Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nissan Terrano II / Ford Maverick 4x4 - Ensaios, preparações, conversa...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parece que o barulho/folga não vem da caixa, mas sim do pendural, nunca pensei nisso porque quando o troquei, coloquei o reforço, mas deve ter ficado mal montado, isso deve ter 1 ano e pouco, por isso admira-me já estar assim.

    Comentário


      Boas.
      Partilho algumas fotos da intervenção a que o meu Terranosaurus foi sujeito.

      Todo encasquilhado, amortecedores novos, barra de direção nova, foles da transmissão novos, correias dos acessórios e revisão com mudança de valvulinas todas.
      Está ali para as curvas. Literalmente. O carro agora a curvar, em alcatrão, parece outro. E no monte, o eixo da frente parece outro carro. Entre os amortecedores mortos e os casquilhos todos desfeitos, aquilo parecia uma bailarina.
      Trabalho do Pedro Arroz (Abrantes).




      Comentário


        Originalmente Colocado por pmgoliv Ver Post
        Boas.
        Partilho algumas fotos da intervenção a que o meu Terranosaurus foi sujeito.

        Todo encasquilhado, amortecedores novos, barra de direção nova, foles da transmissão novos, correias dos acessórios e revisão com mudança de valvulinas todas.
        Está ali para as curvas. Literalmente. O carro agora a curvar, em alcatrão, parece outro. E no monte, o eixo da frente parece outro carro. Entre os amortecedores mortos e os casquilhos todos desfeitos, aquilo parecia uma bailarina.
        Trabalho do Pedro Arroz (Abrantes).
        Grande intervenção, acredito que deva ser uma boa diferença.

        Se não for segredo, quanto ficou uma intervenção como essa?
        Se preferires não partilhar, compreendo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por PitWeiler Ver Post

          Grande intervenção, acredito que deva ser uma boa diferença.

          Se não for segredo, quanto ficou uma intervenção como essa?
          Se preferires não partilhar, compreendo.
          Boas.

          Sim, faz enorme diferença. Esqueci-me de referir que também levou as famosas anilhas, que as que lá estavam já pareciam o túnel do marquês...
          Preferia não colocar aqui. Mas digo-te por mensagem se precisares de saber.

          Comentário


            Barato não foi de certeza, porque só os lubrificantes custam um rim 😀, mas mudando ligeiramente uma expressão que me disseram acerca das motas. "Alguém lhe disse que ter jipe é barato?" 🤣.

            Nos últimos 2 ou 3 anos tenho feito o 360º das suspensões. A única coisa que resiste desde o regresso de Dakar são as rótulas dos triângulos inferiores, sinoblocos dos triângulos superiores e as da barra estabilizadora frontal.
            Vai dando feedback dos casquilhos de poliuretano porque existem algumas queixas que ficam ruidosos com o tempo.

            Aos lubrificantes quero ir este ano novamente. Devem ter uns 5 anos, e o do motor ano e meio.

            Chegou há bocado da limpeza, depois de mais de 700 km com os Montes Hermínios pelo meio.
            Editado pela última vez por Ruie34; 28 March 2023, 17:57.

            Comentário


              Ter jipe nunca é barato. Então ter um jipe velho, ainda menos. Há sempre alguma coisa para fazer.

              Já vim com um farolim de trás para arranjar porque a luz de presenção não acende. Claro, fios partidos... Bricolage com ele. Como tenho o jipe muito tempo parado e abateria já não é nova, já está a dar sinal. Próxima despesa. E terei de mudar as molas traseiras da suspensão que o Pedro Arroz me disse que estão cansadas/prensadas e por isso o jipe bate um bocado com o eixo traseiro. Foi pena ele não ter lá disso que tinha logo mudado.
              A porra da "to do list" nunca acaba!

              Na zona da suspensão já tinha mudado as articulações dos triangulos inferiores há cerca de 3 anos, pelo que desta vez não foi preciso. Mas a barra de direção, que também tinha mudado nessa altura, já teve de ser mudada outra vez. Mas esta agora é melhor.

