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Em preparação para o 3º Festival Overland em Avis e comecei a rever e planear como iria organizar o setup.
Para ganhar espaço na gaveta para mais comer, tachos e alguidares passaram para a grade de tejadilho. Com esse propósito comprei duas caixas estanques da Front Runner, que não chegaram a tempo, e tive de me desenrascar com uma que tenho por casa. Passa a ir na grade, cadeiras, sacos cama e colchões, tenda, tachos e grelhador (não está na foto)
Comprei mais duas travessas para a grade, mais tarde as caixas da Front Runner vão fixas nelas, para diminuir as áreas vazias e dar mais possibilidades de fixação das coisas.
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
Vai ser chato para aceder a quem for mais baixo ao que me parece [emoji23]
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Originalmente Colocado por Lavadores Ver PostPor curiosidade, vais manter o frigorífico a essa altura?
Vai ser chato para aceder a quem for mais baixo ao que me parece [emoji23]
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
Mas creio mais difícil de se fazer…
https://youtu.be/3HrUGyZfyVY
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Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
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Carregado e com depósito cheio, fiquei mais uma vez sem curso na suspensão traseira (já comprei molas maiores e para mais peso, mas vai levar 15 dias a chegarem), e sem ter a arca presa numa base, a viagem teve que ser feita por alcatrão. 200km depois estávamos em Avis.
Não tinha grandes planos para o evento, queria acima de tudo testar o setup antes das férias e ver outras preparações e que soluções usam para alguns pontos que quero melhorar no setup. Era o inscrito nº 6 de cerca de 200.
Ignorem os meus lindos pés...
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostTOP, tenho visto excelentes feedbacks nas redes sociais do evento.
Originalmente Colocado por Bruno258 Ver PostEspetáculo ...
Tens ai o carro bem apetrechado
Mostra lá onde vai ficar o "toculante"
Não andas-te fora de estrada nem um pouco?
Não andei nada... Existia pista de obstáculos e um percurso de 90km para quem quisesse fazer, mas sem curso na suspensão ir para a pista de obstáculos era mesmo pedir para arrancar de vez a matricula e com arca solta na bagageira não ia arriscar. Com muita pena não andei nada.
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Refletindo sobre o setup. A arca foi das melhores adições ao setup, aumenta exponencialmente as possibilidades com as refeições e permitiu que levasse carne congelada, iogurtes, leite, queijo, manteigas, legumes, gelado e os medicamentos dos míudos (de prevenção) sem que me preocupasse se encontro gelo, ou se a comida se estraga ou se tenho que comer primeiro umas coisas ou outras, além de que agora existe sempre água e cerveja fresca! A iluminação agora totalmente funcional, torna a noite no dia e dá liberdade para se aproveitar até mais tarde sem que tenha que se gerir as horas para fazer jantar, sendo que na lateral acabei (como já pensava) por desligar uma das luzes por ser luz a mais
Para resolver uma questão que nunca gostei da solução que usava, o armazenamento de água, comprei no Festival um jerrican de 15lt para substituir os garrafões de água que andam sempre aos trambolhões, não sei se será a solução final, mas por agora vou experimentar.
Outro ponto a resolver no setup é a autonomia da bateria secundária, o espaço onde montei a bateria secundária apenas me permitiu montar uma de 75Ah, para ter mais capacidade teria que mover a bateria para a bagageira, opção que não me interessa, quer pelo espaço que rouba na bagageira, quer pela distribuição do peso e tão ou mais importante ter de ser uma bateria especial que não liberta vapores tóxicos no habitáculo. Ora por ter pouca capacidade, da qual só devo usar metade se quiser que a bateria dure, com a arca em funcionamento não tenho autonomia para mais que 2 dias parado, já ciente deste facto levei o alimentador de 220V para ligar a arca o que só consegui com ajuda dos meus vizinhos que tinham um adaptador para o quadro elétrico e uma extensão bastante maior que a minha. Tenho agora que arranjar um sistema solar para permitir estar parado e carregar a bateria, estive à fala com várias pessoas na área de expositores e com outros vizinhos que também tem um sistema de bateria como o meu, e a solução passará por um painel desdobrável (não quero roubar espaço na grade com uma solução fixa) acoplado a um carregador que ligarei quando estiver parado. Falta agora estudar preço/funcionalidades.
Outro ponto de que nunca gostei e continuo a não gostar é o toldo que uso, o ano passado comprei um toldo e umas varas extensíveis, mas como não tem uma estrutura rígida e uns pé que espetem no solo, com vento mesmo pouco que seja perde logo a forma além de está sempre a pendurar ao meio... Tenho agora que analisar preços/qualidade do que anda para ai.
PS. Verifiquei mais tarde que a minha bateria secundária é já VRLA (não liberta gases tóxicos) pelo que até a podia estar no interior do jipe.
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Andei de olho nos setups das outras famílias que por lá andavam, e usavam uma de duas soluções, a primeira solução era como a minha, tenda no chão e dormia tudo dentro dela, a segunda solução era tenda de tejadilho para 2 pessoas e o toldo com anexo onde dormia os restantes elementos da familia. Na área de expositores andei a ver tendas de tejadilho e apesar de ser uma solução com algumas vantagens (nenhuma solução é perfeita) parece-me que é pior de gerir o acondicionamento de tudo dentro do jipe, bem como a distribuição do peso. Se passasse para tenda de tejadilho teria que quase tudo o que está na grade vir para a bagageira, um dos meus vizinhos tinha esse setup e à hora de abalar parecia que estavam a jogar Tetris...
