Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Novo Ford Bronco
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
https://www.razaoautomovel.com/2020/...vendido-europa
Confirmado. Suzuki Jimny diz adeus à Europa, mas regressará… como um comercial
A guerra às emissões de CO2 faz mais uma vítima, o pequeno, mas genuíno todo o terreno Suzuki Jimny. Mas não é um adeus definitivo.
A notícia de que o*Suzuki Jimny*deixaria de ser comercializado na Europa em 2020, foi avançada originalmente pela Autocar India, curiosamente, um dos mercados onde o pequeno todo o terreno não está presente.
A razão por detrás desta decisão? As emissões de CO2. Já aqui falámos nas temidas 95 g/km, a média de emissões de CO2*que a indústria automóvel tem de atingir na Europa até 2021. Mas já em 2020, 95% do total das vendas de um construtor ou grupo têm de atingir esse patamar —*fica a saber tudo sobre a meta das 95 g/km.
E é aqui que começam os problemas para o Suzuki Jimny na Europa. Apesar de ser um dos modelos mais compactos que a marca japonesa que vende na Europa, está equipado com um dos seus maiores motores, um quatro cilindros em linha, com 1500 cm3, atmosférico, com 102 cv e 130 Nm.
Junte-se o conjunto de características específicas do Jimny para a prática de todo o terreno, área onde brilha, mais a sua performance aerodinâmica e não há milagres.
Os consumos e, consequentemente, as emissões de CO2 (WLTP) são elevados: aos 7,9 l/100 km (caixa manual) e 8,8 l/100 km (caixa automática), correspondem emissões de CO2 de, respetivamente, 178 g/km e 198 g/km. Compare-se com o mais potente 1.4 Boosterjet de 140 cv do Swift Sport, que emite “apenas” 135 g/km.
A Razão Automóvel questionou a Suzuki em Portugal, para confirmar a notícia avançada pela Autocar India, e a resposta é afirmativa: o Suzuki Jimny verá a sua comercialização interrompida durante este ano. A marca, no entanto, ressalva que ainda estão “versões atuais do Jimny em comercialização (que) vão ser distribuídas até meados do segundo trimestre”.
É o adeus definitivo do Jimny à Europa?
Não, é mesmo um “até já”. O Suzuki Jimny regressará à Europa no último trimestre do ano, mas como… veículo comercial, como nos foi confirmado pela marca. Ou seja, as versões atuais serão substituídas por uma nova, com apenas dois lugares.
Suzuki Jimny
Os veículos comerciais não estão imunes à redução de emissões, mas o valor que têm de atingir é distinto: até 2021, as emissões médias de CO2 têm de ser 147 g/km. Fica mais fácil ao Suzuki Jimny assim regressar no final do ano à Europa e retomar a sua comercialização.
Suzuki Jimny 5p
Arranque a Frio
Este Suzuki Jimny de 5 portas tem de acontecer
E a versão de quatro lugares… Voltará?
Por enquanto não nos é possível confirmar, mas a Autocar India refere que sim, o Jimny “de passageiros” regressará numa fase posterior à Europa. Provavelmente com outra motorização, mais contida em emissões, ou uma evolução — quem sabe, eletrificada, com um sistema mild-hybrid — do 1.5 atual.
Por falar em mild-hybrid, a Suzuki prepara para breve o lançamento de mais versões mild-hybrid dos seus modelos, agora com sistemas de 48 V. Estes serão emparelhados com o K14D, o motor 1.4 Boosterjet que equipa o Swift Sport, o Vitara e o S-Cross, prometendo uma redução das emissões de CO2 em cerca de 20%.
Poderá ser este motor encontrar lugar por baixo do capot do Jimny?
Suzuki Jimny
Com a versão comercial, a bagageira mínima deixará de ser um problema. Por outro lado, esqueçam levar mais que um passageiro…
Um sucesso, mas difícil de ver
Um fenómeno, é o que podemos acusar de o Suzuki Jimny ser. Nem a própria marca estava preparada para o interesse gerado pelo seu pequeno todo o terreno. A procura foi de tal ordem, que chegou a gerar listas de espera de um ano em alguns mercados — nem é preciso esperar tanto tempo por alguns superdesportivos.
