Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Maverick LWB - Projecto Overland

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Maverick LWB - Projecto Overland

    Boas a todos,

    Este tópico terá como propósito documentar o projecto de Overland que estou a realizar, podendo talvez servir de inspiração a outros e também para eu poder tirar algumas dúvidas com o pessoal mais batido nestas coisas dos 4x4.

    A base deste projecto é um Ford Maverick Longo 2.7TDI, adquirido em Julho de 2020, que está a ser modificado para realizar passeios e apoio a campismo de uma família de 4 elementos.


    #2
    Olá
    Bem vindo e parabéns pela máquina nova
    Ficámos à espera das fotos dessa evolução e passeios.

    Comentário


      #3
      Quando foi adquirido trazia já o snorkel e amortecedores OME e espaçadores de 4cm nas molas de trás e pneus Cooper Discoverer AT3. Estava um pouco degradado por dentro, nomeadamente estojos com muito pó e esponjas partidas, plásticos encardidos, ou seja bastante uso sem o mínimo de cuidados. Tinha também alguma ferrugem superficial no pilar A, e na porta traseira. E a suspensão a a embraiagem chiavam por todos os lados, os travões também não estavam grande coisa, esponjosos e cansados... A primeira intervenção foi forrar o tejadilho que estava bastante sujo. Escrevo no passado porque a primeira fase que estou agora a documentar passou-se entre Julho e Dezembro de 2020.
      Editado pela última vez por lokinhas; 05 April 2021, 14:44.

      Comentário


        #4
        Viva!
        Bem vindo por cá e pela partilha.

        Já existe alguma ideia que se possa saber das modificações que já estão a ser executadas?

        Editei o post, porque entretanto vi a nova resposta.
        Pois, essencialmente e mais que colocar "tralha" nestas máquinas, é tornar-las o mais viaveis possiveis, e para isso nada melhor que uma revisão a fundo e reparar aquilo que já perdeu eficácia.
        Editado pela última vez por rjpmendes; 05 April 2021, 14:47.

        Comentário


          #5
          Nesta fase o carro ainda pertencia ao meu sogro, que o tinha adquirido para substituir o Terrano I que tem, que estava a necessitar de uma reparação e pintura geral. Surge então a primeira surpresa, forro do tejadilho fora, buraco à vista junto às barras de tejadilho, ida imediata para o bate-chapas para reparar todos os problemas de ferrugem e pintar o capot que tinha a pintura arruinada...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
            Quando foi adquirido trazia já o snorkel e amortecedores OME e espaçadores de 4cm nas molas de trás e pneus Cooper Discoverer AT3. Estava um pouco degradado por dentro, nomeadamente estojos com muito pó e esponjas partidas, plásticos encardidos, ou seja bastante uso sem o mínimo de cuidados. Tinha também alguma ferrugem superficial no pilar A, e na porta traseira. E a suspensão a a embraiagem chiavam por todos os lados, os travões também não estavam grande coisa, esponjosos e cansados... A primeira intervenção foi forrar o tejadilho que estava bastante sujo. Escrevo no passado porque a primeira fase que estou agora a documentar passou-se entre Julho e Dezembro de 2020.
            Vais no bom caminho. Pondo a ponto mecanicamente é uma máquina de guerra.
            Requer especial atenção à suspensão e direção dianteiras por questões de folgas...mas tudo a seu tempo

            Comentário


              #7
              O bicho das modificações (à muito tempo por realizar) começa a pegar e começo a tratar o carro como se fosse meu... Primeira intervenção à séria, desmontar tudo por dentro! Tudo mesmo! Bancos desforrados e para reparar esponjas e estofos, alcatifa lavada à pressão, a de trás foi trocada por uma em 2ª mão (tinha manchas de óleo e tinta), plásticos interiores e forras das portas lavados com tira-gorduras. Tablier desmontado na totalidade, numa noite choveu e surgiu água no tapete do passageiro, nesta fase como já ia para o bate-chapas era melhor verificar se não existia podres por baixo do vidro.



