Neste diário de bordo do meu Maverick vou relatando tanto os passeios que ele me tem porporcionado como as manutenções/bricolagens/avarias.
O Jipe: Ford Maverick 2.7 TD, de 1993, adquirido em Março de 2005 com 122.000 kms reais, a um particular.
O dono: É o meu primeiro jipe, em termos de TT começei nas motos, tambem faço BTT (agora menos por causa da coluna), pedestres e escalada/alpinismo.
Paralelamente tambem tive umas experiençias pela canoagem, mergulho, paraquedismo, balonismo e espeleologia.
No dia da compra.
A primeira saída TT com o Berguini e o Vantunes na Qta do Conde.
A 1ª bricolagem, substituição das borrachas da barra estabilizadora.
4 borrachas novas + 20 minutos de mão d`obra.
Já está!
[img] uploaded/camaleão/2005620839_2005-06-01 Barra estab 003.jpg [/img]
[img] uploaded/camaleão/2005620927_2005-06-01 Barra estab 004.jpg [/img]
[img] uploaded/camaleão/2005620106_2005-06-01 Barra estab 006.jpg [/img]
Os tambores dos travões trazeiros vinham com este aspecto miserável:
Lixa e pintura
Resultado final:
Bricolagem com a matricula trazeira, pois já a arranquei 2 vezes...
http://personal.telefonica.terra.es/...0matricula.htm
Este site de um espanhol tem muitas dicas de bricolagem p Mavs/Terranos:
http://personal.telefonica.terra.es/.../ford/ford.htm
Medidas de pneus
Relativamente aos pneumáticos, já falei com a ACAP e realmente para as marcas Ford e Bmw são eles que emitem as declarações sobre as medidas alternativas do pneumáticos, mas claro está com os dados fornecidos pela marca.
Agora para espanto meu, para o Maverick só emitem declarações com 2 medidas:
215/80/15 (que é a unica medida que o meu livrete tem) e 235/75/15 que não ganha nada em altura, que era o que eu pretendia.
Aquecimento a partir dos 120/130 kms
Este é um mal de que padecem muitos Mavs/Terranos.
Podem ter várias causas; Viscoso da ventoinha em mau estado (implica a subs da bomba de água), radiador sujo/entupido ou com os favos detiorados, termoestato avariado.
Este aquecimento notei-o que acontecia assim que o comprei mas como raramente ando acima dos 120, não me preocupou.
A coisa complicou quando a bomba de água começou a perder água mesmo pelo eixo da ventoinha.
Resultado: Bomba de água nova e o miolo do radiador novo que tb estava bastante detiorado. O miolo do radiador foi sustituido por outro de calibre maior que permite uma refrigeração mais eficaz.
Borrachas da barra establizadora
Mais umas borrachinhas novas para a barra estabilizadora que estava um pouco destabilizada.
Em tempos já aqui relatei a substituição das borrachas dos pendurais da barra est. (nas extremidades desta)e alguns de vós referiram q a estabilidade devia ter melhorado, para ser sincero, não notei grande diferença talvez tivesse melhorado um pouco e deixou de fazer o barulho tipo "latas a bater".
Agora com a substituição destas é que notei uma grande diferença na estabilidade em curva. Principalmente qd se entra na curva a trajectória é mais precisa.
Ora ai vai a report da bricolagem:
As borrachas são estas que estão "abraçadas" pelo U metálico.
A desmontagem é fácil, basta sacar o U, e as borrachas saem pois têm um rasgo a meio.
Da noite pró dia!
Riscos na pintura
Após algumas passeatas os inevitáveis riscos começam a fazer parte da decoração do Mav.
Logo no inicio colei-lhe um autocolante preto, daquele normal das papelarias, na parte de baixo dos paineis laterais e ficou com bom aspecto. No entanto com o calor e a agua, esse bom aspecto alterou-se um pouco, bolhas e as pontas a descolar.
A sua função era cumprida, pois protegia a pintura dos riscos mas o aspecto era cada vez pior.
Toca a tirar o autocolante passado um ano e já agora será que os riscos, da parte de cima da zona protegida, saem?
Primeiro com polish, a coisa disfarçou levemente, depois com massa de polir e acabamento a polish o resultado foi muito melhor.
Antes:
Depois:
E agora para substituir o autocolante antigo?
Procurei daquele autocolante que é usado na decoração dos carros comerciais e já encontrei uma firma que me vende ao metro. Este pelo menos mantem-se sempre bem colado, ainda vou experimentar...