Apesar do sucesso, é difícil ver um Jimny na rua: em 2019 foram vendidos apenas 58 unidades em Portugal. Não é por falta de interesse ou procura; simplesmente não existem unidades disponíveis para venda. A fábrica onde é produzido não tem capacidade para tanta procura e a Suzuki tem priorizado, naturalmente, o mercado doméstico.
Ao que tudo indica, e ainda carece de confirmação, para satisfazer a procura, a Suzuki prepara-se para produzir o Jimny na Índia.
Comentário
-
Estranho... já que é possivel de realizar encomendas... por exemplo...
https://www.suzukiautomobile.ch/fr/modeles/jimny
https://auto.suzuki.de/modelle/jimny
Comentário
-
Originalmente Colocado por nto Ver PostEstranho... já que é possivel de realizar encomendas... por exemplo...
https://www.suzukiautomobile.ch/fr/modeles/jimny
https://auto.suzuki.de/modelle/jimny
Comentário
-
Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostPode ser para eliminar stocks que ainda hajam.
No caso da CH... tenho conhecido que fez encomenda em finais de Junho/início deste mês e configurou como o queria...
Deram-lhe indicação que deveria chegar para Novembro...
Mas quem sabe, poderá ser que seja para "escoar" stock e haja mesmo algo como ele quer em algum lado.Editado pela última vez por nto; 22 July 2020, 23:58.
Comentário
-
Senão for eléctrico, é para morrer na Europa.
As marcas não entendem, mas há uma procura genuína por 4x4 baratos com redutoras.
E basta ver os preços dos jipes com mais de 20 anos para ver essa procura por carros espartanos mas capazes.
O Jimny com todas as suas limitações, como pouco espaço interior, velocidade máxima e reprises muito abaixo de qualquer citadino teve listas de espera enormes. O bronco, que até é falado por quem não gosta de TT, está a dar muita publicidade a marca Ford.
Podia ser um abre olhos para outras marcas.
PS. Será assim tão difícil fazer um jipe leve, quiçá hidrido, com emissões baixas de co2 e um preço final abaixo dos 35k?
Não precisa de ter eixo rígido a frente, nem ac multizona, de infotainment, modos tt, etc. Só precisa de ser fiável e capaz em todo o terreno.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Posthttps://www.razaoautomovel.com/2020/...vendido-europa
Confirmado. Suzuki Jimny diz adeus à Europa, mas regressará… como um comercial
A guerra às emissões de CO2 faz mais uma vítima, o pequeno, mas genuíno todo o terreno Suzuki Jimny. Mas não é um adeus definitivo.
A notícia de que o*Suzuki Jimny*deixaria de ser comercializado na Europa em 2020, foi avançada originalmente pela Autocar India, curiosamente, um dos mercados onde o pequeno todo o terreno não está presente.
A razão por detrás desta decisão? As emissões de CO2. Já aqui falámos nas temidas 95 g/km, a média de emissões de CO2*que a indústria automóvel tem de atingir na Europa até 2021. Mas já em 2020, 95% do total das vendas de um construtor ou grupo têm de atingir esse patamar —*fica a saber tudo sobre a meta das 95 g/km.
E é aqui que começam os problemas para o Suzuki Jimny na Europa. Apesar de ser um dos modelos mais compactos que a marca japonesa que vende na Europa, está equipado com um dos seus maiores motores, um quatro cilindros em linha, com 1500 cm3, atmosférico, com 102 cv e 130 Nm.
Junte-se o conjunto de características específicas do Jimny para a prática de todo o terreno, área onde brilha, mais a sua performance aerodinâmica e não há milagres.
Os consumos e, consequentemente, as emissões de CO2 (WLTP) são elevados: aos 7,9 l/100 km (caixa manual) e 8,8 l/100 km (caixa automática), correspondem emissões de CO2 de, respetivamente, 178 g/km e 198 g/km. Compare-se com o mais potente 1.4 Boosterjet de 140 cv do Swift Sport, que emite “apenas” 135 g/km.
A Razão Automóvel questionou a Suzuki em Portugal, para confirmar a notícia avançada pela Autocar India, e a resposta é afirmativa: o Suzuki Jimny verá a sua comercialização interrompida durante este ano. A marca, no entanto, ressalva que ainda estão “versões atuais do Jimny em comercialização (que) vão ser distribuídas até meados do segundo trimestre”.
É o adeus definitivo do Jimny à Europa?
Não, é mesmo um “até já”. O Suzuki Jimny regressará à Europa no último trimestre do ano, mas como… veículo comercial, como nos foi confirmado pela marca. Ou seja, as versões atuais serão substituídas por uma nova, com apenas dois lugares.
