Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Maverick LWB - Projecto Overland

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
    Agora com o upgrade já não dá, tens de ser tu quando ele tiver os 33.



    A minha mulher também ficou... Disse logo que tinha que arranjar um pneu em condições...
    Hummmm… não sei se haverá 33”… mas merecia.

    Comentário


      A mais recente aquisição, Alpicool CF45.





      Já a tenho há cerca de 1 mês, queria ter entretanto a base deslizante pronta mas não consegui...

      Comentário


        Montei o segundo controlador na bagageira, este tem apenas controlo da iluminação e monitorização da bateria, actualizei também o esquema de cores para que se consiga ver bem durante o dia.



        "Reparei" a luz lateral esquerda que não acendia, estava montada com a polaridade invertida

        Comentário


          Em preparação para o 3º Festival Overland em Avis e comecei a rever e planear como iria organizar o setup.

          Para ganhar espaço na gaveta para mais comer, tachos e alguidares passaram para a grade de tejadilho. Com esse propósito comprei duas caixas estanques da Front Runner, que não chegaram a tempo, e tive de me desenrascar com uma que tenho por casa. Passa a ir na grade, cadeiras, sacos cama e colchões, tenda, tachos e grelhador (não está na foto)



          Comprei mais duas travessas para a grade, mais tarde as caixas da Front Runner vão fixas nelas, para diminuir as áreas vazias e dar mais possibilidades de fixação das coisas.



          Comentário


            Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
            A mais recente aquisição, Alpicool CF45.





            Já a tenho há cerca de 1 mês, queria ter entretanto a base deslizante pronta mas não consegui...
            Por curiosidade, vais manter o frigorífico a essa altura?
            Vai ser chato para aceder a quem for mais baixo ao que me parece [emoji23]

            Comentário


              Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
              Por curiosidade, vais manter o frigorífico a essa altura?
              Vai ser chato para aceder a quem for mais baixo ao que me parece [emoji23]
              Vou, mas a base deslizante que vou montar inclina a arca para fora. No Festival Overland era eu que tirava sempre as coisas da arca, a minha mulher não chegava .

              Comentário


                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                Vou, mas a base deslizante que vou montar inclina a arca para fora. No Festival Overland era eu que tirava sempre as coisas da arca, a minha mulher não chegava .

                Também há esta solução [emoji28]
                Mas creio mais difícil de se fazer…

                https://youtu.be/3HrUGyZfyVY

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                  Também há esta solução [emoji28]
                  Mas creio mais difícil de se fazer…

                  https://youtu.be/3HrUGyZfyVY
                  Para além de mais difícil, é bastante mais pesada. Quero manter simples, depois partilho a solução.

                  Comentário


                    Então bora lá até ao 3º Festival Overland.









                    Comentário


                      Carregado e com depósito cheio, fiquei mais uma vez sem curso na suspensão traseira (já comprei molas maiores e para mais peso, mas vai levar 15 dias a chegarem), e sem ter a arca presa numa base, a viagem teve que ser feita por alcatrão. 200km depois estávamos em Avis.



                      Não tinha grandes planos para o evento, queria acima de tudo testar o setup antes das férias e ver outras preparações e que soluções usam para alguns pontos que quero melhorar no setup. Era o inscrito nº 6 de cerca de 200.



                      Ignorem os meus lindos pés...

                      Comentário


                        TOP, tenho visto excelentes feedbacks nas redes sociais do evento.

                        Comentário


                          Espetáculo ...

                          Tens ai o carro bem apetrechado

                          Mostra lá onde vai ficar o "toculante"

                          Não andas-te fora de estrada nem um pouco?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                            TOP, tenho visto excelentes feedbacks nas redes sociais do evento.
                            Foi um evento muito bem organizado, e com bastantes pontos de interesse. As únicas queixas é com algum do pessoal que não sabe estar e partilhar o espaço com os outros (barulho largas horas da noite e higiene nos WC's)
                            Originalmente Colocado por Bruno258 Ver Post
                            Espetáculo ...

