Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mitsubishi Pajero, Pajero Sport, L200 & Galloper ! Tópico dos 3 Diamantes !!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
    TCC, percebo tudo o que dizes mas aparenta estares com o chip errado.

    Tudo aquilo que descreves é o normal até em carros mais recentes. Nem sempre é uma questão de custo, mas sim de rapidez.

    Ainda ontem ao "fechar um carro" vi que na repintura de um painel, contornaram o símbolo em vinil (imaginemos a designação "Turbo Intercooler" num Pajero toda impecavelmente contornada para não ser pintada) onde perderam bastante mais tempo do que a retirar e colocar uma nova (mesmo na marca presumo que não custe um disparate).

    O que motiva isto?

    O facto de não haver preparação para o trabalho, e quando esta em curso é que reparam na situação/defeito..
    e toca de atalhar o caminho para ficar "pronto".

    Eu diria que devias resolver esses temas para ficares mais animado com a máquina, mas do que já foste descrevendo mais para trás, talvez não seja bem a tua praia (o conceito do jipe).

    Eu confesso que gosto do conceito e não me importo de manter ali um velhote para umas voltinhas, mas se estivesse ali mais dinheiro empatado (tipo num V60) já começava a pensar em guias de marcha. Assim, com o custo pouco relevante, vai ficando.
    As pequenas coisas que falei já está tudo tratado, agora só falta o mecânico tratar do que tem a tratar, o que deve acontecer esta semana.

    Depois vamos ver, mas tenho as melhores espectativas para que tudo fique mais ou menos bem, com mais ou menos €€€€.

    Se não ficar, tem ordem de marcha, e logo se vê o que aparece.

    Já pratiquei muito anos TT de moto4 (cerca de 12 anos) , com desportiva e utilitária, calcorreei todas as serras desde norte de Vila Real até ás dunas para os lados de Vieira de Leiria/São Pedro de Moel, incluindo o poço do inglês, mas o ritmo a que se anda de moto4, seja ela desportiva ou utilitária, é muito diferente da de um jipe....agora é só um processo de adaptação e usufruir diferente (mas que vai andar de lado em alguns lados isso vai )

    Mas em relação ao essencial do teu post, eu só falei naquelas pequenas deficiências .......... até fui eu que as resolvi quase todos, com custos reduzidos e sem qualquer tipo de dificuldade, até tenho algum jeito para este tipo de "bricolage" o maior problema è arranjar paciência.......foi pensar que a manutenção, aquela que realmente importa, pudesse ter sido também ela descurada. Para já tudo indica que não, mas continuo "na minha", gastar tempo a colar uma peça do banco quando esta custa 8+Iva, e fica disponível em 3 dias, não há explicação que me convença da solução.

    Comentário


      Originalmente Colocado por luz2018 Ver Post
      Depois de algum tempo ausente, nada de grandes novidades... Passeios fora de estrada ainda menos, ultima volta foi pelos lados de Mação num fim de semana que fui passar fora e por acaso levei o jipe.
      O Pajero foi este mês à revisão anual e nada de anormal foi detectado, óleos, filtros, líquido de refrigeração, lavagem do motor e lubrificar copos e pouco mais. Vai levar 2 amortecedores traseiros novos pois os de origem já estavam nas lonas, daí ele andar sempre de "cu em baixo". Estou há cerca de 1 mês à espera dos amortecedores e parece que a coisa está complicada. Vai levar uns profender com regulação, perco a regulação de suspensão original mas mantenho-a no amortecedor, não era a opção que queria mas também acho que não vale a pena recondicionar amortecedores com 26 anos.
      Por outro lado a antena deu o berro de vez e o mecânico do costume não tem paciência para estas mexiriquices. Alguem sabe onde arranjar uma antena aftermarket para adaptar lá? Será possível haver alguma coisa extensível como a original ou só daquelas fixas?
      Podias reparar os originais. Existe uma casa no Porto que faz isso. Nada bate os originais sem ser uns APV, FOX, Ohlins ou por aí.
      Os profender são uma gama mais baixa de amortecedores quando comparados com os originais.
      A antena é ver no aliexpress. eu coloquei uma mais simples e minimamente flexível mas mesmo assim já vou na 2ª. Em se andando no meio do mato vão embora facilmente.

