Anúncio

Collapse
No announcement yet.

LR Discovery TD5 | É uma boa opção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    LR Discovery TD5 | É uma boa opção?

    Viva,

    Coloco aqui o meu primeiro post nesta secção do Fórum Motorguia.

    Basicamente, acho que estou decidido em avançar para um TT.

    A minha cabeça já andou por um Terrano, Patrol y61, LAndCruiser 95 e parece que estagnei no Discovery por ser aquele que a minha mulher acha “mais aceitável”.

    Acredito que nesta secção existam mais users experientes e possam partilhar comigo prós e contras desta opção, o que devo ter mais cuidado/atenção nas avaliações que terei que fazer nas unidades que vá ver.

    Intervenções que consideram essenciais fazer preventivamente numa compra deste tipo (TT com >20 anos).

    Acessoriamente perguntava já se conhecem mecânico de confiança para mexer nestes carros na área metropolitana de Lx.

    Estes bateram me no olho:

    https://www.olx.pt/anuncio/land-rove...5-IDFGhPk.html

    https://www.olx.pt/anuncio/discovery...5-IDFFc8V.html

    https://www.olx.pt/anuncio/discovery-2-td5-IDFFOan.html

    https://www.olx.pt/anuncio/land-rove...o-IDFGWzv.html



    Este está perto:


    https://www.olx.pt/anuncio/discovery...s-IDFFqCK.html


    Informo que a utilização será muito soft e não passará de estradoes e uma ou outra incursão mais ousada na busca daquela praia mais inacessível. Com o crescer da confiança na máquina e condição talvez possa aventurar me em algo mais especial mas isso vira com o tempo e nunca numa vertente mais hardcore... até porque não tenho tempo para um hobbie neste momento....


    Agradeço desde já a V/ ajuda.

    #2
    Ora ... Falando de TD5 em geral ...

    É um bom motor e tem potencial de evolução. Basicamente ja todos os "chipadores" sabem a receita para lhe colocar cavalos. Material ha a rodos e é em geral barato. Leva é material mais vezes que os japoneses. Cablagens de injectores são consumivel, por exemplo.

    O Discovery é bastante competente em TT, por causa do seu curso de suspensão, mas um japonês com autoblocante ou bloqueio manual pode fazer melhor figura em algumas situações.

    Subiram vertiginosamente de preço e não acho que valham o que pedem. A qualidade de construção nao me convence. Suspensões pneumaticas são uma lotaria. Recomenda-se conversao para convencional

    Oficinas ha imensas. A LandSquare ou o Alexandre Ideias sao de quem tenho boas referências
    Editado pela última vez por FastLee; 31 May 2020, 08:02.

    Comentário


      #3
      Para as tuas zonas, julgo eu, tens alguém que percebe muito de jipes, embora este muito virado para a Jeep. Falo do Pedro Pereira, da American Muscle Portugal.

      Comentário


        #4
        Boas,

        Eu adquiri há pouco mais de um mês um Pagero 3.2 longo. Satisfeitíssimo. Não é uma das tuas opções...
        Já experimentei o TD5 há uns 15 anos atrás. Pareceu-me um carro muito bom. Mas estou neste momento mesmo apaixonado pelo Pajero...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AmericanoSever Ver Post
          Boas,

          Eu adquiri há pouco mais de um mês um Pagero 3.2 longo. Satisfeitíssimo. Não é uma das tuas opções...
          Já experimentei o TD5 há uns 15 anos atrás. Pareceu-me um carro muito bom. Mas estou neste momento mesmo apaixonado pelo Pajero...

          Tb vi alguns mas muitos com cx auto... e carregadissimos de kms.

          Comentário


            #6
            Os kms neste tipo de carros, é secundário.

            O que conta é a manutenção que foi feita.

            São carros que para ir ao monte, fazem muitas vezes 200 ou 300km para lá chegar e outro tanto para voltar a casa.

            Por isso e na minha opinião, têm de ser confortáveis em estrada.

            Não conheço LR Discovery em 1ª mão, só pelo que vou lendo.

            Dizem que os japoneses são mais fortes, isto vale o que vale.