                            Tens ai o carro bem apetrechado

                            Mostra lá onde vai ficar o "toculante"

                            Não andas-te fora de estrada nem um pouco?
                            Ainda não colei os autocolantes... E estou num dilema se o faço ou não, há sempre o primeiro, mas como não tenho nenhum não sei se os colo

                            Não andei nada... Existia pista de obstáculos e um percurso de 90km para quem quisesse fazer, mas sem curso na suspensão ir para a pista de obstáculos era mesmo pedir para arrancar de vez a matricula e com arca solta na bagageira não ia arriscar. Com muita pena não andei nada.

                            Comentário


                              Que maravilha.

                              Quanto ao evento, tenho visto excelentes feedbacks, parece que foi muito bom.

                              Pode ser que no próximo ano comece a voltar a este tipo de lides... as foto-reportagens que tenho visto nos últimos dias deixaram-me ruídinho...

                              Comentário


                                Acampamento montado





                                Comentário


                                  Praia para a barragem do Maranhão



                                  Passeio de barco



                                  Os meus vizinhos de rua





                                  Comentário


                                    Área de expositores











                                    Comentário


                                      De regresso a casa





                                      Veículo certificado como Overlander

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                        Os meus vizinhos de rua


                                        O Freelander da Marta. E os restantes Free do grupo? não ficaram nessa rua ou andavam a "cabrar"?

                                        Comentário


                                          Refletindo sobre o setup. A arca foi das melhores adições ao setup, aumenta exponencialmente as possibilidades com as refeições e permitiu que levasse carne congelada, iogurtes, leite, queijo, manteigas, legumes, gelado e os medicamentos dos míudos (de prevenção) sem que me preocupasse se encontro gelo, ou se a comida se estraga ou se tenho que comer primeiro umas coisas ou outras, além de que agora existe sempre água e cerveja fresca! A iluminação agora totalmente funcional, torna a noite no dia e dá liberdade para se aproveitar até mais tarde sem que tenha que se gerir as horas para fazer jantar, sendo que na lateral acabei (como já pensava) por desligar uma das luzes por ser luz a mais
                                          Para resolver uma questão que nunca gostei da solução que usava, o armazenamento de água, comprei no Festival um jerrican de 15lt para substituir os garrafões de água que andam sempre aos trambolhões, não sei se será a solução final, mas por agora vou experimentar.





                                          Outro ponto a resolver no setup é a autonomia da bateria secundária, o espaço onde montei a bateria secundária apenas me permitiu montar uma de 75Ah, para ter mais capacidade teria que mover a bateria para a bagageira, opção que não me interessa, quer pelo espaço que rouba na bagageira, quer pela distribuição do peso e tão ou mais importante ter de ser uma bateria especial que não liberta vapores tóxicos no habitáculo. Ora por ter pouca capacidade, da qual só devo usar metade se quiser que a bateria dure, com a arca em funcionamento não tenho autonomia para mais que 2 dias parado, já ciente deste facto levei o alimentador de 220V para ligar a arca o que só consegui com ajuda dos meus vizinhos que tinham um adaptador para o quadro elétrico e uma extensão bastante maior que a minha. Tenho agora que arranjar um sistema solar para permitir estar parado e carregar a bateria, estive à fala com várias pessoas na área de expositores e com outros vizinhos que também tem um sistema de bateria como o meu, e a solução passará por um painel desdobrável (não quero roubar espaço na grade com uma solução fixa) acoplado a um carregador que ligarei quando estiver parado. Falta agora estudar preço/funcionalidades.

                                          Outro ponto de que nunca gostei e continuo a não gostar é o toldo que uso, o ano passado comprei um toldo e umas varas extensíveis, mas como não tem uma estrutura rígida e uns pé que espetem no solo, com vento mesmo pouco que seja perde logo a forma além de está sempre a pendurar ao meio... Tenho agora que analisar preços/qualidade do que anda para ai.

