Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nissan Terrano II / Ford Maverick 4x4 - Ensaios, preparações, conversa...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Por aqui:
    Jantes com offset negativo (à face da carroçaria);
    Caixa de velocidades do TDI;
    Termostato 82ºC;
    Bomba com débito aumentado;
    Subido nas barras (ligeiramente);
    Admissão de ar "ao guarda-fogo";
    Reforço do reenvio da direcção;
    Barra de direcção D21 (4x2);

    Agora anda em estudo a hipótese de o levantar mais um pouco, já que um dos amortecedores se está a finar. Vamos ver o que consome o S80 do orçamento disponível...

    Uma foto a meio do massacre, já que depois teve de voltar


    DSC_0857.jpg

    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post

    Periféricos:
    Rádio CB Midland Alan 78 + respectiva antena emissora, na foto do snorkel vê-se o suporte da mesma no capot
    Instalação de voltímetro + manómetro de pressão do turbo


    Compressor ARB


    Bateria com maior amperagem e poder de arranque


    E os sempre imprescindíveis GPS da Garmin
    Comecei por um Deluxe V acabdno com o Chartplotter 276C apoiado num Quest.


    e acho que é tudo
    Esse compressor dá para limpar filtros, ou apenas para encher pneus?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Por aqui:
      Jantes com offset negativo (à face da carroçaria);
      Caixa de velocidades do TDI;
      Termostato 82ºC;
      Bomba com débito aumentado;
      Subido nas barras (ligeiramente);
      Admissão de ar "ao guarda-fogo";
      Reforço do reenvio da direcção;
      Barra de direcção D21 (4x2);

      Agora anda em estudo a hipótese de o levantar mais um pouco, já que um dos amortecedores se está a finar. Vamos ver o que consome o S80 do orçamento disponível...

      Uma foto a meio do massacre, já que depois teve de voltar


      [ATTACH]146608[/ATTACH]

      Esse compressor dá para limpar filtros, ou apenas para encher pneus?
      No meu caso tenho um depósito de ar adicional e ai sim já consegues limpar, direto não dá.

      Comentário


        #33
        TErranoII,

        As proteções em alumínio ou Dural?

        Caseiras ou comerciais?

        Espessura da chapa?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
          TErranoII,

          As proteções em alumínio ou Dural?

          Caseiras ou comerciais?

          Espessura da chapa?
          No meu caso alumínio 5 mm, mas se puderes fazer com 8 mm é à prova de bala, mas acho que não justifica tanta espessura.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
            Por aqui:
            Jantes com offset negativo (à face da carroçaria);
            Caixa de velocidades do TDI;
            Termostato 82ºC;
            Bomba com débito aumentado;
            Subido nas barras (ligeiramente);
            Admissão de ar "ao guarda-fogo";
            Reforço do reenvio da direcção;
            Barra de direcção D21 (4x2);

            Agora anda em estudo a hipótese de o levantar mais um pouco, já que um dos amortecedores se está a finar. Vamos ver o que consome o S80 do orçamento disponível...

            Uma foto a meio do massacre, já que depois teve de voltar


            [ATTACH]146608[/ATTACH]

            Esse compressor dá para limpar filtros, ou apenas para encher pneus?
            Esqueci-me de dizer que além de encher pneus é parte integrante da atuação do bloqueio ARB

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
              Esqueci-me de dizer que além de encher pneus é parte integrante da atuação do bloqueio ARB
              Eu depois juntei as peças do puzzle...

              Comentário


                #37
                Obrigado Terrano II. Vou verificar essa questão do reenvio, o meu conhecimento de mecânica é parco, por isso é algo que tenho de falar com o mecânico.

                Por exemplo, a numeração dos pneus que vejo a malta do TT usar já me dá a volta à cabeça, porque nunca vi tal coisa. Ando à procura de entender o que significa, tirando o óbvio R(adial) 15/16...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                  Obrigado Terrano II. Vou verificar essa questão do reenvio, o meu conhecimento de mecânica é parco, por isso é algo que tenho de falar com o mecânico.
                  Por exemplo, a numeração dos pneus que vejo a malta do TT usar já me dá a volta à cabeça, porque nunca vi tal coisa. Ando à procura de entender o que significa, tirando o óbvio R(adial) 15/16...
                  O teu TerranoII calça de série uns 235/75R15 , podes manter essa medida ou tentar homologar 31x10.5R15

                  Contudo é muito usual utilizarem-se medidas em polegadas americanas.
                  31x10.5R15 este represente aproximadamente um 265/75 R15
                  33x12.5R15 este represente aproximadamente um 285/75 R15

                  etc..