      Comentário


        Originalmente Colocado por TCC Ver Post
        Já estive com o mecânico, e não há nada da gravidade (pra carteira) que mencionas.

        Dois foles de transmissão, uma ponteira de direção, tem a borracha rompida, KIt de distribuição ainda vai ser avaliado, e os vestígios de óleo por baixo do motor, ou são da borracha (tem outro nome mas não me lembro) da tampa das válvulas, que vai levar nova, ou do respiro do motor.

        Se for do respiro do motor, pode ser mais ou menos grave, mas segundo opinião até pode ser coisa simples, basta um tubo qualquer estar entupido.

        Quanto á mudança das valvulinas dos diferenciais vai avaliar a viscosidade e a qualidade do que lá está, pois na opinião dele, acontece por vezes que o pessoal atesta com óleos diferentes, e cria uma "borra" que depois ao mudar o óleo na totalidade os (ou o) diferenciais podem começar a "cantar".

        De resto, já deu uma volta e parece-lhe que a carroça está "fresca".
        Como está isso de pneus ?
        agora vai conforme o uso...mais uso TT mais desgaste disto ou daquilo ma so mais importante é que este Pajero é um excelente base para se ir mantendo e ir gastando uns trocos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
          TCC, percebo tudo o que dizes mas aparenta estares com o chip errado.

          Tudo aquilo que descreves é o normal até em carros mais recentes. Nem sempre é uma questão de custo, mas sim de rapidez.

          Ainda ontem ao "fechar um carro" vi que na repintura de um painel, contornaram o símbolo em vinil (imaginemos a designação "Turbo Intercooler" num Pajero toda impecavelmente contornada para não ser pintada) onde perderam bastante mais tempo do que a retirar e colocar uma nova (mesmo na marca presumo que não custe um disparate).

          O que motiva isto?

          O facto de não haver preparação para o trabalho, e quando esta em curso é que reparam na situação/defeito..
          e toca de atalhar o caminho para ficar "pronto".

          Eu diria que devias resolver esses temas para ficares mais animado com a máquina, mas do que já foste descrevendo mais para trás, talvez não seja bem a tua praia (o conceito do jipe).

          Eu confesso que gosto do conceito e não me importo de manter ali um velhote para umas voltinhas, mas se estivesse ali mais dinheiro empatado (tipo num V60) já começava a pensar em guias de marcha. Assim, com o custo pouco relevante, vai ficando.
          Existe um grande gap neste tipo de abordagens nas manutenções.
          A maioria ou é uma oficina ou é um pintor mas no fundo falta muita atenção ao detalhe e conhecimento especifico em aconselhar bem o cliente.
          Falta conhecimento das próprias viaturas e de como se fazer bem.
          Um normal mecânico olha para um jipe como outro carro, mas não tem a sensibilidade para ir ao pormenor de faltar isto ou aquilo ou fazer isto ou aquilo com aquele sentido.
          Lembrei-me agora de abrir um negócio de consultadoria

          Comentário


            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            Existe um grande gap neste tipo de abordagens nas manutenções.
            A maioria ou é uma oficina ou é um pintor mas no fundo falta muita atenção ao detalhe e conhecimento especifico em aconselhar bem o cliente.
            Falta conhecimento das próprias viaturas e de como se fazer bem.
            Um normal mecânico olha para um jipe como outro carro, mas não tem a sensibilidade para ir ao pormenor de faltar isto ou aquilo ou fazer isto ou aquilo com aquele sentido.
            Lembrei-me agora de abrir um negócio de consultadoria
            Podias era abrir uma oficina detalhada, tenho a certeza que tinhas bastantes clientes [emoji16]

            Comentário


              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
              Como está isso de pneus ?
              agora vai conforme o uso...mais uso TT mais desgaste disto ou daquilo ma so mais importante é que este Pajero é um excelente base para se ir mantendo e ir gastando uns trocos.
              EStá bom, quase novos com medida 31/10.5R15, mas não são das marcas xpto que se usam por aí.