              Infelizmente foi a única foto que tirei na altura, foi assim para o bate-chapas que ficou de boca aberta...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                O bicho das modificações (à muito tempo por realizar) começa a pegar e começo a tratar o carro como se fosse meu... Primeira intervenção à séria, desmontar tudo por dentro! Tudo mesmo! Bancos desforrados e para reparar esponjas e estofos, alcatifa lavada à pressão, a de trás foi trocada por uma em 2ª mão (tinha manchas de óleo e tinta), plásticos interiores e forras das portas lavados com tira-gorduras. Tablier desmontado na totalidade, numa noite choveu e surgiu água no tapete do passageiro, nesta fase como já ia para o bate-chapas era melhor verificar se não existia podres por baixo do vidro.



                Infelizmente foi a única foto que tirei na altura, foi assim para o bate-chapas que ficou de boca aberta...
                Parabéns pela máquina, e vou ficar atento às modificações... apesar de gostar de "overland", à noite é bom é no hotel

                O meu também metia alguma água no lugar do pendura, aparentemente vinha através do atravessamento do guarda-fogo por tubagem do AC ou algo assim.

                Comentário


                  #9
                  No meu não era isso, eram as tampas de acesso ao motor escovas do para-brisas. Ficou resolvido com silicone.

                  Comentário


                    #10
                    Vem finalmente do bate-chapas e toca a montar tudo para se poder aproveitar alguma coisa do verão. Verão com pandemia, toca de evitar aglomerados de pessoas e assim ir para praias de difícil acesso, o bicho começa a pegar... As ideias a inundarem a mente e vídeos de Youtube a abrir horizontes e mostrar possibilidades. Começa a missão de convencer a esposa a adicionar um terceiro carro à frota de casa... Passa o verão e fruto da insistência e do espaço e a facilidade em usar com duas crianças nas idas à praia e a outros sitios (em contra partida a um Twingo dcI e uma Focus C-Max), lá convenci a mulher. Toca de negociar com o sogro, que aceita por adorar o Terrano I que tem à 20 anos e é mais baixo, vai assim o Terrano I para o bate-chapas.

                    Comentário


                      #11
                      Durante o verão levou uma revisão geral, óleo e filtro, filtro de ar, filtro do habitáculo, filtro do combustível, liquido de refrigeração e afinação das válvulas. As valvulinas foram verificadas e não foram substituídas por estarem em boas condições. Primeiras avarias, elevador da frente do passageiro (comprados novo) e bomba de água dos limpa para-brisas... Nesta fase começam as idas ao David do Torrão, que muitos devem conhecer, e compra de tudo o que tivesse estragado ou em falta, desde tampas de parafusos e cinzeiros da porta, a borrachas das portas e fole das mudança. Foi tanta coisa que já nem me lembro de tudo...





                      Comentário


                        #12
                        se és tu a tratar de grande parte das coisas óptimo...caso contrário em mão de obra é uma desgraça

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          se és tu a tratar de grande parte das coisas óptimo...caso contrário em mão de obra é uma desgraça
                          Sem dúvida, nem me metia nisto se não fosse o caso. A ideia do projecto também é desenvolver as minhas capacidades mecânicas.

                          Comentário


                            #14
                            Bem vindo, e boa sorte com a maquina ;)

                            Vamos lá seguir mais um tópico

                            Comentário


                              #15
                              Chegado meados de Agosto de 2020, como ia passar as férias em casa decidi começar pelos travões traseiros, cujos tambores estavam completamente enferrujados. Toca de desmontar, raspar, lixar e aplicar conversor de ferrugem, para depois pintar.







                              Comentário


                                #16
                                Parabéns pelo projecto.

                                Comentário


                                  #17
                                  O Terrano do sogro, tinha montado umas jantes originais Mangels de 7" e offset -25, e após negociações lá aceita trocar pelas de alumínio do Maverick.





