercebidos

              Comentário


                #8
                Dos meus pais, se não me falha nenhum, e com períodos também fora de Portugal, penso que terá sido:
                - Carocha(s)
                - Fiat 127
                - Chevrolet Chevette hatch (~Kadett C)
                - Opel As**** C
                - Ford Verona mk1 (~Orion)
                - 4L
                - Fiesta 1.3 mk3
                - VW Polo 1.4

                Comentário


                  #9
                  Portanto até ao momento, no tópico, temos uma prevalência de 100% de Kadetts (e relacionados) nas famílias Curiosamente eu actualmente tenho o sucessor do Kadett

                  Comentário


                    #10
                    Corria o ano de 1951, quando 3 jovens empreendedores decidem criar uma sociedade comercial que duraria mais de 30 anos.

                    Aqui está a 1a viatura dessa sociedade, com um dos sócios ao volante, o meu avô paterno... Nesta altura com 22 anos de idade.

                    Chegou a fazer viagens do Ribatejo até à zona da Cinfães, na década de 50.



                    O meu avô, que viveu e conduziu até 2009, teve outros carros engraçados. Citroen 11BL, Opel Rekord 1.9, Volkswagen/Audi vindo de Angola, Simca 1301 S cuja factura de compra ainda temos, entre outros carros.

                    Ando a tentar reunir mais fotos...

                    Comentário


                      #11
                      O histórico de bólides do meu pai, é fácil, pois lembro-me de todos.

                      O primeiro foi um Mini 1000, encarnado, que não me recordo o ano.

                      A seguir, veio outro Mini 1000, desta vez creme, também não sei o ano.

                      A seguir, mudou-se de origem e para dois segmentos acima, Toyota Corolla E20, de 2 portas, ''amarelo'', de 72 ou 73.

                      O Toyota deu alguns problemas, e baixou-se de segmento, e veio um Renault 5 C, bordeaux, de 75 ou 76.

                      Como gostou bastante do R5, trocou o C por um GTL no popular creme, sendo este de 82.

                      Ido o R5, veio um R11 TSE de 1984, o carro que mais gostei de todos o que teve.

                      Por contingências, o R11 foi-se, e veio um Clio 1.1. RL de 1991, caixa de 4 e arrastadeira com apenas 49 cv, para quem tinha vindo de um 1.4 com 72 cv e muito bem equipado.

                      Ido o Clio, que não deixou saudades, devido ao motor, virou-se para um Punto 55 SX de 1995.

                      Troca por outro Punto, desta vez um 1.2 SX de 2001.

                      Desde 2007 para cá, tem um Note 1.4 que não pensa em trocar.

                      Comentário


                        #12
                        O meu avô materno nunca teve carro.

                        Do meu avô paterno, apenas lhe conheci dois carros, um Ford Taunus P3 17M e um VW Type 1 1303.

                        Comentário


                          #13
                          Histórico de carros dos nossos familiares e amigos de gerações anteriores

                          O meu avô materno teve:

                          Fiat Uno 45S „AZ“ de 1992 (tirou carta de carro já passava dos 50 anos) vendido em 98 com 16.000kms

                          Depois Citroën AX 1.4d „FZ“ de 1995 que tinha sido da minha mãe desde novo e que foi vendido em 2004 com 55.000kms

                          Peugeot 206 1.4hdi de 2004 o qual com cerca de 10.000kms ficou para trás após ter falecido...eu fiquei responsável pelo carro desde 2006 (ainda antes de ter tirado a carta) e a regra é...todos usamos mas ninguém vende. Este fica na família até eu me lembrar que existo! Tem neste momento cerca de 210.000kms e esteve parado entre 2013 e 2019 com cerca de 172.000kms (ou eram 182.000kms? Já não me recordo) sem uso.