              Os casquilhos, vamos ver. O que lá estava era plástico, tudo ressequido e partido. Se fizerem muito barulho, estou feito. Por onde o jipe mais anda, no verão, é pó em quantidades industriais...

              Comentário


                Boas tardes malta, já estou registado no forum algum tempo mas não me recordo se fiz alguma participação, neste momento preciso de uma ajuda/concelhos da malta. quero comprar um 4x4 inicialmente estava a ver os pajeros mk1 mk2 2.5 e o terrano 2 tdi 125cv. os preços deles estão nos 6 7 mil ou mais. mas uma vez que quero um e quero tenho que me assujeitar ao que existe no mercado e tudo com 300 mil ou mais.

                ora pelo que vi aqui nos 2 tópicos, aconselham o 2.7 tdi 125 cv no terrano (mas pouco encontro desses) o modelo de 100 cv pelo que li tem a caixa como ponto fraco ( mas ainda assim acham boa compra? tendo em conta que sao mais baratos que os tdi. ou aconselham a guardar mais algum e encontrar um tdi 125 cv)

                em relação ao pajero pouca inf encontrei. somente que uns modelos tinham problemas de aquecimento com ac ligado outros sem o ac. que queimavam junta e cabeça, e que custavam a pegar a quente (esta inf encontrei num forum brasileiro), mas não sei se isso acontece em todos os modelos inclusive mk1 e mk2. ou só no sportwagon.

                necessito de um guia de compra ou seja:
                Quando tiver presencial-me e a conduzir um terrano ou um pajero quais os testes que poderei fazer para ver se o mesmo esta em condições favoráveis para concretizar a compra. ex: ver pontos de ferrugem ver 4x4 lentas suspensões barulhos etc.​

                o objetivo é comprar um 4x4 para fazer passeio e ir visitar sitios onde os citadinos nao vão, mas nada de andar a subir pedras etc. sendo que nao tenho muitos €€ o ordenado minimo para juntar €€ é tramado... chegaria para o meu uso o mk1 que tem sempre menus electrónica etc ou ainda assim aconselham a ver o mk2 2.5 ou 2.8.

                Agradeço des de já a quem me consiga dar umas dicas, pois não queria investir 6 ou 7 mil para depois ainda estar a resolver problemas muito dispendiosos.

                Atenciosamente, Daniel Pereira?​​
                Editado pela última vez por Shanks; 26 May 2023, 13:30.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Shanks Ver Post
                  Boas tardes malta, já estou registado no forum algum tempo mas não me recordo se fiz alguma participação, neste momento preciso de uma ajuda/concelhos da malta. quero comprar um 4x4 inicialmente estava a ver os pajeros mk1 mk2 2.5 e o terrano 2 tdi 125cv. os preços deles estão nos 6 7 mil ou mais. mas uma vez que quero um e quero tenho que me assujeitar ao que existe no mercado e tudo com 300 mil ou mais.

                  ora pelo que vi aqui nos 2 tópicos, aconselham o 2.7 tdi 125 cv no terrano (mas pouco encontro desses) o modelo de 100 cv pelo que li tem a caixa como ponto fraco ( mas ainda assim acham boa compra? tendo em conta que sao mais baratos que os tdi. ou aconselham a guardar mais algum e encontrar um tdi 125 cv)

                  em relação ao pajero pouca inf encontrei. somente que uns modelos tinham problemas de aquecimento com ac ligado outros sem o ac. que queimavam junta e cabeça, e que custavam a pegar a quente (esta inf encontrei num forum brasileiro), mas não sei se isso acontece em todos os modelos inclusive mk1 e mk2. ou só no sportwagon.

                  necessito de um guia de compra ou seja:
                  Quando tiver presencial-me e a conduzir um terrano ou um pajero quais os testes que poderei fazer para ver se o mesmo esta em condições favoráveis para concretizar a compra. ex: ver pontos de ferrugem ver 4x4 lentas suspensões barulhos etc.​

                  o objetivo é comprar um 4x4 para fazer passeio e ir visitar sitios onde os citadinos nao vão, mas nada de andar a subir pedras etc. sendo que nao tenho muitos €€ o ordenado minimo para juntar €€ é tramado... chegaria para o meu uso o mk1 que tem sempre menus electrónica etc ou ainda assim aconselham a ver o mk2 2.5 ou 2.8.

