Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspeção Periódica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última

• Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

Inspeção Periódica

Boa tarde,
    Não passei na inspeção tenho os problemas descritos na foto: Diferença da eficiencia do amortecimento entre o lado esquerdo e lado direito trazeiros, superior a 30% (registou valor de 60%). Parece necessário amortecedor novo, será que 60% é muito ou consigo andar mais um tempo assim? (para passar teria de ter pelo menos 70%), este veiculo percorreu 800Km num ano, pode-se dizer que é um veiculo que está sempre parado, só de vez em quando anda, para necessidades básicas.

Máximos e médios - diferença entre a intensidade luminosa de luzes do mesmo tipo superior a 30%, será necessário novas lampadas tanto para os médios como para os máximos? Eu queria resolver o máximo de deficiencias por iniciativa própria, por isso, esta acho que consigo resolver é só desmontar os faróis e substituir lampadas?

Alinhamento dos médios- inclinação fora dos limites: altura do farol <=0.8m: Limites entre -3% e -0.3%(esq./dir), será que consigo resolver aqui também? ou é necessário máquina para alinhar os médios? Eles estão bem desalinhados. A inclinação dá para alterar dentro do veiculo.

IMG20240618173612.jpg

Sem ferramentas só a trocar as lâmpadas ou verificar a montagem das mesmas. Para alinhar, convém ser a máquina. Depois aí pode saber se precisa de faróis ou não.

O resto, convém deixar para profissionais.

Comentário

Os amortecedores terás q colocar novos, agora as lampadas fazes tu mesmo.

Eu deixava de ir a esse centro de inspeções !!! Onde eu vou eles regulam a altura dos farois qnd é necessário

Comentário

Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

Eu deixava de ir a esse centro de inspeções !!! Onde eu vou eles regulam a altura dos farois qnd é necessário
        Os amortecedores depende existem carros que atrás é fácil trocar.

Isso da iluminação pode ser lâmpadas mal colocadas, faróis mal alinhados, muito baços.
        Mas se for faróis com o espelhado comido vai ser difícil dar a volta à situação.

Comentário

Curiosamente algures neste forum anda um post que diz que os inspetores não podem fazer isso. Mas no centro onde vou habitualmente, também já me deram um jeito nos faróis duas vezes.

Comentário

Sim é normal os inspetores alinharem os faróis se for só esse o problema e o desvio mínimo, se fores com faróis todos queimados e apontar para o céu não fazem nada. Neste caso tendo em conta os outros problemas não servia de nada alinhar.

Comentário

Típico...

O carro com os farois todos lixados e fora dos parâmetros legais, e a culpa é do inspector.

Comentário

Isso dos faróis como indicado e bem sabendo que desde que viaturas começaram a ter "ópticas em plástico", que facilmente elas ficam "queimadas"/baça (como já referiram) como tal, a intensidade de luz por muito que se queira, fica comprometida.

Se é então um dos casos que tem essas ópticas, só fazendo um "detailing" à óptica ou então, com colocação de outras ópticas.

Comentário

Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

Típico...

O carro com os farois todos lixados e fora dos parâmetros legais, e a culpa é do inspector.
                  No meu caso não estão lixados, só desalinhados portanto ganharam um cliente.

Comentário

No meu caso não estão lixados, só desalinhados portanto ganharam um cliente.
                    Quando o desalinhado é ligeiro e a afinação "simples" há muitos inspectores que ajustam.
                    Mas muitas vezes não é o caso.

Comentário

Para os amortecedores novos já arranjei bom orçamento 144€ já com serviço incluido, hoje á noite vou tentar afinar, eu tenho chave hexagonal para o efeito. Apontar a parede e descer 1cm em cada 1metro. Quando a troca de médio para já é melhor não mexer. Vou ver se é suficiente só afinar, porque estavam a apontar para o chão mesmo, os médios. A reeinspeção não é pago quando se aparece passado poucos dias? Quanto ao óculo do farol está um bocado sujo por dentro mas eu não consigo tirá-lo fora, parace que tem uma massa colante. Não saí de jeito nenhum só mesmo partindo... E por dentro só se tem acesso ás lampadas.
                      Editado pela última vez por insyspower; 20 June 2024, 17:31.

