Acaba por ser um pouco contra-senso, mas este veículo foi adquirido para circular em zona rural para deslocações aos terrenos e a voltinhas locais. O baixo preço, o maior conforto, versatilidade e a simplicidade/fiabilidade mecânica associada à baixíssima quilometragem anual e aos percursos muito curtos pesaram mais na escolha que as capacidades TT. A verdade é que só após ano e meio de o termos fiquei com ele atascado, por culpa própria porque andei a inventar por locais mais desconhecidos
Até à data tem comprido bem com o propósito da compra, para já 0€ investidos nele, tirando claro, manutenção, seguros e IUC (um dos pontos desfavoráveis).
Já desde Outubro que não fazia mais de 2 ou 3 km's nele, então no fim de semana passado aproveitei 2 tardes para dar umas voltas maiores por uns caminhos +/- desconhecidos, e fazer um teste mais aprofundado nos terrenos onde poderá andar.
aqui fica um apanhado de alguns sítios por onde andei:
Por fim, uma má abordagem numa inversão de marcha num caminho desconhecido levou-me a ficar com o carro atascado e a ter de chamar ajuda de um TT dos verdadeiros
Pneus de estrada (SUV) + transmissão menos eficiente + terreno desconhecido (vala + erva a camuflar + chuvas recentes) + condutor pouco experiente, tinha de acabar em m****
Tive de chamar ajuda. Nada de dramas, há outros veículos por casa habilitados a "salvamentos", desta saíu-me um Patrol 260 stock na rifa
Porreiro. Cheguei a ver um a gasolina, já convertido pra GPL, mas depois a falta de redutoras, aliado às surpresas que as pedras gostam de pregar cá por cima, fui para o Terraninho.
Porreiro. Cheguei a ver um a gasolina, já convertido pra GPL, mas depois a falta de redutoras, aliado às surpresas que as pedras gostam de pregar cá por cima, fui para o Terraninho.
Este no ano passado fez apenas 2 mil km, Passa o ano todo a fazer percursos inferiores a 7 km's e passa muito tempo parado.
A maioria das pessoas por cá têm pickups 4x4, mas custam os olhos da cara e não queríamos gastar tanto dinheiro. Como tenho a referência do Patrol 260 do meu avô que faz o mesmo tipo de utilização, acabei por privilegiar o conforto e a versatilidade que este dá em relação a algo do mesmo valor verdadeiro TT.
Mas já ando a atirar o barro à parede a ver se cola . Ano mais ano e gostava de o trocar por um TT a sério, preferencialmente 5 portas com boa capacidade de carga e de reboque.
Curioso que no texto referem aos 3 "integrando-se perfeitamente no vasto conceito dos S.U.V."
Uns 10 anos mais tarde é que a malta na Europa começou a dar valor a este tipo de veículo e até acham que o qashqai é o "pai" dos SUV's , quando na verdade a esmagadora maioria do que se vê por aí deveriam ser chamados de "Crossover".
Pessoalmente vou "aos arames" quando ouço chamar SUV ao Jimny, que rapidamente cai no saco do Captur e é comparado ao Duster, não tendo nada a ver com estes...
Ainda demorou uns meses até o atascar, não está mal
Mas aposto que o meu pai um dia destes vai metelo por onde não deve e depois não sai por sorte anda mais com o tractor xD
Pior que o Patrol não deverá fazer. Esse não atascou, mas já chegou a avariar a 6 km de distância tendo obrigado a vir a pé encosta acima. Também é um aspecto importante
Ainda demorou uns meses até o atascar, não está mal
Mas aposto que o meu pai um dia destes vai metelo por onde não deve e depois não sai por sorte anda mais com o tractor xD
Pior que o Patrol não deverá fazer. Esse não atascou, mas já chegou a avariar a 6 km de distância tendo obrigado a vir a pé encosta acima. Também é um aspecto importante
sucatas avariam...
Mal por mal é melhor atascar
e que pneus leva o CRV, medida ? mete-lhe uns Fedima
sucatas avariam...
Mal por mal é melhor atascar
e que pneus leva o CRV, medida ? mete-lhe uns Fedima
205/70r15, salvo erro é a medida do Jimny da geração anterior, o "problema" é que esta é a única medida averbada, e do que tenho visto muita gente arrisca meter os 215/75r15.
Já tenho andado a ver pneus para trocar, mas como estes apesar de limitados têm servido bem para a utilização, a ideia é gastar até não dar mais. Tudo que for gastar o mais próximo de "0€" neste carro é o ideal
Já me passou pela cabeça uns Fedima (tenho reparado que é essa a receita das Pickups 4*2 por lá, no eixo traseiro), mas o meu receio é poderem ser prejudiciais à mecânica, mais do que o proveito na utilização. Uns AT já devem chegar, ou uns MT.
Mais certo é ser mais fácil trocar por outro que lhe mudar os pneus
O Grand Vitara é de facto chassis de longarinas e tem redutoras.. é um Jipe , apesar dos 3,8 m de comprimento.
Eu perdi muito daquilo que queria inicialmente na aquisiçao do GV..
Dá para ir à lenha, ainda carrega 200 e tal kgs sem espinhas, com um plastico por baixo e tal, mas nao da para levar as bikes. Na Berlingo era so rebater o banco traseiro e colocar as duas BTT's sem stress.
Dai que inicialmente a escolha era CR-V, Forester, Rav4 Longo... mas depois apareceu este ... nunca pensei em encontrar este modelo em especifico do GV à venda a bom preço.
Vi ha umas semanas um CR-V com Pneus de tacos e claramente levantado, olha que nao me pareceu mal.
Se tiveres interesse procura no Facebook por "Honda CR-V Portugal".
É um grupo recente, mas encontras lá muita malta que os está a adquirir para uns passeios, claro que coisas pouco agressivas.
No entanto há 2 ou 3 já com experiência de TT mais a sério e que andam a "inventar" com os CR-V: pneus, levantar, mais potência, etc.
A grande questão é que, mais que umas rodas, tudo o resto fica aquém de um TT mais capaz.
No início deste ano foi feito o 1° encontro na zona Norte, tive imensa pena de não ter ido, mas o espírito está lá
Sobre caber a bike dentro do carro, nunca experimentei no CRV, mas no Kuga a minha de 27.5 coube à rasquinha sem tirar a roda.
Pois... mas era mais interessante ver os 2 a fazer os mesmos trajetos. Um num trajeto, outro noutro, não dá para tirar grandes conclusões em termos de comparação.
Comentário