                  Agradeço des de já a quem me consiga dar umas dicas, pois não queria investir 6 ou 7 mil para depois ainda estar a resolver problemas muito dispendiosos.

                  Atenciosamente, Daniel Pereira?​​
                  Ora boas, já lá vai 1 mês que fizeste o post, mas vou ainda tentar ser útil 😀

                  Pela minha experiência, comprei um Maverick há cerca de 2 anos, versão TD (100cv), estou bastante satisfeito. O maior problema que tive foi com as rótulas e casquilhos, algumas já tive que mudar 2 vezes, mas talvez por culpa minha, quanto à caixa, para já está tudo tranquilo, tenho feitos 20.000kms nas minhas mãos, como já deves ter visto pelo forum, se não fizeres grandes alterações, a caixa serve bem. Portanto, a minha opinião é que mesmo o modelo de 100cv pode ser uma boa compra, e para passeios tranquilos chega bem. Para a idade que o meu tem, não é nada desconfortável.

                  Vou tentar ajudar-te agora com o guia de compra, aqui estão os pontos que deves verificar, isto pelo que me foi dito aqui no forum quando adquiri o meu.
                  Verifica a existência de fugas entre as caixas e o motor, folga no veio de transmissão, ruídos anormais no diferencial traseiro e o funcionamento correto de todas as posições da alavanca da tração. O pedal da embreagem deve accionar sem esforço e subir na totalidade. Verifica também o sistema de direcção assistida, pois fugas nos tubos podem ser um problema.

                  No habitáculo, verifica se o tablier está furado ou com marcas de parafusos para acessórios, o que pode ser sinal de que já teve coisas instaladas e foram retiradas. Presta atenção a fios soltos no habitáculo, na zona dos pedais ou no compartimento do motor.

                  Na carroçaria, inspeciona as cavas da roda e por baixo para verificar a existência de ferrugem. Se tiver barras no tejadilho, verifica se estão soltas (poderia ser ferrugem/podres).

                  Quando fores conduzir o carro, vê se a embreagem pega bem e se a transmissão funciona sem problemas. Atenção aos barulhos metálicos, especialmente ao engrenar 4x4. Pode ser um sinal de problemas.

                  A melhor coisa que podes fazer é levares um mecânico da tua confiança contigo no dia que o fores ver. E não te iludas com o primeiro que aparecer.

                  Acrescento que, por norma, a manutenção de um 4x4 pode ser mais cara do que um carro normal, especialmente no que diz respeito ao consumo de combustível e ao custo das peças de reposição. Mas outras vezes ponho-me a pensar, e vejo constantemente casos de conhecidos que com um pequeno toque ou uma pequena avaria num carro básico bastante mais recente, lá vai um orçamento que para mim dá para um ano. Enquanto isso, num 4x4, um pequeno toque no monte ou codessos a marcar a pintura de frente até traz não faz confusão.

                  Boa sorte na procura, e quando tiveres o teu bicho vai partilhando aqui com o pessoal! 😁​
                  Editado pela última vez por PitWeiler; 20 June 2023, 13:14.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PitWeiler Ver Post

                    Ora boas, já lá vai 1 mês que fizeste o post, mas vou ainda tentar ser útil 😀

                    Pela minha experiência, comprei um Maverick há cerca de 2 anos, versão TD (100cv), estou bastante satisfeito. O maior problema que tive foi com as rótulas e casquilhos, algumas já tive que mudar 2 vezes, mas talvez por culpa minha, quanto à caixa, para já está tudo tranquilo, tenho feitos 20.000kms nas minhas mãos, como já deves ter visto pelo forum, se não fizeres grandes alterações, a caixa serve bem. Portanto, a minha opinião é que mesmo o modelo de 100cv pode ser uma boa compra, e para passeios tranquilos chega bem. Para a idade que o meu tem, não é nada desconfortável.