                                  Ficam mesmo em linha com as abas, uma pintura e vão ficar perfeitas
                                  Editado pela última vez por lokinhas; 05 April 2021, 17:33.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Toca de tratar dos travões da frente.









                                    Levam o mesmo tratamento dos de trás, lixar, conversor de ferrugem, e pintar. Entretanto os tambores de trás foram para decapar e zincar o exterior.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Comecei nesta fase a analisar tudo o que deveria ser trocado/reparado para tornar o carro o mais fiável possível, acabar com as chiadeiras e dar confiança na condução. Tinha barra de direcção, ponteiras e rótulas com retentores danificados e quase rasgados.








                                      Vai de comprar tudo novo, ponteiras de direcção interiores e exteriores, barra de direcção e rótulas superiores e inferiores

                                      Comentário


                                        #20
                                        Belo trabalhinho que arranjaste

                                        Força nisso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E como já aconteceu a mais gente, quanto mais se desmonta mais se descobre e já que desmontei porque não faço mais isto... E entra a fase que parou o carro durante 2 meses... Eixo traseiro para fora para pintar, mangas de eixo para verificar rolamentos e trocar dois pernos da roda, que tinham sido substituídos por parafusos...











                                          Manga de eixo com retentor do rolamento interior danificado, toca a substituir.

                                          Editado pela última vez por lokinhas; 05 April 2021, 20:01.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E começa a grande fase deste projecto, pintar o chassis de Raptor... Vai de desmontar tudo o que esteja preso ao chassis ou no caminho.

                                            Para-choques frente e trás fora




                                            Abas das rodas fora



                                            Suspensão dianteira e diferencial da frente fora





                                            Sinoblocos dos amortecedores dianteiros em péssimo estado e casquilhos agarrados, tiveram de ser cortados



                                            Suporte da caixa e reforço do chassis fora

                                            Comentário


                                              #23
                                              Depósito fora



                                              Escape fora, estava roto em 3 sítios e foi reparado



                                              Radiador e condensador fora

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vai de lixar tudo... Uma combinação de braços, berbequim e rebarbadora e ficou pronto pintar



                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Optei por pintar com trincha e rolo, não tinha compressor com capacidade suficiente e com rolo consegue-se um acabamento fino que pretendia, sem pintar as coisas à volta. Para além de que podia começar logo às 6 da manhã sem incomodar a vizinhança.
                                                  Primeiro duas demãos de primário















                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Depois 2 demãos de Raptor, deveriam ter sido 3 mas o cansaço já estava a pesar













                                                    Aproveitei e pintei também as laterais da carroçaria que estavam bastante picadas das pedras


                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem vindo!
                                                      Parabéns pela máquina [emoji1320]

                                                      Enviado do meu SM-A605FN através do Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Belo trabalho!

                                                        Qual o modo de aplicação da raptor que usaste?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem vindo, belo trabalho, e mandar vir mais

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                                                            Belo trabalho!

                                                            Qual o modo de aplicação da raptor que usaste?
                                                            Boas, é bastante simples. Lixar para retirar a ferrugem que esteja a escamar, desengordurar, e depois primário Epoxy da Raptor, que pode ser aplicado sobre ferrugem superficial. Se tiveres hipótese podes ao fim de algumas horas aplicar logo o Raptor, eu não consegui pois o tempo de secagem é muito curto e a pincel e rolo levas bastante tempo. Deixei passar uns dias, dei uma lixadela rápida, desengordurar e Raptor para cima. O problema de pintar com rolo é que o tempo de uso é muito curto a solução é misturar pouca quantidade e aplicar aos poucos e gastar muitas recargas de rolos, quando começa a agarrar muito é trocar logo. Usei rolos da CIN, acho que a designação é textura fina. Fica um acabamento mais liso que me parece não agarra tanto a porcaria. No entanto não sei se hoje fazia igual... Dá um trabalhão desgraçado...

                                                            Enviado do meu Aquaris X através do Tapatalk

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X