            Dito isto, tenho um Pajero did que está a chegar aos 300kkm e tem um pulmão e mecânica irrepreensíveis.

            Mas, gastei algum dinheiro com ele para o ter nesta condição.

            Logo o mais importante é que encontres um modelo cujo dono tenha feito a manutenção adequada, não te assustes com os kms andados.

            Comentário


              #7
              Olá Vrumm,
              Tive um Discovery TD5 de 2000/12 (novo) até 2010. Face ao discovery tdi anterior é uma grande evolução. O motor é agradável (um 5 cilindros simpático), é um carro agradável no convívio e tem aquela aura que os Land Rover têm. É confortável QB (algo mais duro nas pequenas irregularidades) mas compensa isso com um comportamento em estrada bastante razoável para a época, tem um habitáculo bastante aprazível. É económico do ponto de vista de consumos.
              Quanto à manutenção, apesar de ser considerado um dos mais LR mais fiáveis, ainda mantenho algumas dúvidas. Vai depender dos teus conhecimentos de mecânica e das tuas relaçoes neste "mundo TT/LR" para o manter. O meu na altura era novo, ía à marca e a factura era sempre elevada (hoje há mais casas especializadas e com valores mais atractivos e mais material disponível). Voltou 1ou 2x de reboque para casa (em menos de 120000km), mudou embraiagem e a suspensão traseira já estava a precisar de manutenção. Têm pequenas coisinhas, que no meu entender um japonês da época, mais dificilmente teria com a mesma idade /kms.
              Gostava de voltar a ter um
              Dito isto, e porque andei na mesma busca que tu há poucos meses, restringi a minha busca a Pajero, GR e LCruiser,
              Acabei num Pajero 2.8TD (V20) curto e estou bastante satisfeito - é um carro mais "antigo" que um Discovery TD5, mas tem um bom motor, confortável, era na sua época (um modelo mais "desportivo" entre os jipes) e parece-me top para TT.
              Boa compra!

              Comentário


                #8
                É muito importante ir ver alguns modelos.

                Quando comecei a ver jipes andava perdido entre uma diversidade de modelos. Terrano II, Discovery, Pajero, Range, Jeep's, KZJ95...

                Depois de ir ver unidades de cada um deles, e perceber para o que exatamente eu ia querer o jipe, a lista começou a ficar muito mais curta.

                Para a utilização que me parece teres em mente e o teu perfil em termos de manutenção, os Pajero 3.2 são fantásticos, é uma pena não estar na lista.


                Nestas coisas, a linha que separa uma excelente experiência com um jipe do qual, se achares piada ao conceito, não te vais desfazer nos próximos anos, de uma experiência em que a melhor história a contar vai ser a do dia da venda, é muito ténue
                Editado pela última vez por 996; 01 June 2020, 04:45.

                Comentário


                  #9
                  O TD5 é um bom jipe..................se é a escolha da "Maria", não é má compra. Se estás com medo de ter defeitos de partir motor ou algo do género, não precisas de ter. As aptidões desse modelo são muito boas e casado com esse motor, é uma excelente combinação.

                  Atenção a uma coisa: deixar umas boas centenas de euros para uma intervenção inicial pois a maioria vem sempre a precisar de mimos. Isto é válido para qualquer um!

                  Boa sorte.

                  Comentário


                    #10
                    Comprei o pajero 3.2 longo com 350mil. Já fiz uma revisão total com um custo de quase 3 mil euros. Mudança de todos os fluidos, filtros, braços de suspensão, casquilhos, molas e amortecedores. Tudo o que precisava levou. A nível de motor, turbo, injecção... Não teve necessidade de nada. Estava tudo excelente. Disseram que faz mais outras tantos kms. In love.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      O TD5 é um bom jipe..................se é a escolha da "Maria", não é má compra. Se estás com medo de ter defeitos de partir motor ou algo do género, não precisas de ter. As aptidões desse modelo são muito boas e casado com esse motor, é uma excelente combinação.

                      Atenção a uma coisa: deixar umas boas centenas de euros para uma intervenção inicial pois a maioria vem sempre a precisar de mimos. Isto é válido para qualquer um!