              Comentário




                Comentário


                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                  Podias reparar os originais. Existe uma casa no Porto que faz isso. Nada bate os originais sem ser uns APV, FOX, Ohlins ou por aí.
                  Os profender são uma gama mais baixa de amortecedores quando comparados com os originais.
                  A antena é ver no aliexpress. eu coloquei uma mais simples e minimamente flexível mas mesmo assim já vou na 2ª. Em se andando no meio do mato vão embora facilmente.
                  O que me foi dito na CA foi que reparar os originais não valia muito a pena pois ao fim de um ou dois anos estão a perder óleo e tem que ser reparados novamente... Acredito que sejam de uma gama inferior mas para o uso de lhe dou, acho que não justificava meter uns da mesma gama, estes mantém a regulação de dureza e isso para mim é suficiente. Cheguei a comprar a haste apenas, mas aparentemente foi mesmo o motor que deu o berro. Já me disseram que na norauto há universais para todos os carros, tenho que ir experimentar

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por luz2018 Ver Post
                    O que me foi dito na CA foi que reparar os originais não valia muito a pena pois ao fim de um ou dois anos estão a perder óleo e tem que ser reparados novamente... Acredito que sejam de uma gama inferior mas para o uso de lhe dou, acho que não justificava meter uns da mesma gama, estes mantém a regulação de dureza e isso para mim é suficiente. Cheguei a comprar a haste apenas, mas aparentemente foi mesmo o motor que deu o berro. Já me disseram que na norauto há universais para todos os carros, tenho que ir experimentar
                    E porque não montar uma interior? Eu tenho uma e estou super contente. É um facto que é apetrecho no para brisas, mas entre isso e andar a parti-las...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por luz2018 Ver Post
                      O que me foi dito na CA foi que reparar os originais não valia muito a pena pois ao fim de um ou dois anos estão a perder óleo e tem que ser reparados novamente... Acredito que sejam de uma gama inferior mas para o uso de lhe dou, acho que não justificava meter uns da mesma gama, estes mantém a regulação de dureza e isso para mim é suficiente. Cheguei a comprar a haste apenas, mas aparentemente foi mesmo o motor que deu o berro. Já me disseram que na norauto há universais para todos os carros, tenho que ir experimentar
                      Os meus na minha mão já lá estão à anos e não perdem nada nem estão babados.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                        Os meus na minha mão já lá estão à anos e não perdem nada nem estão babados.
                        O do Luz tem mais uns anitos que o teu… portanto, não peças lume.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                          O do Luz tem mais uns anitos que o teu… portanto, não peças lume.
                          Mas se calhar os meus já levaram mais no lombo
                          Agora do que vejo o luz tem um uso também prolongado com caravana e aí se calhar convinha um setup mais propicio a isso.
                          Só digo que é um pormenor especifico do Pajero que era de manter ainda mais se for viatura para ficar.
                          Mas são só os meus 50 cts
                          Editado pela última vez por TerranoII; 01 February 2022, 10:09.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Mas se calhar os meus já levaram mais no lombo
                            Agora do que vejo o luz tem um uso também prolongado com caravana e aí se calhar convinha um setup mais propicio a isso.
                            Só digo que é um pormenor especifico do Pajero que era de manter ainda mais se for viatura para ficar.
                            Mas são só os meus 50 cts

                            Se calhar sim, se calhar não… que a vida destes senhores normalmente não é totalmente conhecida dos actuais proprietários.

                            Mas a suspensão regulavel é de facto um feature do modelo que eu, confesso, tb tentaria manter original… ou a sair do setup original, teria que ser para um claro passo à frente.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                              Se calhar sim, se calhar não… que a vida destes senhores normalmente não é totalmente conhecida dos actuais proprietários.