Última nota em jeito de alerta para quem tem arca, o ar dentro do jipe fechado (ao sol ou fora dele) com gretas das 4 janelas abertas aquece bastante com a arca a trabalhar (programado para temperaturas de -2ºC) sendo como tal importante que a entrada e saída de ventilação não estejam obstruídas, o do meu vizinho (o do Tetris) igual ao meu já estava com problemas (entrava em modo de protecção por sobreaquecimento e fazia um ruído anormal).
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Originalmente Colocado por MGomes Ver PostQue maravilha.
Quanto ao evento, tenho visto excelentes feedbacks, parece que foi muito bom.
Pode ser que no próximo ano comece a voltar a este tipo de lides... as foto-reportagens que tenho visto nos últimos dias deixaram-me ruídinho...
Originalmente Colocado por MGomes Ver PostO Freelander da Marta. E os restantes Free do grupo? não ficaram nessa rua ou andavam a "cabrar"?
Existia depois pelo menos mais 3 espalhados por lá.
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver PostRefletindo sobre o setup. A arca foi das melhores adições ao setup, aumenta exponencialmente as possibilidades com as refeições e permitiu que levasse carne congelada, iogurtes, leite, queijo, manteigas, legumes, gelado e os medicamentos dos míudos (de prevenção) sem que me preocupasse se encontro gelo, ou se a comida se estraga ou se tenho que comer primeiro umas coisas ou outras, além de que agora existe sempre água e cerveja fresca! A iluminação agora totalmente funcional, torna a noite no dia e dá liberdade para se aproveitar até mais tarde sem que tenha que se gerir as horas para fazer jantar, sendo que na lateral acabei (como já pensava) por desligar uma das luzes por ser luz a mais
Para resolver uma questão que nunca gostei da solução que usava, o armazenamento de água, comprei no Festival um jerrican de 15lt para substituir os garrafões de água que andam sempre aos trambolhões, não sei se será a solução final, mas por agora vou experimentar.
Outro ponto a resolver no setup é a autonomia da bateria secundária, o espaço onde montei a bateria secundária apenas me permitiu montar uma de 75Ah, para ter mais capacidade teria que mover a bateria para a bagageira, opção que não me interessa, quer pelo espaço que rouba na bagageira, quer pela distribuição do peso e tão ou mais importante ter de ser uma bateria especial que não liberta vapores tóxicos no habitáculo. Ora por ter pouca capacidade, da qual só devo usar metade se quiser que a bateria dure, com a arca em funcionamento não tenho autonomia para mais que 2 dias parado, já ciente deste facto levei o alimentador de 220V para ligar a arca o que só consegui com ajuda dos meus vizinhos que tinham um adaptador para o quadro elétrico e uma extensão bastante maior que a minha. Tenho agora que arranjar um sistema solar para permitir estar parado e carregar a bateria, estive à fala com várias pessoas na área de expositores e com outros vizinhos que também tem um sistema de bateria como o meu, e a solução passará por um painel desdobrável (não quero roubar espaço na grade com uma solução fixa) acoplado a um carregador que ligarei quando estiver parado. Falta agora estudar preço/funcionalidades.
Outro ponto de que nunca gostei e continuo a não gostar é o toldo que uso, o ano passado comprei um toldo e umas varas extensíveis, mas como não tem uma estrutura rígida e uns pé que espetem no solo, com vento mesmo pouco que seja perde logo a forma além de está sempre a pendurar ao meio... Tenho agora que analisar preços/qualidade do que anda para ai.
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Originalmente Colocado por Lavadores Ver PostPensei que tinha mais capacidade que 2 dias.
Mas pensando bem 2 dias no mesmo sítio com o setup montado é bem bom [emoji28]
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Originalmente Colocado por lokinhas Ver PostA questão é que uma bateria AGM para durar bastante nunca deve ser descarregada a menos de 50% (ao contrário de uma de lítio que podes descarregar a 100%), ou seja na minha de 75, já só tenho 37,5Ah, agravando que por estar ligada ao alternador do jipe não se consegue carrega-la na totalidade, precisava de um carregador diferente. A arca precisa de 5A, no máximo, se funcionasse continuamente só durava 7,5h... Mas como vai desligando e ligando, dá para mais tempo, depois tens outros factores com a temperatura programada, a temperatura dentro do jipe, etc, tudo isso faz com que chegue ao valor de mais ao menos 2 dias (testei com o jipe na rua e fechado só com gretas nas janelas no fim de semana que esteve quase 40ºC na minha zona). O sistema que tenho é pouco eficiente, mas para o tornar eficiente tinha que investir muito €, sai mais barato comprar o painel solar e carregador...
Comigo trabalha um patroleiro com frigorífico, e inversor ligados a uma segunda bateria na mala, se quiseres que pergunte como está aquilo tudo ligado posso…
Todas as ligações ligadas aos sistemas de overlanding foram feitas por ele, sei que ainda a dias esteve a ligar tudo para começar a usar agora no verão esteve a retificar todo o projeto.
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