Terrano II como és entendido na materia, a rosca sem fim das caixas de direçao assistida dos jipes é lubrificado com oleo hidraulico ou leva algum tipo de massa consistente ou oleo especial? A dias estava a olhar para caixa direçao do meu land cruiser e fiquei a pensar nisso. Ja andei pesquizar mas nao encontro nenhuma informaçao
Terrano II como és entendido na materia, a rosca sem fim das caixas de direçao assistida dos jipes é lubrificado com oleo hidraulico ou leva algum tipo de massa consistente ou oleo especial? A dias estava a olhar para caixa direçao do meu land cruiser e fiquei a pensar nisso. Ja andei pesquizar mas nao encontro nenhuma informaçao
Isso aí em cima é para generalidades das caixas dos jipes e pick up ou é para alguma caixa em particular? Requer manutenção ou quando necessita de reparação?
Isso aí em cima é para generalidades das caixas dos jipes e pick up ou é para alguma caixa em particular? Requer manutenção ou quando necessita de reparação?
toyota Land Cruiser na generalidade, neste caso é do HDJ80 mas é idêntica aos outros.
Se não existir fuga não precisas fazer nada.
Podes sempre comprovar o nível como aparece na imagem.
Isso só se mexe mesmo quando dá problemas.
Obrigado! Estou mesmo muito contente com o carro, para quem vem de uma vida de ligeiros, que pouco ou nada sabe de TT tirando a volta esporádica no Discovery do amigo, tem sido uma agradável surpresa, em especial no alcatrão, onde pensei que me ia ressentir mais.
Agora estou naquele hiato de ir recuperando algumas coisas aos poucos, felizmente o anterior dono tratou bem dele mas há sempre detalhes.
Uma coisa que queria perguntar Terrano II, este jipe tem proteção de cárter/distribuição? estive a espreitar debaixo do meu e não vi lá nada que me inspirasse confiança de "proteção". Também lhe falta uma cava de roda do lado direito à frente. Sabem dizer-me quanto ficariam estes arranjos?
Pergunto porque o menino vai para o SPA (chapeiro ) pra semana, para reparar uma mocada no pára-choques que o anterior dono deixou, e se não fosse coisa para nenhum balúrdio também resolvia já isso.
Obrigado! Estou mesmo muito contente com o carro, para quem vem de uma vida de ligeiros, que pouco ou nada sabe de TT tirando a volta esporádica no Discovery do amigo, tem sido uma agradável surpresa, em especial no alcatrão, onde pensei que me ia ressentir mais.
Agora estou naquele hiato de ir recuperando algumas coisas aos poucos, felizmente o anterior dono tratou bem dele mas há sempre detalhes.
Uma coisa que queria perguntar Terrano II, este jipe tem proteção de cárter/distribuição? estive a espreitar debaixo do meu e não vi lá nada que me inspirasse confiança de "proteção". Também lhe falta uma cava de roda do lado direito à frente. Sabem dizer-me quanto ficariam estes arranjos?
Pergunto porque o menino vai para o SPA (chapeiro ) pra semana, para reparar uma mocada no pára-choques que o anterior dono deixou, e se não fosse coisa para nenhum balúrdio também resolvia já isso.
Obrigado!
O TerranoII não tem nenhuma proteção de cárter e caixa, de série.
Contudo é possível arranjar aftermarket algumas soluções ou mandar fazer com os planos.
O TerranoII relativamente bem tratado e sem grandes gastos, duram anos.
Mas eu sou suspeito pois tenho um TerranoII comprado novo no Entreposto faz agora 21 anos e já papou muitos kms fora de estrada.
Já agora de que zona és ?
Não ponhas isso muito bonito que depois custa mais a riscar no matto !
O TerranoII não tem nenhuma proteção de cárter e caixa, de série.
Contudo é possível arranjar aftermarket algumas soluções ou mandar fazer com os planos.
O TerranoII relativamente bem tratado e sem grandes gastos, duram anos.
Mas eu sou suspeito pois tenho um TerranoII comprado novo no Entreposto faz agora 21 anos e já papou muitos kms fora de estrada.
Já agora de que zona és ?
Não ponhas isso muito bonito que depois custa mais a riscar no matto !
Boas!
Vivo atualmente em Braga, e ando a planear umas voltas por Barcelos (têm um motorclube muito prestável), Braga, Gerês, Guimarães.
