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    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    Eu conheço esse video mas gostava de lá ver um jipe normal tipo terranoII com LSD a fazer a mesma coisa...dificilmente fazia sem ser com inercia
    O LSD é bom no sentido de teres as rodas no chão, quando estão no ar não é 20% de binário numa roda que faz mover o jipe.
    O setup de software da LandRover e da Mercedes no 4matic é muito bom mesmo sem bloqueios.
    Prefiro o 4ETS+ do ML do que o Lsd do Terrano, tanto é que optei por eliminar o Lsd do terrano e colocar um bloqueio de diferencial ARB a 100%.
    fiz alguns kms num ML 430 na praia e ao fim de alguns kms o sistema deixou de funcionar ( aquecimento dos travões ).

    para andar na praia prefiro lsd em detrimento das ajudas eletrónicas.

    Comentário


      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
      fiz alguns kms num ML 430 na praia e ao fim de alguns kms o sistema deixou de funcionar ( aquecimento dos travões ).
      para andar na praia prefiro lsd em detrimento das ajudas eletrónicas.
      A fiabilidade ou durabilidade dos sistemas eletrónicos está sempre associada a componentes que se podem desgastar.
      Embraiagens multidiscos, pastilhas de travão, entre outros sofrem obviamente com uso intenso.
      Contudo as situações onde são solicitadas essas ajudas raramente se prolongam por muito tempo e as marcas baseiam-se nisso.
      Contudo não é normal isso acontecer.
      Com o ML 270 CDI é um prazer andar em areia, o binário do motor, o controlo da caixa, aliado ao 4ETS+ são musts que poucos jipes se podem gabar.
      Agora os aquecimentos ou falhas também se devem ao conhecimento que o condutor tem da viatura e o que exige dela.
      Das vezes, e já foram algumas, que andei com o ML em areia nunca tive qualquer problema.
      Tanto o ML 270 CDI como o ML 430 têm o mesmo binário, contudo o ML430 precisa do dobro das rotações para atingir esse binário, sendo menos doseável logo é mais trabalhoso para o sistema 4ETS.
      Por vezes as pessoas também não conhecem bem as viaturas e o seu funcionamento e andar em areia tem o seu quê, se andarem sempre a fundo a esgravatar o sistema vai entender isso como trabalho adicional e vai atuar os travões, se andarem fora de estrada com o ESP ligado idem... a maioria não tem conhecimento mas conforme as condições que são criadas assim as viaturas vão responder e nem sempre o condutor usa as configurações corretas e o resultado são falhas nos sistemas. Depois kit de unhas também faz falta. Podes ter um grande V8 cheio de energia debaixo do capot mas de pouco serve a potência sem controlo...já dizia um anúncio da Pirelli.
      Por exemplo o w163 MY02 tem um controlo de descida e diria que 99% dos proprietários não sabem disso nem tão pouco o sabem ativar. Estas features entre outras resultou no upgrade de 4ETS para 4ETS+ (PLUS)
      Sobre a falha e aquecimento dos sistemas, isso é bem visível em muitos ensaios de SUVs que existem pela net fora onde tentam subir inclinações com viaturas que não têm caixas redutoras e o resultado são as caixas automáticas que aquecem e param obrigando o condutor a refrear os ânimos. Mas aí não há hipótese pois é um sistema simples que não consegue replicar a caixa redutora. No W163 todos têm caixa redutoras, nas gerações seguintes já não é assim.
      Não me recordo de ler ou ver algo específico de falhas no controlo de tração em veículos com redutoras. Um veículo com redutoras e controlo de tração é muito bom fora de estrada.
      Os Land Rovers são peritos nisso desde o P38, a Mercedes com o 4Matic idem, aliás inclusive com o 4Matic+ aplicado a viaturas desportivas, os G com bloqueios e controlo de tração são um must, os wranglers idem...
      Existem muitos bons exemplos, inclusive o Patrol Y62 também está muito bom nisso, comparativamente a um LC200 com as transmissões tradicionais... como tal por ter um controlo de tração não tem de ser menos fiável...seja como for mesmo que falhe e tenha redutoras pode prosseguir.

