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DIY - Do it Yourself - garagem ou oficina ? Olha para o teu jipe !!

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    #31
    algo a ver com atenção nos jipes...apoios de motor e caixa estragados. Nem sempre é fácil perceber o estado deles, convém olhar com alguma atenção

    Comentário


      #32
      Pontos a ter atenção para visualização dos estado da suspensão dianteira e que mais sofrem em TT.
      Ponteiras da direção (C), barra estabilizadora (A) e rótulas (B e D)

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        #33
        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
        Um motor limpo também requer algum tempo e é sempre uma boa maneira de detectar outras avarias.
        Era mesmo um trabalho desses que precisava de fazer no meu. Há quem lave directamente com o jato de água mas fico com algum receio de estragar. Andei com um pano a limpar o que consegui.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por joo Ver Post
          Era mesmo um trabalho desses que precisava de fazer no meu. Há quem lave directamente com o jato de água mas fico com algum receio de estragar. Andei com um pano a limpar o que consegui.
          Se for por baixo mete o gajo num elevador borrifa-o com mistolin e usa máquina de pressão...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por joo Ver Post
            Era mesmo um trabalho desses que precisava de fazer no meu. Há quem lave directamente com o jato de água mas fico com algum receio de estragar. Andei com um pano a limpar o que consegui.
            Não precisas de fazer com jato de água ou então fazê-lo mas mantendo a ponta da pistola longe.
            Com um pulverizador destes podes colocar água no motor que não há problema


            Nas lavagens do motor não esquecer a limpeza dos radiadores, principalmente no fundo onde é mais difícil chegar e onde se acumula mais lixo.
            Lama, folhas, etc com o tempo vão diminuindo a passagem do ar. Nalguns casos é mesmo preciso remover o mesmo.

            Aqui o radiador de refrigeração do motor e o mais fino o do ar condicionado - TerranoII
            Editado pela última vez por TerranoII; 31 August 2020, 11:07.

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              #36
              Uma coisa que também costuma dar problema nos jipes: motor de arranque.
              O maior problema é mesmo o acesso, mas é possível retirar com um conjunto de chaves normais e proceder a limpeza inclusivé substituição das escovas.


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                #37
                Além do óleo a bateria é outra das coisas que se pode mudar sem nada de especial
                Ter em natação às dimensões e posição dos bornes no ato da compra.
                Nunca tocar nos 2 bornes com uma chave pois dá estoiro e poderão ter uma queimadura grave ou pior...
                Nesta mudança convém sempre ver como está a base da bateria e se necessário tratar, pois por norma vai ganhando corrosão pelo derrame do ácido.
                Nesse caso é utilizar produto para descascar isso tudo e voltar a aplicar primário e tinta.






                Comentário


                  #38
                  Algo que também é muitoc acessível a quem tenha jipes da velha guarda na maioria dos casos...
                  Mudar amortecedores:
                  Por norma por olhal ou por espigão também qualquer chave de boca ou luneta dá para fazer este serviço




                  Na frente convém tirar a roda


                  Na traseira só debaixo do jipe é possível ter acesso

                  Comentário


                    #39
                    Também não descansas no fim de semana.........pensei que era só P38 .

                    Comentário


                      #40
                      Belos trabalhos @TerranoII
                      Não sou propriamente um fã de TT se calhar por falta de € para investir num jipe mas gosto de jipes e sobretudo de DIY por isso se me permites vou acompanhar aqui o tópico
                      Continuação de bons trabalhos

                      Comentário


                        #41
                        Belas dicas... Olha que nunca tinha pensado em tratar a base da bateria... mais um ponto a verificar

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
                          Belas dicas... Olha que nunca tinha pensado em tratar a base da bateria... mais um ponto a verificar
                          A base da bateria, em carros que não tenham o tubo de purga, é sempre um ponto frágil.

                          O meu velhinho Corsa A tinha um buraco debaixo desta, fazia ventilação forçado ao habitáculo. [emoji23]

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Também não descansas no fim de semana.........pensei que era só P38 .
                            Se calhar até nem me ficava mal um P38 lá na garagem... pouco acrescentaria o trabalho ao que já invento não ?

                            Comentário


                              #44
                              Não tarda temos aí a chuva e nada como rever as escovas limpa pára-brisas. A do óculo traseiro idem.

                              Comentário


                                #45
                                Por falar em escovas. Na maior parte dos jipes dos 90 as hastes começam a perder a cor e a ficar esbranquiçadas. Uma lata de spray preto devolve logo o bom aspeto ao conjunto
                                aliás spray preto deve existir sempre lá em casa para dar um toque aqui ou ali




                                Comentário


                                  #46
                                  continuando na mesma zona, existe uma coisa que irrita o pessoal, mas pouca gente liga...o esguicho limpa vidros.
                                  Com os anos ficam entupidos, não custa nada mudar e ajudam muito a uma boa visibilidade seja em TT seja em estrada




                                  Editado pela última vez por TerranoII; 01 September 2020, 08:35.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Se calhar até nem me ficava mal um P38 lá na garagem... pouco acrescentaria o trabalho ao que já invento não ?
                                    Não vai ser tão bruto porque já está habituado a fazer alguma coisa no Terrano mas ias notar um ligeiro acréscimo .

                                    Fora de brincadeiras, tem 2 ou 3 coisas que são mais complexas e exigem conhecimentos+hardware+software mas de resto é tudo igual.