                          Comentário


                            #14
                            Do meu pai:

                            Fiat 600
                            Simca 1000 - o meu favorito.
                            Fiat 127 Super
                            Fiat Uno Mk2 (primeiro carro comprado novo)
                            VW Golf III (comprado novo)
                            VW Golf IV (comprado novo, ainda o tem)
                            Renault Clio IV
                            Editado pela última vez por Real; 07 August 2020, 23:19.

                            Comentário


                              #15
                              Era de um primo, mas lembro-me que um dos carros que causou furor na altura em que apareceu na família foi... um Fiat Tipo Numa altura em que ainda andavamos todos em calhambeques da primeira metade dos anos 80, apareceu aquele "avião" com AC, vidros elétricos, tecto de abrir, estofos em alcântara (é possível? ou será a minha memória a trair?)

                              Um dos meus avós foi taxista. Recordo-me de dizer que o taxi que mais tinha gostado de conduzir havia sido um...Alfa Romeo. Infelizmente faleceu quando eu ainda era novo, não me recordo se me disse o modelo, mas assumo que fosse um Giulia.

                              Comentário


                                #16
                                Histórico de carros dos nossos familiares e amigos de gerações anteriores

                                Foi numa manhã de um dia 1981 que a minha avó paterna acordou, abriu a janela do quarto, olhou para a garagem, e reparou em algo de diferente!! Repousava lá uma estranha criatura amarela...

                                Tratava-se de um alemão “retornado” de Angola, alguns anos antes. Um Volkswagen K70! Amarelo, interiores em pele/napa (?)... pena que o “luxo e extravagância” não foram acompanhados pela fraca fiabilidade deste exemplar.

                                O facto de ser usado, a escassez de peças, e a falta de mecânicos entendidos no modelo, fizeram com que não ficasse muito tempo na família. Ah, isso, e o facto de a minha avó não gostar do bólide [emoji2]

                                Não existem fotos do bólide em questão, mas a minha avó confirma que era igual ao que segue abaixo.




                                O meu avô paterno era assim, fazia negócios destes a seu belo prazer, umas vezes corria bem, outras nem por isso. Ele percebia tanto de carros como eu de física quântica.

                                Valem as gargalhadas que ainda hoje damos, à conta destas e outras peripécias.

                                Ps: tenho a minha avó na busca por mais fotos de outros bólides.

                                Pps: Linomarques, com o teu passado alemão, lembras-te destes bólides? Aparentemente sucessor do NSU Ro80 e “pai” do Passat.
                                Editado pela última vez por Ruie34; 11 August 2020, 10:49.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esse dá ares do Audi que o Ruy de Carvalho tinha na série: Inspector Max.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Muito interessante esse K70, Rui, em Portugal acho que nunca foram importados!

                                    De facto, era um carro tecnicamente bem concebido, mas devido à falência prematura da NSU não houve tempo para terminar o desenvolvimento e eliminar alguns problemas de qualidade que faltava resolver. A VW pegou nele como estava, quase terminado, e vendeu-o assim mesmo. Mas acabou por ser este o primeiro carro da época moderna a ser vendido (embora não concebido) pela VW - tracção frontal e motores transversais arrefecidos a água.

                                    Na minha infância lembro-me de ver bastantes a circular na Alemanha (um vizinho tinha um branco), porque de facto foram um salto enorme na palete de produtos da VW, mas também "desapareceram" relativamente depressa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                      Esse dá ares do Audi que o Ruy de Carvalho tinha na série: Inspector Max.
                                      creio que esse era um audi 100, circulava um aqui pelas redondezas à poucos anos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Muito interessante esse K70, Rui, em Portugal acho que nunca foram importados!

                                        De facto, era um carro tecnicamente bem concebido, mas devido à falência prematura da NSU não houve tempo para terminar o desenvolvimento e eliminar alguns problemas de qualidade que faltava resolver. A VW pegou nele como estava, quase terminado, e vendeu-o assim mesmo. Mas acabou por ser este o primeiro carro da época moderna a ser vendido (embora não concebido) pela VW - tracção frontal e motores transversais arrefecidos a água.

