Qual a vossa opinião ? ...e porquê
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Retirar a barra estabilizadora traseira. Sim ou não ?
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Originalmente Colocado por brunopf Ver PostDo alto do meu mega conhecimento...não faço ideia. Falem praí para eu aprender!
Ou seja se não tiveres barra estabilizadora traseira o teu terrano vai ter um curso de suspensão ligeiramente maior e copiará melhor o terreno.
Por outro lado perdes estabilidade a andar em estrada pois a ideia como o nome diz é estabilizar o veículo nos movimentos em estrada.
O que se ganha em estrada perde-se em TT.
Há quem diga que a viatura até fica mais confortável.
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Não há volta a dar!
Temos que aceitar que barra estabilizadora altera o comportamento de qualquer veículo.
- A sua existência ajuda no comportamento em estrada e de utilização normal, reduz o adernar em curvas mais acentuadas ou rotundas.
- A sua inexistência ajuda ao permitir um maior cruzamento no eixo em terreno acidentado com o subsequente benefício na tração. A flexibilização do eixo nestes moldes também traduz-se em um maior conforto fora de estrada.
Acho que a decisão deve depender essencialmente do estilo de utilização (se as medidas justificam o fim).
Gostaria de dizer que convém andar com as suspensão em condições caso decidam por remover a barra.
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Quando tinha o Frontera, cheguei a retirar a barra estabilizadora traseira.
Como tinha molas e amortecedores +5 cms, ficava com um cruzamento de eixos enorme no eixo traseiro. No entanto, voltei a colocar. Para a utilização TT que fazia não precisava daquele cruzamento todo(a não ser para tirar umas fotos de "perna alçada" para mostrar aos amigos). Notava que o jipe adornava bem mais nas curvas, a suspensão mais alta também não ajudava, e tinha receio que numa guinada inesperada acontecesse o pior... Afinal de contas o Frontera era o meu veiculo do dia a dia.
O meu conselho é: Experimenta. nada como seres tu a tirar as conclusões e a comparar o comportamento do jipe com e sem barra. Para fazeres a experiência é fácil: basta desapertares/retirares um dos pendurais da barra.
Há quem consiga "inventar" umas barras desconectáveis manualmente, não sei se existe até algum "kit" deste género para o teu:Desconectador de estabilizadora - Club Tortugatt 4x4 | Rutas Tarragona 4x4 | Club Tortugatt
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Isto tem algum assunto mas se o fazes ou não..... continuo a dizer que só tu podes responder.
Ela está lá para alguma coisa e até é importante. Desde que haja consciência de que ela foi retirada, o perigo é relativo.
Claro que pode aparecer sempre uma situação de emergência em que se ela lá estivesse....era menos um jipe capotado e uns ossos partidos!
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostIsto tem algum assunto mas se o fazes ou não..... continuo a dizer que só tu podes responder.
Ela está lá para alguma coisa e até é importante. Desde que haja consciência de que ela foi retirada, o perigo é relativo.
Claro que pode aparecer sempre uma situação de emergência em que se ela lá estivesse....era menos um jipe capotado e uns ossos partidos!
Pior só mesmo sem barra e sem amortecedores
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Originalmente Colocado por rjpmendes Ver PostÉ o mesmo que andarem com os amortecedores nas lonas.
Pior só mesmo sem barra e sem amortecedores
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Originalmente Colocado por rjpmendes Ver PostÉ o mesmo que andarem com os amortecedores nas lonas.
Pior só mesmo sem barra e sem amortecedores
Mas como viram já disse que não.
Até à poucos anos nem o Mercedes G tinha barra estabilizadora no eixo traseiro.
A questão da segurança é sempre um must mas daí a torna-se inseguro.
Por norma qualquer veículo TT dos anos 90 já é inseguro e falha redondamente em qualquer tipo de crash test.
A barra dianteira tem muito mais influencia nesse comportamento.
Os Land Rovers durante muitos anos desde o Defender ao Range Rover não tinham barra estabilizadora.
Obviamente com o alargar do tipo de condutores começaram as concessões.
Em TT não existe nada como ter uma suspensão que copie na íntegra o Terreno e a minha óptica vem no sentido de quem tem jipe atualmente é porque faz TT ao contrário de alguns anos atrás.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostPois.....trocar amortecedores em Portugal acho que só eu e mais 2 ou 3 gatos pingados! Este país deve ser um dos mercados mais difíceis para esta industria, a par do africano.
O ML trocou aos 130.000kms e o Pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano.
Já agora que jipe tens ?
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostPor acaso pensei que o user @alves4850 fosse o primeiro a dizer que mantinha por fazer Overlanding e andar muito em estrada mas também TT.
Mas como viram já disse que não.
Até à poucos anos nem o Mercedes G tinha barra estabilizadora no eixo traseiro.
A questão da segurança é sempre um must mas daí a torna-se inseguro.
Por norma qualquer veículo TT dos anos 90 já é inseguro e falha redondamente em qualquer tipo de crash test.
A barra dianteira tem muito mais influencia nesse comportamento.
Os Land Rovers durante muitos anos desde o Defender ao Range Rover não tinham barra estabilizadora.
Obviamente com o alargar do tipo de condutores começaram as concessões.
Em TT não existe nada como ter uma suspensão que copie na íntegra o Terreno e a minha óptica vem no sentido de quem tem jipe atualmente é porque faz TT ao contrário de alguns anos atrás.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostNo meu Terrano em 130.000 kms vai no 3º jogo de amortecedores. Originais demasiado brandos, OME demasido rijos e atualmente Rancho reguláveis em 9 posições.
O ML trocou aos 130.000kms e o Pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano.
Já agora que jipe tens ?
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Originalmente Colocado por alves4850 Ver PostEm relação aos terranos
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Os de origem no Pajero dele são extremamente bem cotados, e a maioria das pessoas aconselha a sua reparação em detrimento de colocação de outro sistema.
O meu SW ainda tem os amortecedores porreiros, mas quando trocar talvez considere os ProFender +5 com regulação.
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Originalmente Colocado por rjpmendes Ver PostPois compreendo. Talvez tenha sido a melhor solucao preço/qualidade e caracteristicas fase ao que ele pretendia.
Os de origem no Pajero dele são extremamente bem cotados, e a maioria das pessoas aconselha a sua reparação em detrimento de colocação de outro sistema.
O meu SW ainda tem os amortecedores porreiros, mas quando trocar talvez considere os ProFender +5 com regulação.
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Originalmente Colocado por terranoii Ver Postno meu terrano em 130.000 kms vai no 3º jogo de amortecedores. Originais demasiado brandos, ome demasido rijos e atualmente rancho reguláveis em 9 posições.
O ml trocou aos 130.000kms e o pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano.
já agora que jipe tens ?
Faltam-lhe pneus mas está para breve a substituição.
No passeio de Aveiro estive para vos melgar mas acabou por não dar.
[ATTACH]150028[/ATTACH]
PS: foto tirada no gasoduto em Albergaria, onde ele toma o pequeno almoço muitas vezes
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Rondavam os 500€ estavam com uma campanha qualquer
https://www.mastertt.com/Store/pt/ki...rano-5-cm.html
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Para mim é simples, e falo com base no meu carro, já tive um Cherokee e um suv melhorzito (freelander), o meu pai teve um p38 e antes desse um discovery 200TDI.
O meu pai queixava se imenso que o discovery não andava, arrastava-se na estrada e nas curvas deitava-se todo. Quando trocou pelo P38, já dizia maravilhas, anda bem, 180km/h Lisboa - Porto, curva razoavelmente, e não conduziu 4x4 mais modernos que aquilo.
Eu ando num samurai que é talvez o pior carro daqui para conduzir em estrada. Acima dos 80km/h em nacional,se ela não tiver em bom estado, é brincar com a vida. Curvas, é sempre com cuidados redobrados.
Isto tudo para dizer o que? Que existe dois tipos de condutores, os que vivem bem com as falhas dos jipes em estrada e suas limitações, e os que, como o meu pai, que são a maioria, querem um 4x4, mas não querem perder o comportamento à carro.
As barras não são necessárias se o condutor souber as limitações da viatura.
Se quiser continuar a conduzir o jipe como se fosse um carro, é de manter as barras.
Se andar a velocidades médias mais baixas, por causa dos consumos, ou whatever, pode retirar, que ganha no tt.
Talvez a excepção a regra, seja o pessoal que anda com muito peso no tejadilho. Bidons junto com tendas de tejadilho pesadas, etc. Nesse caso, talvez não tirasse as barras, porque o efeito pêndulo é maior.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostP38
Faltam-lhe pneus mas está para breve a substituição.
No passeio de Aveiro estive para vos melgar mas acabou por não dar.
[ATTACH]150028[/ATTACH]
PS: foto tirada no gasoduto em Albergaria, onde ele toma o pequeno almoço muitas vezes
Espero que não sejas um LandRovista Clubista ferrenho
Então temos de marcar uma voltinha. O gasoduto não conheço...organiza lá isso
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Originalmente Colocado por Golf Ver PostPara mim é simples, e falo com base no meu carro, já tive um Cherokee e um suv melhorzito (freelander), o meu pai teve um p38 e antes desse um discovery 200TDI.
O meu pai queixava se imenso que o discovery não andava, arrastava-se na estrada e nas curvas deitava-se todo. Quando trocou pelo P38, já dizia maravilhas, anda bem, 180km/h Lisboa - Porto, curva razoavelmente, e não conduziu 4x4 mais modernos que aquilo.
Eu ando num samurai que é talvez o pior carro daqui para conduzir em estrada. Acima dos 80km/h em nacional,se ela não tiver em bom estado, é brincar com a vida. Curvas, é sempre com cuidados redobrados.
Isto tudo para dizer o que? Que existe dois tipos de condutores, os que vivem bem com as falhas dos jipes em estrada e suas limitações, e os que, como o meu pai, que são a maioria, querem um 4x4, mas não querem perder o comportamento à carro.
As barras não são necessárias se o condutor souber as limitações da viatura.
Se quiser continuar a conduzir o jipe como se fosse um carro, é de manter as barras.
Se andar a velocidades médias mais baixas, por causa dos consumos, ou whatever, pode retirar, que ganha no tt.
Talvez a excepção a regra, seja o pessoal que anda com muito peso no tejadilho. Bidons junto com tendas de tejadilho pesadas, etc. Nesse caso, talvez não tirasse as barras, porque o efeito pêndulo é maior.
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