                                    Este sábado devemos ir dar mais uma volta......fica com isso em mente e depois falamos melhor.

                                    Abraço.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                      Não vai ser tão bruto porque já está habituado a fazer alguma coisa no Terrano mas ias notar um ligeiro acréscimo .

                                      Fora de brincadeiras, tem 2 ou 3 coisas que são mais complexas e exigem conhecimentos+hardware+software mas de resto é tudo igual.

                                      Este sábado devemos ir dar mais uma volta......fica com isso em mente e depois falamos melhor.

                                      Abraço.
                                      Check

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                                        #49
                                        Muito bom tópico! Parabéns!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Excelente Tópico!

                                          Que macaco usam para levantar o carro? O que recomendam?
                                          Editado pela última vez por diogobike1; 04 September 2020, 06:39.

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                                            #51
                                            uso um destes


                                            e outro destes

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              uso um destes


                                              e outro destes


                                              Para levantar só de um lado chega um de 2T?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Também uso desses macacos mas coloco uma preguiça como segurança caso o macaco perca pressão.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por diogobike1 Ver Post
                                                  Para levantar só de um lado chega um de 2T?
                                                  sim é suficiente

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                                    Também uso desses macacos mas coloco uma preguiça como segurança caso o macaco perca pressão.
                                                    Também uso preguiças
                                                    Tenho umas todas "pipis" mas baixas que vinham no set do macaco e tenho outras heavy duty
                                                    Conforme os trabalhos a efetuar até posso usar todas. Pensar sempre na nossa segurança é o 1º a ter em conta.
                                                    Aqui a instalação de tacos de 4cm nas molas traseiras do Pajero.
                                                    Tacos de madeira também dão um jeitão.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Ultimamente não tem havido muito tempo para isto.. mas a garagem ja é pequena para tanta tralha

                                                      Material de substituição compro na AutoDOC. Lido com casas de peças profissionalmente e em lado nenhum arranjo os preços da autoDOC.

                                                      Ao longo dos anos tenho comprado, em lojas da especialidade / Amazon, Ebay, Chave Vertical, Norauto etc etc etc..

                                                      - Prensa
                                                      - Compressor
                                                      - Grua de Motores
                                                      - Cavalete de Motores
                                                      - Máquina manual de desmontar pneus
                                                      - Rampas de Metal
                                                      - Macaco de Rodas Facom
                                                      - Preguiças Várias, Hi-Lift, Muitos cepos de madeira
                                                      - Chaves de todos os tipos, Torx, Sextavadas, Interiores, Exteriores, Tubos de Travão, Longas, curtas etc etc...

                                                      Isto para alem de berbequins, rebarbadoras, maquina de soldar, alicates, serra juntas,

                                                      Basicamente, se preciso de algo que seja especifico, prefiro comprar do que andar a pedir a A ou B

                                                      Nem faço ideia de quanto está investido, mas é raro precisar de alguma peça e não me safar...

                                                      Depois vêm outro tipo de coisas em que se gastam euros... os manuais Haynes, Material OBD, Sites X e Y de manuais técnicos... etc

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Um destes dias lá me meti debaixo do jipe para dar mais uma olhadela...lá descobri uma ponteira que tinha o selo de vedação solto, ou seja não retia a massa no seu interior e era uma questão de tempo até gripar.
                                                        Lá comprei duas ponteiras exteriores e mudei uma delas. o processo fica no tópico dos Pajeros. Obviamente nesta operação detetei que o próximo deverá ser os casquilhos dos triângulos superiores. aproveitei e lubirfiquei tudo naquela zona, além de dar uma limpeza de massa velha agarrada.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                          Ultimamente não tem havido muito tempo para isto.. mas a garagem ja é pequena para tanta tralha

                                                          Material de substituição compro na AutoDOC. Lido com casas de peças profissionalmente e em lado nenhum arranjo os preços da autoDOC.

                                                          Ao longo dos anos tenho comprado, em lojas da especialidade / Amazon, Ebay, Chave Vertical, Norauto etc etc etc..

                                                          - Prensa
                                                          - Compressor
                                                          - Grua de Motores
                                                          - Cavalete de Motores
                                                          - Máquina manual de desmontar pneus
                                                          - Rampas de Metal
                                                          - Macaco de Rodas Facom
                                                          - Preguiças Várias, Hi-Lift, Muitos cepos de madeira
                                                          - Chaves de todos os tipos, Torx, Sextavadas, Interiores, Exteriores, Tubos de Travão, Longas, curtas etc etc...

                                                          Isto para alem de berbequins, rebarbadoras, maquina de soldar, alicates, serra juntas,

                                                          Basicamente, se preciso de algo que seja especifico, prefiro comprar do que andar a pedir a A ou B

                                                          Nem faço ideia de quanto está investido, mas é raro precisar de alguma peça e não me safar...

                                                          Depois vêm outro tipo de coisas em que se gastam euros... os manuais Haynes, Material OBD, Sites X e Y de manuais técnicos... etc
                                                          e casquilhos e rótulas que ferramentas tens para isso ?
                                                          Para os jipes é das coisas que dá mais jeito e sempre que tenho de fazer aquilo chateia-me de fazer com as ferramentas específicas para tal.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            para malta que tem os jipes por norma parados isto dá jeito para não se ir a bateria embora

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                                                              #60
                                                              Qual o termo correcto, para procurar esses "terminais"?

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