Comentário

Originalmente Colocado por insyspower Ver Post
                        Para os amortecedores novos já arranjei bom orçamento 144€ já com serviço incluido, hoje á noite vou tentar afinar, eu tenho chave hexagonal para o efeito. Apontar a parede e descer 1cm em cada 1metro. Quando a troca de médio para já é melhor não mexer. Vou ver se é suficiente só afinar, porque estavam a apontar para o chão mesmo, os médios. A reeinspeção não é pago quando se aparece passado poucos dias? Quanto ao óculo do farol está um bocado sujo por dentro mas eu não consigo tirá-lo fora, parace que tem uma massa colante. Não saí de jeito nenhum só mesmo partindo... E por dentro só se tem acesso ás lampadas.
                        Se aparentemente já vais meter num mecânico para trocar os amort3cesores, porque não pedes para dar um toque no resto pois aparentemente é tudo simples que não irá encarecer nada por ai alem e possivelmente ele tem maquina de focagem de faróis para fazer como deve ser.
                        quanto à re-inspeçâo tens um custo de cerca de 10€ independentemente de ires no dia seguinte ou passado 3 semanas... .se não pagares é porque te deram abébias.

Comentário

Já agora qual é o carro em causa?

Comentário

Onde vou também ajustam quando o desvio é minimo

Agora um farol a apontar para cada canto, nem tentam. Não têm que tentar. Podem ter a certeza que alguns já levaram com ameaças porque "do nada" o afinador aparece partido e o inspetor foi o ultimo a mexer, logo foi ele que partiu.

Comentário

Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                              Onde vou também ajustam quando o desvio é minimo

Agora um farol a apontar para cada canto, nem tentam. Não têm que tentar. Podem ter a certeza que alguns já levaram com ameaças porque "do nada" o afinador aparece partido e o inspetor foi o ultimo a mexer, logo foi ele que partiu.
                              Principalmente em Tyc e Depo's da vida.

Comentário

Já consegui focar o farol da direita, agora o da esquerda não consigo. Fica bem abaixo da linha verde, que é a altura certa dos faróis 60cm, a engrenagem de afinar altura farol saltou fora, agora é um quebra-cabeças para meter no sitio, mas o pior é que não sobe mais o farol, parece que tem limite? Ás vezes a rodar para a esquerda e direita ele sobe/desce não dá para entrender, estava a ver se conseguia apontar o farol mais para cima, sem mexer nas engrenagens de afinação.

Farois.jpg
                                Roda dentada.jpg

Comentário

Olha a minha opinião de resolução é um pouco contrária aos useres aqui no forum.

Onde podias poupar dinheiro é talvez nos amortecedores pois vais sempre ter que meter novos.
                                  Como já referi atrás em muitos carros é facil trocar e em pouco tempo. Quantas horas já perdestes nos farois? E possivelmente não vais conseguir resolver sozinho.

O orçamento que tens para os amortecedores (144€ ?) possivelmente compras com uns 80€. Nem que sejam dos mais baratos.

Assim sempre te sobrava algum para uma oficina te ver os farrois.

Comentário

Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                    Olha a minha opinião de resolução é um pouco contrária aos useres aqui no forum.

Onde podias poupar dinheiro é talvez nos amortecedores pois vais sempre ter que meter novos.
                                    Como já referi atrás em muitos carros é facil trocar e em pouco tempo. Quantas horas já perdestes nos farois? E possivelmente não vais conseguir resolver sozinho.

O orçamento que tens para os amortecedores (144€ ?) possivelmente compras com uns 80€. Nem que sejam dos mais baratos.

Assim sempre te sobrava algum para uma oficina te ver os farrois.
                                    Poupar nos amortecedores se ele consegue o par de amortecedores e montagem por 144€ não sei como ainda pensas que vai comprar mais em conta e mão obra incluída, só se for ele a fazer o trabalho.

Comentário

Originalmente Colocado por Gasparmotor Ver Post

Poupar nos amortecedores se ele consegue o par de amortecedores e montagem por 144€ não sei como ainda pensas que vai comprar mais em conta e mão obra incluída, só se for ele a fazer o trabalho.
                                      Sim, em alguns carros é fácil de montar no eixo traseiro.

