Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Maverick LWB - Projecto Overland

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
    O nosso problema é mesmo esse a falta de euros.
    Comigo trabalha um patroleiro com frigorífico, e inversor ligados a uma segunda bateria na mala, se quiseres que pergunte como está aquilo tudo ligado posso…
    Todas as ligações ligadas aos sistemas de overlanding foram feitas por ele, sei que ainda a dias esteve a ligar tudo para começar a usar agora no verão esteve a retificar todo o projeto.
    Se ele tiver painel e carregador podes perguntar o que usa, de resto não tenho dúvidas.

    Comentário


      Finalmente chegaram as molas. Comprei molas da OME +4, modelo 2920.





      Antes


      Depois


      Ficou mais alto 40mm nas cavas da roda e 60mm na matricula, tendo na bagageira as gavetas e o material de resgate. Não vou para já mexer nas barras à frente, vou andar assim um tempo para que as molas "assentem" e quero experimentar com mais carga com que altura fica.

      Do pouco que andei, achei o jipe mais confortável, como anteriormente não tinha curso na suspensão estava a tocar constantemente nos batentes, o que condicionava bastante o funcionamento dos amortecedores. Fora de estrada acompanha melhor o terreno, sendo que em estrada adorna um pouco mais.

      Comentário


        Grande diferença

        Toca a testar o setup todo

        Comentário


          Vamos lá fazer uma base inclinável e deslizante para a arca.







          Comentário


            A inclinação e distância de saída da arca é limitada por correias. Na posição de repouso existem 3 peças que ajudam a manter toda a estrutura no sitio, minimizando a força nas dobradiças, o ferrolho tranca a estrutura. Só vou pintar tudo depois de testar.





            Montei também duas argolas removíveis, para manter o jerrican preso em viagem.

            Comentário


              E feedback do frigorífico?
              O meu tem sido usado regularmente e passou um domingo inteiro ao calor dentro do jipe sem se queixar, estou bastante contente com ele não sendo das marcas xpto que aí andam faz bem o trabalho dele, e não consome assim tanta bateria.
              Um dia inteiro ligado não baixou dos 12v a bateria por isso ainda tinha margem para estar mais umas horas ligada.

              Comentário


                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                A inclinação e distância de saída da arca é limitada por correias. Na posição de repouso existem 3 peças que ajudam a manter toda a estrutura no sitio, minimizando a força nas dobradiças, o ferrolho tranca a estrutura. Só vou pintar tudo depois de testar.





                Montei também duas argolas removíveis, para manter o jerrican preso em viagem.

                Grande Manny Mãozinhas!!!

                Isso está cada vez melhor. Dá gosto acompanhar. [emoji106][emoji6]

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                  E feedback do frigorífico?
                  O meu tem sido usado regularmente e passou um domingo inteiro ao calor dentro do jipe sem se queixar, estou bastante contente com ele não sendo das marcas xpto que aí andam faz bem o trabalho dele, e não consome assim tanta bateria.
                  Um dia inteiro ligado não baixou dos 12v a bateria por isso ainda tinha margem para estar mais umas horas ligada.
                  Desde o Festival Overland nunca mais o usei... Daqui a uns dias vou usar uma semana de seguida.

                  Não te descuides muito com a bateria, de um momento para o outro ficas sem carga. As baterias de ácido a tensão anda em volta dos 12V, mas assim que passa um certo nível de descarga a tensão cai muito rápido e depois não consegue meter o jipe a trabalhar.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                    E feedback do frigorífico?
                    O meu tem sido usado regularmente e passou um domingo inteiro ao calor dentro do jipe sem se queixar, estou bastante contente com ele não sendo das marcas xpto que aí andam faz bem o trabalho dele, e não consome assim tanta bateria.
                    Um dia inteiro ligado não baixou dos 12v a bateria por isso ainda tinha margem para estar mais umas horas ligada.
                    Por aqui tudo ok, excepto um fenómeno qualquer que pintou as laterais de preto, só saiu com Mistolin.
                    Tem trabalhado com alguma frequência por períodos de 6 a 8 horas.
                    O uso em 220v também dá jeito no jardim

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                      Desde o Festival Overland nunca mais o usei... Daqui a uns dias vou usar uma semana de seguida.

                      Não te descuides muito com a bateria, de um momento para o outro ficas sem carga. As baterias de ácido a tensão anda em volta dos 12V, mas assim que passa um certo nível de descarga a tensão cai muito rápido e depois não consegue meter o jipe a trabalhar.
                      O mínimo que a minha atingiu foi os 11.1v
                      Acho que a minha sorte vá é ter bateria de 95Ah se fosse uma daquelas que os sites de peças dizem suficientes de 75ah não me permitia ter o frigorífico.
                      No entanto a cada passo vou ao jipe verificar a voltagem ou até na app.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                        Por aqui tudo ok, excepto um fenómeno qualquer que pintou as laterais de preto, só saiu com Mistolin.
                        Tem trabalhado com alguma frequência por períodos de 6 a 8 horas.
                        O uso em 220v também dá jeito no jardim
                        A tampa preta da minha aquece bastante principalmente dentro do jipe mas pintar até agora não aconteceu.
                        Também tenho usado em casa a 220v dá jeito, normalmente antes de sair passa a noite ligada a 220v.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Por aqui tudo ok, excepto um fenómeno qualquer que pintou as laterais de preto, só saiu com Mistolin.
                          Tem trabalhado com alguma frequência por períodos de 6 a 8 horas.
                          O uso em 220v também dá jeito no jardim
                          Mas perdeu tinta da tampa para as laterais? Usas com ou sem a capa?

