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Diário de bordo do Javali - Manut cubos autom p.4

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    Diário de bordo do Javali - Manut cubos autom p.4

    Neste diário de bordo do meu Maverick vou relatando tanto os passeios que ele me tem porporcionado como as manutenções/bricolagens/avarias.

    O Jipe: Ford Maverick 2.7 TD, de 1993, adquirido em Março de 2005 com 122.000 kms reais, a um particular.

    O dono: É o meu primeiro jipe, em termos de TT começei nas motos, tambem faço BTT (agora menos por causa da coluna), pedestres e escalada/alpinismo.
    Paralelamente tambem tive umas experiençias pela canoagem, mergulho, paraquedismo, balonismo e espeleologia.

    No dia da compra.






    A primeira saída TT com o Berguini e o Vantunes na Qta do Conde.






    A 1ª bricolagem, substituição das borrachas da barra estabilizadora.



    4 borrachas novas + 20 minutos de mão d`obra.

    Já está!

    [img] uploaded/camaleão/2005620839_2005-06-01 Barra estab 003.jpg [/img]



    [img] uploaded/camaleão/2005620927_2005-06-01 Barra estab 004.jpg [/img]



    [img] uploaded/camaleão/2005620106_2005-06-01 Barra estab 006.jpg [/img]


    Os tambores dos travões trazeiros vinham com este aspecto miserável:



    Lixa e pintura


    Resultado final:



    Bricolagem com a matricula trazeira, pois já a arranquei 2 vezes...

    http://personal.telefonica.terra.es/...0matricula.htm





    Este site de um espanhol tem muitas dicas de bricolagem p Mavs/Terranos:
    http://personal.telefonica.terra.es/.../ford/ford.htm

    Medidas de pneus
    Relativamente aos pneumáticos, já falei com a ACAP e realmente para as marcas Ford e Bmw são eles que emitem as declarações sobre as medidas alternativas do pneumáticos, mas claro está com os dados fornecidos pela marca.

    Agora para espanto meu, para o Maverick só emitem declarações com 2 medidas:
    215/80/15 (que é a unica medida que o meu livrete tem) e 235/75/15 que não ganha nada em altura, que era o que eu pretendia.


    Aquecimento a partir dos 120/130 kms

    Este é um mal de que padecem muitos Mavs/Terranos.
    Podem ter várias causas; Viscoso da ventoinha em mau estado (implica a subs da bomba de água), radiador sujo/entupido ou com os favos detiorados, termoestato avariado.
    Este aquecimento notei-o que acontecia assim que o comprei mas como raramente ando acima dos 120, não me preocupou.
    A coisa complicou quando a bomba de água começou a perder água mesmo pelo eixo da ventoinha.
    Resultado: Bomba de água nova e o miolo do radiador novo que tb estava bastante detiorado. O miolo do radiador foi sustituido por outro de calibre maior que permite uma refrigeração mais eficaz.

    Borrachas da barra establizadora

    Mais umas borrachinhas novas para a barra estabilizadora que estava um pouco destabilizada.
    Em tempos já aqui relatei a substituição das borrachas dos pendurais da barra est. (nas extremidades desta)e alguns de vós referiram q a estabilidade devia ter melhorado, para ser sincero, não notei grande diferença talvez tivesse melhorado um pouco e deixou de fazer o barulho tipo "latas a bater".
    Agora com a substituição destas é que notei uma grande diferença na estabilidade em curva. Principalmente qd se entra na curva a trajectória é mais precisa.
    Ora ai vai a report da bricolagem:

    As borrachas são estas que estão "abraçadas" pelo U metálico.




    A desmontagem é fácil, basta sacar o U, e as borrachas saem pois têm um rasgo a meio.


    Da noite pró dia!



    Riscos na pintura

    Após algumas passeatas os inevitáveis riscos começam a fazer parte da decoração do Mav.
    Logo no inicio colei-lhe um autocolante preto, daquele normal das papelarias, na parte de baixo dos paineis laterais e ficou com bom aspecto. No entanto com o calor e a agua, esse bom aspecto alterou-se um pouco, bolhas e as pontas a descolar.

    A sua função era cumprida, pois protegia a pintura dos riscos mas o aspecto era cada vez pior.
    Toca a tirar o autocolante passado um ano e já agora será que os riscos, da parte de cima da zona protegida, saem?

    Primeiro com polish, a coisa disfarçou levemente, depois com massa de polir e acabamento a polish o resultado foi muito melhor.