                  Comentário


                    #39
                    O Reenvio da direção é esta peça e está do lado do passageiro na cava da roda, muitos também chamam pendural


                    O reforço coloca-se por trás desta peça e fica assim

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      O Reenvio da direção é esta peça e está do lado do passageiro na cava da roda, muitos também chamam pendural


                      O reforço coloca-se por trás desta peça e fica assim
                      Obrigado pela explicação, não estava a perceber bem como isso encaixava. Só existe então do lado do passageiro? Ou é bilateral e eu percebi mal?

                      Em relação aos pneus, bem, posso dizer que já faz muito mais sentido assim! Obrigado!

                      Vou ver isso tudo depois da reparação do choques, mas até estou satisfeito com os pneus para já (Goodyear Wrangler AT/SA+ M+S dimensões de livrete) . Em relação às jantes, penso que o offset (ET?) é 20 (edit: acho que é 15. Na jante diz ET-15). E gosto do aspecto assim, já em funcionalidade, sou muito verdinho para julgar.

                      Quanto ao radio já vinha com um, CRT One (penso que é assim o nome) e antena Sirio turbo.

                      Depois desta conversa do offset lembrei-me de algo, isto afecta na IPO? ou de origem o Terrano já tem os pneus assim "meios de fora"?
                      Editado pela última vez por brunopf; 10 January 2019, 12:51.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                        Obrigado pela explicação, não estava a perceber bem como isso encaixava. Só existe então do lado do passageiro? Ou é bilateral e eu percebi mal?

                        Em relação aos pneus, bem, posso dizer que já faz muito mais sentido assim! Obrigado!

                        Vou ver isso tudo depois da reparação do choques, mas até estou satisfeito com os pneus para já (Goodyear Wrangler AT/SA+ M+S dimensões de livrete) . Em relação às jantes, penso que o offset (ET?) é 20 (edit: acho que é 15. Na jante diz ET-15). E gosto do aspecto assim, já em funcionalidade, sou muito verdinho para julgar.

                        Quanto ao radio já vinha com um, CRT One (penso que é assim o nome) e antena Sirio turbo.

                        Depois desta conversa do offset lembrei-me de algo, isto afecta na IPO? ou de origem o Terrano já tem os pneus assim "meios de fora"?
                        O pendural e reforço é só do lado do passageiro.
                        Pela foto são jantes com offset negativo provavelmente -15.
                        Os jipes querem sempre jantes com offset negativo para puxar os pneus para fora, outra solução é colocar espaçadores, mas é melhor jantes com offset negativo.
                        Esteticamente ficam muito bem as jantes de offset negativo nos jipes. No Terrano não tenho mas tenho no Pajero.
                        Não vão implicar nada na IPO se os pneus forem a medida homologada e ficarem até à face da carroçaria.
                        Não podem sair fora do alinhamento da carroçaria como tal estás descansado.
                        O teu Terrano parece estar levantado e tem cubos manuais à frente que te obrigam a sair do carro cada vez que andas no monte e depois tens de accionar a alavanca da transmissão para 4x4

                        Comentário


                          #42
                          Essas jantes são muito semelhantes às minhas... Têm apenas um relevo em volta da zona da furação.DSC_0831.jpg

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Essas jantes são muito semelhantes às minhas... Têm apenas um relevo em volta da zona da furação.[ATTACH]146610[/ATTACH]
                            As fotos do teu Terrano aparecem sempre a saca rolhas

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                              As fotos do teu Terrano aparecem sempre a saca rolhas
                              Não sei pôr isso visível, e no trabalho não posso utilizar sites externos de alojamento

                              Resta acrescentar que esta foto existe porque a minha namorada se acagassou de fazer a descida, bem mais pronunciada do que a foto aparenta. Se bem me lembro, junto ao Lago Iriki
                              Editado pela última vez por Ruie34; 10 January 2019, 13:25.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Não sei pôr isso visível, e no trabalho não posso utilizar sites externos de alojamento
                                Fazes o upload como fizeste.
                                Depois fazes abrir o link do upload e fazes apenas copiar em cima da foto e colocar aqui diretamente
                                Não precisas de efetuar upload em sites específicos