                      Boa sorte.
                      É isto tudo.

                      Seja qual for, verificar as coisas que podem ser mais caras, como motor, caixa e diferenciais, e guardar um bocado do orçamento para dar carinho.

                      Comentário


                        #12
                        Não tem nada a ver com a pergunta do tópico, mas porque é que não pensas em algo tipo um Touareg V6, daqueles que ainda paga IUC antigo?
                        pesar de parecer um SUV, falamos de algo com excelentes aptidões TT, com redutoras, e que pode ter suspensão pneumático e bloqueio do diferencial.

                        Pela utilização que descreves, será capaz de fazer tudo e sobrar. Além disso, terás muito conforto, modernidade, segurança, etc. Mais importante: manutenção mais simples, pois não me pareces nada dado ao DIY.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                          Ora ... Falando de TD5 em geral ...

                          É um bom motor e tem potencial de evolução. Basicamente ja todos os "chipadores" sabem a receita para lhe colocar cavalos. Material ha a rodos e é em geral barato. Leva é material mais vezes que os japoneses. Cablagens de injectores são consumivel, por exemplo.

                          O Discovery é bastante competente em TT, por causa do seu curso de suspensão, mas um japonês com autoblocante ou bloqueio manual pode fazer melhor figura em algumas situações.

                          Subiram vertiginosamente de preço e não acho que valham o que pedem. A qualidade de construção nao me convence. Suspensões pneumaticas são uma lotaria. Recomenda-se conversao para convencional

                          Oficinas ha imensas. A LandSquare ou o Alexandre Ideias sao de quem tenho boas referências
                          Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                          É isto tudo.

                          Seja qual for, verificar as coisas que podem ser mais caras, como motor, caixa e diferenciais, e guardar um bocado do orçamento para dar carinho.
                          Basicamente é isto.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AmericanoSever Ver Post
                            Comprei o pajero 3.2 longo com 350mil. Já fiz uma revisão total com um custo de quase 3 mil euros. Mudança de todos os fluidos, filtros, braços de suspensão, casquilhos, molas e amortecedores. Tudo o que precisava levou. A nível de motor, turbo, injecção... Não teve necessidade de nada. Estava tudo excelente. Disseram que faz mais outras tantos kms. In love.
                            Pooorrrra !!!!

                            Esse Pajero também é um bom compromisso, entre os TT mais antigos e os mais recentes, ainda com fortes características de TodoTerreno.

                            Diria que é um intermédio entre algo do género Terrano, Patrol GR, Land Cruiser 95, ou Mitsu Pajero dos 2.500 ou 2.800 e algo como sugeriu o JGTB. O motor 3,2 tem muita força e anda bem.

                            Quanto custou o teu com 350 mil ? Uns 12 mil euros ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Não tem nada a ver com a pergunta do tópico, mas porque é que não pensas em algo tipo um Touareg V6, daqueles que ainda paga IUC antigo?
                              pesar de parecer um SUV, falamos de algo com excelentes aptidões TT, com redutoras, e que pode ter suspensão pneumático e bloqueio do diferencial.

                              Pela utilização que descreves, será capaz de fazer tudo e sobrar. Além disso, terás muito conforto, modernidade, segurança, etc. Mais importante: manutenção mais simples, pois não me pareces nada dado ao DIY.
                              Também é uma boa opção, juntamente com o ML. Mas a manutenção de simples não tem nada, aliás arrisco teimar que um Disco TD5 é mais fácil e barato de manter que um Touareg.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                Pooorrrra !!!!

                                Esse Pajero também é um bom compromisso, entre os TT mais antigos e os mais recentes, ainda com fortes características de TodoTerreno.

                                Diria que é um intermédio entre algo do género Terrano, Patrol GR, Land Cruiser 95, ou Mitsu Pajero dos 2.500 ou 2.800 e algo como sugeriu o JGTB. O motor 3,2 tem muita força e anda bem.

                                Quanto custou o teu com 350 mil ? Uns 12 mil euros ?
                                3k numa revisão a serio, não é difícil gastar. O meu levou uma grande há uns 20k kms que custou 2200.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                  3k numa revisão a serio, não é difícil gastar. O meu levou uma grande há uns 20k kms que custou 2200.
                                  Só os lubrificantes todos, a preço para cliente final, são umas largas centenas de €.