O Jipe: Ford Maverick 2.7 TD, de 1993, adquirido em Março de 2005 com 122.000 kms reais, a um particular.
O dono: É o meu primeiro jipe, em termos de TT começei nas motos, tambem faço BTT (agora menos por causa da coluna), pedestres e escalada/alpinismo.
Paralelamente tambem tive umas experiençias pela canoagem, mergulho, paraquedismo, balonismo e espeleologia.
No dia da compra.
A primeira saída TT com o Berguini e o Vantunes na Qta do Conde.
A 1ª bricolagem, substituição das borrachas da barra estabilizadora.
4 borrachas novas + 20 minutos de mão d`obra.
Já está!
[img] uploaded/camaleão/2005620839_2005-06-01 Barra estab 003.jpg [/img]
[img] uploaded/camaleão/2005620927_2005-06-01 Barra estab 004.jpg [/img]
[img] uploaded/camaleão/2005620106_2005-06-01 Barra estab 006.jpg [/img]
Os tambores dos travões trazeiros vinham com este aspecto miserável:
Lixa e pintura
Resultado final:
Bricolagem com a matricula trazeira, pois já a arranquei 2 vezes...
http://personal.telefonica.terra.es/...0matricula.htm
Este site de um espanhol tem muitas dicas de bricolagem p Mavs/Terranos:
http://personal.telefonica.terra.es/.../ford/ford.htm
Medidas de pneus
Relativamente aos pneumáticos, já falei com a ACAP e realmente para as marcas Ford e Bmw são eles que emitem as declarações sobre as medidas alternativas do pneumáticos, mas claro está com os dados fornecidos pela marca.
Agora para espanto meu, para o Maverick só emitem declarações com 2 medidas:
215/80/15 (que é a unica medida que o meu livrete tem) e 235/75/15 que não ganha nada em altura, que era o que eu pretendia.
Aquecimento a partir dos 120/130 kms
Este é um mal de que padecem muitos Mavs/Terranos.
Podem ter várias causas; Viscoso da ventoinha em mau estado (implica a subs da bomba de água), radiador sujo/entupido ou com os favos detiorados, termoestato avariado.
Este aquecimento notei-o que acontecia assim que o comprei mas como raramente ando acima dos 120, não me preocupou.
A coisa complicou quando a bomba de água começou a perder água mesmo pelo eixo da ventoinha.
Resultado: Bomba de água nova e o miolo do radiador novo que tb estava bastante detiorado. O miolo do radiador foi sustituido por outro de calibre maior que permite uma refrigeração mais eficaz.
Borrachas da barra establizadora
Mais umas borrachinhas novas para a barra estabilizadora que estava um pouco destabilizada.
Em tempos já aqui relatei a substituição das borrachas dos pendurais da barra est. (nas extremidades desta)e alguns de vós referiram q a estabilidade devia ter melhorado, para ser sincero, não notei grande diferença talvez tivesse melhorado um pouco e deixou de fazer o barulho tipo "latas a bater".
Agora com a substituição destas é que notei uma grande diferença na estabilidade em curva. Principalmente qd se entra na curva a trajectória é mais precisa.
Ora ai vai a report da bricolagem:
As borrachas são estas que estão "abraçadas" pelo U metálico.
A desmontagem é fácil, basta sacar o U, e as borrachas saem pois têm um rasgo a meio.
Da noite pró dia!
Riscos na pintura
Após algumas passeatas os inevitáveis riscos começam a fazer parte da decoração do Mav.
Logo no inicio colei-lhe um autocolante preto, daquele normal das papelarias, na parte de baixo dos paineis laterais e ficou com bom aspecto. No entanto com o calor e a agua, esse bom aspecto alterou-se um pouco, bolhas e as pontas a descolar.
A sua função era cumprida, pois protegia a pintura dos riscos mas o aspecto era cada vez pior.
Toca a tirar o autocolante passado um ano e já agora será que os riscos, da parte de cima da zona protegida, saem?
Primeiro com polish, a coisa disfarçou levemente, depois com massa de polir e acabamento a polish o resultado foi muito melhor.
Antes:
Depois:
E agora para substituir o autocolante antigo?
Procurei daquele autocolante que é usado na decoração dos carros comerciais e já encontrei uma firma que me vende ao metro. Este pelo menos mantem-se sempre bem colado, ainda vou experimentar...
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