                              Mas a suspensão regulavel é de facto um feature do modelo que eu, confesso, tb tentaria manter original… ou a sair do setup original, teria que ser para um claro passo à frente.
                              Nunca sabemos o que viveram noutras vidas

                              Comentário


                                Nem a forçar muito se consegue encontrar lama digna desse nome ... só mesmo nas letras dos pneus

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  Nunca sabemos o que viveram noutras vidas
                                  Exacto… e as vezes é melhor nem saber… é como as namoradas/mulheres, há coisas que não faz sentido perguntar/saber.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Nem a forçar muito se consegue encontrar lama digna desse nome ... só mesmo nas letras dos pneus
                                    Não tinhas umas jantes excel? Com as jantes de origem e pneu 33' não roça quando viras tudo?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por einstei1n86 Ver Post
                                      Não tinhas umas jantes excel? Com as jantes de origem e pneu 33' não roça quando viras tudo?
                                      Tinha e tenho, mas mudei para não correr riscos com as autoridades. Podia dar dúvida sobre a legalidade por uns mm e não vou arriscar como as coisas andam.
                                      Jantes e pálas saltaram para lá e não vão sair. Não vou dar pretexto para conversas com a autoridade.
                                      Não roça nada a virar. A única situação em que existe breve contacto na embaladeira é num cruzamento de eixos mais forte se for em compressão, tipo a desceres algo e travares em determinada posição da roda, mas uma coisa ligeira.

                                      Comentário


                                        Pois, ando a pensar fazer o mesmo. Tirar as Enkei que tanto gosto e voltar às de origem

                                        Como as abas do "abas largas", não contornam a roda toda, dependendo da perspectiva, juntamente com a barriga do pneu ser mais saliente que o piso, pode dar azo a interpretação de que os pneus saem fora

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                                          Pois, ando a pensar fazer o mesmo. Tirar as Enkei que tanto gosto e voltar às de origem

                                          Como as abas do "abas largas", não contornam a roda toda, dependendo da perspetiva, juntamente com a barriga do pneu ser mais saliente que o piso, pode dar azo a interpretação de que os pneus saem fora
                                          Não tem a aba dos anteriores modelos os gajos podem implicar.
                                          Assim acaba-se a conversa. Não fica tão bem mas a efetividade está lá na mesma.
                                          Este tipo de situação com as autoridades só tende a piorar

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            Tinha e tenho, mas mudei para não correr riscos com as autoridades. Podia dar dúvida sobre a legalidade por uns mm e não vou arriscar como as coisas andam.
                                            Jantes e pálas saltaram para lá e não vão sair. Não vou dar pretexto para conversas com a autoridade.
                                            Não roça nada a virar. A única situação em que existe breve contacto na embaladeira é num cruzamento de eixos mais forte se for em compressão, tipo a desceres algo e travares em determinada posição da roda, mas uma coisa ligeira.
                                            Aqui na ilha a coisa ainda não está assim... tanto que eu passo na IPO com o snorkel e o guincho e não estão legalizados , só os pneus é que tenho de os mudar para ir a IPO.
                                            O meu é a versão anterior, e com as minhas "excel" de certos ângulos parece estar "dentro" da cava da roda, mas não creio que com fita métrica a coisa esteja na legalidade
                                            Tenho de arranjar as jantes originais... sempre gostei, mas infelizmente o meu a única jante original que veio é a do pneu suplente

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por einstei1n86 Ver Post
                                              Aqui na ilha a coisa ainda não está assim... tanto que eu passo na IPO com o snorkel e o guincho e não estão legalizados , só os pneus é que tenho de os mudar para ir a IPO.
                                              O meu é a versão anterior, e com as minhas "excel" de certos ângulos parece estar "dentro" da cava da roda, mas não creio que com fita métrica a coisa esteja na legalidade
                                              Tenho de arranjar as jantes originais... sempre gostei, mas infelizmente o meu a única jante original que veio é a do pneu suplente
                                              Aqui a coisa não anda nada bem.
                                              Acho que se quiserem até com os rock sliders podem implicar.
                                              Eu tenho tudo o que é passível de ser homologado, homologado e os pneus foram com aquelas jantes anteriores, mas mesmo assim não quero arriscar.
                                              As minhas jantes são umas japonesas Enkei não são as Excel 4x4.