                    Vou tentar ajudar-te agora com o guia de compra, aqui estão os pontos que deves verificar, isto pelo que me foi dito aqui no forum quando adquiri o meu.
                    Verifica a existência de fugas entre as caixas e o motor, folga no veio de transmissão, ruídos anormais no diferencial traseiro e o funcionamento correto de todas as posições da alavanca da tração. O pedal da embreagem deve accionar sem esforço e subir na totalidade. Verifica também o sistema de direcção assistida, pois fugas nos tubos podem ser um problema.

                    No habitáculo, verifica se o tablier está furado ou com marcas de parafusos para acessórios, o que pode ser sinal de que já teve coisas instaladas e foram retiradas. Presta atenção a fios soltos no habitáculo, na zona dos pedais ou no compartimento do motor.

                    Na carroçaria, inspeciona as cavas da roda e por baixo para verificar a existência de ferrugem. Se tiver barras no tejadilho, verifica se estão soltas (poderia ser ferrugem/podres).

                    Quando fores conduzir o carro, vê se a embreagem pega bem e se a transmissão funciona sem problemas. Atenção aos barulhos metálicos, especialmente ao engrenar 4x4. Pode ser um sinal de problemas.

                    A melhor coisa que podes fazer é levares um mecânico da tua confiança contigo no dia que o fores ver. E não te iludas com o primeiro que aparecer.

                    Acrescento que, por norma, a manutenção de um 4x4 pode ser mais cara do que um carro normal, especialmente no que diz respeito ao consumo de combustível e ao custo das peças de reposição. Mas outras vezes ponho-me a pensar, e vejo constantemente casos de conhecidos que com um pequeno toque ou uma pequena avaria num carro básico bastante mais recente, lá vai um orçamento que para mim dá para um ano. Enquanto isso, num 4x4, um pequeno toque no monte ou codessos a marcar a pintura de frente até traz não faz confusão.

                    Boa sorte na procura, e quando tiveres o teu bicho vai partilhando aqui com o pessoal! 😁​
                    Boa tarde muito obrigado pela resposta, ainda vem a tempo sim, vou ter em consideração o que foi dito e tenho continuado a ler sobre o tema em fóruns, estamos sempre a aprender e a ganhar conhecimento, vou vendo o que aparece e tomar uma decisão com calma ver aqui também pelas aldeias ao redor se aparecem negócios de pessoas mais idosas que só os tem para ir para as quintas etc que será sempre um bom negocio. assim que faça negocio divulgo a maquina e o feedback. grato pela atenção.

                    em relação ao tema da ferrugem tinha ligo algures que o terrano era feito de aço/ferro galvanizado e supostamente não ganharia ferrugem. mas ja vi relatos a dizer que sim...

                    por curiosidade tudo que encontro será a volta de 300 mil km, será o normal tendo em conta que sao 4x4 com 25 anos e mais. mas se tiver sido bem tratado/mantido posso estar tranquilo em fazer o investimento que ele devera aguentar outros tantos certo? com os devidos cuidados e substituição de pecas de desgaste.
                    Editado pela última vez por Shanks; 21 June 2023, 13:57.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Shanks Ver Post

                      Boa tarde muito obrigado pela resposta, ainda vem a tempo sim, vou ter em consideração o que foi dito e tenho continuado a ler sobre o tema em fóruns, estamos sempre a aprender e a ganhar conhecimento, vou vendo o que aparece e tomar uma decisão com calma ver aqui também pelas aldeias ao redor se aparecem negócios de pessoas mais idosas que só os tem para ir para as quintas etc que será sempre um bom negocio. assim que faça negocio divulgo a maquina e o feedback. grato pela atenção.

                      em relação ao tema da ferrugem tinha ligo algures que o terrano era feito de aço/ferro galvanizado e supostamente não ganharia ferrugem. mas ja vi relatos a dizer que sim...

                      por curiosidade tudo que encontro será a volta de 300 mil km, será o normal tendo em conta que sao 4x4 com 25 anos e mais. mas se tiver sido bem tratado/mantido posso estar tranquilo em fazer o investimento que ele devera aguentar outros tantos certo? com os devidos cuidados e substituição de pecas de desgaste.
                      Neste tipo de carros, muito mais que os km percorridos, conta o estado de conservação e a manutenção realizada.