Em relação ao pára-choques, a preocupação é mesmo funcional, porque a partir de certo angulo de viragem a roda raspa no dito cujo IMG_20190104_160018.jpg. Com a cava a mesma coisa, não gosto de ter lamas a "altas velocidades" a espalharem-se ali pelo motor...
Da tua experiência destes anos todos, vale a pena a proteção do cárter? Pergunto porque vejo muita malta com elas, noutros modelos, inclusive umas metálicas com um aspecto resistente.
A nível de manhosices/coisas que convém estar atento, o que mais destacas no Terrano II ?
Vivo atualmente em Braga, e ando a planear umas voltas por Barcelos (têm um motorclube muito prestável), Braga, Gerês, Guimarães.
Em relação ao pára-choques, a preocupação é mesmo funcional, porque a partir de certo angulo de viragem a roda raspa no dito cujo [ATTACH]146600[/ATTACH]. Com a cava a mesma coisa, não gosto de ter lamas a "altas velocidades" a espalharem-se ali pelo motor...
Da tua experiência destes anos todos, vale a pena a proteção do cárter? Pergunto porque vejo muita malta com elas, noutros modelos, inclusive umas metálicas com um aspecto resistente.
A nível de manhosices/coisas que convém estar atento, o que mais destacas no Terrano II ?
Obrigado!
Conheci em tempos pessoal aí da zona do TTlanhoso.
O pessoal é bravo e gosta de trilhos tramados
Realmente tens de dar um jeito nesse xoques.
Inicialmente mandei fazer uma proteção, passado algum tempo desmontei e vendi.
Tem muito a ver com os trilhos que encontras.
Aí do que sei existe muita pedra e esta proteção será uma mais valia.
Contudo tem de ficar bem feita e a prever manutenção como local para bocal para drenar óleo do motor.
contudo essa não seria a minha primeira modificação.
concerteza já viste os posts que coloquei acima com preparações e podes ver que falam do reenvio da direção.
Esta peça par anadar em TT é frágil e pode dobrar.
Por norma coloca-se um reforço do reenvio.
Desaperta-se a fixação dessa peça no chassis e esta entra por detrás como que a abraçar o reenvio.
a direção dos Terranos seja o I e II são o calcanhar de aquiles do modelo.
Ganham algumas folgas com frequência com um uso em TT mais prolongado.
No meu caso mudei a barra de direção aos 120.000 km.
Existem várias opções de reforço mas não recomendo, até porque uma barra deve custar uns 120/130€ e é só tirar e pôr.
Depois ver como está o radiador e se necessário mudar o líquido de refrigeração.
Depois uns amortecedores mais enérgicos são sempre bem vindos.
Aproveito para deixar as modificações que fiz no meu TerranoII:
Suspensão: Molas Old Man EMU com +4cm
Tensar barras de torsão dianteiras
Amortecedores Rancho RS 9000 x com 9 posições de regulação.
Barra estabilizadora traseira desligada
Direção:
Reforço do reenvio da direção
Transmissão: Bloqueio Traseiro Pneumático ARB
Editado pela última vez por TerranoII; 09 January 2019, 10:06.
Carroçaria: Protector de Faróis EGR e vidros escurecidos
Protector de direção, cárter e caixa de transferência e de velocidades
Estribos ROMIK
Jantes e pneus:
Set de verão com jantes de liga leve originais e pneus 235/75R15 com Nakang FT-4, sendo que já utilizei BF Goodrich All Terrain e Yokohama Geolander AT
Set de Inverno com jantes de ferro originais e pneus Fedima F-MUD 31x10.5R15
Espaçadores de roda Hoffman de 30 mm
Editado pela última vez por TerranoII; 09 January 2019, 10:28.
Motor:
Tomada de ar Snorkel
Pressão do turbo aumentada de 0,8 bares para 1 bar
Periféricos: Rádio CB Midland Alan 78 + respectiva antena emissora, na foto do snorkel vê-se o suporte da mesma no capot
Instalação de voltímetro + manómetro de pressão do turbo
Compressor ARB
Bateria com maior amperagem e poder de arranque
E os sempre imprescindíveis GPS da Garmin
Comecei por um Deluxe V acabdno com o Chartplotter 276C apoiado num Quest.
Comentário