                                          PS. Verifiquei mais tarde que a minha bateria secundária é já VRLA (não liberta gases tóxicos) pelo que até a podia estar no interior do jipe.
                                          Editado pela última vez por lokinhas; 04 July 2022, 21:29. Razão: Nota sobre o tipo de bateria

                                          Comentário


                                            Andei de olho nos setups das outras famílias que por lá andavam, e usavam uma de duas soluções, a primeira solução era como a minha, tenda no chão e dormia tudo dentro dela, a segunda solução era tenda de tejadilho para 2 pessoas e o toldo com anexo onde dormia os restantes elementos da familia. Na área de expositores andei a ver tendas de tejadilho e apesar de ser uma solução com algumas vantagens (nenhuma solução é perfeita) parece-me que é pior de gerir o acondicionamento de tudo dentro do jipe, bem como a distribuição do peso. Se passasse para tenda de tejadilho teria que quase tudo o que está na grade vir para a bagageira, um dos meus vizinhos tinha esse setup e à hora de abalar parecia que estavam a jogar Tetris...

                                            Última nota em jeito de alerta para quem tem arca, o ar dentro do jipe fechado (ao sol ou fora dele) com gretas das 4 janelas abertas aquece bastante com a arca a trabalhar (programado para temperaturas de -2ºC) sendo como tal importante que a entrada e saída de ventilação não estejam obstruídas, o do meu vizinho (o do Tetris) igual ao meu já estava com problemas (entrava em modo de protecção por sobreaquecimento e fazia um ruído anormal).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                              Que maravilha.

                                              Quanto ao evento, tenho visto excelentes feedbacks, parece que foi muito bom.

                                              Pode ser que no próximo ano comece a voltar a este tipo de lides... as foto-reportagens que tenho visto nos últimos dias deixaram-me ruídinho...
                                              Força nisso, de certeza que não te faltará companhia dentro da mesma marca/modelo

                                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                              O Freelander da Marta. E os restantes Free do grupo? não ficaram nessa rua ou andavam a "cabrar"?
                                              Estava mais 2 junto a este, sendo que um deles estava mais alto que os outros e calçava Fedima F-Mud

                                              Existia depois pelo menos mais 3 espalhados por lá.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                Estava mais 2 junto a este, sendo que um deles estava mais alto que os outros e calçava Fedima F-Mud
                                                Sim, era a esses que me referia.

                                                Já vi inclusive uns vídeos deles.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                  Refletindo sobre o setup. A arca foi das melhores adições ao setup, aumenta exponencialmente as possibilidades com as refeições e permitiu que levasse carne congelada, iogurtes, leite, queijo, manteigas, legumes, gelado e os medicamentos dos míudos (de prevenção) sem que me preocupasse se encontro gelo, ou se a comida se estraga ou se tenho que comer primeiro umas coisas ou outras, além de que agora existe sempre água e cerveja fresca! A iluminação agora totalmente funcional, torna a noite no dia e dá liberdade para se aproveitar até mais tarde sem que tenha que se gerir as horas para fazer jantar, sendo que na lateral acabei (como já pensava) por desligar uma das luzes por ser luz a mais
                                                  Para resolver uma questão que nunca gostei da solução que usava, o armazenamento de água, comprei no Festival um jerrican de 15lt para substituir os garrafões de água que andam sempre aos trambolhões, não sei se será a solução final, mas por agora vou experimentar.





                                                  Outro ponto a resolver no setup é a autonomia da bateria secundária, o espaço onde montei a bateria secundária apenas me permitiu montar uma de 75Ah, para ter mais capacidade teria que mover a bateria para a bagageira, opção que não me interessa, quer pelo espaço que rouba na bagageira, quer pela distribuição do peso e tão ou mais importante ter de ser uma bateria especial que não liberta vapores tóxicos no habitáculo. Ora por ter pouca capacidade, da qual só devo usar metade se quiser que a bateria dure, com a arca em funcionamento não tenho autonomia para mais que 2 dias parado, já ciente deste facto levei o alimentador de 220V para ligar a arca o que só consegui com ajuda dos meus vizinhos que tinham um adaptador para o quadro elétrico e uma extensão bastante maior que a minha. Tenho agora que arranjar um sistema solar para permitir estar parado e carregar a bateria, estive à fala com várias pessoas na área de expositores e com outros vizinhos que também tem um sistema de bateria como o meu, e a solução passará por um painel desdobrável (não quero roubar espaço na grade com uma solução fixa) acoplado a um carregador que ligarei quando estiver parado. Falta agora estudar preço/funcionalidades.