    Antes:



    Depois:


    E agora para substituir o autocolante antigo?
    Procurei daquele autocolante que é usado na decoração dos carros comerciais e já encontrei uma firma que me vende ao metro. Este pelo menos mantem-se sempre bem colado, ainda vou experimentar...

    #2
    PASSEIOS

    Tomar, a convite do Pedro Simões. Maio 05






    Passeio na Costa Algarvia e Alentejana. Out 05








    Aljubarrota, Leiria Dez 05












    Reconhecimentos p passeio Núcleo Sintra Fev 06
















    Margem Sul, encontro com alguns membros AH






    Serra da Estrela, Abr 06.
    Percurso realizado por Road Book, entre Celorico da Beira e a Torre, passando por Linhares, Folgosinho, Penhas Douradas e Manteigas. O RB foi fornecido pelo membro TerranoII e o passeio foi feito na boa companhia da familia Madseat.
    Estreia do rádio CB, onde a co-pilota não ficou satisfeita com a escolha do sitio para a montagem, por baixo do porta luvas. Incomoda as pernas, já passou para a consola central.































    O Road Book:

    http://img206.imageshack.us/img206/7...laicustom7.jpg

    [img=http://img206.imageshack.us/img206/2088/roadbookserradaestrelaiicustom.jpg][/url]



    Passeio Setubal - Alcacer, Abr06
    Realizado na companhia do membro Jorge Ramos com um road book da rev Todo o Terreno. Percurso muito interessante com uns sobe e desce em terreno macio e alguma dificuldade logo no inicio e depois mais rolante com zonas completamente alagadas a porporcionar fotos espectaculares. Nesta altura do ano o verde predomina e as paisagens são do melhor.

    Road Book para quem estiver interessado:
    [img=http://img202.imageshack.us/img202/8155/img0135yk.jpg][/url]

    [img=http://img161.imageshack.us/img161/3672/img0149yb.jpg][/url]









    Acabadinho de nascer!




















    Passeio Torres Vedras - Abr 06

    A convite do membro Bigalex, fomos até Torres Vedras para um dia bem passado! Os presentes: Bigalex, Vitor Vx, Mauro, Hugo e moi.
    A report:

    Fotos do Vitor:







































    Passeio Núcleo de Tomar - 6 Maio 06

    Já lá tinhamos estado o ano passado tambem em Maio a convite do Pedro Simões e demos uma volta porreira com 5 jipes. Este ano fomos 26 jipes!!

    A Report:

    No inicio ao lado do primo mais novo.




    Vamos ou não?


    Já lá vai!




    A organização a mostrar como se faz.














    A tirar o pó! E que boa que estava.








    Ao passar a ribeirinha molhei o pé...




























    Olá pessoal!!








    A magnifica vista do nosso apartamento no Paraiso Azul!!



    Raid ao Oeste
    28 e 29 Out 2006

    Tal como falado no topico dos passeios de fds, fui com o Vitor e o BCanhoto fazer o Raid ao Oeste.

    Proposto: Inicio Sta Cruz, final na Fig da Foz.
    Realizado: Inicio Sta Cruz, final na zona da Praia do Osso da Baleia, a aprox 30 kms da Fig da Foz.

    1º dia, sábado 28 Out. - Sta Cruz/Nazaré.
    (As fotos não estão grande coisa pois foram quase todas tiradas em andamento e a conduzir.)

    Saida de Sintra, com as galinhas a despertar.


    A passar pelo Vimeiro








    Porto das Barcas










    Em Peniche o Javali queria ir conhecer as Berlengas...:D


    Já nos pinhais a norte de Peniche e a sul da Lagoa de Obidos.








    Peniche lá ao fundo.




    O verde do golf e o verde das couves.[8D] Praia del Rey


    As cores do maTTo.






















    Aqui o leito do ribeiro, atravessou-se á frente da nossa linha do gps. O Javali avançou e o Vx ficou a vê-lo com o guincho prontinho, mas não foi preciso.






    Video do Vitor a passar neste sitio.


    Na Lagoa de Obidos esperava-nos o BCanhoto, no seu Vitara 1.6 adquirido há 2 semanas.
    Aqui na zona de S Martinho do Porto a medi-la...






    A chegar á Nazaré.




    Nazaré á vista.


    Com o sol quase a despedir-se, começamos uma ronda pelo pinhal que circunda a Nazaré com o Vitor a navegar como um peixinho na agua.




