Não sei... o que é verdade é que noto uma diferença grande mesmo para os de série que até eram HT.
E neste momento acho incompreensível o carro não ter vindo já de série com estes pneus. É que na estrada são bem melhores que os de série. Agarram melhor no alcatrão. E não se deformavam com os de série faziam ao fazer uma rotunda. Eram muito moles, são muito pouco resistentes para a altura de borracha que têm. Com os BFG KO2 já sentia o carro muito mais plantado ao chão nas curvas em alta velocidade. Com os de série o carro adornava mais. Nestes sinto a mesma firmeza em curva dos KO2 mas com muito mais aderência. Em molhado e em seco. Ontem e hoje apanhei umas chuvas boas e particamente não senti o carro a escorregar nas curvas. Onde dantes escorregava de maneira bastante óbvia. Apenas senti ligeiramente uma perda de tracção ao arrancar. Em primeira, uma vez?
Com o BFG em fim de vida uma vez os pneus ainda patinaram ligeiramente em tracção em reta ao meter terceira velocidade, numa subida. E acelerando relativamente pouco.
Agora em todo o terreno não estou à espera que eles tenham a mesma performance que os KO2, especialmente em lama pois os tacos são bem mais baixos e tem menos espaçamento entre eles.
Continuo a adorar as laterais dos KO2 mas com este Toyo sinto que tenho o carro mais polivalente. E não apenas uma máquina para TT.
Eu sigo muitas contas no Instagram de Jimnys, e conta japonesas a grande maioria usa Toyo. Especialmente aqueles todos alterados. Agora percebo porquê.
Editado pela última vez por Azathoth; 16 December 2024, 21:17.
E relação ao consumo de combustível, ainda não consegui perceber bem a diferença. Mas o que sinto até este momento é talvez um maior desembaraço no arranque comparativamente com o KO2 mas menor que com os de série. O que é natural pois o peso parece estar entre esses 2 modelos.
Mas como agora sinto maior segurança, se calhar tenho maior tendência a acelerar mais do que dantes. Já não vou tanto a medo. Por isso ainda é cedo para avaliar consumos.
Realizei ontem um passeio com um grupo grande e passámos por zonas bastante enlameadas. E não detectei diferenças para os BFG KO2 em termos de tração.
Portanto posso afirmar que são de momento os melhores pneus que já tive, seja em todo o terreno, seja em alcatrão. Especialmente no alcatrão.
Já consigo acompanhar um carro normal nas curvas sem grandes receios.
Realizei ontem um passeio com um grupo grande e passámos por zonas bastante enlameadas. E não detectei diferenças para os BFG KO2 em termos de tração.
Portanto posso afirmar que são de momento os melhores pneus que já tive, seja em todo o terreno, seja em alcatrão. Especialmente no alcatrão.
Já consigo acompanhar um carro normal nas curvas sem grandes receios.
Boas. Tenho o teto interior do Jimny muito sujo, penso que devido à poeira. Nunca foi limpo. Alguém tem alguma sugestão de como limpar de maneira fácil. Aquilo é tipo tecido branco com um pêlo...
Não, é na zona da Ameixieira, Serra de Água. Ao subires pelo caminho acima a cascata fica para o lado da encosta onde por cima fica a zona da Trompica.
Aqui na Madeira pode gastar entre os 7,5 e os 8 L/100km. Aí no continente deve gastar menos.
Em relação a fiabilidade, neste momento o carro tem uns 100.000 km. E apenos noto que uns casquilhos deve ser mudados pois também já fiz muito TT. E ele faz por vezes uma zunida em arranque em frio. Suspeito que porventura tenha entrado lama nalgum rolamento. Mas não tenho ligado muito...
De resto foi manutenção normal: mudar oleos, filtros e mudei os calços da frente uma única vez. Ah e neste momento devo ter os discos à frente empenados pois sinto alguma vibração em travagens a maior velocidade. Estou mesmo para fazer a manutenção para breve, e isso vai ser uma coisa a resolver certamente.
Editado pela última vez por Azathoth; 28 May 2025, 14:03.
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