                      Relativamente à ferrugem, não é um carro problemático mas ela existe. Quando recuperei o meu (Longo) tinha podres nos seguintes locais:
                      • Pilar A - junto ao vidro;
                      • Apoios das barras de tejadilho;
                      • Pilar D (último) - junto ao vidro fixo.
                      O resto era ferrugem superficial no chassi e órgãos mecânicos, que qualquer carro com 25 anos tem num ou outro ponto.

                      A caixa nos 100 cv é sempre um tema, mesmo sem alterações que exijam mais dela. É optar pelo TDI, ou ter uma almofada de s€gurança para o dia em que aconteça. Aí a melhor opção é trocar pela do TDI.

                      Relativamente à comodidade, não é um cavalo de pau, tipo Samurai/UMM, Defender, mas também não é um Range Rover/Discovery/Patrol/Pajero. Os bancos são duros, a suspensão é um meio-termo, mas a coisa aguenta-se.

                      O meu diz que tem 295 mil km, e quando o comprei, há 9 anos, dizia que tinha +-236 mil km.

                      Não acho que a manutenção do Terrano seja cara. As peças não costumam ser caras... Apenas atenção aos lubrificantes, porque leva nas caixas (2) e nos diferenciais (2).

                      Quanto aos "carros dos velhotes", por vezes pode ser uma falsa sensação de segurança. Olho para o meu, que faz TT, e vejo que tem uma embraiagem com 40 mil km, caixa do TDI, a maioria das rótulas de suspensão foram trocadas há uns 15 mil km, travagem frontal trocada na mesma altura, amortecedores com menos de 30 mil km, recuperado de chapa e pintura há 10 mil km, barra de direcção melhorada, termostato/radiador e bomba de água recentes, cubos AVM, AC carregado, and so on... Tem um suporte para o microfone do rádio CB aparafusado, apesar de o rádio só ser montado quando é preciso.
                      Editado pela última vez por Ruie34; 21 June 2023, 15:19.

                      Comentário




                        Voltinha matinal de manutenção.. esta semana tenho que trocar as 3 escovas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post


                          Voltinha matinal de manutenção.. esta semana tenho que trocar as 3 escovas.
                          sempre em forma a máquina

                          Comentário


                            Boas malta,
                            Qual é a Categoria de IUC do vosso Terrano II? Curto ou longo? E outros jipes?
                            Editado pela última vez por PitWeiler; 20 October 2023, 12:43.

                            Comentário


                              Cat C, aqui mas, 200% solidário contra a nova tabela de IUC, tenho um carro de 86 que pagou 35 euros e vai pagar, dependendo do co2, algo entre 218 e 476 euros, a mota também leva com um aumento superior a 30 já em 2024

                              Comentário


                                O meu também é cat C. E também sou contra a medida, não faz qualquer sentido a meu ver.
                                O que é que faz com que seja cat C ou cat A? Ou são todos os Terranos II de 3 portas cat C?

                                Edit: É certo que os cat C não são afetados?

                                Comentário


                                  A tabela para cat C são 58.21€ para 2024, mas devem ir logo a seguir por arrasto quase de certeza.

                                  Comentário


                                    calma que isto ainda vai fazer rolar muita tinta

                                    Comentário


                                      Por acaso paguei o IUC do meu esta semana. Nunca tinha ligado a isto das categorias, mas está na categoria A. Curioso, porque pesando 1900 kg, tendo 7 lugares, se formos 7 do meu "calibre" já excede o peso bruto... 🤔

                                      Tenho que ver o que diz o DUA.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        calma que isto ainda vai fazer rolar muita tinta
                                        A longo prazo o desfecho é óbvio, creio.

                                        Eu acho que vou desistir da ideia de comprar um jipe maior para dar voltas com o puto (para já).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Andree Ver Post

                                          A longo prazo o desfecho é óbvio, creio.