    Esta foi a ultima que tirei no sabado mas ainda continuamos até ás 20h.
    Areia e mais areia, sobe, desce, lombas mais lombas, agora ultrapassas tu agora ultrapasso eu...sempre a curtir!! [^][^]


    De seguida fomos jantar á marina uma bela paelha e um rico naco de vitela. ;)
    Ás 23h estavamos a montar o acampamento num pinhal só para nós junto a um marco geodésico.

    O 2º dia, domingo.

    Não é todos os dias que vemos o sol a nascer por cima da Serra dos Candeeiros!








    O acampamento.[|)]




















    O longo corta fogo até ao alto do Facho!![:X][:X]








    O Vitor numa das várias tentativas de alcançar o Facho. O video corta antes dele parar... mas... nenhum de nós conseguiu fazer a subida toda.[8] Faltaram uns escassos 4/5 metros... mas descer a abrir tambem me deu muito gozo.:D[^]






    No topo das Mamas da Rainha :D:D ou do Caldeirão do Inferno! Ganda duna






    A descer mais ou menos controlado...


    E aqui acabou-se a pilha da maquina.

    Foi sem duvida uma bela passeata!!
    Grande abraço ao companheiro Vitor que até já trata por tu alguns pinheiros e suas raizes mais salientes e ao B Canhoto da Nazare.




    Comentário


      #3
      Na questao dos pneus estás no mesmo barco que o pessoal dos Nissan

      Comentário


        #4
        pois.. mas ja houve por ai quem desse a volta ao texto.. so que foi noutros modelos..

        Comentário


          #5
          Sim senhor ta muito porreiro a diario do Teu Maverick parece uma foto novela :D:D

          Comentário


            #6
            [^][^][^][^][^][^][^][^][^]


            Muito bem! Continua!

            Ainda bem que puseste em pratica o que falamos!;)

            Isso agora quer é continuação!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por sitefixe

              pois.. mas ja houve por ai quem desse a volta ao texto.. so que foi noutros modelos..
              Pois, mas essa volta envolve uns valentes euros, mas em ultimo caso la vai ter que ser

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                citação:Originalmente colocada por sitefixe

                pois.. mas ja houve por ai quem desse a volta ao texto.. so que foi noutros modelos..
                Pois, mas essa volta envolve uns valentes euros, mas em ultimo caso la vai ter que ser
                Noutros modelos ou de outra maneira?
                É que hoje em dia vende-se tudo... é preciso é bater na porta certa.

                Comentário


                  #9
                  estás de parabens com o tópico
                  excelente

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                    citação:Originalmente colocada por sitefixe

                    pois.. mas ja houve por ai quem desse a volta ao texto.. so que foi noutros modelos..
                    Pois, mas essa volta envolve uns valentes euros, mas em ultimo caso la vai ter que ser
                    Vende-se o jipe para poder homolgar os pneus :D

                    Nota: este tópico dava uma bela página web [8D]

                    Comentário


                      #11
                      boas camaleão,quando no topico acima dás o exemplo de como tirar os riscos,aconselhava-te a experimentar cif em vez de polish.faz o mesmo efeito e custa menos aérios;).

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por constantino

                        boas camaleão,quando no topico acima dás o exemplo de como tirar os riscos,aconselhava-te a experimentar cif em vez de polish.faz o mesmo efeito e custa menos aérios;).
                        Nunca experimentei, mas faz sentido pois o cif tem um pó q faz o efeito abrasivo.
                        Obrigado pela dica.;)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Camaleão

                          citação:Originalmente colocada por constantino

                          boas camaleão,quando no topico acima dás o exemplo de como tirar os riscos,aconselhava-te a experimentar cif em vez de polish.faz o mesmo efeito e custa menos aérios;).
                          Nunca experimentei, mas faz sentido pois o cif tem um pó q faz o efeito abrasivo.
                          Obrigado pela dica.;)
                          se eu no autocarro com que trabalho usa-se polish,já tinha levado a empresa á falencia;):D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por constantino

                            citação:Originalmente colocada por Camaleão

                            citação:Originalmente colocada por constantino

                            boas camaleão,quando no topico acima dás o exemplo de como tirar os riscos,aconselhava-te a experimentar cif em vez de polish.faz o mesmo efeito e custa menos aérios;).
                            Nunca experimentei, mas faz sentido pois o cif tem um pó q faz o efeito abrasivo.
                            Obrigado pela dica.;)
                            se eu no autocarro com que trabalho usa-se polish,já tinha levado a empresa á falencia;):D
                            Já me tão a dar ideias. e aquilo não queima a tinta toda pessoal? sempre pensei que fosse abrasivo. Expliquem-se lá [:I]