                                                  Outro ponto de que nunca gostei e continuo a não gostar é o toldo que uso, o ano passado comprei um toldo e umas varas extensíveis, mas como não tem uma estrutura rígida e uns pé que espetem no solo, com vento mesmo pouco que seja perde logo a forma além de está sempre a pendurar ao meio... Tenho agora que analisar preços/qualidade do que anda para ai.
                                                  A bateria é descarga lenta?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                                                    A bateria é descarga lenta?
                                                    Não percebi a pergunta, explica-te lá

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                      Não percebi a pergunta, explica-te lá
                                                      A bateria auxiliar que tens é igual a do motor ou é de descarga lenta?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                                                        A bateria auxiliar que tens é igual a do motor ou é de descarga lenta?
                                                        É de descarga lenta, é uma Kaise KBL12750.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                          É de descarga lenta, é uma Kaise KBL12750.
                                                          Pensei que tinha mais capacidade que 2 dias.
                                                          Mas pensando bem 2 dias no mesmo sítio com o setup montado é bem bom [emoji28]

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                                                            Pensei que tinha mais capacidade que 2 dias.
                                                            Mas pensando bem 2 dias no mesmo sítio com o setup montado é bem bom [emoji28]
                                                            A questão é que uma bateria AGM para durar bastante nunca deve ser descarregada a menos de 50% (ao contrário de uma de lítio que podes descarregar a 100%), ou seja na minha de 75, já só tenho 37,5Ah, agravando que por estar ligada ao alternador do jipe não se consegue carrega-la na totalidade, precisava de um carregador diferente. A arca precisa de 5A, no máximo, se funcionasse continuamente só durava 7,5h... Mas como vai desligando e ligando, dá para mais tempo, depois tens outros factores com a temperatura programada, a temperatura dentro do jipe, etc, tudo isso faz com que chegue ao valor de mais ao menos 2 dias (testei com o jipe na rua e fechado só com gretas nas janelas no fim de semana que esteve quase 40ºC na minha zona). O sistema que tenho é pouco eficiente, mas para o tornar eficiente tinha que investir muito €, sai mais barato comprar o painel solar e carregador...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                              A questão é que uma bateria AGM para durar bastante nunca deve ser descarregada a menos de 50% (ao contrário de uma de lítio que podes descarregar a 100%), ou seja na minha de 75, já só tenho 37,5Ah, agravando que por estar ligada ao alternador do jipe não se consegue carrega-la na totalidade, precisava de um carregador diferente. A arca precisa de 5A, no máximo, se funcionasse continuamente só durava 7,5h... Mas como vai desligando e ligando, dá para mais tempo, depois tens outros factores com a temperatura programada, a temperatura dentro do jipe, etc, tudo isso faz com que chegue ao valor de mais ao menos 2 dias (testei com o jipe na rua e fechado só com gretas nas janelas no fim de semana que esteve quase 40ºC na minha zona). O sistema que tenho é pouco eficiente, mas para o tornar eficiente tinha que investir muito €, sai mais barato comprar o painel solar e carregador...
                                                              O nosso problema é mesmo esse a falta de euros.
                                                              Comigo trabalha um patroleiro com frigorífico, e inversor ligados a uma segunda bateria na mala, se quiseres que pergunte como está aquilo tudo ligado posso…
                                                              Todas as ligações ligadas aos sistemas de overlanding foram feitas por ele, sei que ainda a dias esteve a ligar tudo para começar a usar agora no verão esteve a retificar todo o projeto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X