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E se eu estivesse a pensar comprar um Freelander?!

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    E se eu estivesse a pensar comprar um Freelander?!

    Pois é... e se eu estivesse a pensar comprar um Freelander?
    Que cuidados deveria ter?

    Parece que o Kia, embora não tenha dado qualquer problema até hoje, não está a satisfazer esteticamente quem anda com ele (quase) todos os dias.
    Anda muito inclinado para o Freelander, dos anos 1998 a 2000.

    Já li que a eletrónica dá problemas, já li que a tração dá problemas e o pessoal deliga para não os ter, já li que troca-se os pneus e os eixos partem...
    Embora eu tenha a teoria que são um poço de problemas, o certo é que os tenho encontrado com 300 mil km feitos, e até já encontrei com mais de 400mil km feitos...

    Alguém tem boas opiniões formadas sobre esta viatura?
    O carro, se isto for em frente, fará uns 100km por mês em média. O importante é ser confortável, pois os meus pais já não vão para novos.

    Pessoalmente, eu estou satisfeito com o Sportage, mas o meu pai não gosta do carro Diz que é feio, lol... bonito não é, mas até tem sido um bom carro.

    #2
    O meu irmão teve um Di e eu um td4.
    Nem se compara, o meu era muito melhor, enquanto ele teve problemas com tudo, eu não tive chatices nenhumas até o vender. Dois anos e mais de 40 mil km. Quando o vendi já estava a precisar de rever os injectores.
    Sem passar dos 100km/h consegui fazer médias de 5L e pouco no meu trajecto casa trabalho.

    PS. Só tive que mudar uma coisa fora as revisões! Um dia cheguei ao carro e tinha o vidro da porta da mala embaixo. Sinal que a bateria tinha morrido. Foi meter nova e voltar a andar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Golf Ver Post
      O meu irmão teve um Di e eu um td4.
      Nem se compara, o meu era muito melhor, enquanto ele teve problemas com tudo, eu não tive chatices nenhumas até o vender. Dois anos e mais de 40 mil km. Quando o vendi já estava a precisar de rever os injectores.
      Sem passar dos 100km/h consegui fazer médias de 5L e pouco no meu trajecto casa trabalho.

      PS. Só tive que mudar uma coisa fora as revisões! Um dia cheguei ao carro e tinha o vidro da porta da mala embaixo. Sinal que a bateria tinha morrido. Foi meter nova e voltar a andar.
      Tinhas o sistema de tração ligado?
      Essas médias são brutais para um carro destes!!!
      No sportage não conseguimos baixar dos 7,5l/100...
      Já risquei os Di da lista

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
        Tinhas o sistema de tração ligado?
        Essas médias são brutais para um carro destes!!!
        No sportage não conseguimos baixar dos 7,5l/100...
        Já risquei os Di da lista
        Sim, tinha, nem imagino ter um SUV ou jipe sem 4x4. Mas atenção, se conduzir um carro como conduzo um 4x4 no meu trajecto normal, com o meu ex megane CC ou com o bmw 116d da mulher, consigo fazer médias de menos de 4. Por isso que digo que as médias são sempre muito subjectivas.

        O meu ex-freelander em 2012.

        Comentário


          #5
          Adquirir um carro conhecendo sendo problemático as probabilidades teres problemas sérios é muito alto. Se tiveres como hobby mecânica automóvel pode ate ser um desafio interessante adquiri-lo mas se nao é o caso e para isso tens pagar para fazer tudo nao recomendo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Golf Ver Post
            PS. Só tive que mudar uma coisa fora as revisões! Um dia cheguei ao carro e tinha o vidro da porta da mala embaixo. Sinal que a bateria tinha morrido. Foi meter nova e voltar a andar.
            Hum? Como é que é? Morre a bateria e o vidro abre?

            Comentário


              #7
              Problemas de motor no td4 são iguais a qualquer bmw 320d de 136cv. O grande problema é só um. A land rover diz que o viscoso não tem manutenção, mas tem. E quando o viscoso está manhoso, lixa a caixa de transferencias, diferencial, resumindo tudo o que é relativo à transmissão.
              Outra coisa, mas isto já é estético, é que é difícil encontrar um freelander que não tenha o pano do tejadilho já a cair.
              Eu sei que se fala muito mal da land rover, mas o que é certo é que farto-me de ver discoverys 300tdi e freelander na rua a fazer kms, enquanto outros de outras marcas mais fiáveis só são carros de ir a missa.

