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DIY - Do it Yourself - garagem ou oficina ? Olha para o teu jipe !!

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  • TerranoII
    respondeu
    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    A Centrauto vende esses foles. Consoante o desgaste e quilómetros pode compensar.
    estás a falar das borrachas das ponteiras onde entra a massa ?

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  • nto
    respondeu
    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    Isto é chamado erradamente de corta corrente
    https://batterynoproblem.com/en/


    Grato pelas deixas.

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  • ciber007
    respondeu
    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    Um destes dias lá me meti debaixo do jipe para dar mais uma olhadela...lá descobri uma ponteira que tinha o selo de vedação solto, ou seja não retia a massa no seu interior e era uma questão de tempo até gripar.
    Lá comprei duas ponteiras exteriores e mudei uma delas. o processo fica no tópico dos Pajeros. Obviamente nesta operação detetei que o próximo deverá ser os casquilhos dos triângulos superiores. aproveitei e lubirfiquei tudo naquela zona, além de dar uma limpeza de massa velha agarrada.
    A Centrauto vende esses foles. Consoante o desgaste e quilómetros pode compensar.

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  • ciber007
    respondeu
    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    e casquilhos e rótulas que ferramentas tens para isso ?
    Para os jipes é das coisas que dá mais jeito e sempre que tenho de fazer aquilo chateia-me de fazer com as ferramentas específicas para tal.
    Há ferramenta própria mas para isso, 99% das vezes, o martelo dado no sítio certo e a ponteira/rótula salta logo.

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  • TerranoII
    respondeu
    Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Qual o termo correcto, para procurar esses "terminais"?
    Isto é chamado erradamente de corta corrente

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  • Ruie34
    respondeu
    Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Qual o termo correcto, para procurar esses "terminais"?

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  • nto
    respondeu
    Qual o termo correcto, para procurar esses "terminais"?

    Leave a comment:


  • TerranoII
    respondeu
    para malta que tem os jipes por norma parados isto dá jeito para não se ir a bateria embora

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  • TerranoII
    respondeu
    Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
    Ultimamente não tem havido muito tempo para isto.. mas a garagem ja é pequena para tanta tralha

    Material de substituição compro na AutoDOC. Lido com casas de peças profissionalmente e em lado nenhum arranjo os preços da autoDOC.

    Ao longo dos anos tenho comprado, em lojas da especialidade / Amazon, Ebay, Chave Vertical, Norauto etc etc etc..

    - Prensa
    - Compressor
    - Grua de Motores
    - Cavalete de Motores
    - Máquina manual de desmontar pneus
    - Rampas de Metal
    - Macaco de Rodas Facom
    - Preguiças Várias, Hi-Lift, Muitos cepos de madeira
    - Chaves de todos os tipos, Torx, Sextavadas, Interiores, Exteriores, Tubos de Travão, Longas, curtas etc etc...

    Isto para alem de berbequins, rebarbadoras, maquina de soldar, alicates, serra juntas,

    Basicamente, se preciso de algo que seja especifico, prefiro comprar do que andar a pedir a A ou B

    Nem faço ideia de quanto está investido, mas é raro precisar de alguma peça e não me safar...

    Depois vêm outro tipo de coisas em que se gastam euros... os manuais Haynes, Material OBD, Sites X e Y de manuais técnicos... etc
    e casquilhos e rótulas que ferramentas tens para isso ?
    Para os jipes é das coisas que dá mais jeito e sempre que tenho de fazer aquilo chateia-me de fazer com as ferramentas específicas para tal.

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  • TerranoII
    respondeu
    Um destes dias lá me meti debaixo do jipe para dar mais uma olhadela...lá descobri uma ponteira que tinha o selo de vedação solto, ou seja não retia a massa no seu interior e era uma questão de tempo até gripar.
    Lá comprei duas ponteiras exteriores e mudei uma delas. o processo fica no tópico dos Pajeros. Obviamente nesta operação detetei que o próximo deverá ser os casquilhos dos triângulos superiores. aproveitei e lubirfiquei tudo naquela zona, além de dar uma limpeza de massa velha agarrada.

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  • FastLee
    respondeu
    Ultimamente não tem havido muito tempo para isto.. mas a garagem ja é pequena para tanta tralha

    Material de substituição compro na AutoDOC. Lido com casas de peças profissionalmente e em lado nenhum arranjo os preços da autoDOC.

    Ao longo dos anos tenho comprado, em lojas da especialidade / Amazon, Ebay, Chave Vertical, Norauto etc etc etc..

    - Prensa
    - Compressor
    - Grua de Motores
    - Cavalete de Motores
    - Máquina manual de desmontar pneus
    - Rampas de Metal
    - Macaco de Rodas Facom
    - Preguiças Várias, Hi-Lift, Muitos cepos de madeira
    - Chaves de todos os tipos, Torx, Sextavadas, Interiores, Exteriores, Tubos de Travão, Longas, curtas etc etc...

    Isto para alem de berbequins, rebarbadoras, maquina de soldar, alicates, serra juntas,

    Basicamente, se preciso de algo que seja especifico, prefiro comprar do que andar a pedir a A ou B

    Nem faço ideia de quanto está investido, mas é raro precisar de alguma peça e não me safar...

