Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retirar a barra estabilizadora traseira. Sim ou não ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Retirar a barra estabilizadora traseira. Sim ou não ?

    Qual a vossa opinião ? ...e porquê
    7
    Sim
    0%
    4
    Não
    0%
    3

    #2
    Do alto do meu mega conhecimento...não faço ideia. Falem praí para eu aprender!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
      Do alto do meu mega conhecimento...não faço ideia. Falem praí para eu aprender!
      A barra estabilizadora não permite que os veículos efetuem cruzamentos de eixos tão grandes quando aplicadas.
      Ou seja se não tiveres barra estabilizadora traseira o teu terrano vai ter um curso de suspensão ligeiramente maior e copiará melhor o terreno.
      Por outro lado perdes estabilidade a andar em estrada pois a ideia como o nome diz é estabilizar o veículo nos movimentos em estrada.
      O que se ganha em estrada perde-se em TT.
      Há quem diga que a viatura até fica mais confortável.

      Comentário


        #4
        Não há volta a dar!
        Temos que aceitar que barra estabilizadora altera o comportamento de qualquer veículo.


        - A sua existência ajuda no comportamento em estrada e de utilização normal, reduz o adernar em curvas mais acentuadas ou rotundas.

        - A sua inexistência ajuda ao permitir um maior cruzamento no eixo em terreno acidentado com o subsequente benefício na tração. A flexibilização do eixo nestes moldes também traduz-se em um maior conforto fora de estrada.

        Acho que a decisão deve depender essencialmente do estilo de utilização (se as medidas justificam o fim).
        Gostaria de dizer que convém andar com as suspensão em condições caso decidam por remover a barra.

        Comentário


          #5
          Existem jipes que têm isso de série.
          Algumas versões do Wrangler e o Patrol GR Y61

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TerranoII
                Qual a vossa opinião ? ...e porquê
                Eu já retirei a cerca de 2 anos, só a de trás, noto um ligeiro adorno nas curvas maiores, faço muita estrada e muito km fora dela, e não estou nada arrependido

                Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Quando tinha o Frontera, cheguei a retirar a barra estabilizadora traseira.
                  Como tinha molas e amortecedores +5 cms, ficava com um cruzamento de eixos enorme no eixo traseiro. No entanto, voltei a colocar. Para a utilização TT que fazia não precisava daquele cruzamento todo(a não ser para tirar umas fotos de "perna alçada" para mostrar aos amigos). Notava que o jipe adornava bem mais nas curvas, a suspensão mais alta também não ajudava, e tinha receio que numa guinada inesperada acontecesse o pior... Afinal de contas o Frontera era o meu veiculo do dia a dia.
                  O meu conselho é: Experimenta. nada como seres tu a tirar as conclusões e a comparar o comportamento do jipe com e sem barra. Para fazeres a experiência é fácil: basta desapertares/retirares um dos pendurais da barra.
                  Há quem consiga "inventar" umas barras desconectáveis manualmente, não sei se existe até algum "kit" deste género para o teu:Desconectador de estabilizadora - Club Tortugatt 4x4 | Rutas Tarragona 4x4 | Club Tortugatt

                  Comentário


                    #10
                    Quais barras? Isto foi feito para ser tão barato, que acharam que as barras estabilizadoras era dinheiro mal gasto [emoji13]

                    Comentário


                      #11
                      Os prós e os contras já o sabes.

                      Só tu podes responder a esta questão! Tira e experimenta.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                        Os prós e os contras já o sabes.

                        Só tu podes responder a esta questão! Tira e experimenta.
                        A ideia é lançar o debate

                        Comentário


                          #13
                          Isto tem algum assunto mas se o fazes ou não..... continuo a dizer que só tu podes responder.

                          Ela está lá para alguma coisa e até é importante. Desde que haja consciência de que ela foi retirada, o perigo é relativo.

                          Claro que pode aparecer sempre uma situação de emergência em que se ela lá estivesse....era menos um jipe capotado e uns ossos partidos!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Isto tem algum assunto mas se o fazes ou não..... continuo a dizer que só tu podes responder.

                            Ela está lá para alguma coisa e até é importante. Desde que haja consciência de que ela foi retirada, o perigo é relativo.