Comentário

Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post

Sim, em alguns carros é fácil de montar no eixo traseiro.
                                        Vamos lá ver uma coisa, fácil do teu ponto de vista, do ponto de vista de outros nem por isso nem uma chave sabem usar quanto mais se aventurarem a trocar um amortecedor...

Comentário

Talvez tenhas razão...

Mas eu talvez já por perceber alguma coisa queria mil vezes trocar dois amortecedores, do que andar aos gambozinos a tentar alinhar farois sem máquina.

Comentário

Não sei trocar amortecedores, nem devo ter ferramenta necessária, senão até fazia se soubesse.
                                            Estas lampadas dão para usar como médios? É que dizem farol de longo alcance para mim isso é máximos, mas é lampada é igual á que eu tenho, os máximos acho que tem um tipo de lupa para intensificar a luminosidade e são H7 mas posso estar a dizer um disparate.
                                            Será que devo trocar os máximos também? acho que há mais de 5 anos nunca foram trocadas lampadas nenhumas.
                                            Conhecem lojas baratas no Porto que vendam isso?, é que os meus médios dão pouca luz. Estas lampadas nas fotos tem boa intensidade de luz ou recomendam outras melhores?
                                            Outra coisa que não percebo se um dos máximos não sobe mais, como é possível alguém resolver isto?

IMG20240623214840.jpg IMG20240623214901.jpg
                                            Editado pela última vez por insyspower; 23 June 2024, 21:03.

Comentário

Vai a uma casa de pneus que eles afinam-te os farois, leva a peça para eles a remontarem.
                                              Em ultimo caso vais ter de comprar farois novos ou em segunda mão se essa peça não der para reinstalar ou houver algo partido.
                                              Os farois alinhados não podem estar ao mesmo nivel, há sempre um que tem de estar mais baixo, agora não sei se é o do lado da berma ou o do condutor, mesmo assim pela linha tinhas de subir isso mais um pouco.

Comentário

A peça já está no sitio. Falta são as lampadas.

Comentário

Tens na zona do Porto e arredores as oficinas JAlves. Fazem isso e não são careiros.

Comentário

Boa noite, como fazer para abrir o óculo do farol? tem uma massa que cola muito e não saí, o óculo não descola, é está um bocado sujo, neccesita de limpeza. Vi alguns vídeos a usarem secador de cabelo, fazendo estufa por 15min, não sei se isso danifica as lâmpadas, ou derrete o plástico do farol. Será seguro? os óculos são em vidro, portanto usando chave de fendas vai quebrar logo o vidro, como vi a usarem provavelmente eram de plástico.

Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Tens na zona do Porto e arredores as oficinas JAlves. Fazem isso e não são careiros.
                                                    Achei caro pedem 44€ com sorte, e já estão a dizer que o problema poderá ser nas óticas, eu arranjo 2 médios por 15€ e são novos. A focagem acho que arranjo a 19€, mas não sei se vale a pena, porque um dos máximos não sobe mais...

Já substituiram os amortecedores traseiros, pelo preço que mencionei acho que foi uma pechincha.

Comentário

Mais uma vez, tens a certeza que o problema está no óculo da óptica e não no vidro/plastico exterior do mesmo?

É que como já se referiu, desde que as ópticas deixaram de ser em vidro (desde finais do século passado), que o esterior das mesmas com o tempo tem tendência a ficarem amareladas.

Já agora, qual a viatura em questão?

Comentário

Amareladas não estão, seria óbvio se fosse isso, são transparentes e estão é sujas por dentro, Ford Fiesta mk4 hatchback 1.25i 16V
                                                        Editado pela última vez por insyspower; 28 June 2024, 09:13.

Comentário

Amareladas não estão, seria óbvio se fosse isso, são transparentes e estão é sujas por dentro, Ford Fiesta mk4 hatchback 1.25i 16V
                                                          Se estão sujas por dentro é porque a vedação q a tampa tem à volta não está a cumprir a sua função.

Comentário

Então se no interior mesmo, só abrindo... ou então, adquirindo outras ópticas.

Mas como referido, será a tampa que não está a vedar, porque não é suposto entrar sujidade.

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                                            Working...
                                                            X