      Pressão de estrada e a patroa ao volante


      Aqui um Cayenne S V8 a fazer a 2 CATS



      Comentário


        Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
        Para mim em eficiência:
        Open » LSD » ETS/ELSD/TC/ELSD » FullLocker

        Os habituais LSD da velha guarda (de embraiagem) pouco fazem quando uma das rodas do seu eixo está completamente levantada do chão. A transferência de binário para a roda com tracção é pequena, e diminui quando aplicas mais acelerador.

        Os LSD de nova geração, os ELSD, são nada mais, nada menos, diferenciais que fazem transferência de binário com recurso a eletronica, sendo que a maioria faz utilização dos sistemas de travão. Logo com recurso a eletrónica que é aquilo que parecem não gostar.

        E por fim os bloqueios 100%, indiscutível a sua eficiência.
        Por alguma razão tirei o LSD e coloquei um.
        Mesmo assim e sem conhecimento de causa no obstáculo que aparece ao minuto 2:00 apostaria tudo num sistema de controlo de tração com redutoras e 1 bloqueio, como o do discovery3 do que num simples sistema de bloqueios de diferencial a 100% Os lsd aqui nem dá para aquecer.

        Sempre que exista grip para o pneu, o TCS em conjunto com redutoras é no meu entendimento mais efetivo que qualquer outro sistema. Tenho dúvidas que os 3 diferenciais bloqueados a100% dessem o controlo que se vê no vídeo.
        Acredito que este disco do vídeo tenha também bloqueio traseiro.
        Como tal jipes que possam ter os 2 mundos .... TOP TOP ... Wrangler e G estão lá.

        Comentário


          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          O bloqueio central é de série e o traseiro opcional.
          Parece-me bem
          Eu acho que deveria ter já de série o bloqueio central e o traseiro. E o dianteiro opcional. Isto era o mínimo de esperar num Defender que supostamente deveria ser um todo-o-terreno à prova de bala e um ícone deste género de veículos. É que assim fica a milhas de um Rubicon ou de um G.

          E em termos de electrónica parece um pouco fraco para o carro que deseja ser. É um sistema um pouco brusco como o do Jimny e não suave como o de um Land Cruiser recente.

          Comentário


            Nota-se que nunca andaram num Grand Vitara. Isso sim, é uma experiência à homem. Não há cá LSD nem Fullockers, nem o raio... é tudo à base do lanço.

            Comentário


              Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
              Nota-se que nunca andaram num Grand Vitara. Isso sim, é uma experiência à homem. Não há cá LSD nem Fullockers, nem o raio... é tudo à base do lanço.
              Esta malta não confia Mike. O GV é um avião, como tal só precisa de uma rampa de lançamento mais longa

              Mas o Disco 3...


              edit: esquece lá o que disse antes do LSD.
              Editado pela última vez por brunopf; 21 October 2020, 15:49.

              Comentário


                Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                Nota-se que nunca andaram num Grand Vitara. Isso sim, é uma experiência à homem. Não há cá LSD nem Fullockers, nem o raio... é tudo à base do lanço.
                em meados dos anos 90 tive um Kia Sportage 2.0 com caixa manual, lsd e motor a gasolina.

                praia, dunas e alguns montes era tranquilo.

                sem o lsd nos mesmos locais passava mal.

                só depois de 2005 comecei a usar os HDJ100 e ai sim comecei a ter Jipes melhores.

                de qualquer forma com o Sportage e depois o Sorento V6 passei por locais que ainda hoje olho para eles com respeito.

                o mal do balanço é que por vezes acabamos por ter de ir mais depressa do que o necessário ( com os tais Diff Locks raramente é necessário ir tão depressa ).

