Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Materiais Compósitos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Pedro Simões Ver Post
    como é que funciona isso da fibra é necessario a fibra , a resina e mais o quê?
    Normalmente, precisas de 1 molde com bom acabamento.
    1) Aplicas desmoldante no molde (sem silicone de preferência)
    2) Gel Coat
    3) Resina de poliester
    4) Fibra de vidro
    5) Resina de poliester
    (várias camadas até dar a espessura pretendida)
    6) Se tiveres um contra-molde aplicas gelcoat, se não deixas secar ou metes ao forno

    Nos moldes e contra-moldes convém sempre aplicar cera desmoldante.

    Comentário


      #32
      A resina mais barata perto de Lisboa acho que é o Mr. Dinis dos Santos na nac. 10 em Coina. A Matexplás de Sacavém tinha realmente mt bons preços, mas não sei se ainda os terá.

      Podes fazer os moldes em contraplacado marítimo, em poliuretano expansível (vende-se à placas) ou em poliestireno expansível de alta ou baixa densidade (tb se vende às placas)

      Se escolheres o poliestireno expandido (esferovite) n podes aplicar a resina directamente e tens de colar com cola específica. Eu aconselharia uma de contacto - para poliestireno expandido- da Quimar. Depois de fazeres a casa tens de a isolar em todo o lado onde apliques a resina, podes fazer isso com papel celofane molhado e cola branca para madeira.

      O poliuretano tem a vantagem de não ser combustível e de não precisares de o isolar antes de pores a resina.

      Se usares o contraplacado será melhor usares resina epóxica mas aí fica-te bem mais caro.

      Como fibra de vidro usas "roving" que tem uma estrutura semelhante a um tecido (fibras cruzadas perpendicularmente) e dá maior resistência.

      A utilização da resina e da fibra é como já explicaram anteriormente: camada de uma/camada de outra. Dependendo da gramagem da fibra acho que duas ou três camadas por dentro e por fora ficava bom.

      Eu cá acho que só usaria gel coat (é resina de poliester com um aditivo de silica que lhe aumenta o grau de viscosidade) por isso mesmo, ser em gel. A resina normal é bastante líquida e muito embora embeba mais facilmente a fibra (que é o que se quer) pode fazer muitos escorridos o que equivale a mais trabalho chato de acabamento.

      Na camada que fica à superfície podes pôr top coat (tem uma carga de parafina que a impede de ficar pegajosa, o que p vezes acontece).
      O gel coat vende-se em transparente e branco, mas podes adiccionar pigmentos a teu gosto.
      Para poupares na resina podes ainda adicionar-lhe cargas de pó de talco ou micro-balões

      P além de luvas deves usar máscara com filtro contra vapores tóxicos e óculos. Sempre que precisares de lixar cobre bem o corpo pq senão as micropartículas de vidro metem-se na pele e faz uma comichão do caraças, nos pulmões imagina...

      Agora... só te podes meter lá dentro após a cura total da resina, senão é a mesma coisa que te enfiares numa câmara de gás...

      Vou ver se arranjo o link de uns holandeses que fazem umas coisas bem criativas a este nivel e depois meto aqui.

      Comentário


        #33
        e para fazer umas abas para as rodas por exemplo ?o que se usa como molde?

        Comentário


          #34
          Pedro, tu estás mesmo com ideias de ir vende bejecas e bifanas.

          Boa sorte com o projecto...vai botando aí os avanços.

          Comentário


            #35

            nem era bem para a camioneta das farturas mas há tantos jipes com abas que por vezes ficam no caminho

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Pedro Simões Ver Post
              e para fazer umas abas para as rodas por exemplo ?o que se usa como molde?
              como molde podes usar o que quiseres:
              barro
              gesso
              metal
              madeira
              fibra de vidro e resina de poliester
              pasta de papel
              plasticina

              em função do molde faz-se a peça em definitivo.
              normalmente o que quer que se faça p carros é sempre fácil de desmoldar p isso n tem problema, basta impermeabilizar e pôr um desmoldante e a coisa vai na boa.
              de mecânica n percebo nada mas disto estou na boa ;)
              dispõe

              Comentário


                #37


                ainda tenho mais umas duvidas,tambem dá para tapar buracos na chapa ?
                agarra bem em aluminio ou ferro

                onde comprar pequenas quantidades de material a preço aceitavel

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Pedro Simões Ver Post


                  ainda tenho mais umas duvidas,tambem dá para tapar buracos na chapa ?
                  agarra bem em aluminio ou ferro

                  onde comprar pequenas quantidades de material a preço aceitavel
                  p isso não é grande coisas pq há diferenças de dilatação entre chapa e a resina. a tendencia será descolar. mas os bate-chapas hoje em dia só usam disso e betume de pedra (que é resina com uma carga de pó de pedra). a boa e velha técnica do chumbo já era...

                  nas lojas de automóveis vendem-se uns betumes que são resina misturada com fibra de vidro. junto vem tb uma bisnaga de catalizador que se junta percentualmente para que a resina cure e endureça.
                  se o buraco fôr grande podes sempre arranjar maneira de fazer uma espécie de tampão e aplicar a coisade maneira que não salte facilmente.
                  desengordurar bem a superfície e criar uns sulcos de aderência com lixa.

                  tb podes comprar "araldite" que é resina epóxica em pasta e juntas um pouco de pó de talco para que fique mais espessa ou então usa-la com fibra de vidro.