                          É só festa nessa casa

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                            O mínimo que a minha atingiu foi os 11.1v
                            Acho que a minha sorte vá é ter bateria de 95Ah se fosse uma daquelas que os sites de peças dizem suficientes de 75ah não me permitia ter o frigorífico.
                            No entanto a cada passo vou ao jipe verificar a voltagem ou até na app.
                            Cuidado que essas tensões tão baixas não dão saúde à bateria

                            Vê aqui

                            https://www.rebel-cell.com/knowledge...-of-batteries/

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                              Cuidado que essas tensões tão baixas não dão saúde à bateria

                              Vê aqui

                              https://www.rebel-cell.com/knowledge...-of-batteries/
                              Agora deixaste-me preocupado [emoji23]
                              Portanto sendo que o frigorífico em low faz cut-out aos 8.5v se isso acontecer a bateria vai morrer…

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Lavadores Ver Post
                                Agora deixaste-me preocupado [emoji23]
                                Portanto sendo que o frigorífico em low faz cut-out aos 8.5v se isso acontecer a bateria vai morrer…
                                Mas a cerveja está fresca enquanto esperas por ajuda

                                Ajusta para cortar aos 11,1V mas não deixes chegar ai.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                  Mas a cerveja está fresca enquanto esperas por ajuda

                                  Ajusta para cortar aos 11,1V mas não deixes chegar ai.
                                  Obrigado pela dica [emoji1360]

                                  Comentário


                                    Quando mudei os casquilhos para novos de poliuretano estava consciente que uma das desvantagens é o ruído que fazem quando perdem a lubrificação, no entanto não esperava que fosse ao fim de tão pouco tempo... Desde Maio do ano passado (6 meses após a montagem) que o jipe começou a chiar, primeiro era só em lombas, neste momento era já quando entrava e sai dele. Desanimado com a chiadeira, e com a certeza de que na altura não lubrifiquei correctamente os rolamentos da frente decidi avançar com a troca dos rolamentos e mudança dos casquilhos dos triângulos e da barra estabilizadora.

                                    Caquilhos secos e com as mangas interiores enferrujadas, o ruído maior vinha dos casquilhos do triângulo de cima.


                                    Comentário


                                      E aqui começou o meu "sofrimento"... No triângulo inferior não consegui montar os casquilhos convencionais, a menos de 1cm de entrarem totalmente "encravavam", tentei duas vezes começando do lado de dentro e de fora e simplesmente não entravam na totalidade. Dei cabo de parafusos de 16mm que usava para "prensar", um amigo meu que é mecânico também andou a ver e disse-me que não devia custar tanto a entrar, não sei se era a tolerância do tamanho dos que comprei... Com isto uma semana de férias perdida de volta do jipe, e com saída programada...





                                      Para resolver rapidamente a coisa comprei outro kit de poliuretano, do qual só aproveitei os dois casquilhos do triângulo inferior, para meter rapidamente o jipe a andar. Tive que comprar pois nunca imaginando o filme que iria ser, ao desmontar destruí o que tinha no jipe...









                                      Mantive casquilhos de poliuretano na ligação da barra estabilizadora com os triângulos inferiores e na barra do triângulo inferior. Posteriormente hei-de mudar os da suspensão traseira. Mais tarde se começar a chiar vai para uma oficina para mudar os que não consegui...

                                      Comentário


                                        No meio de tudo lá mudei os rolamentos, estavam de facto com pouca massa e a acusar desgaste, e aproveitei para limpar e lubrificar os cubos automáticos.





                                        Corrigi também o aperto da barra de torsão do lado do condutor, pois estava mais baixo desse lado.

                                        Comentário


                                          Em preparação para a viagem de férias comprei cortinas feitas à medida da Car Shades, no entanto acabei por as devolver... Nas portas dos passageiros não encaixavam correctamente e fazia força nas borrachas e impediam que as portas fechassem bem, grande desilusão...

                                          Comentário


                                            Ou seja, seriam feitas à medida de outro carro qualquer [emoji28]

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                              Em preparação para a viagem de férias comprei cortinas feitas à medida da Car Shades, no entanto acabei por as devolver... Nas portas dos passageiros não encaixavam correctamente e fazia força nas borrachas e impediam que as portas fechassem bem, grande desilusão...