                Comentário


                  Terrano,

                  fazer 20~30 kms de terra solta ( parias e dunas ) não é para qualquer ML e nesses locais o ETS sobreaquecia ( talvez por usar muito os travões ) e deixava de funcionar.

                  podia ser daquela unidade em particular, mas fiquei com a impressão de que ao fim de alguns kms não tinha como aguentar.

                  já o meu Sportage fazia tudo com uma facilidade notável.

                  o melhor que tive para fazer kms nas dunas foi o HDJ 100, apenas LSD traseiro + central lock e nada o parava.

                  nunca me deixou mal e mesmo quando enterrava ... conseguia safar sem recurso a reboques ou puxões.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                    Terrano,

                    fazer 20~30 kms de terra solta ( parias e dunas ) não é para qualquer ML e nesses locais o ETS sobreaquecia ( talvez por usar muito os travões ) e deixava de funcionar.

                    podia ser daquela unidade em particular, mas fiquei com a impressão de que ao fim de alguns kms não tinha como aguentar.

                    já o meu Sportage fazia tudo com uma facilidade notável.

                    o melhor que tive para fazer kms nas dunas foi o HDJ 100, apenas LSD traseiro + central lock e nada o parava.

                    nunca me deixou mal e mesmo quando enterrava ... conseguia safar sem recurso a reboques ou puxões.
                    Falta um pormenor.
                    Esse ML 430 é da primeira geração até 97 e não tem os mesmos travões que têm as versões seguintes e muito menos o modelo que o substituiu que é o ML 500.
                    Isso foi algo que sofreu upgrade no restyling.
                    No meu caso o ML270 CDI equipa os mesmos travões que o ML500 com maxilas da Brembo na dianteira e discos ventilados de 341 mm, a título de exemplo são os mesmo Classe S W220 e do Mercedes SL R230.

                    O melhor que tive a fazer dunas foi o Rei do Deserto. O incontestável HDJ80.
                    Os HDJ100 não se safam mal mas os 80 não dão hipótese.
                    Perspectiva da traseira


                    Mar de Dunas a percorrer à frente...

                    Comentário


                      O HDJ80 é um grande jipe, mas caro e caro para manter e alimentar.
                      Concordas?

                      Comentário


                        Actualização do Defender da malta da TFL:

                        BTW: Our Defender is still at the Dealership being repaired. The check engine light came back on the cameras are still not working. We've owned the TFL Defender for two weeks and it has spent 12 days of those two weeks at the dealership. Ouch!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Azathoth Ver Post
                          Actualização do Defender da malta da TFL:
                          Parece de propósito

                          E falamos de utilização de meia dúzia de horas...como é possível.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Azathoth Ver Post
                            O problema da luz ficou resolvido mas agora têm outros problemas.



                            Aos 8.15 gosto dele a dizer que voltaram a chamá-los para reavaliar a situação, se calhar porque... Na LR viram os vídeos deles.

                            Como quem diz, estão a fazer de tudo para não terem más reviews

                            Comentário


                              Comentário


                                Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                Parece de propósito

                                E falamos de utilização de meia dúzia de horas...como é possível.
                                mais uma avara e o cliente já merece o dinheiro de volta ou um mimo bem grande.

                                Comentário


                                  Já está arranjado!

                                  Não, mentira, continua na oficina:

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Azathoth Ver Post
                                    Já está arranjado!