              PS. Se encontrares um freelander com um set diferente de pneus a frente dos de trás, dá logo a volta para trás.
              O freelander só se dá bem com os quatro pneus da mesma marca, mesmo modelo e com o gasto igual entre eles.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Hum? Como é que é? Morre a bateria e o vidro abre?
                Foi o que aconteceu no meu ex-freelander. Apanhei um susto do caraças, porque ao longe pensei logo que me tinha partido o vidro. Nessa altura ainda não tinha películas no carro.

                Comentário


                  #9
                  duplicado....
                  Editado pela última vez por bigturbo; 30 May 2020, 11:54.

                  Comentário


                    #10
                    Esses frelanders são conhecidos por terem alguns problemas crónicos dai se encontrarem por valores baixos... há muita informação sobre o mesmo aqui no forum...

                    Dado à experiência que tive com um desses, digo-te já que se tivesse à procura de um veiculo do género este era logo posto de parte na lista de opções...

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um na família, Di. Apesar de ter apenas 150k, actualmente está a fazer à volta de 200-300km por semana. Problemas que já deu: módulo do ABS e fechadura do portão da bagageira. A caixa tem uma folga gigante, muito maior que o esperado com estes km, quem não conhece nem consegue perceber se o carro está engatado. De resto é um carro confortável, nem gasta muito, e safa-se bem em estradas não alcatroadas. O vidro de trás abrir é óptimo se quiseres fazer enchidos fumados com o fumo do escape.

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                        #12
                        O facto de estar a olhar para este modelo, é mesmo porque continuo a achar os Grand Vitara exageradamente caros...

                        Tenho o 300Tdi desde 2005/2006 (Não me recordo bem o ano) e até hoje não tive problemas e nem pensar em trocar ou vender. Bem pelo contrário. Outros já vieram e deixei o Disco apenas para TT, esses "outros" morreram e lá fui eu carregar a bateria do Disco.
                        O abuso foi em 2012 que enchi o depósito dia 2 de Janeiro e apenas no final do ano, por volta de Novembro, é que voltei a abastecer. Estou satisfeito com o Jipe. Nesse ano fiz muitos quilómetros... pouco mais de mil .

                        Quando o comprei todo o pessoal com quem falava, me dizia que era o pior negócio da minha vida... que ia ter duas alegrias, quando o comprei e na hora de o vender... mas o certo é que já fui muito feliz com este carro . Muito poucos foram os que me disseram que era um bom carro.

                        Por isso olho para o Freelander com dúvidas da fama que têm...
                        O preço é "barato" quando já rolam com mais de 300 mil e 20 anos... mas fazem mais do que isso... por isso fico com dúvidas da fama que têm.

                        @Golf - Não fazia ideia que o viscoso tem manutenção. Que tipo de manutenção é necessário ter? Como poderei eu saber se o viscoso está danificado caso vá experimentar um?
                        Já no Disco, como tem tracção permanente, troco sempre os 4 pneus em simultâneo. Penso que é uma característica e cuidado a ter nestes carros.

                        Comentário


                          #13
                          Se não queres problemas compra um igual ao meu
                          As incapacidades TT são mais que conhecidas, mas o meu tem sido um fiel companheiro até às data.
                          100km por mês é muito pouco, mas é praí isso que o meu faz, ou pouco mais.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso até gosto bastante dessa viatura.
                            Tive um professor que levou o dele até Marrocos e veio de lá a dizer maravilhas do carro

                            O "senão" é que lá por casa dos meus pais, ou é Diesel, ou não entra

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                              O facto de estar a olhar para este modelo, é mesmo porque continuo a achar os Grand Vitara exageradamente caros...