Suzuki Jimny
Os veículos comerciais não estão imunes à redução de emissões, mas o valor que têm de atingir é distinto: até 2021, as emissões médias de CO2 têm de ser 147 g/km. Fica mais fácil ao Suzuki Jimny assim regressar no final do ano à Europa e retomar a sua comercialização.
Suzuki Jimny 5p
Arranque a Frio
Este Suzuki Jimny de 5 portas tem de acontecer
E a versão de quatro lugares… Voltará?
Por enquanto não nos é possível confirmar, mas a Autocar India refere que sim, o Jimny “de passageiros” regressará numa fase posterior à Europa. Provavelmente com outra motorização, mais contida em emissões, ou uma evolução — quem sabe, eletrificada, com um sistema mild-hybrid — do 1.5 atual.
Por falar em mild-hybrid, a Suzuki prepara para breve o lançamento de mais versões mild-hybrid dos seus modelos, agora com sistemas de 48 V. Estes serão emparelhados com o K14D, o motor 1.4 Boosterjet que equipa o Swift Sport, o Vitara e o S-Cross, prometendo uma redução das emissões de CO2 em cerca de 20%.
Poderá ser este motor encontrar lugar por baixo do capot do Jimny?
Suzuki Jimny
Com a versão comercial, a bagageira mínima deixará de ser um problema. Por outro lado, esqueçam levar mais que um passageiro…
Um sucesso, mas difícil de ver
Um fenómeno, é o que podemos acusar de o Suzuki Jimny ser. Nem a própria marca estava preparada para o interesse gerado pelo seu pequeno todo o terreno. A procura foi de tal ordem, que chegou a gerar listas de espera de um ano em alguns mercados — nem é preciso esperar tanto tempo por alguns superdesportivos.
Apesar do sucesso, é difícil ver um Jimny na rua: em 2019 foram vendidos apenas 58 unidades em Portugal. Não é por falta de interesse ou procura; simplesmente não existem unidades disponíveis para venda. A fábrica onde é produzido não tem capacidade para tanta procura e a Suzuki tem priorizado, naturalmente, o mercado doméstico.
Ao que tudo indica, e ainda carece de confirmação, para satisfazer a procura, a Suzuki prepara-se para produzir o Jimny na Índia.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Azathoth Ver PostUm admin dum grupo do Facebook lançou ontem um rumor que o Jimny vai regressar em 2021 em versão "normal" com um novo motor e também em versão comercial. Aposto que vai ser com um motor híbrido pois eles estão a mudar toda a gama para hibrido.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Azathoth Ver PostUm admin dum grupo do Facebook lançou ontem um rumor que o Jimny vai regressar em 2021 em versão "normal" com um novo motor e também em versão comercial. Aposto que vai ser com um motor híbrido pois eles estão a mudar toda a gama para hibrido.
O mais certo, já que toda a gama deles, já tem versão hibrida.
Comentário
-
Fala-se também que o Bronco terá um modelo híbrido. Quanto à comercialização na Europa, não duvido que vá acontecer. Até porque a Ford vende muito carro de baixas emissões por cá, o que a ajudará a manter a média abaixo dos 95.
Por outro lado, honestamente, e apenas e só na minha opinião, não precisamos de motores com mais de 2.5/2.7 litros por cá. Além da questão da poluição, os combustíveis não são propriamente baratos para alimentar essas bestas sequiosas, cujas gargantas fundas na verdade não acrescentam assim tanto ao rendimento. Isto para a Europa. Se em África um motor mais simples, com menos electrónica, tem de ser maior, até entendo. Na Europa, nem por isso.
Adoro o meu jipe, adoro andar nele, mas sei bem o que aqueles 2700cc significam em termos de impacto ambiental. Daí ter todos os cuidados para que a minha pegada seja o menor possível nas outras vertentes do "consumo automóvel".
Comentário
-
Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostHá coisas que se passam neste retângulozinho que realmente não são passíveis de compreensão
Mas mesmo assim, e é algo que ainda nenhum concessionário me conseguiu explicar de forma convincente, porque carga de água o valor do carro pré-impostos é mesmo assim mais alto que nos vizinhos (ou seja, antes de o governo vir meter a colher). Não há exemplo melhor para isto que os eléctricos...
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário