Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DIY - Do it Yourself - garagem ou oficina ? Olha para o teu jipe !!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    DIY - Do it Yourself - garagem ou oficina ? Olha para o teu jipe !!

    Quem é que daqui costuma por as mãos na massa e que tipo de coisas fazem ?
    Que ferramentas utilizam e já agora onde costumam comprar os materiais ? Lojas comuns ou internet ?
    Partilhem as vossas experiências por mais insignificantes que possam parecer à primeira vista, pois existe muita informação a ser lida no forum que pode servir para outras pessoas.

    algo que dá sempre jeito são umas rampas , nem que se use só para inspeccionar o veículo por baixo e ajuda nas lavagens

    #2
    Há coisas que eu gosto de fazer, mas ultimamente as condições não têm sido ideais (garagem pequena/apertada).

    Mas são coisas básicas, tipo mudar óleos e filtros.

    Já ando para trocar o óleo da caixa de velocidades há uma data de tempo, mas vou sempre adiando...

    A maior parte das coisas que aqui estão http://rangeroverpt.com/rrpt/index.php/classic , na parte de mecânica foram aventuras minhas

    Comentário


      #3
      Faço manutenção básica e algumas coisas de smart repair.

      Já mudei óleo mas agora não o faço porque não tenho nenhuma garagem privada onde se sujar o chão não me cause problemas com o condomínio, e os carros têm estado em garantia e portanto tenho que ir ao fabricante.

      De resto, mudo velas, pastilhas, discos. Ajustes na suspensão. Troco jantes. E já mudei escapes (cat back).

      Em termos de smart repair, reparar pequenos riscos ou picadas de pedra. Remover pequenos danos no vidro.

      Acho que é isto. Trocar material de desgaste poupa-me muito dinheiro porque como ando com os carros em pista pastilhas e travões são o prato do dia. Fazendo eu mesmo com peças originais as coisas ficam a metade do preço.

      Comentário


        #4
        Eu gosto de calçar as luva e por mãos à obra... nem sempre me safo, mas no que toca a pequenas reparações ou manutenção, lá vou fazendo
        O meu "calcanhar de Aquiles" é mesmo a electrónica dos carros. Nesse tema, por norma, vou à oficina

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
          Eu gosto de calçar as luva e por mãos à obra... nem sempre me safo, mas no que toca a pequenas reparações ou manutenção, lá vou fazendo
          O meu "calcanhar de Aquiles" é mesmo a electrónica dos carros. Nesse tema, por norma, vou à oficina
          Nisso aí nem vale a pena tentar, por isso é que os nossos cangalhos do tt são óptimos para isso

          Comentário


            #6
            Tenho projetadas umas rampas dessas já há algum tempo. Vou fazer mais longas e largas com uma parte no topo a direito mais comprida e com um bom batente, essas da foto não me parecem nada seguras.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joo Ver Post
              Tenho projetadas umas rampas dessas já há algum tempo. Vou fazer mais longas e largas com uma parte no topo a direito mais comprida e com um bom batente, essas da foto não me parecem nada seguras.
              Depois do pneu estar em cima na zona a direito não há problema algum.
              Se tens pneus largos não há volta a dar aquilo são 285...daí parecer que saem da rampa ...com os 305 do Pajero ficam bem mais saído
              Aquele bicho da foto pesa 2500 kg subiu para lá muitas vezes e já tiveram muito uso

              Comentário


                #8
                O único problema dessas rampas é mete-las debaixo do carro. Eu com o meu não me safo com isso.

                Normalmente uso jack stands. O meu carro nisso também é fácil porque independente de levantar atrás ou à frente as rodas levantam do chão praticamente ao mesmo tempo.

                Comentário


                  #9
                  A vontade agora já vai sendo inferior, mas é / foi o meu hobby de eleição durante muitos anos. Hoje em dia já há muita coisa que prefiro deixar para bons profissionais (embora sempre com receio de más surpresas).

                  Começou pela manutenção básica, e foi evoluindo para operações mais complexas (substituir motor, reparar caixa automática, ...) . Estudando os manuais, com ferramentas adequadas e paciência, não passam tudo de parafusos

                  É muito diferente ser o próprio a fazer as intervenções. Podemos ir vendo como estão outros componentes "que se apanham pelo caminho", substituir, lubrificar, limpar, etc.... Numa oficina, com um orçamento e calendário a cumprir, nem sempre conseguem dar a devida atenção.

                  Claro que também há as horas perdidas sem dormir a pensar como se vai resolver determinado contra-tempo, a frustração das peças que chegam erradas ou que demoram muito a chegar, as mãos sujas, a patroa a resmungar... Mas no fim, a satisfação, o know-how e capacidade de desenrasque que se ganha é imbatível.

                  Já apanhei muuuita coisa mal feita por sapateiros anteriores. Aliás, para mim, o grande problema dos carros a partir de uma certa idade são os mecânicos sapateiros.

                  Tenho muito cuidado com rampas e macacos. Nunca me meto debaixo de um carro sem ter redundância.

                  Já me caíram 2 carros de macacos hidráulicos, sempre por fadiga do material, felizmente sem consequências de maior.
                  Editado pela última vez por 996; 28 August 2020, 13:38.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                    O único problema dessas rampas é mete-las debaixo do carro. Eu com o meu não me safo com isso.

                    Normalmente uso jack stands. O meu carro nisso também é fácil porque independente de levantar atrás ou à frente as rodas levantam do chão praticamente ao mesmo tempo.
                    Nos jipes é mais fácil

                    Comentário


                      #11
                      este sistema parece porreiro.


                      convém sempre precaver com uns "tripés"

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                        O único problema dessas rampas é mete-las debaixo do carro. Eu com o meu não me safo com isso.

                        Normalmente uso jack stands. O meu carro nisso também é fácil porque independente de levantar atrás ou à frente as rodas levantam do chão praticamente ao mesmo tempo.
                        Pois, no meu também é impensável coloca-las assim terá de ser sempre do lado de fora e mesmo assim terão de acompanhar os ângulos de entrada e saída.

                        Comentário


                          #13
                          Em vez de rampas de metal, uso madeira maciça. Embora nunca tenha visto rampas a falhar, tenho algum receito do efeito da fadiga nas soldas e metal no geral.

                          Quando falha, não avisa. Parte e vem parar ao chão.

                          Mas reconheço que é pancada minha.

                          Às vezes vê-se pessoal a utilizar blocos de cimento. É uma péssima ideia!
                          Editado pela última vez por 996; 28 August 2020, 14:16.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                            Em vez de rampas de metal, uso madeira maciça. Embora nunca tenha visto rampas a falhar, tenho algum receito do efeito da fadiga nas soldas e metal no geral.

                            Quando falha, não avisa. Parte e vem parar ao chão.

                            Mas reconheço que é pancada minha.

                            Às vezes vê-se pessoal a utilizar blocos de cimento. É uma péssima ideia!


                            Sou sincero... também tenho esse receio, da quebra do material...

                            Comentário


                              #15
                              Eu normalmente uso dois "jack stands" e deixo sempre ficar o macaco no sítio. Até agora nunca apanhei nenhum susto "knock on wood".

                              Tenho um macaco "grande", hidráulico, de 3.5T. Da mais alguma confiança.

                              Comentário


                                #16
                                Madeira nunca vi falhar. Nem sequer em gruas de construção civil.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                                  ...
                                  Claro que também há as horas perdidas sem dormir a pensar como se vai resolver determinado contra-tempo, a frustração das peças que chegam erradas ou que demoram muito a chegar, as mãos sujas, a patroa a resmungar... Mas no fim, a satisfação, o know-how e capacidade de desenrasque que se ganha é imbatível.

                                  ...
                                  Revi-me nesta frase

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por acaso, eu convenci o meu pai a construir uma rampa para os carros. Assim, tudo o que são viaturas de 4 rodas e que queremos efectuar algum trabalho, colocamos na "fossa"
                                    Quando tive de levantar o jipe com o macaco hidráulico, colocava sempre um "cepo" de madeira para sustentar o jipe em caso de algum problema

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já para a Transalp, tenho ponderado a aquisição de um destes para as minhas bricolages

                                      Comentário


                                        #20
                                        Desde há uns anos a esta parte, faço a manutenção total dos carros cá de casa.

                                        A "oficina" foi crescendo e já tenho alguma ferramenta específica para os carros que pussuo.

                                        Já mudei correias de distribuição, tensores, roletes, afinei válvulas, mudei óleo e filtro da caixa auto, travões, discos, pastilhas, em suma, o que tem sido necessário fazer, quer como manutenção programada quer como manutenção inesperada...

                                        A maior falta de equipamento que tenho sentido até agora, elevador (não tenho altura livre suficiente para o colocar na "garagem") e máquina de alinhamento de direção (novamente porque a garagem não tem o piso nivelado, invalida utilizar a máquina de alinhamento).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
                                          Desde há uns anos a esta parte, faço a manutenção total dos carros cá de casa.

                                          A "oficina" foi crescendo e já tenho alguma ferramenta específica para os carros que pussuo.

                                          Já mudei correias de distribuição, tensores, roletes, afinei válvulas, mudei óleo e filtro da caixa auto, travões, discos, pastilhas, em suma, o que tem sido necessário fazer, quer como manutenção programada quer como manutenção inesperada...

                                          A maior falta de equipamento que tenho sentido até agora, elevador (não tenho altura livre suficiente para o colocar na "garagem") e máquina de alinhamento de direção (novamente porque a garagem não tem o piso nivelado, invalida utilizar a máquina de alinhamento).
                                          Isso já roça o profissional

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com um P38......não me falem de bricolage .

                                            Ainda hoje foi afinar a altura do cubo em relação ao eixo para ficar a transmissão nivelada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                                              Já para a Transalp, tenho ponderado a aquisição de um destes para as minhas bricolages

                                              Isso não me parece muito seguro para colocar por baixo do cárter e levantar, não é melhor um descanso central ou um daqueles suportes traseiros?

                                              Não sou muito dado a bricolage, faço o básico dos básicos: verificar níveis, filtro do ar, e no caso da mota lubrificar e esticar a corrente, que com descanso lateral é um filme.
                                              De resto deixo para quem percebe, não tenho muita paciência para estar mais de 1h de volta do veículo, seja na mecânica ou a lavar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                Isso não me parece muito seguro para colocar por baixo do cárter e levantar, não é melhor um descanso central ou um daqueles suportes traseiros?

                                                Não sou muito dado a bricolage, faço o básico dos básicos: verificar níveis, filtro do ar, e no caso da mota lubrificar e esticar a corrente, que com descanso lateral é um filme.
                                                De resto deixo para quem percebe, não tenho muita paciência para estar mais de 1h de volta do veículo, seja na mecânica ou a lavar.
                                                No caso da minha Transalp, é estável. Claro que não convém ter forças transversais muito fortes.
                                                A moto fica suportada pelos braços onde está a protecção do cárter, fica em equilíbrio. Não há qualquer esforço no cárter.
                                                Por exemplo, no mês passado retirei a roda da frente para dar inicio a uma revisão da suspensão da frente. Já conta com 106000km, vou trocar as molas, óleo e retentores, aproveito e troco o pneu e talvez pastilhas dos travões.
                                                Apenas apoiada no descanso central não tenho tanta segurança.

                                                Estas "bricolages" descontraem-me... quer seja nos jipes quer seja na moto. A ultima que fiz na moto foi uma bela aventura, e foi apenas trocar velas... a Transalp tem apenas duas cabeças, mas 4 velas. Duas delas tem de se retirar o depósito e ter uma chave XPTO para conseguir chegar à vela. Claro está que dormi mal, inventei e não tive sucesso, andei a ver na HONDA e eram caras como tudo, mas lá encontrei a dita chave no Ebay e comprei... mesmo assim, acho que não era a chave adequada, mas deu para tirar a vela e voltar a por a nova vela... depois esqueci tudo quando a meti a trabalhar e fui fazer uns quilómetros

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma coisa simples de fazer mesmo para os jipes que não têm ac é aplicar este produto nas condutas de ventilação para limpeza e desinfecção das mesmas. Não se esqueçam da idade e kms que estes jipes mais antigos já acumulam

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Batentes de portas traseiras em jipes também convém ter algum cuidado para não forçar as dobradiças com as folgas



                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pastilhas também são acessíveis de mudar mesmo sem experiência

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mudança de filtro de combustível no interior do depósito
                                                        Também não é preciso nada de ferramentas em especial, só algum cuidado com as tubagens

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mudança filtro do habitáculo


                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um motor limpo também requer algum tempo e é sempre uma boa maneira de detectar outras avarias.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X