                            Claro que pode aparecer sempre uma situação de emergência em que se ela lá estivesse....era menos um jipe capotado e uns ossos partidos!
                            É o mesmo que andarem com os amortecedores nas lonas.
                            Pior só mesmo sem barra e sem amortecedores

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                              É o mesmo que andarem com os amortecedores nas lonas.
                              Pior só mesmo sem barra e sem amortecedores
                              Pois.....trocar amortecedores em Portugal acho que só eu e mais 2 ou 3 gatos pingados! Este país deve ser um dos mercados mais difíceis para esta industria, a par do africano.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                É o mesmo que andarem com os amortecedores nas lonas.
                                Pior só mesmo sem barra e sem amortecedores
                                Por acaso pensei que o user @alves4850 fosse o primeiro a dizer que mantinha por fazer Overlanding e andar muito em estrada mas também TT.
                                Mas como viram já disse que não.
                                Até à poucos anos nem o Mercedes G tinha barra estabilizadora no eixo traseiro.
                                A questão da segurança é sempre um must mas daí a torna-se inseguro.
                                Por norma qualquer veículo TT dos anos 90 já é inseguro e falha redondamente em qualquer tipo de crash test.
                                A barra dianteira tem muito mais influencia nesse comportamento.
                                Os Land Rovers durante muitos anos desde o Defender ao Range Rover não tinham barra estabilizadora.
                                Obviamente com o alargar do tipo de condutores começaram as concessões.
                                Em TT não existe nada como ter uma suspensão que copie na íntegra o Terreno e a minha óptica vem no sentido de quem tem jipe atualmente é porque faz TT ao contrário de alguns anos atrás.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                  Pois.....trocar amortecedores em Portugal acho que só eu e mais 2 ou 3 gatos pingados! Este país deve ser um dos mercados mais difíceis para esta industria, a par do africano.
                                  No meu Terrano em 130.000 kms vai no 3º jogo de amortecedores. Originais demasiado brandos, OME demasido rijos e atualmente Rancho reguláveis em 9 posições.
                                  O ML trocou aos 130.000kms e o Pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano.
                                  Já agora que jipe tens ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Por acaso pensei que o user @alves4850 fosse o primeiro a dizer que mantinha por fazer Overlanding e andar muito em estrada mas também TT.
                                    Mas como viram já disse que não.
                                    Até à poucos anos nem o Mercedes G tinha barra estabilizadora no eixo traseiro.
                                    A questão da segurança é sempre um must mas daí a torna-se inseguro.
                                    Por norma qualquer veículo TT dos anos 90 já é inseguro e falha redondamente em qualquer tipo de crash test.
                                    A barra dianteira tem muito mais influencia nesse comportamento.
                                    Os Land Rovers durante muitos anos desde o Defender ao Range Rover não tinham barra estabilizadora.
                                    Obviamente com o alargar do tipo de condutores começaram as concessões.
                                    Em TT não existe nada como ter uma suspensão que copie na íntegra o Terreno e a minha óptica vem no sentido de quem tem jipe atualmente é porque faz TT ao contrário de alguns anos atrás.
                                    Desde que os teus amortecedores estejam bons e mantenhas a estabilizadora da frente, quase bem notas.

                                    Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                      No meu Terrano em 130.000 kms vai no 3º jogo de amortecedores. Originais demasiado brandos, OME demasido rijos e atualmente Rancho reguláveis em 9 posições.
                                      O ML trocou aos 130.000kms e o Pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano.
                                      Já agora que jipe tens ?
                                      Porque não profender reguláveis? Estou a perguntar por curiosidade só [emoji28]

                                      Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por alves4850 Ver Post
                                        Porque não profender reguláveis? Estou a perguntar por curiosidade só [emoji28]

                                        Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                                        Em relação a qual? Aos do Terrano ou no Pajero?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                          Em relação a qual? Aos do Terrano ou no Pajero?
                                          Em relação aos terranos

                                          Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por alves4850 Ver Post
                                            Em relação aos terranos

                                            Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                                            Pois compreendo. Talvez tenha sido a melhor solucao preço/qualidade e caracteristicas fase ao que ele pretendia.
                                            Os de origem no Pajero dele são extremamente bem cotados, e a maioria das pessoas aconselha a sua reparação em detrimento de colocação de outro sistema.

                                            O meu SW ainda tem os amortecedores porreiros, mas quando trocar talvez considere os ProFender +5 com regulação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                              Pois compreendo. Talvez tenha sido a melhor solucao preço/qualidade e caracteristicas fase ao que ele pretendia.
                                              Os de origem no Pajero dele são extremamente bem cotados, e a maioria das pessoas aconselha a sua reparação em detrimento de colocação de outro sistema.

                                              O meu SW ainda tem os amortecedores porreiros, mas quando trocar talvez considere os ProFender +5 com regulação.
                                              Questionei porque andei a estudar umas "obras" no Terrano e os amortecedores a melhor preço que encontrei foi o profender +5cm reguláveis

                                              Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por terranoii Ver Post
                                                no meu terrano em 130.000 kms vai no 3º jogo de amortecedores. Originais demasiado brandos, ome demasido rijos e atualmente rancho reguláveis em 9 posições.
                                                O ml trocou aos 130.000kms e o pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano.
                                                já agora que jipe tens ?
                                                P38



                                                Faltam-lhe pneus mas está para breve a substituição.