                  Comentário


                    #39
                    segue uma listagem de fornecedores.

                    • CORIPREL
                    Largo da Madalena, nº 3/6. 1100 Lx. Tel. 218885702, 218885851
                    (estes são fornecidos pelo dinis dos santos)

                    • FIBROLIS/ LEIRIFIBRAS
                    Alcogulhe de Cima 2405- 003 Maceira Lra.
                    Tel. 244 871 588; 244 871 779; Fax. 244 871 633

                    • LUIS FALCÃO SIMÕES DE CARVALHO
                    R. Carlos de Oliveira, 1/1A 1600Lx. Tel. 217264116.
                    (ao pé da univ católica, são bons mas caros)

                    • MATEXPLÁS
                    Qt. S. João das Areias, Lt. 58. Campo do Rio- Sacavém.
                    Tel. 219416613, 219404412.

                    • MR. DINIS DOS SANTOS
                    Estr. Nac. 10, Coina, Tel. 212100410. Tlm. 964003890

                    Comentário


                      #40
                      esqueci-me de duas coisas...

                      em relação aos moldes tb os podes fazer com rede de capoeira fina, ou daquela mosquiteira que se molda mt bem e depois cobre-se com a fibra e a resina.

                      a resina cura e endurece através de um processo químico não reversível. para que esse processo se efectue é necessário adicionar uma percentagem de catalizador que varia entre 1 a 5%. esta percentagem é variável em função do tipo de trabalho que estivermos a fazer e da quantidade de resina que estivermos a usar. se a quantidade fôr grande ou trabalhamos depressa ou diminui-se a percentagem pq senão corre-se o risco da resina endurecer antes de ter sido toda aplicada.

                      por vezes mistura-se ainda um acelerador para abreviar o processo de cura, mas atenção! nunca misturar o catalizador e o acelerador pq se corre o risco de explosão!

                      mais uma...

                      quaisquer que sejam as cargas que se juntem à resina - pigmentos de cor, pó de pedra, etc etc - ou o acelerador, o catalizador tem de ser sempre o último a ser misturado pq a partir do momento em que o adiccionamos o processo químico inicia-se

                      Comentário


                        #41
                        poliuretano

                        o que conheço do poliuretano são as bisnagas para utilização na construção civil...será que é possivel aplicar este material a pistola tipo spray ? e agarra em chapa de aluminio?

                        Comentário


                          #42
                          Penso que sim! Alias no meu outro post era mesmo a essa espuma que me referia!

                          Comentário


                            #43
                            hoje dei uma vista olhos numa chapa tipo sandwich em que tem aluminio de 0,8mm poliuretano 2,8cm aluminio 0,8mm mas tinha uns vincos ,queria com chapa lisa mas acho que não há ou não encontrei...estava a lembrar fazer a barraca em chapa de aluminio normal , projectar poliuretano e depois arranjar um acabamento para o interior tipo fibra ,não sei se estes materiais ligam bem ...alguem sabe uma boa casa a comercializar poliuretano ?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por loucao_jr Ver Post
                              Penso que sim! Alias no meu outro post era mesmo a essa espuma que me referia!
                              yap, é ouvindo bitaite daqui bitaite dali que se vão organizando ideias

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Pedro Simões Ver Post
                                hoje dei uma vista olhos numa chapa tipo sandwich em que tem aluminio de 0,8mm poliuretano 2,8cm aluminio 0,8mm mas tinha uns vincos ,queria com chapa lisa mas acho que não há ou não encontrei...estava a lembrar fazer a barraca em chapa de aluminio normal , projectar poliuretano e depois arranjar um acabamento para o interior tipo fibra ,não sei se estes materiais ligam bem ...alguem sabe uma boa casa a comercializar poliuretano ?
                                se vais projectar poliuretano vais ficar com uma superfície toda aos altos e baixos, se queres uma coisa lisa e plana vai dar-te 1 trabalhão do caraças para a desempenares...

                                a fibra agarra mt bem ao poliuretano

                                p preços procura na listagem que meti, mas estes não vendem em bisnaga, são 2 componentes à parte que misturas tu

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X