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  O pendural e reforço é só do lado do passageiro.
                                  Pela foto são jantes com offset negativo provavelmente -15.
                                  Os jipes querem sempre jantes com offset negativo para puxar os pneus para fora, outra solução é colocar espaçadores, mas é melhor jantes com offset negativo.
                                  Esteticamente ficam muito bem as jantes de offset negativo nos jipes. No Terrano não tenho mas tenho no Pajero.
                                  Não vão implicar nada na IPO se os pneus forem a medida homologada e ficarem até à face da carroçaria.
                                  Não podem sair fora do alinhamento da carroçaria como tal estás descansado.
                                  O teu Terrano parece estar levantado e tem cubos manuais à frente que te obrigam a sair do carro cada vez que andas no monte e depois tens de accionar a alavanca da transmissão para 4x4

                                  Obrigado pelas respostas. Isto de ser virgem dos 4x4 é uma aventura um bocado assustadora. Quanto aos cubos já aprendi a utilizar, e têm funcionado bem. Em relação a estar levantado, também tenho essa impressão, comparando com os outros Terranos pelos quais vou passando, mas não sei bem como verificar. Basta tirar uma roda?

                                  @Ruie34, a diferença é que as tuas têm 5 raios, as minhas 6, de resto o design é praticamente igual.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                    Obrigado pelas respostas. Isto de ser virgem dos 4x4 é uma aventura um bocado assustadora. Quanto aos cubos já aprendi a utilizar, e têm funcionado bem. Em relação a estar levantado, também tenho essa impressão, comparando com os outros Terranos pelos quais vou passando, mas não sei bem como verificar. Basta tirar uma roda?

                                    @Ruie34, a diferença é que as tuas têm 5 raios, as minhas 6, de resto o design é praticamente igual.
                                    Nem tinha reparado

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                      Obrigado pelas respostas. Isto de ser virgem dos 4x4 é uma aventura um bocado assustadora. Quanto aos cubos já aprendi a utilizar, e têm funcionado bem. Em relação a estar levantado, também tenho essa impressão, comparando com os outros Terranos pelos quais vou passando, mas não sei bem como verificar. Basta tirar uma roda?

                                      @Ruie34, a diferença é que as tuas têm 5 raios, as minhas 6, de resto o design é praticamente igual.
                                      Esquece isso.
                                      Se estiver levantado melhor.
                                      Não está exagerado e está bem alinhado pelo que se percebe na foto como tal nada a temer.
                                      As barras de torsão dianteiras levando um aperto já fica mais alto.


                                      Aparece um sábado ou domingo em Aveiro que falamos da máquina e dás uma voltinha offroad

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Esquece isso.
                                        Se estiver levantado melhor.
                                        Não está exagerado e está bem alinhado pelo que se percebe na foto como tal nada a temer.
                                        As barras de torsão dianteiras levando um aperto já fica mais alto.


                                        Aparece um sábado ou domingo em Aveiro que falamos da máquina e dás uma voltinha offroad
                                        Hei-de aparecer! Assim que tiver tudo arranjado, combinamos. Tenho de ver se arranjo um caminho decente sem auto-estrada de Braga a Aveiro que senão não ganho para portagens. Já de consumos estou relativamente surpreendido, não há milagres mas também não é o AA que pintam...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                          Hei-de aparecer! Assim que tiver tudo arranjado, combinamos. Tenho de ver se arranjo um caminho decente sem auto-estrada de Braga a Aveiro que senão não ganho para portagens. Já de consumos estou relativamente surpreendido, não há milagres mas também não é o AA que pintam...
                                          IC2 ainda é um esticão de horas, mas nada demais em km

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            As fotos do teu Terrano aparecem sempre a saca rolhas

                                            Por favor não metam mais fotos no Sahara. Estou a ficar com uma vontade do caraças

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                              Por favor não metam mais fotos no Sahara. Estou a ficar com uma vontade do caraças
                                              És tu e eu

                                              Como calmante, posso dizer-te que depois dessa imagem já gastei mais de 2500€ nele para o pôr em forma

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                És tu e eu

                                                Como calmante, posso dizer-te que depois dessa imagem já gastei mais de 2500€ nele para o pôr em forma

                                                Se a isso eu juntar o valor que seria necessário para o preparar acho que me dava uma coisinha má

                                                Mas mesmo assim é difícil. Fica sempre a pulga atrás da orelha. Ainda por cima o meu irmão falou-me de uma formação natural na Mauritânia que eu não conhecia

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                                  Se a isso eu juntar o valor que seria necessário para o preparar acho que me dava uma coisinha má

                                                  Mas mesmo assim é difícil. Fica sempre a pulga atrás da orelha. Ainda por cima o meu irmão falou-me de uma formação natural na Mauritânia que eu não conhecia

                                                  O olho de África, falhei esse porque estava em Azougui, Atar à espera de uma transmissão direita. Dizem que no terreno não consegues ter a verdadeira percepção da forma.