                              Tenho o 300Tdi desde 2005/2006 (Não me recordo bem o ano) e até hoje não tive problemas e nem pensar em trocar ou vender. Bem pelo contrário. Outros já vieram e deixei o Disco apenas para TT, esses "outros" morreram e lá fui eu carregar a bateria do Disco.
                              O abuso foi em 2012 que enchi o depósito dia 2 de Janeiro e apenas no final do ano, por volta de Novembro, é que voltei a abastecer. Estou satisfeito com o Jipe. Nesse ano fiz muitos quilómetros... pouco mais de mil .

                              Quando o comprei todo o pessoal com quem falava, me dizia que era o pior negócio da minha vida... que ia ter duas alegrias, quando o comprei e na hora de o vender... mas o certo é que já fui muito feliz com este carro . Muito poucos foram os que me disseram que era um bom carro.

                              Por isso olho para o Freelander com dúvidas da fama que têm...
                              O preço é "barato" quando já rolam com mais de 300 mil e 20 anos... mas fazem mais do que isso... por isso fico com dúvidas da fama que têm.

                              @Golf - Não fazia ideia que o viscoso tem manutenção. Que tipo de manutenção é necessário ter? Como poderei eu saber se o viscoso está danificado caso vá experimentar um?
                              Já no Disco, como tem tracção permanente, troco sempre os 4 pneus em simultâneo. Penso que é uma característica e cuidado a ter nestes carros.
                              Senão me engano, acho que é de 90 em 90 mil que o tens de o trocar. Os viscosos revisionados andam a volta de 150/200€. É entregares o teu numa firma que faça o serviço e eles dão um novo já revisionado.
                              Os td4 deram menos problemas nessa área, porque o viscoso foi melhorado, mas é como o kit de distribuição. X em X tempo tem de ser trocado, antes que arrebente com tudo o resto.

                              Comentário


                                #16
                                Se levares essa ideia avante em adquirir um freelander escolhe um que esteja em muito bom estado e depois leva a risca toda as manutençoes necessárias. Se adquirires nao te esqueças abrir DB ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                  Por acaso até gosto bastante dessa viatura.
                                  Tive um professor que levou o dele até Marrocos e veio de lá a dizer maravilhas do carro

                                  O "senão" é que lá por casa dos meus pais, ou é Diesel, ou não entra
                                  Uma das razões de ter escolhido gasolina foi o facto de fazer tão poucos km's, fez +/-4000km em 2.5 anos, que por incrível que pareça ainda dá mais de 100 km's por mês.
                                  Mesmo assim, quase nunca sai da aldeia, faz montes de trajetos abaixo de 5kms e passa temporadas de quase 1 mês, ou até mais, parado na garagem. Menos que isto já me parece complicado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sem compromisso, vou ver uma viatura destas no fim-de-semana, que me parece um possível bom negócio.
                                    O meu receio está mesmo no viscoso, componente que não tenho qualquer conhecimento
                                    Hoje vou analizar documentos sobre o tema para aprender sobre o mesmo

                                    Há alguma hipotese de o Jipe ter os diferenciais ligados, mas a gestão da tração não estar a funcionar corretamente, ou mesmo. estar inexistente?

                                    Comentário


                                      #19
                                      O viscoso é para descompensar alguma diferença traçao entre dianteira e traseira e esse elemento tem tendência a longo do tempo prender mais do que devia é ai que causa danos na parte da transmissão com reparações avultadas. Convem levares alguém bem entendido nesse tipo veículos

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                                        #20
                                        Acho que o único atractivo destes carros é mesmo o preço.
                                        Ainda "comia" o Freelander2 agora este não vou à bola.
                                        Mas isto sou eu

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                                          #21
                                          Equacionava outras possibilidades no modelo...ou a gasolina:

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1b30008668

                                          ou a diesel mas mais recente e ainda pré mudança de iuc:

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1b30008668
                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1b30008668

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                            Sem compromisso, vou ver uma viatura destas no fim-de-semana, que me parece um possível bom negócio.
                                            O meu receio está mesmo no viscoso, componente que não tenho qualquer conhecimento
                                            Hoje vou analizar documentos sobre o tema para aprender sobre o mesmo