                                  Depois distribuições (longa vida aos carretos do meu), líquido de refrigeração, sinoblocos e outros pelos púbicos... fazem um número jeitoso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                    Também é uma boa opção, juntamente com o ML. Mas a manutenção de simples não tem nada, aliás arrisco teimar que um Disco TD5 é mais fácil e barato de manter que um Touareg.
                                    Por simples queria dizer que não tens de andar "sempre" com o DIY a resolver aquelas tretas de carro velho. Eu gosto, mas não me parece que o Vruummm seja esse género de pessoa.

                                    Mas sim, concordo que um carro como o Touareg, se tiveres azar, até te pode sair mais caro de manter que o Disco. Depende de vários fatores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                      Não tem nada a ver com a pergunta do tópico, mas porque é que não pensas em algo tipo um Touareg V6, daqueles que ainda paga IUC antigo?
                                      pesar de parecer um SUV, falamos de algo com excelentes aptidões TT, com redutoras, e que pode ter suspensão pneumático e bloqueio do diferencial.

                                      Pela utilização que descreves, será capaz de fazer tudo e sobrar. Além disso, terás muito conforto, modernidade, segurança, etc. Mais importante: manutenção mais simples, pois não me pareces nada dado ao DIY.
                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                      Também é uma boa opção, juntamente com o ML. Mas a manutenção de simples não tem nada, aliás arrisco teimar que um Disco TD5 é mais fácil e barato de manter que um Touareg.

                                      Estes carros mais modernos assustam me infinitamente mais.

                                      Há muitíssimo mais por onde avariar e depois parece me que, apesar de serem mais modernos, apenas os faz mais “antigos”.

                                      O que quero dizer é que um Disco ou um Kzj95 são carros com carácter e pela idade vejo “história” enquanto que o VW é aquele gajo de 60anos que usa jeans e veste uma tshirt preta justinha da Jack&jones que comprou no Freeport...

                                      Não sei se me explico bem...


                                      Depois acho que os blocos e periféricos destes jipes mais antigos são, em teoria, mais fáceis de trabalhar do que mecânicas mais modernas onde há smp ali electrónica a complicar mais do que a ajudar.

                                      Tenho ainda assim consciência que um jipe é um jipe e quando há que intervir, raramente a conta é barata.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                        Estes carros mais modernos assustam me infinitamente mais.

                                        Há muitíssimo mais por onde avariar e depois parece me que, apesar de serem mais modernos, apenas os faz mais “antigos”.

                                        O que quero dizer é que um Disco ou um Kzj95 são carros com carácter e pela idade vejo “história” enquanto que o VW é aquele gajo de 60anos que usa jeans e veste uma tshirt preta justinha da Jack&jones que comprou no Freeport...

                                        Não sei se me explico bem...


                                        Depois acho que os blocos e periféricos destes jipes mais antigos são, em teoria, mais fáceis de trabalhar do que mecânicas mais modernas onde há smp ali electrónica a complicar mais do que a ajudar.

                                        Tenho ainda assim consciência que um jipe é um jipe e quando há que intervir, raramente a conta é barata.
                                        Uma boa parte dos jipes, que são utilizados como tal, frequentam o mecânico “amigo” e socorrem-se do mercado de peças usadas. Algumas operações os donos fazem ainda DIY... tudo isto reduz os custos de manutenção.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          Por simples queria dizer que não tens de andar "sempre" com o DIY a resolver aquelas tretas de carro velho. Eu gosto, mas não me parece que o Vruummm seja esse género de pessoa.

                                          Mas sim, concordo que um carro como o Touareg, se tiveres azar, até te pode sair mais caro de manter que o Disco. Depende de vários fatores.
                                          Sou zero dado a DIY, a nível mecânico o mais longe que vou é meter líquido limpa vidros e encher os pneus.