                            Comentário


                              #15
                              boas t2,

                              queimar a pintura, não acontece se usares polish, massa de polir ou mesmo o cif.
                              a escolha entre a massa de polir e o polish tem a ver com a capacidade abrasiva de cd um e a profundidade dos riscos. Qb se fala em abrasivo, é o desgaste q o prod vai fazer no verniz. o cif deve ficar no meio dos outros.
                              experimenta com o cif, se nao for sufficiente é q vais á massa de polir. sem medos!
                              Esfrega com uma flanela limpa a zona riscada depois de lavada.
                              toca a esfregar!!:D

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Camaleão

                                boas t2,

                                queimar a pintura, não acontece se usares polish, massa de polir ou mesmo o cif.
                                a escolha entre a massa de polir e o polish tem a ver com a capacidade abrasiva de cd um e a profundidade dos riscos. Qb se fala em abrasivo, é o desgaste q o prod vai fazer no verniz. o cif deve ficar no meio dos outros.
                                experimenta com o cif, se nao for sufficiente é q vais á massa de polir. sem medos!
                                Esfrega com uma flanela limpa a zona riscada depois de lavada.
                                toca a esfregar!!:D
                                Vamos ver o que vai dar ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                  citação:Originalmente colocada por Camaleão

                                  boas t2,

                                  queimar a pintura, não acontece se usares polish, massa de polir ou mesmo o cif.
                                  a escolha entre a massa de polir e o polish tem a ver com a capacidade abrasiva de cd um e a profundidade dos riscos. Qb se fala em abrasivo, é o desgaste q o prod vai fazer no verniz. o cif deve ficar no meio dos outros.
                                  experimenta com o cif, se nao for sufficiente é q vais á massa de polir. sem medos!
                                  Esfrega com uma flanela limpa a zona riscada depois de lavada.
                                  toca a esfregar!!:D
                                  Vamos ver o que vai dar ;)
                                  terranoII podes usar o cif á vontade pois é um pouco menos abrasivo que o polish.tens é a vantagem de depois ser só passar água,que o carro fica lavado:D.eu por vezes coloco directamente o cif na escova da lavagem (a seco)e consigo cobrir grandes áreas com pouco esforço.é muito importante a aplicação ser feita a seco.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vivas,

                                    Camaleão, por acaso recordas-te das dimensões das borrachas que se colocam nas extremidades da barra estabilizadora frente, em contacto com o triângulo inferior da suspensão?

                                    Abraço,
                                    Nuno

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por constantino

                                      citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                      citação:Originalmente colocada por Camaleão

                                      boas t2,

                                      queimar a pintura, não acontece se usares polish, massa de polir ou mesmo o cif.
                                      a escolha entre a massa de polir e o polish tem a ver com a capacidade abrasiva de cd um e a profundidade dos riscos. Qb se fala em abrasivo, é o desgaste q o prod vai fazer no verniz. o cif deve ficar no meio dos outros.
                                      experimenta com o cif, se nao for sufficiente é q vais á massa de polir. sem medos!
                                      Esfrega com uma flanela limpa a zona riscada depois de lavada.
                                      toca a esfregar!!:D
                                      Vamos ver o que vai dar ;)
                                      terranoII podes usar o cif á vontade pois é um pouco menos abrasivo que o polish.tens é a vantagem de depois ser só passar água,que o carro fica lavado:D.eu por vezes coloco directamente o cif na escova da lavagem (a seco)e consigo cobrir grandes áreas com pouco esforço.é muito importante a aplicação ser feita a seco.
                                      Gostei imenso do teu jipe !!
                                      E as fotos e os passeios estão fantasticos.
                                      Tambem gostei daquele detalhe na matricula ..está muito bem pensado.
                                      Gostava de fazer umas perguntas acerca dos produtos que usaste para limpar e melhorar a pintura ...espero que nao te importes que use o teu diario ...


                                      Onde compraste esses produtos e que marcas recomendas ( para a massa de polir, o polish e o cif) ?
                                      É que já li noutros tópicos algumas marcas de produtos mas pareceram me profissionais de mais ( e caros de mais tambem )

                                      Agradeço antecipadamente.

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                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por TIIBaja

                                        Vivas,

                                        Camaleão, por acaso recordas-te das dimensões das borrachas que se colocam nas extremidades da barra estabilizadora frente, em contacto com o triângulo inferior da suspensão?