                                            Há alguma hipotese de o Jipe ter os diferenciais ligados, mas a gestão da tração não estar a funcionar corretamente, ou mesmo. estar inexistente?
                                            Uma das coisas que o carro não pode fazer é arrastar os pneus quando virares o volante todo e com o carro com uma roda levantada, a mesma deve de rodar e não ficar bloqueada.
                                            Procura por vcu test freelander no YouTube para veres como se faz.
                                            De resto é ver outras coisas, que são normais em todos os outras marcas/modelos, como não ter barulhos estranhos, aquecer, etc.
                                            Se puderes levar a um mecânico especialista neste modelo, ainda melhor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Um suv com 20 anos não ter barulhos estranhos é dificil...uns 4 donos, uns pensavam que tinham um carro e acharam piada à altura e às pequenas incursoes fora de estrada outros pensavam que tinham um jipe com linhas bonitas e ficaram desiludidos, outros fartaram-se das idas à oficina e gastos de manutenção outros ao fim de uns anos trocaram por algo mais recente...e agora anda o pessoal à procura de um suv dos primeiros com esse nome com 20 anos ou mais em bom estado...tem de ser uma pérola no oceano.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                Equacionava outras possibilidades no modelo...ou a gasolina:

                                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1b30008668

                                                ou a diesel mas mais recente e ainda pré mudança de iuc:

                                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1b30008668
                                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#1b30008668
                                                A gasolina é 10x pior que o td4 com motor bmw.
                                                Os motores rover 1.4 e 1.8 são conhecidos pelo seu apetite por queimar juntas da cabeça.
                                                Se comprar o td4 motor bmw que surgiu nos final de 2000 já evita muita coisa.
                                                O freelander psa é vendido por mais do dobro do preço de um freelander bmw, mas não compensa o valor sendo duas vezes melhor, além de que perde uma das características que eu mais gostei e que mais usei quando tive o freelander. O vidro do portão descer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                  Um suv com 20 anos não ter barulhos estranhos é dificil...uns 4 donos, uns pensavam que tinham um carro e acharam piada à altura e às pequenas incursoes fora de estrada outros pensavam que tinham um jipe com linhas bonitas e ficaram desiludidos, outros fartaram-se das idas à oficina e gastos de manutenção outros ao fim de uns anos trocaram por algo mais recente...e agora anda o pessoal à procura de um suv dos primeiros com esse nome com 20 anos ou mais em bom estado...tem de ser uma pérola no oceano.
                                                  Eu tive um que não tinha barulhos nenhuns estranhos e o carro não deve de fazer barulhos, existe uma coisa chamada manutenção.
                                                  Eu como dono de um 4x4 fico logo maluco se acho que o meu carro está a fazer algum barulho estranho, muito mais preocupado do que nas minhas viaturas "estradistas", pois sei que se ficar com o carro avariado num terreno qualquer, não é a mesma coisa do que pedir a assistência na estrada.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                                    Sem compromisso, vou ver uma viatura destas no fim-de-semana, que me parece um possível bom negócio.
                                                    O meu receio está mesmo no viscoso, componente que não tenho qualquer conhecimento
                                                    Hoje vou analizar documentos sobre o tema para aprender sobre o mesmo

                                                    Há alguma hipotese de o Jipe ter os diferenciais ligados, mas a gestão da tração não estar a funcionar corretamente, ou mesmo. estar inexistente?
                                                    segue as dicas do pessoal

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      outro possível concorrente nesse sgemento mas possivlemente ligeiramente mais caro


                                                      fiz mtos kms com este. levou um injetor aos 100.000kms.
                                                      Papava muita estrada mas a apertar os consumos ressentiam-se de resto era muito robusto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Qualquer outro modelo 4x4 é melhor que esse freelander mas se o homem gosta desse carro há que respeitar, so tentar ajudar para que fique atento a um pormenor ou outro para que saiba escolher o que estiver melhor

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                          Qualquer outro modelo 4x4 é melhor que esse freelander mas se o homem gosta desse carro há que respeitar, so tentar ajudar para que fique atento a um pormenor ou outro para que saiba escolher o que estiver melhor

                                                          Há por aqui um tópico rico em informação sobre SUV's para TT, que há uns tempos para trás um faroleiro moeu a cabeça ao pessoal aqui do Forum

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estás farto de estar bem...

                                                            O Freelander é giro e tem envelhecido muito bem. Mas acaba ai o que é bom.

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