                                              Estranho…

                                              As da solarplexius que comprei estão porreiras mas eu não tenho janelas a abrir atrás….

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                Em preparação para a viagem de férias comprei cortinas feitas à medida da Car Shades, no entanto acabei por as devolver... Nas portas dos passageiros não encaixavam correctamente e fazia força nas borrachas e impediam que as portas fechassem bem, grande desilusão...

                                                tenho no ML e funciona bem

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                  Ou seja, seriam feitas à medida de outro carro qualquer [emoji28]
                                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                  Estranho…

                                                  As da solarplexius que comprei estão porreiras mas eu não tenho janelas a abrir atrás….
                                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                  tenho no ML e funciona bem
                                                  Antes de ter comprado falei com o vendedor e ele disse-me que existia alguns problemas na fixação nas porta traseiras, mas que tinha umas peças que solucionavam e que tinha já vendido para 3 Terranos e que estava tudo ok, as que existem disponíveis são para o Terrano II da última geração, pelo que sabia que as cortinas da porta da bagageira teriam que ser adaptadas, arrisquei na mesma, mas não consegui que as das portas traseiras encaixassem correctamente... Elas estão desenhadas para carro novos, ou seja, são montadas justas à borracha de vedação da porta, mas uma vez que as borrachas já tem queda (pelo carro não ser novo) quando se fecha a porta elas ficam entaladas entre a porta e a carroçaria, tem também o problema das forras das portas estarem já deformadas (por não ser novo) pelo que forçam também as cortinas a sair do suposto local. Ou seja elas funcionam, mas seria num jipe novo, em perfeitas condições...

                                                  As da Solaplexius por não permitirem baixar os vidros nunca serão uma solução para mim, estava a tentar resolver o questão gastando o mínimo possível mas só me resta a opção de películas + IPO B.
                                                  Editado pela última vez por lokinhas; 31 August 2022, 18:30.

                                                  Comentário


                                                    A montagem das molas traseiras maiores obriga a afinação do repartidor dos travões, que segundo o manual deve ser feito com o deposito quase vazio e a 3ª fila de bancos montada, assim o fiz, retirei tudo da bagageira (grade de separação, acessórios e módulo de gavetas) e instalei o 3ª banco. Toda esta operação fez-me pensar no peso adicional que o jipe têm, ora toca de pesar tudo o que dava para pesar, o que não foi possível pesar são estimativas.



                                                    Somando tudo dá 250kg adicionais ao peso do jipe... Desse total cerca de 180kg são permanentes

                                                    Em modo passeio com malas e comida serão à volta de 300kg, sempre para cima... Ora mais 180kg para a família, fica tudo abaixo dos 705kg de carga do jipe

                                                    Comentário


                                                      Tempo de mais uma semana de férias com o apoio do jipe, base em Penamacor e toca de ir experimentar algumas das piscinas fluviais da zona.













                                                      Comentário


                                                        Foram cerca de 1000km sempre por estrada nacional, a zona de destino estava em risco máximo de incêndio pelo que TT estava fora de questão (ainda ficamos uma vez parados na estrada devido a um incêndio), mesmo com a viagem de ida e volta carregado consegui fazer uma média de 9,7lt. Na ida para Penamacor com 36º de temperatura exterior, carregado, AC ON e a subir a 80km/h, vi pela primeira vez o ponteiro da temperatura ficar a meio da escala, no fim da subida começou a voltar à posição normal de 1/3 da escala. Na viagem de regresso fiquei sem AC outra vez, felizmente não estava assim tanto calor, tenho o radiador do AC furado, tinha levado tapa furos à 3 semanas e estava a aguentar-se mas não deve ter gostado de estar tanto tempo seguido a trabalhar, tenho agora que comprador um radiador novo... Mecanicamente mais nada a apontar.

                                                        Em relação ao setup, a arca funcionou ininterruptamente durante os 7 dias, continuo como já o esperava com o problema da autonomia da bateria secundária, sendo que vais uma vez o calor que estava obrigava a arca a trabalhar muito para manter a temperatura (-2º).



                                                        A base inclinável não resolveu o problema do acesso, a minha mulher continua a ter muita dificuldade em tirar coisa de lá, e quando está inclinada e se tira uma coisa as que estão apoiadas na que saiu caem, além de ter que estar a segurar na tampa... A longo prazo talvez redesenhe todo o módulo de gavetas

                                                        Comentário


                                                          Já foi uma voltinha jeitosa

                                                          O carro assim carregado/ equipado fica 5*

                                                          Não a fotos da maquina encostada a agua, numa dessas praias fluviais?

                                                          Comentário


                                                            Podes dar mais algumas informações sobre esse ecrã? Peças e montagem?

                                                            Comentário


                                                              Que belo overlanding Lokinhas ! O Mav a mostar como é ! Obrigado pela partilha.
                                                              Já levas uns kms valentes rodados em modo overland

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X