                                          Eu acho que vou desistir da ideia de comprar um jipe maior para dar voltas com o puto (para já).
                                          Não me parece assim tão óbvio até porque ainda não foi apresentada a versão final do OE e já existe muito ruído em torno do assunto e inclusive alguns deputados do governo já demonstraram desagrado da medida assim como os partidos da oposição. Não esquecer que o tuga é um povo que valoriza muito o "carro" algo deste género é mesmo visto como medida muito impopular.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post

                                            Não me parece assim tão óbvio até porque ainda não foi apresentada a versão final do OE e já existe muito ruído em torno do assunto e inclusive alguns deputados do governo já demonstraram desagrado da medida assim como os partidos da oposição. Não esquecer que o tuga é um povo que valoriza muito o "carro" algo deste género é mesmo visto como medida muito impopular.
                                            O português valorizar ou não o carro não parece adiantar muito, olhando para a fiscalidade.

                                            Duvido que larguem o osso, isto é receita fácil (como é óbvio o pessoal não vai passar para carros novos de um dia para o outro - não pod€).

                                            Comentário


                                              A verdade é que realmente assusta, principalmente nos carros com cilindrada acima dos 2.5

                                              Pagar perto de 700€ por ano de IUC por um carro velho....

                                              Mas vamos ver como isto se desenrola.

                                              Para já a mim afugentou-me dos Terrano

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                A verdade é que realmente assusta, principalmente nos carros com cilindrada acima dos 2.5

                                                Pagar perto de 700€ por ano de IUC por um carro velho....

                                                Mas vamos ver como isto se desenrola.

                                                Para já a mim afugentou-me dos Terrano
                                                Pajero 2.5 GLS.

                                                Mais protegido no tema do IUC, fiabilidade Japuna no seu melhor, bloqueio, …

                                                E já andam em preços mais aceitáveis.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                  A verdade é que realmente assusta, principalmente nos carros com cilindrada acima dos 2.5

                                                  Pagar perto de 700€ por ano de IUC por um carro velho....

                                                  Mas vamos ver como isto se desenrola.

                                                  Para já a mim afugentou-me dos Terrano
                                                  O meu maverick 2.7 é cat C....

                                                  Comentário


                                                    Uma semana que começou com o desentupimento dos sumidouros do corcovan e trocar escovas, continuou com ter que levar os putos ao futebol por maus caminhos (corte da estrada normal), desatascar a carrinha do centro de dia de uma das freguesias, fazer revisão e terminou como carrinha das mudanças. Isto deve ser a definição de polivalência, correcto?



                                                    Acho que esta semana vai fazer de carro do dia a dia, para gáudio dos putos que sempre que possível querem ir na 3ª fila.

                                                    Comentário


                                                      Bela máquina,

                                                      Sempre pronta para todos os serviços

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Uma semana que começou com o desentupimento dos sumidouros do corcovan e trocar escovas, continuou com ter que levar os putos ao futebol por maus caminhos (corte da estrada normal), desatascar a carrinha do centro de dia de uma das freguesias, fazer revisão e terminou como carrinha das mudanças. Isto deve ser a definição de polivalência, correcto?



                                                        Acho que esta semana vai fazer de carro do dia a dia, para gáudio dos putos que sempre que possível querem ir na 3ª fila.
                                                        Maaaasaaquina!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Uma semana que começou com o desentupimento dos sumidouros do corcovan e trocar escovas, continuou com ter que levar os putos ao futebol por maus caminhos (corte da estrada normal), desatascar a carrinha do centro de dia de uma das freguesias, fazer revisão e terminou como carrinha das mudanças. Isto deve ser a definição de polivalência, correcto?



                                                          Acho que esta semana vai fazer de carro do dia a dia, para gáudio dos putos que sempre que possível querem ir na 3ª fila.
                                                          Sem dúvida, um multifunções

                                                          Comentário


                                                            Dia de brincar nas poças!!

                                                            Comentário


                                                              Andais todos por maus caminhos? que bommmm

                                                              Raios, e os Mits andam todos a dormir

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X