Companheiro, esse quadrante é completo para o tipo de veículo ou eu sou mesmo pré histórico...
Informação da pressão dos pneus? é o que tens aí na foto sim?
1.2/1.3
Imagina que estás numa de te esticares um bocadinho e andas a 0.8 por exemplo, ele não vai aí a melgar tipo... olha lá, não abuses! Pressão baixa, pressão baixa!
Não entendas mal o comentário, mas para as pretensões deste tipo de viaturas e eventual uso mais intensivo TT, acho curioso adaptarem este tipo de funcionalidades.
Vá, continua a postar mas com moderação, que estas fotos dão vontade de bazar da vida real e explorar, explorar...não desencaminhes!
Editado pela última vez por y60rd28t; 02 November 2020, 13:21.
Companheiro, esse quadrante é completo para o tipo de veículo ou eu sou mesmo pré histórico...
Informação da pressão dos pneus? é o que tens aí na foto sim?
1.2/1.3
Imagina que estás numa de te esticares um bocadinho e andas a 0.8 por exemplo, ele não vai aí a melgar tipo... olha lá, não abuses! Pressão baixa, pressão baixa!
Não entendas mal o comentário, mas para as pretensões deste tipo de viaturas e eventual uso mais intensivo TT, acho curioso adaptarem este tipo de funcionalidades.
Vá, continua a postar mas com moderação, que estas fotos dão vontade de bazar da vida real e explorar, explorar...não desencaminhes!
Sim, é a informação proveniente dos sensores de pressão dos pneus. Se estiver um pouco abaixo do recomendado dá logo um alerta no quadrante e mostra o valor da pressão em tempo real.
Por acaso é bastante útil. Dá para ir controlando ao andar com o carro e por acaso evita a situação de se voltar para o asfalto, esquecer-se por completo e fazer demasiados km's sem encher novamente.
Se calhar podia era ser um pouco menos evidente o aviso, pois o resto das informações do computador de bordo (kms da viagem, consumo, etc) desaparecem quando o aviso está ativo.
Ali naquela encosta tem uma estrada. Mas de carro, desde este ponto até lá não dá para ir da maneira directa. Só por uma levada, a pé. Ou de moto que já vi um tipo fazer uma vez.
No topo da montanha da direita é a zona da Trompica onde já mostrei várias fotos aqui no fórum. E na montanha da esquerda, a meia altura, tem também um caminho por onde já passei e coloquei aqui fotos.
Trilha Offroad 27: Tabua - Terra Chã de Off Road em Tabúa, Madeira (Portugal). Baixe a faixa GPS e siga o itinerário da rota a partir de um mapa. Início no reservatório de água da Levada do Lombo do Mouro, subida até à Terra Chã e descida até ao ponto inicial.
A maioria do percurso não é difícil de se fazer. Apenas a parte final ao chegar à zona com vista para a Encumeada é mais inclinada e com mais pedras no pavimento. Mas lá em cima tem bastante espaço para voltar e para parar vários carros.
Convém ir num dia de tempo aberto para poder apreciar as vistas. A vista no fim é fabulosa.
Quem quiser continuar a pé pode ir ter ao Lombo do Mouro pela levada, chegando até à estrada em cima (Bica da Cana - Encumeada).
Veículo utilizado:
Suzuki Jimny JLX de 2019 de série mas com pneus BFG AT KO2 215/75 R15 com 1,2 bar.
Video do percurso gravado em Março de 2020:
https://youtu.be/BnnVzGlINo4
https://youtu.be/M1JK0y2uDlI
Atualização 05/10/2021:
O piso agora tem muita pedra em várias zonas. E a vegetação começa a invadir parte do caminho. A dificuldade está entre o moderado e o difícil.
Para fazer este trilho recomendo trazer: água, agasalho quente e para a chuva, calçado adequado para caminhada, telemóvel com bateria. E não tragam pessoas em condições frágeis: crianças de colo ou idosos em fraca condição física.
Trilha Offroad 30: Lombada dos Marinheiros - Pedregal de Off Road em Senhora do Amparo, Madeira (Portugal). Baixe a faixa GPS e siga o itinerário da rota a partir de um mapa. Trilho com início na Lombada dos Marinheiros e fim no sítio do Pedregal na Ponta do Pargo.
Veículo utilizado:
Suzuki Jimny JLX 2019 de série mas com pneus BFG AT KO2 215/75 R15 com 1,2 bar de pressão.
Trilha Offroad 29: Junqueira de Off Road em Junqueira, Madeira (Portugal). Baixe a faixa GPS e siga o itinerário da rota a partir de um mapa. Grave sua própria rota a partir do app, faça o upload da trilha e compartilhe-a com a comunidade.
Trilha Offroad 32: Terça (Achadas da Cruz) de Off Road em Achadas da Cruz, Madeira (Portugal). Baixe a faixa GPS e siga o itinerário da rota a partir de um mapa. Trilho bem enlameado feito sob chuva. Nalgumas zonas a dificuldade é difícil.
Veículo utilizado:
Suzuki Jimny JLX 2019 de série mas com pneus 215/75 R15 BFGoodrich AT KO2 com 1,2 bar.
Editado pela última vez por Azathoth; 14 November 2020, 21:26.
Trilha Offroad 31: Lamaceiros de Off Road em Lanceiros, Madeira (Portugal). Baixe a faixa GPS e siga o itinerário da rota a partir de um mapa. Atenção que os caminhos passam por uma zona onde não sei se o acesso é privado.
Enquanto isso, agora que já tenho alguma experiência com estes pneus BFG AT KO2 215/75 R15 tenho utilizado as seguintes pressões:
1,8 bar - alcatrão
1,3 a 1,2 bar - tt normal (terra e poucas pedras)
1,0 bar - tt com muita pedra
Na areia se calhar deve ser melhor baixar ainda mais. Mas para testar isso tem de ser um dia que meta o carro no navio em direcção à ilha do Porto Santo. Mas só quando acabar esta bosta do covid.
Editado pela última vez por Azathoth; 23 November 2020, 20:43.
Nao ha quem nao goste do Jimny! Muitos parabéns por essa excelente e compacta maquina.
Tenho a impressao que te vi na boca das voltas num domingo a tarde a uns tempos atras, so tava um jimny la no miradouro, agora nao me lembro se era azul ou preto. Cheguei la de pajero vermelho e tive la um pedaço no miradouro com os cotas.
Tu conheces os trilhos todos da madeira! Eu conheço alguns (mais os das minhas zonas - desde Machico ate Sao Jorge), mas é uma maneira de mostrar que até os madeirenses, a maior parte nao conhece realmente a Madeira.
Parabéns mais uma vez!
Comentário