                                        Abraço,
                                        Nuno
                                        Recordar não... mas tenho umas suplentes novas que comprei na Nissan e logo já te digo as medidas.

                                        Essas mesmo na Nissan custaram as 4: 4.24€ +iva as outras do centro da barra estab custaram as 2: 14.44€+iva.

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por ekis
                                          [br
                                          Gostei imenso do teu jipe !!
                                          E as fotos e os passeios estão fantasticos.
                                          Tambem gostei daquele detalhe na matricula ..está muito bem pensado.
                                          Gostava de fazer umas perguntas acerca dos produtos que usaste para limpar e melhorar a pintura ...espero que nao te importes que use o teu diario ...


                                          Onde compraste esses produtos e que marcas recomendas ( para a massa de polir, o polish e o cif) ?
                                          É que já li noutros tópicos algumas marcas de produtos mas pareceram me profissionais de mais ( e caros de mais tambem )

                                          Agradeço antecipadamente.
                                          O diário é mesmo para usar, estás à vontade.;)

                                          Agora relativamente aos produtos, não te vou dar grande ajuda, porque o polish já o tinha aqui há mto tempo, a massa de polir foi-me oferecida por um pintor de uma oficina, que eu apareci por lá assim como quem não quer a coisa a pedir-lhe uma opinião sobre a "gravidade" dos riscos.

                                          Uma coisa assim do genero: " O Sr com a sua experiencia acha que estes riscos saem?" " sabe que eu gosto de me entreter com umas bricolagens e até era rapaz para meter mãos á obra, mas não sei q produtos usar..."
                                          Conclusão: fez-me uma demonstração de como se usavam os produtos e disse-me para passar lá depois das 5 que me arranjava uma latinha de massa de polir.;):D
                                          É claro que depois das 5 passei lá e toma lá quase 1 litro de massa de polir.[:X]

                                          Nas lojas tipo Norauto encontras disso, agora os preços não sei.
                                          Abraços e boa esfrega!

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                                            #22
                                            Esta malta quer tudo trabalhar pro verão![8D]

                                            Ficam cá com uma musculatura nos braços faz favor![}]

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                                              #23
                                              Já que falamos de massas de polir, a mesma deve ser aplicada apenas nos riscos, ou no painel todo onde estão os riscos?

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por gonexplorer

                                                Já que falamos de massas de polir, a mesma deve ser aplicada apenas nos riscos, ou no painel todo onde estão os riscos?
                                                Pões um pouco num pano e depois tens de passar esse pano no painel todo onde tens os riscos! Senao nota-se a diferença!

                                                Alias! o aconselhavel até é passar no jipe todo! Porque senao nota-se dif de um painel para outro!

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                                                  #25
                                                  vais q te entusiasmas com os resultados e dp queres ve-lo todo bonito.
                                                  é que a zona q for polida vai ficar brilhante e destoa do restante.

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                                                    #26
                                                    só um pequeno reparo... mas nem tudo foram rosas...deves documentar tb os azares[8]...tipo pegões

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                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por madseat

                                                      citação:Originalmente colocada por gonexplorer

                                                      Já que falamos de massas de polir, a mesma deve ser aplicada apenas nos riscos, ou no painel todo onde estão os riscos?
                                                      Pões um pouco num pano e depois tens de passar esse pano no painel todo onde tens os riscos! Senao nota-se a diferença!

                                                      Alias! o aconselhavel até é passar no jipe todo! Porque senao nota-se dif de um painel para outro!
                                                      antes lavar com robilava vais ver a diferença;)depois a massa de pulir

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                                                        #28
                                                        bigalx, vais mesmo meter a faca onde doi mais...
                                                        aquele toque do defender, foi inofensivo, para mim ja esqueci tudo o q se passou naquela hora do almoco. cool!!

                                                        O que é o robilava?

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                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Camaleão

                                                          bigalx, vais mesmo meter a faca onde doi mais...
                                                          aquele toque do defender, foi inofensivo, para mim ja esqueci tudo o q se passou naquela hora do almoco. cool!!

                                                          O que é o robilava?
                                                          é um produto de limpeza da marca Robbialac e q tem um desengordurante+/- e que depois de limpares quase não notas os riscos... diminuis a utilização da massa abrasiva (polish)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já está disponivel o Road book da Serra da Estrela.
                                                            Ver acima na report deste passeio.

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