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    Clio ii 1.5 dci 60cv

    Boas,

    Já deve ter sido muito falado aqui no fórum, mas o meu caso tem uma particularidade.
    Quando chego ás 3000rpm, o turbo deixa de funcionar, se deixar de acelerar e voltar a acelerar, volta a funcionar, mas pára novamente nas 3000rpm e, no inverno não acontece.
    A juntar a isso, quando acelero a fundo o carro deita muito fumo, não é preto, é meio cinzento, e parece, que vou com um aspirador ligado, tal é o barulho que penso eu, que o turbo faz.
    Mesmo só com o carro a trabalhar, o cheiro do escape é bastante incomodativo.
    Editado pela última vez por peddy; 05 August 2024, 08:25.

    #2
    Quanto à primeira situação, talvez a MAF.

    Relativamente à segunda, não sei se não será um dos casos dos problemas de injectores, que chegou a existir nesses motores.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Quanto à primeira situação, talvez a MAF.

      Relativamente à segunda, não sei se não será um dos casos dos problemas de injectores, que chegou a existir nesses motores.
      Mudei a maf, e continua igual.
      No leitor obd dá erro p0235.

      Comentário


        #4
        O código de erro P0235 significa: Circuito do sensor de pressão de sobrealimentação A do turbocompressor - avaria​.

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          #5
          Originalmente Colocado por Picard Ver Post
          O código de erro P0235 significa: Circuito do sensor de pressão de sobrealimentação A do turbocompressor - avaria​.
          Certo que pode ir desde uma mangueira rota até o turbo nas lonas.
          Algum conselho para descobrir? Sem tirar o turbo fora?

          Comentário


            #6
            Olho de relojoeiro e muita luz. Um espelho pequeno às vezes ajuda a ver aqueles ângulos impossíveis onde a vista não alcança.

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              #7
              Já agora, deve ser o de 65 CV, não 60.

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                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Já agora, deve ser o de 65 CV, não 60.
                Isso. Passou por cá um igual e ainda rola.

                Já passou alegremente os 300.000 e o dono diz que não se desfaz dele! Creio que deve estar a chegar aos 400.000! A pintura está horrível, mas ele não se rala...

                Enquanto esteve cá, fora os 4 injetores na garantia, nada a referir pela negativa. Andava pouco e bebia pouco!

                Eu sou quase parecido: ando pouco, mas bebo muito!

                Para o autor do tópico, se não for detetada nenhuma fuga, só resta mesmo tirar o dito fora. Mesmo sendo de geometria fixa não é eterno...

                Comentário


                  #9
                  Eu tive um de 2003, creio que não tinha MAF.
                  Teve uns sintomas parecidos. Perdia potência e largava fumo. No meu caso era a EGR que estava a falhar, a avaria era intermitente.
                  Aconteceu-me duas vezes.
                  Se te safares, tirar o turbo dele não é difícil. Na altura pelo sim, pelo não, tirei o turbo e levei-o a uma casa de turbos para ver as folgas. Estava tudo OK, e já ia com 250 mil kms (tinha-o comprado com 237 mil kms), era ainda o turbo original.
                  Mas como já referiram esse erro pode ser derivado a várias coisas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                    Eu tive um de 2003, creio que não tinha MAF.
                    Teve uns sintomas parecidos. Perdia potência e largava fumo. No meu caso era a EGR que estava a falhar, a avaria era intermitente.
                    Aconteceu-me duas vezes.
                    Se te safares, tirar o turbo dele não é difícil. Na altura pelo sim, pelo não, tirei o turbo e levei-o a uma casa de turbos para ver as folgas. Estava tudo OK, e já ia com 250 mil kms (tinha-o comprado com 237 mil kms), era ainda o turbo original.
                    Mas como já referiram esse erro pode ser derivado a várias coisas.


                    Tinha MAF sim. 😉

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                      Eu tive um de 2003, creio que não tinha MAF.
                      Teve uns sintomas parecidos. Perdia potência e largava fumo. No meu caso era a EGR que estava a falhar, a avaria era intermitente.
                      Aconteceu-me duas vezes.
                      Se te safares, tirar o turbo dele não é difícil. Na altura pelo sim, pelo não, tirei o turbo e levei-o a uma casa de turbos para ver as folgas. Estava tudo OK, e já ia com 250 mil kms (tinha-o comprado com 237 mil kms), era ainda o turbo original.
                      Mas como já referiram esse erro pode ser derivado a várias coisas.
                      Bem, Egr também não é.
                      Vou ter mesmo de chegar ao turbo.

                      Comentário


                        #12
                        Vai na volta, kaboom

                        Comentário

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