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Kia ceed com brochedo

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    Kia ceed com brochedo

    Boas,


    Tenho uma carrinha kia ceed 1.6 crdi 115cv de 2008.


    O indicador da temperatura do motor no quadrante anda maluco. Mostra leituras erradas. Vários comportamentos estranhos se passam, por exemplo:


    -por vezes fica no mimino e não sai de lá, desligo a carrinha e volto a ligar já vai ao normal


    -por vezes o ponteiro passa os 90 graus, mas não há sobreaquecimento, desligo e ligo e volta ao normal


    -por vezes em andamento o ponteiro atinge a temperatura máxima, continuo a circular, entretanto o ponteiro cola no mínimo, continuo a circular e volta ao normal


    -por vezes, ligo a saufage e o ponte sobe até ao máximo, desligo a saufage e o ponteiro desce.


    Saliento que este comportamento não acontece sempre, só algumas vezes.


    A carrinha nunca sobreaqueceu, o mecânico já circulou com ela ligada ao computador e apesar de o quadrante indicar uma temperatura de 130 graus o computador indicava 90. A própria temperatura exterior do motor e tubagem não está coerente com o sobreaquecimento.


    Já foi trocado o quadrante, o sensor de temperatura, o termostato. Todo o circuito de água, incluído a bomba de água revista.


    Alguma sugestão por onde continuar a busca?

    #2
    Isso é algum cabo a fazer mal contacto e escreve-se bruxedo.

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      #3
      Toda esta situação pode vir a revelar-se um grande broche, daí ser brochedo...

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        #4
        Bateria de 12V?

        Cada vez existem problemas de eletrónica motivados por baterias de 12V maradas e/ou fracas.

        PS: Gostei do brochedo.

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          #5
          Do que foi trocado, o sensor de temperatura seria o único que eu trocaria "porque sim". Porque de facto pode dar esse comportamento e geralmente é tão barato que mais vale trocar que perder tempo a estudar uma peça com 16 anos.

          O termostato e a bomba de água, mesmo avariados, não causam esses sintomas. O quadrante tira-se para testar. Não se vai trocar por outro novo só "porque sim", até porque é caro como o raio. Trocar por um usado com garantia de que pode estar igual ou com outras avarias também não é bem pensado, para além da eventual diferença de kms.

          é deixar num electricista competente.

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            #6
            Se mesmo com o novo o problema continua então foi dinheiro mal gasto.

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