                                              Comentário


                                                Vou fazer o mesmo no meu, de offset -25 para +3.



                                                Já me basta as luzes se quiserem implicar...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                  Vou fazer o mesmo no meu, de offset -25 para +3.



                                                  Já me basta as luzes se quiserem implicar...
                                                  Fazes bem e até gosto mais dessas que as outras de ferro

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                    E porque não montar uma interior? Eu tenho uma e estou super contente. É um facto que é apetrecho no para brisas, mas entre isso e andar a parti-las...
                                                    Gosto de ver a antena no exterior, sobretudo se for das extensíveis, mas se me meterem uma ainda que das pequenas já fico satisfeito... É estúpido? É

                                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                    Mas se calhar os meus já levaram mais no lombo
                                                    Agora do que vejo o luz tem um uso também prolongado com caravana e aí se calhar convinha um setup mais propicio a isso.
                                                    Só digo que é um pormenor especifico do Pajero que era de manter ainda mais se for viatura para ficar.
                                                    Mas são só os meus 50 cts
                                                    Vou ficar com os originais depois de os substituir, quem sabe um dia quando os outros forem à viola os mande reparar e monte novamente.
                                                    Relativamente à parte de usar mais com caravana, estou a pensar comprar uns balões para meter dentro das molas e evitar tanto desgaste da suspensão

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por luz2018 Ver Post
                                                      Gosto de ver a antena no exterior, sobretudo se for das extensíveis, mas se me meterem uma ainda que das pequenas já fico satisfeito... É estúpido? É



                                                      Vou ficar com os originais depois de os substituir, quem sabe um dia quando os outros forem à viola os mande reparar e monte novamente.
                                                      Relativamente à parte de usar mais com caravana, estou a pensar comprar uns balões para meter dentro das molas e evitar tanto desgaste da suspensão
                                                      Como é isso depois em termos de inspecção/autoridades? Não teria que ser também averbado nos documentos?

                                                      Comentário


                                                        Por vezes é mau vir a estes tópicos, outras vezes é bom...poupa-se uns trocos.

                                                        Andava a pensar comprar umas jantes com ET de cerca de -15, para que os pneus fiquem mais alinhadas com a cava exterior da roda, mas assim vou estar quietinho.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                          Tinha e tenho, mas mudei para não correr riscos com as autoridades. Podia dar dúvida sobre a legalidade por uns mm e não vou arriscar como as coisas andam.
                                                          Jantes e pálas saltaram para lá e não vão sair. Não vou dar pretexto para conversas com a autoridade.
                                                          Não roça nada a virar. A única situação em que existe breve contacto na embaladeira é num cruzamento de eixos mais forte se for em compressão, tipo a desceres algo e travares em determinada posição da roda, mas uma coisa ligeira.
                                                          Anda assim tão mau por ai?

                                                          Eu no meu até gostava das palas, tirei-a a dias por ter perdido uma...
                                                          No teu acho que ficava melhor sem, está bem mais "bruto".

                                                          Quanto as jantes? implicam assim tanto? Eu no meu tenho espaçadores e apenas 31, mas sai um bocadinho para fora...

                                                          Comentário


                                                            Depende da zona.
                                                            Fazes um passeio fora da tua zona, especialmente zonas mais povoadas ou metropolitanas e pode calhar.
                                                            Neste momento, e como anda, um DUA apreendido é equivalente a meses sem usares um carro.

                                                            Comentário


                                                              As palas são obrigatórias?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X