                                    Não, mentira, continua na oficina:
                                    Este vai ter mais sorte com 1/3 do investimento

                                    https://youtu.be/c6qmFUuhgzI

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                      Este vai ter mais sorte com 1/3 do investimento

                                      https://youtu.be/c6qmFUuhgzI
                                      Azar os tipos da TFL não terem Suzukis novos hoje em dia. Também com o que os compatriotas fizeram ao Samurai não é de admirar eles terem-nos mandado dar uma volta. Num Defender novo.
                                      Editado pela última vez por Azathoth; 25 October 2020, 12:41.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                        Este vai ter mais sorte com 1/3 do investimento

                                        https://youtu.be/c6qmFUuhgzI
                                        Esse Zuki pouco ou nenhum TT vai fazer.
                                        O pior para o TFL é terem previsto uma série de filmagens e cenários, como a neve que já cai abundamente por lá e não têm jipe para o fazer.
                                        Perdem os subscritores e o canal. Obviamente que a marca está atenta a isto e já deslocou um eng do UK para lá para trabalhar na viatura.
                                        Ou seja a própria marca está a interessada em limpar isto o quanto antes. O poder da net é muito grande não há dúvida.

                                        Comentário


                                          Mike,

                                          Post do ano!



                                          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                          Nota-se que nunca andaram num Grand Vitara. Isso sim, é uma experiência à homem. Não há cá LSD nem Fullockers, nem o raio... é tudo à base do lanço.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por y60rd28t Ver Post
                                            Mike,

                                            Post do ano!

                                            É um SUVezinho que já fez mais offroad que muita máquina TT que por aí anda. (picadela saudável para os vizinhos patroleiros) [emoji28]

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
                                              O HDJ80 é um grande jipe, mas caro e caro para manter e alimentar.
                                              Concordas?
                                              Sim e não
                                              Depende sempre do estado em que adquires um destes modelos e depois os kms e percursos que fazes com ele.
                                              Por norma o material é muito robusto e dura bastante. é uma base sólida, mas qualquer peça custa os olhos da cara.
                                              Eu vejo sempre as coisas de uma maneira talvez diferente do pessoal.
                                              Que é investimento vs o retorno.
                                              Ou seja: ou tens arcaboiço e isto é tudo secundário ou efetivamente queres apostar numa viatura deste género para tirar proveito em viagens e fora de estrada.
                                              Se for só para fazer uns passeios no quintal e mostrar e ter-se só porque sim e se gosta é válido, mas o retorno de investimento face aquilo que se ganha é baixo e ficas claramente com um despesa grande para gerir e alimentar.
                                              Seguros, impostos, consumíveis, etc, etc
                                              Agora é uma viatura fabulosa e uma peça de engenharia do TT com um chassis muito bom e apoiada por um excelente motor. Motor esse que também tem os seus quês em manutenção.
                                              Coisas como mudar os injetores a cada 100.000 kms pesam numa carteira...
                                              O HDJ80 foi seguramente o jipe onde gastei mais em manutenção preventiva. Contudo quando o usei na plenitude das suas capacidades TT, claramente fiquei convencido de que poucos jipes poderiam oferecer tamnho equilibrio de prestações. Contudo não é um veículo que se coaduna com um uso diário e de TT. Quem tiver a sorte de ter um e poder usufruir por muitos e bons kms fora de estrada e em viagens não vai considerar que tem uma manutenção cara, nem isso faz parte da equação, pois a reputação e fiabilidade destes modelos está acima de qualquer dúvida.
                                              Além do mais é sempre um cartão de visita a qualquer sítio que chegues.
                                              É mesmo um jipe para quem sabe o que quer.
                                              "Só para conhecedores" como costumam colocar nos anúncios.
                                              Até porque dar 30.000 € por um veículo com quase 30 anos e existindo outras opções no mercado dá que pensar.
                                              Mas nenhum modelo do mercado, tirando o G (mais pelo marketing), pode ombrear com a série 8 dos Land Cruiser.
                                              Editado pela última vez por TerranoII; 28 October 2020, 12:40.

                                              Comentário


                                                Mike,

                                                És um tipo que se diverte muito mal veja um caminho terra batida, siga!!

                                                Gosto disso!