                                                No passeio de Aveiro estive para vos melgar mas acabou por não dar.

                                                [ATTACH]150028[/ATTACH]

                                                PS: foto tirada no gasoduto em Albergaria, onde ele toma o pequeno almoço muitas vezes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por alves4850 Ver Post
                                                  Questionei porque andei a estudar umas "obras" no Terrano e os amortecedores a melhor preço que encontrei foi o profender +5cm reguláveis

                                                  Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                                                  Por curiosidade, que preço tinhas para essa alteração?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os ProFender BigBore andam a rondar os 99€ por unidade (PVP).
                                                    Em Kit +5, com os 4 amortecedores e molas ronda os 580€ (PVP).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Rondavam os 500€ estavam com uma campanha qualquer

                                                      https://www.mastertt.com/Store/pt/ki...rano-5-cm.html

                                                      Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para mim é simples, e falo com base no meu carro, já tive um Cherokee e um suv melhorzito (freelander), o meu pai teve um p38 e antes desse um discovery 200TDI.
                                                        O meu pai queixava se imenso que o discovery não andava, arrastava-se na estrada e nas curvas deitava-se todo. Quando trocou pelo P38, já dizia maravilhas, anda bem, 180km/h Lisboa - Porto, curva razoavelmente, e não conduziu 4x4 mais modernos que aquilo.
                                                        Eu ando num samurai que é talvez o pior carro daqui para conduzir em estrada. Acima dos 80km/h em nacional,se ela não tiver em bom estado, é brincar com a vida. Curvas, é sempre com cuidados redobrados.
                                                        Isto tudo para dizer o que? Que existe dois tipos de condutores, os que vivem bem com as falhas dos jipes em estrada e suas limitações, e os que, como o meu pai, que são a maioria, querem um 4x4, mas não querem perder o comportamento à carro.
                                                        As barras não são necessárias se o condutor souber as limitações da viatura.
                                                        Se quiser continuar a conduzir o jipe como se fosse um carro, é de manter as barras.
                                                        Se andar a velocidades médias mais baixas, por causa dos consumos, ou whatever, pode retirar, que ganha no tt.
                                                        Talvez a excepção a regra, seja o pessoal que anda com muito peso no tejadilho. Bidons junto com tendas de tejadilho pesadas, etc. Nesse caso, talvez não tirasse as barras, porque o efeito pêndulo é maior.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                          P38



                                                          Faltam-lhe pneus mas está para breve a substituição.

                                                          No passeio de Aveiro estive para vos melgar mas acabou por não dar.

                                                          [ATTACH]150028[/ATTACH]

                                                          PS: foto tirada no gasoduto em Albergaria, onde ele toma o pequeno almoço muitas vezes
                                                          Adoro o P38 e estive para comprar um antes do Pajero, mas sabia que ia enterrar euros nisso a torto e a direito para ficar como queria.
                                                          Espero que não sejas um LandRovista Clubista ferrenho
                                                          Então temos de marcar uma voltinha. O gasoduto não conheço...organiza lá isso

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Golf Ver Post
                                                            Para mim é simples, e falo com base no meu carro, já tive um Cherokee e um suv melhorzito (freelander), o meu pai teve um p38 e antes desse um discovery 200TDI.
                                                            O meu pai queixava se imenso que o discovery não andava, arrastava-se na estrada e nas curvas deitava-se todo. Quando trocou pelo P38, já dizia maravilhas, anda bem, 180km/h Lisboa - Porto, curva razoavelmente, e não conduziu 4x4 mais modernos que aquilo.
                                                            Eu ando num samurai que é talvez o pior carro daqui para conduzir em estrada. Acima dos 80km/h em nacional,se ela não tiver em bom estado, é brincar com a vida. Curvas, é sempre com cuidados redobrados.
                                                            Isto tudo para dizer o que? Que existe dois tipos de condutores, os que vivem bem com as falhas dos jipes em estrada e suas limitações, e os que, como o meu pai, que são a maioria, querem um 4x4, mas não querem perder o comportamento à carro.
                                                            As barras não são necessárias se o condutor souber as limitações da viatura.
                                                            Se quiser continuar a conduzir o jipe como se fosse um carro, é de manter as barras.
                                                            Se andar a velocidades médias mais baixas, por causa dos consumos, ou whatever, pode retirar, que ganha no tt.
                                                            Talvez a excepção a regra, seja o pessoal que anda com muito peso no tejadilho. Bidons junto com tendas de tejadilho pesadas, etc. Nesse caso, talvez não tirasse as barras, porque o efeito pêndulo é maior.
                                                            Bem exposta a situação

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X