                                          Ontem montei o suporte de Telemovel da Mini no carro da minha mulher e senti me especial...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Uma boa parte dos jipes, que são utilizados como tal, frequentam o mecânico “amigo” e socorrem-se do mercado de peças usadas. Algumas operações os donos fazem ainda DIY... tudo isto reduz os custos de manutenção.
                                            Esse é o objectivo imediato.

                                            Encontrar um bom mecânico (competência sem se esticar nos preços...).

                                            Sozinho não me safo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E, btw... também ando em cima dos kzj...

                                              Vamos ver onde cai a ficha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                E, btw... também ando em cima dos kzj...

                                                Vamos ver onde cai a ficha.
                                                O KZJ parecem-me apostas mais seguras. Não que os considere melhores ou piores no TT, mas tenho-os como menos temperamentais no que a avarias diz respeito, dada a mecânica mais básica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O DiscoveryII TD5 é concerteza um dos melhores modelos da marca dessa época.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    E, btw... também ando em cima dos kzj...

                                                    Vamos ver onde cai a ficha.

                                                    O meu tio tem um 95 de 7 lugares em muito bom estado, é o caro das ferias no alentejo. Mas o gajo tem um stand de usados e abre a boca como um tubarão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                      O meu tio tem um 95 de 7 lugares em muito bom estado, é o caro das ferias no alentejo. Mas o gajo tem um stand de usados e abre a boca como um tubarão.
                                                      Pedem o que quiserem, aceita se ou não.

                                                      Não me ofendo nada que peçam preços altos, assim como espero que não se ofendam se ouvirem uma contraproposta mais baixa do que esperavam.

                                                      Funciona assim.

                                                      Se tiveres info, PM e falamos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                        O DiscoveryII TD5 é concerteza um dos melhores modelos da marca dessa época.
                                                        Sim, já me o tinhas comentado.

                                                        Mas o que mais me surpreendeu foi o facto de a manutenção (ordinária/extraordinária) ser Mais em conta que os japunas como os Kzj/pajero.

                                                        De cor, diria o oposto.

                                                        Mas estou me a ver grego para encontrar algo que deixe “bem”...

                                                        Há que ter paciência...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                          Sim, já me o tinhas comentado.

                                                          Mas o que mais me surpreendeu foi o facto de a manutenção (ordinária/extraordinária) ser Mais em conta que os japunas como os Kzj/pajero.

                                                          De cor, diria o oposto.

                                                          Mas estou me a ver grego para encontrar algo que deixe “bem”...

                                                          Há que ter paciência...
                                                          Por norma as peças LR são mais baratas.
                                                          Eu gosto bastante do Disco II e Disco III
                                                          Apesar do Range Classic ser o que é o Disco II como já disse é um dos melhores e mais fiáveis da época.
                                                          Seria sempre a minha primeira escolha dentro da marca.
                                                          Já em relação ao Land Cruiser não nutro grande apetite ainda mais com os preços que pedem por eles.
                                                          O Disco II é mais "tio" e dá aquele cenário cool, offroader, latifundiário...também vale dinheiro isso

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                            Por norma as peças LR são mais baratas.
                                                            Eu gosto bastante do Disco II e Disco III
                                                            Apesar do Range Classic ser o que é o Disco II como já disse é um dos melhores e mais fiáveis da época.
                                                            Seria sempre a minha primeira escolha dentro da marca.
                                                            Já em relação ao Land Cruiser não nutro grande apetite ainda mais com os preços que pedem por eles.
                                                            O Disco II é mais "tio" e dá aquele cenário cool, offroader, latifundiário...também vale dinheiro isso
                                                            Hehe essa do tio

                                                            Os Toyota são mais Africa, a última vez que andei fora de estrada em toyota foi em Cabo Verde com família e amigos numas pick-up toyota com condutor, a passar da areia molhada da praia para o estradão de acesso houve uma que atascou e ainda tive que ser eu com "parca" experiência de TT que tive que dar as indicações para desatascar aquilo.

                                                            Os condutores, supostamente experientes queriam tirar a pick-up sem mandar sair o pessoal e com o volante virado (em areia da praia)

                                                            Como diz o BrunoD é preciso começar a ver algumas possibilidades ao vivo, isso também pode ajudar na escolha.

                                                            Será de 3 ou 5 portas ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X