    Depois vêm outro tipo de coisas em que se gastam euros... os manuais Haynes, Material OBD, Sites X e Y de manuais técnicos... etc

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  • TerranoII
    respondeu
    Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
    Também uso desses macacos mas coloco uma preguiça como segurança caso o macaco perca pressão.
    Também uso preguiças
    Tenho umas todas "pipis" mas baixas que vinham no set do macaco e tenho outras heavy duty
    Conforme os trabalhos a efetuar até posso usar todas. Pensar sempre na nossa segurança é o 1º a ter em conta.
    Aqui a instalação de tacos de 4cm nas molas traseiras do Pajero.
    Tacos de madeira também dão um jeitão.

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  • TerranoII
    respondeu
    Originalmente Colocado por diogobike1 Ver Post
    Para levantar só de um lado chega um de 2T?
    sim é suficiente

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  • Xkoviak
    respondeu
    Também uso desses macacos mas coloco uma preguiça como segurança caso o macaco perca pressão.

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  • diogobike1
    respondeu
    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    uso um destes


    e outro destes


    Para levantar só de um lado chega um de 2T?

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  • TerranoII
    respondeu
    uso um destes


    e outro destes

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  • diogobike1
    respondeu
    Excelente Tópico!

    Que macaco usam para levantar o carro? O que recomendam?
    Editado pela última vez por diogobike1; 04 September 2020, 07:39.

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  • AmericanoSever
    respondeu
    Muito bom tópico! Parabéns!

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  • TerranoII
    respondeu
    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Não vai ser tão bruto porque já está habituado a fazer alguma coisa no Terrano mas ias notar um ligeiro acréscimo .

    Fora de brincadeiras, tem 2 ou 3 coisas que são mais complexas e exigem conhecimentos+hardware+software mas de resto é tudo igual.

    Este sábado devemos ir dar mais uma volta......fica com isso em mente e depois falamos melhor.

    Abraço.
    Check

    Leave a comment:


  • ciber007
    respondeu
    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    Se calhar até nem me ficava mal um P38 lá na garagem... pouco acrescentaria o trabalho ao que já invento não ?
    Não vai ser tão bruto porque já está habituado a fazer alguma coisa no Terrano mas ias notar um ligeiro acréscimo .

    Fora de brincadeiras, tem 2 ou 3 coisas que são mais complexas e exigem conhecimentos+hardware+software mas de resto é tudo igual.

    Este sábado devemos ir dar mais uma volta......fica com isso em mente e depois falamos melhor.

    Abraço.

    Leave a comment:


  • TerranoII
    respondeu
    continuando na mesma zona, existe uma coisa que irrita o pessoal, mas pouca gente liga...o esguicho limpa vidros.
    Com os anos ficam entupidos, não custa nada mudar e ajudam muito a uma boa visibilidade seja em TT seja em estrada




    Editado pela última vez por TerranoII; 01 September 2020, 09:35.

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  • TerranoII
    respondeu
    Por falar em escovas. Na maior parte dos jipes dos 90 as hastes começam a perder a cor e a ficar esbranquiçadas. Uma lata de spray preto devolve logo o bom aspeto ao conjunto
    aliás spray preto deve existir sempre lá em casa para dar um toque aqui ou ali




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  • TerranoII
    respondeu
    Não tarda temos aí a chuva e nada como rever as escovas limpa pára-brisas. A do óculo traseiro idem.

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  • TerranoII
    respondeu
    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Também não descansas no fim de semana.........pensei que era só P38 .
    Se calhar até nem me ficava mal um P38 lá na garagem... pouco acrescentaria o trabalho ao que já invento não ?

    Leave a comment:


  • Ruie34
    respondeu
    Originalmente Colocado por fpniva Ver Post
    Belas dicas... Olha que nunca tinha pensado em tratar a base da bateria... mais um ponto a verificar
    A base da bateria, em carros que não tenham o tubo de purga, é sempre um ponto frágil.

    O meu velhinho Corsa A tinha um buraco debaixo desta, fazia ventilação forçado ao habitáculo. [emoji23]

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  • fpniva
    respondeu
    Belas dicas... Olha que nunca tinha pensado em tratar a base da bateria... mais um ponto a verificar

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  • jogador
    respondeu
    Belos trabalhos @TerranoII
    Não sou propriamente um fã de TT se calhar por falta de € para investir num jipe mas gosto de jipes e sobretudo de DIY por isso se me permites vou acompanhar aqui o tópico
    Continuação de bons trabalhos

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  • ciber007
    respondeu
    Também não descansas no fim de semana.........pensei que era só P38 .

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  • TerranoII
    respondeu
    Algo que também é muitoc acessível a quem tenha jipes da velha guarda na maioria dos casos...
    Mudar amortecedores:
    Por norma por olhal ou por espigão também qualquer chave de boca ou luneta dá para fazer este serviço




    Na frente convém tirar a roda


    Na traseira só debaixo do jipe é possível ter acesso

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  • TerranoII
    respondeu
    Além do óleo a bateria é outra das coisas que se pode mudar sem nada de especial
    Ter em natação às dimensões e posição dos bornes no ato da compra.
    Nunca tocar nos 2 bornes com uma chave pois dá estoiro e poderão ter uma queimadura grave ou pior...
    Nesta mudança convém sempre ver como está a base da bateria e se necessário tratar, pois por norma vai ganhando corrosão pelo derrame do ácido.
    Nesse caso é utilizar produto para descascar isso tudo e voltar a aplicar primário e tinta.






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