                                                  Falhei essa e a visita a Chingueti... Por outro lado descansei durante 2 dias, que bem estava a precisar.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    O olho de África, falhei esse porque estava em Azougui, Atar à espera de uma transmissão direita. Dizem que no terreno não consegues ter a verdadeira percepção da forma.

                                                    Falhei essa e a visita a Chingueti... Por outro lado descansei durante 2 dias, que bem estava a precisar.

                                                    Imagino, aquilo tem 25km de diâmetro ou coisa parecida...

                                                    Mas deve ser uma viagem espetacular. Quero começar a meter dinheiro de lado o mais cedo possível para fazer umas expedições porreiras

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      IC2 ainda é um esticão de horas, mas nada demais em km
                                                      Ora bem, fui investigar e penso que o pendural está de origem. É esta peça aqui certo?
                                                      IMG_20190110_180411.jpg

                                                      Outra questão que me dei conta à bocado, depois de andar a dar umas voltas ao carro. No pneu suplente tenho jante 16 (o pneu é xxx/xx/R16, já não me lembro do resto), mas segundo o dono anterior a dimensão do pneu compensa a jante e são do mesmo tamanho.
                                                      Duas perguntas:
                                                      1. Isto mesmo confirmando-se que são do mesmo tamanho (parecem), não desequilibra a rotação?
                                                      2. Isto vai dar raia na IPO não vai?

                                                      Por último, além do pneu suplente, tenho ainda outra jante que o homem deixou que é da Nisssan, R15, mas que tem ET25 escrito. Portanto, para o meu caso, será inútil?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                                        Ora bem, fui investigar e penso que o pendural está de origem. É esta peça aqui certo?
                                                        [ATTACH]146612[/ATTACH]

                                                        Outra questão que me dei conta à bocado, depois de andar a dar umas voltas ao carro. No pneu suplente tenho jante 16 (o pneu é xxx/xx/R16, já não me lembro do resto), mas segundo o dono anterior a dimensão do pneu compensa a jante e são do mesmo tamanho.
                                                        Duas perguntas:
                                                        1. Isto mesmo confirmando-se que são do mesmo tamanho (parecem), não desequilibra a rotação?
                                                        2. Isto vai dar raia na IPO não vai?

                                                        Por último, além do pneu suplente, tenho ainda outra jante que o homem deixou que é da Nisssan, R15, mas que tem ET25 escrito. Portanto, para o meu caso, será inútil?
                                                        Parece estar de origem tudo.
                                                        Falta aí o resguardo na cava da roda para evitar entrada de água e lixo direta par ao motor. Era o que falavas certo ?
                                                        O pneu suplente não precisa ser do mesmo tamanho dos outros nem isso dá problema na ipo.Como suplente serve para um curto espaço de tempo como tal não tens com que te preocupar.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                          Falta aí o resguardo na cava da roda para evitar entrada de água e lixo direta par ao motor. Era o que falavas certo ?
                                                          Exatamente, era disto mesmo. Ontem quando andei em volta do carro, reparei noutro detalhe que vou tentar fotografar mais logo (era noite), que é que a roda frente esquerda está mais fora do que as outras. O ex-dono disse-me que tinha colocado um reforço qualquer lá num sítio desse lado, não tenho a certeza se seria num cardan, e agora fiquei com a pulga atrás da orelha.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            O meu Terrano tem 215/80/15, não sabia que a medida de fábrica era 235/75/15. Vou ver o livrete, mas acho que nem tenho essa apontada...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                                              O meu Terrano tem 215/80/15, não sabia que a medida de fábrica era 235/75/15. Vou ver o livrete, mas acho que nem tenho essa apontada...
                                                              É a única medida que tenho no livrete, e nas bases de dados online é a medida que aparece. No meu caso, falamos de um Terrano 2 de 1997. Poderão ter existido séries com medidas diferentes?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X