                                                Dá para perceber isso quando falas de TT, deves ser como eu, vou qualquer lado e sempre olhar p caminhos e paisagens do género, ir ali é que era fixe, subir acolá, passar por ali... enfim, é ver os nossos cronhos como uma coisa que tem vida, personalidade, que é mais que um meio de transporte e isso é fascinante, aliado aos momentos que passas com aqueles que partilham contigo estas vivências.

                                                Não falamos doutra coisa, devemos ser insuportáveis, mas ok, adiante...


                                                Não ligo nada a estereótipos de marcas e medições de quem é o maior lá da rua, o importante é ir, ter espirito e desfrutar cada momento, se tens um land rover, suzuki, patrol,lada, toyota, nem que vás de clio... qualquer carroço serve, tens é de estar lá.

                                                A picadela...

                                                Eu não sou exemplo, a carapuça até serve nalgumas alturas mas olha que no meu caso o GR é beeeemmmm viajado, não é só cão de quintal, não sei como a Galp não me faz membro honorário da direção, este mês com o fdp COVID só lhe espetei 230 klms... não é exemplo, saídas com amigos quase todas anuladas por restrições, mas não fica parado muito tempo, tenho um cão que gosta disto também nem que seja para ir só porque sim, já passeios mais elaborados sejam 2/20/200 klms, haja disponibilidade, estou lá.

                                                Moral da história, só andamos de jipe por duas razões,

                                                por tudo e por nada...



                                                Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                É um SUVezinho que já fez mais offroad que muita máquina TT que por aí anda. (picadela saudável para os vizinhos patroleiros) [emoji28]
                                                Editado pela última vez por y60rd28t; 28 October 2020, 14:12.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por y60rd28t Ver Post
                                                  Mike,

                                                  És um tipo que se diverte muito mal veja um caminho terra batida, siga!!

                                                  Gosto disso!

                                                  Dá para perceber isso quando falas de TT, deves ser como eu, vou qualquer lado e sempre olhar p caminhos e paisagens do género, ir ali é que era fixe, subir acolá, passar por ali... enfim, é ver os nossos cronhos como uma coisa que tem vida, personalidade, que é mais que um meio de transporte e isso é fascinante, aliado aos momentos que passas com aqueles que partilham contigo estas vivências.

                                                  Não falamos doutra coisa, devemos ser insuportáveis, mas ok, adiante...


                                                  Não ligo nada a estereótipos de marcas e medições de quem é o maior lá da rua, o importante é ir, ter espirito e desfrutar cada momento, se tens um land rover, suzuki, patrol,lada, toyota, nem que vás de clio... qualquer carroço serve, tens é de estar lá.

                                                  A picadela...

                                                  Eu não sou exemplo, a carapuça até serve nalgumas alturas mas olha que no meu caso o GR é beeeemmmm viajado, não é só cão de quintal, não sei como a Galp não me faz membro honorário da direção, este mês com o fdp COVID só lhe espetei 230 klms... não é exemplo, saídas com amigos quase todas anuladas por restrições, mas não fica parado muito tempo, tenho um cão que gosta disto também nem que seja para ir só porque sim, já passeios mais elaborados sejam 2/20/200 klms, haja disponibilidade, estou lá.

                                                  Moral da história, só andamos de jipe por duas razões,

                                                  por tudo e por nada...
                                                  Atenção, cada um tem o seu gosto e a sua forma de usufruir do que é seu.
                                                  O Zé (permitam-me chamar assim) não gosta de ir para a lama nem de correr o risco de riscar o carro, ok. Nada contra.
                                                  Eu não me importo com essas coisas, mas não gosto de outro tipo de aventuras e todos nos respeitamos.
                                                  A "picadela" era mais direcionada ao @Vrumm.
                                                  O homem já demonstrou que gosta disto e que gostava de dar mais umas voltas até já lhe disse que parecemos irmãos na vontade de ir ao pão pelo caminho mais longo.
                                                  E até as Marias são parecidas que não acham piada a sair com pessoal que não conhecem.
                                                  Mas e dada a minha experiência pessoal a confraternização com o pessoal daqui deste tasco é super salutar e obedecem todos a um respeito mútuo fantástico.
                                                  Muito longe daquela ideia dos gajos do TT feios, porcos e maus.
                                                  Vá a parte dos feios se calhar confirmo [emoji23][emoji23][emoji23]
                                                  Fico realmente com pena que o o @Vrumm não aproveite os convites e disponibilidade de tipos como o @rjpmendes porque estou convencido que ele ia sair desses passeios ainda mais convencido que não quer outra coisa.
                                                  Façam como fazemos aqui nos passeios Minhotos uma manhã e pronto. O pessoal diverte-se e as Marias não ficam (tão) chateadas.