                                        Na minha infância lembro-me de ver bastantes a circular na Alemanha (um vizinho tinha um branco), porque de facto foram um salto enorme na palete de produtos da VW, mas também "desapareceram" relativamente depressa.
                                        Pois, tive alguma dificuldade em descobrir o modelo por isso. Hoje estive um bocado à conversa com ela, a mostrar-lhe imagens e la chegámos ao exemplar em questão.

                                        Tirando este modelo, a Volkswagen ainda andava a explorar a base mecânica do Carocha. Por isso talvez não dispusessem do know how necessário, para esta tecnologia.

                                        A questão da fiabilidade, não sabia que era crónica. Associava mais ao que referi anteriormente.

                                        Vou tentar saber se este carro substituiu a carrinha Opel Rekord ou o Simca 1301s.

                                        Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                        creio que esse era um audi 100, circulava um aqui pelas redondezas à poucos anos
                                        Sim, este seria mais alinhado com o 80 talvez...


                                        Aproveito ainda para referir as viaturas do meu avô materno, um homem que era muito mais racional, mas alguém à frente do seu tempo, como o paterno... estes velhotes, já falecidos, têm umas histórias de vida curiosas e que me servem de modelo, apesar de não lhe chegar aos calcanhares.

                                        Começou com um Carocha no final dos anos 50, que trocou por um Cortina mk1, posteriormente um Citroen GS, Opel Corsa 1.3 Gt e Punto TD70, carro que ainda permanece na família.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          em Portugal acho que nunca foram importados!
                                          Eu nunca vi nenhum.

                                          Uma coisa que tenho saudades era essa altura me que o pessoal tinha carros com cores. Azulões, amarelos, verdes. Hoje em dia, mesmo os poucos que fogem ao preto, branco e cinza, são quase sempre tonalidades escuras.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quase verdade absoluta. Adorava os tons da década de 70, ainda bem que pude crescer nela!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                              Eu nunca vi nenhum.

                                              Uma coisa que tenho saudades era essa altura me que o pessoal tinha carros com cores. Azulões, amarelos, verdes. Hoje em dia, mesmo os poucos que fogem ao preto, branco e cinza, são quase sempre tonalidades escuras.
                                              E os tradicionais castanhos e cor-de-laranja

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os cor-de-laranja, adorava! Até na decoração de interiores de casas, os tons quentes que gostavam de usar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Em 10 anos de registo aqui no fórum, penso que é a primeira vez que venho a este cantinho dos clássicos...

                                                  Uma pessoa próxima (que entretanto já faleceu) tinha um destes quando eu ainda era puto e deixou muitas saudades dar umas voltas num MG A igualzinho a este...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esse era um dos tais em que a suspensão filtrava tão pouco que, ao passar por cima de uma moeda de penny, se sabia qual o lado que estava virado para cima!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas tinha um trabalhar espectacular... Ninguém ficava indiferente à sua passagem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Histórico de carros dos nossos familiares e amigos de gerações anteriores

                                                        Peço aqui à vossa ajuda. Após VW Pão de Forma, colocada la mais em cima, a empresa de que o meu avô era sócio adquiriu esta pick up, usada, em meados da década de 1950.

                                                        A foto, que é maior que isto, apanha apenas está parte da carrinha. Gostava de saber qual seria o modelo, dado que a minha avó não faz puto de ideia, sequer da nacionalidade.

                                                        Chamo a atenção para as portas suicidas, formato da moldura do vidro, vidro frontal “inteiro”, e formato da portando combustível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei se ajuda, mas no vidro, faz referência a um óleo destes:

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                            Não sei se ajuda, mas no vidro, faz referência a um óleo destes:

                                                            Obrigado, sim tinha reparado mas não deve ajudar muito na identificação do modelo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X