                                                  @y60rd28t quanto ao resto, sim. Cada entrada no mato que vejo à beira da estrada fico logo a flutuar em pensamentos.
                                                  Nunca pensei que fosse uma coisa que se entranhasse tanto em mim.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                    Atenção, cada um tem o seu gosto e a sua forma de usufruir do que é seu.
                                                    O Zé (permitam-me chamar assim) não gosta de ir para a lama nem de correr o risco de riscar o carro, ok. Nada contra.
                                                    Eu não me importo com essas coisas, mas não gosto de outro tipo de aventuras e todos nos respeitamos.
                                                    A "picadela" era mais direcionada ao @Vrumm.
                                                    O homem já demonstrou que gosta disto e que gostava de dar mais umas voltas até já lhe disse que parecemos irmãos na vontade de ir ao pão pelo caminho mais longo.
                                                    E até as Marias são parecidas que não acham piada a sair com pessoal que não conhecem.
                                                    Mas e dada a minha experiência pessoal a confraternização com o pessoal daqui deste tasco é super salutar e obedecem todos a um respeito mútuo fantástico.
                                                    Muito longe daquela ideia dos gajos do TT feios, porcos e maus.
                                                    Vá a parte dos feios se calhar confirmo [emoji23][emoji23][emoji23]
                                                    Fico realmente com pena que o o @Vrumm não aproveite os convites e disponibilidade de tipos como o @rjpmendes porque estou convencido que ele ia sair desses passeios ainda mais convencido que não quer outra coisa.
                                                    Façam como fazemos aqui nos passeios Minhotos uma manhã e pronto. O pessoal diverte-se e as Marias não ficam (tão) chateadas.

                                                    @y60rd28t quanto ao resto, sim. Cada entrada no mato que vejo à beira da estrada fico logo a flutuar em pensamentos.
                                                    Nunca pensei que fosse uma coisa que se entranhasse tanto em mim.


                                                    sou mesmo assim

                                                    Comentário


                                                      Land Rover appears to be working on a new entry to the Defender family, one that will do battle with the hardiest of opponents – the Suzuki Jimny.

                                                      https://www.stuff.co.nz/motoring/123...Xq_xOxVg8TvE5s

                                                      Comentário


                                                        A LR lançar um carro a 25000 libras? Ou decidiram mudar radicalmente de target, ou isso é o preço pre-tax em todo o lado (até nos USA), e a coisa depois escala para os +40000.

                                                        De qualquer forma, muito curioso

                                                        Comentário


                                                          Vai ser complicado, porque Defender tem muita coisa que o torna caro, seja por equipamento ou por taxas.
                                                          Mudanças drásticas terão que ocorrer, sendo que o artigo fala numa nova motorização para o modelo, 1.5cc com uma transmissão...... 4x2 !
                                                          (Posteriomente irá existir uma versão hibrida, mas significa que o preço também será maior apesar de amigo nos impostos).

                                                          Comentário


                                                            Deve ser um Evoque com imagem de Defender. Tal como a Ford tem um Baby Bronco...

                                                            Comentário


                                                              Sim, deve ser isso, criar um Defender citadino visto que o mercado procura veiculos ao estilo SUV.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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